Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WinFS - O Sistema de Arquivos do Windows Vista


luciano3001

Posts recomendados

O WinFS ;Windows File System (Sistema de arquivos do Windows) ou ainda como alguns chamam Windows Future Storage, será o sistema de arquivos do novo Windows da Microsoft. Esse novo sistema de arquivos ou melhor definindo como um subsistema de arquivos é baseado em banco de dados (SQL Server) e é um grande banco de dados de todo o sistema de armazenamento. Ele foi desenvolvido para armazenar e gerenciar qualquer tipo de informação, estrutura ou não, e também foi desenvolvido para suportar o já existente NTFS além de ser compativel com os demais sistemas desenvolvidos pela Microsoft no futuro.

As principais caracteristicas desse novo sistema de arquivos são a inclusão de observações em arquivos com palavras-chave, comentarios em geral e classificação de arquivos além de metadados especificos para diversos tipos de conteudo. Fotos podem trazer informações como o local aonde foram tiradas e qual a maquina digital que usou, MP3 trazem informações sobre à qual album pertencem, cantor, genero e muito outras. Devido a esse sistema de arquivos ser baseado em bancos de dados essas informações podem ficar armazenadas no proprio arquivo ou em arquivos em separado para facilitar o gerenciamento das informações. As definições de arquivos mais comuns incluem contatos, mensagens, musicas ou imagens, por exemplo. Existe ainda possibilidade dos desenvolvedores criarem novas definições baseados em um item existente ou não, usando as APIs do sistema.

O WinFS, não se preocupa em gerenciar a disponibilidade de espaço física ou virtual de um volume ou disco. Ao invés disso, ele disponibiliza serviços que monitoram e manipulam os itens de que ele gerencia.

Uma vantagens do WinFS é que ele permite que os usuarios armazenem e acessem dados de maneira menos estruturada simplificando esse processo.

Esse sistema de arquivos permitira atraves da sua capacidade de integrar metadados (utilizando uma tecnologia parecida com a do MSN DESKTOP SEARCH) ratrear, classificar, filtrar, empilhar e agrupar essas informações de maneira muito simples.

Um recurso interessante é que você por exemplo pode criar uma pasta e através de um critério trazer para essa pasta todos os arquivos que atendem esse critério. Por exemplo você pode criar uma pasta chamada Foto e trazer para ela todas as fotos que você classificou como as melhores.

Bem pessoal, encerro aqui esse artigo e espero que gostem e comentem.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvidas o Windows Vista será um sistema operacional muito "pesado" e não somente pelo sistema de arquivos utilizar bando de dados mas principalmente pelos efeitos visuais do novo sistema gráfico conhecido como "Aero". Esse deve ser o primeiro sistema operacional que não rodará sem uma placa de video standard ou um bom video onboard de no minimo uns 64MB.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu me lembro inclusive quando lançou o Windows XP ele recomendava uma placa de no mínimo 16MB de RAM... ele era bem pesadinho pra época... achei a ideia interessante do banco de dados (SQL Server)... esse win vai precisar de no minimo 256MB de RAM para rodar... você já chegou a testar o beta dele???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu acho legal é que se for baseado em SQL nós com um pouco mais de conhecimento técnico vamos poder mudar muitas coisas nele, como faço aqui no seu serviço com o JD Edwards...

As configurações minimas dele devem ser 256MB de ram (512MB recomendado) e uma placa de video de 32MB (64MB recomendado).

Eu já vi rodando a versão beta 1 dele mais eu mesmo não tenho ela instalada em nenhuma maquina minha. E conto os segundos para o lançamento do beta 2 que será aberto a nós.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!