Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas para captura de vhs europeus


Posts recomendados

Caro Lauro,

Salvo engano de minha parte, o padrão PAL-N está mais para NTSC do que para PAL (excluindo o -M). Segundo critérios de largura de banda, número de linhas e quadros por segundo, o grupo NTSC, PAL-M e PAL-N é idêntico. Acho que a maioria dos países da Europa usa o PAL-B e alguns o PAL-G. Estes sim são 625 linhas X 25 q/s.

Esquecendo essa babozeira técnica, eu acho que os problemas de cor que você teve devem ser pela diferença entre o PAL-N e o PAL B/G. Se você ainda quiser fazer algum teste, tente fazer a captura por algum programa que aceite PAL-B ou G.

Se quiser trocar alguma figurinha, abra um novo tópico (pra não fugir do assunto desse), que estaremos na área.

Abraços!

RedBeard

Bom Red como falei no outro post , uso uma pixelview mpeg2 play tv. Não é das melhores que sei mas dá pro gasto.

Pra capturas eu uso o WinDVD creator 2, já tentei também com o WinDVDR 3, com o premiere pro e o resultado é mesmo, exceto no power vcr que acompanha a placa, pois esse coitado não consegue nem identificar sinal algum.

Recapitulando: Tenho 25 fitas procedentes da Inglaterra e Alemanha, são filmes muito antigos que um cliente gostaria de passar pra dvd. Alumas fitas chegam ao absurdo de 180 minutos.

Primeiro: Meu JVC S-VHS não consegue ler qualquer das fitas, somente sai áudio e todo picotado. Testei em outro vcr panasonic veio que só, duas cabeças e também não sai sinal algum de video. Falei com o meu cliente ele reportou que assistia as fitas normalmente num philips que depois me mandou via sedex, é um philips HI-FI mod. 788 que segundo ele lê qualquer padrão PAL.

Chegou o vcr pelo sedex fui fazer o teste e tá lá o sinal de video no winDVD. testei em todos os formatos disponiveis, todos os PAL, NTCS, SECAM e o único que parecia alguma cor é o PAL-N, os demais ficam em PB, outros em PB com algumas faixas tremendo por cima, outros fica com a metade da tela pb a outra metade verde ou azul e por ai vai. Cheguei a capturar umas 8 fitas e autorar inclusive mas achando algo estranho na cor, é como se colocasse tres gelatinas daquelas usadas nos canhões de luz em shows, sendo uma vermelha no lado esquerdo da tela, uma verde no centro, uma azul quase no lado direito e no lado direito nada. Dessa forma, vês claramente que as cores ficam delimitadas nessas áreas independente do cenario mudar ou não ou seja, o personagem la no lado direito, ele pega uma cor quase que normal mas puxando pro laranja, enquanto que ao ir para o centro da tela, as cores vão mudando chegando a cor da sua pela quase a tonalidade verde, ou seja o é como se as cores estivessem por traz da imagem é maluco e pra não restar qualquer dúvida vou postar aqui as imagens capturadas dentro de cada formato disponível pelo WinDVD e ai se alguem souber como me ajudar eu agradeceria imensamente.

1) Capturando pelo NTSC (M ou J) pra mim só existia um NTSC. O resultado em qualquer dos dois é igual

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/pal/ntsc_j.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

2) Capturando pelos PAL. Em todos o resultado é como mostrado no screen abaixo (B, D, G, H, I ou M) é igual ao screen abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/pal/pal-m.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

3) Capturando pelo PAL-N:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/pal/pal-n.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Observe que as cores vem em degrade ficando totalmente em PB no lado direito.

4) Capturando pelo SECAM (todos dão o mesmo resultado):

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/pal/secam_b.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

5) Foto digital da TV com imagem do vcr direto na TV e as cores estão normais na TV.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/pal/vcrnatv.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

já tentei de tudo inclusive gravar em outro vcr direto da saída da TV e o resultado foi pior ainda, pois fica em pb e sem sincronismo ou seja as imagens pulando.

É isso ai.

alguém tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Lauro,

Estou tentando relembrar as "queridas" apostilas técnicas mas minha memória seletiva já fez o favor de reciclar os neurônios. Estou tentando encontrar algumas informações para não falar besteira.

Para tentarmos delimitar o problema, você poderia dizer se fez a captura via cabo RCA (sinal de vídeo) ou via cabo de antena (sinal RF)?

Se o sistema fosse SECAM, iríamos diSECA-lo :tantan: , mas vamos tentar tirar esse PAL da captura :cry: (essa foi feia...)

Abraços!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As capturas foram feitas todas via RCA.

Já tentei fazer ponte do philips para o JVC e pegar a saída S-VHS mas o resultado é o mesmo.

Mais um detalhe atualizei o software da placa que antes não reconhecia nada agora pelo menos o power vcr reconhece a fita oferecendo todos os formatos que o windvd oferece mas também com o mesmo resultado.

Acho que o pessoal do PR tem razão quando dizem que o meu problema é codificação de cores e eles me alertaram que eu teria que usar um transcoder PAL -> PAL/M ou NTSC entre o vcr e a placa de captura.

Abaixo, resposta por e-mail do pessoal do PR o qual enviei alguns screens das fitas capturadas.

O sintoma da atuação do Macrovision não é bem este. Veja algumas informações sobre o assunto no link abaixo

http://www.vcolor.com.br/paginfo/macrovis/macrovis.htm

A falha parece estar relacionada com a sua placa de captura ou com algum desalinhamento no player.

O sistema de gravação VHS usado na Europa é o mesmo usado pelos videocassetes PAL-N, diferenciando apenas no processamento final, quando é definido o sistema para PAL-N ou PAL-G, etc..(menos PAL-M).

Como a sua placa de captura também tem o formato PAL-N, portanto o mesmo sistema do videocassete, as gravações deveriam ser realizadas sem a deformação.

Talvez o uso de um conversor de normas (PAL-N para NTSC) resolva o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Lauro,

Segundo as especificações do VCR Philips (http://www.p4c.philips.com/files/v/vr788_78b/vr788_78b_pss_brp.pdf), ele reproduz PAL em 50 Hz. Se eu não tivesse visto a foto, chutaria que sua TV tinha vindo de nostros hermanos de Cuidad del Este pois lá é 50 Hz. :D

Uma ideia descartada é que o philips já teria convertido esse sinal para PAL-M ou NTSC, mas como você mesmo provou, gravar esse sinal em outro VCR (provavelmente NTSC ou PAL-M) provoca perda de sincronismo, mostrando que o sinal que vai para TV é mesmo 50 Hz.

De cara já podemos descartar todos os sistemas que são 60 Hz (NTSC e PAL-M). Se tentarmos capturar um vídeo PAL nestes sistemas, um dos sintomas é o audio picotado, que você relatou.

Já a Pixelview MPEG2 eu não estou conseguindo encontrar a especificação do chipset. No site fala que o módulo sintonizador está disponível nas 3 normas (NTSC, PAL e SECAM). Em teoria, um bom projeto não deixaria furos, mas...

Para meus amigos eu comento que a maior mentira do mundo é dizer que computação é uma ciência exata. Há inúmeras provas que de exato não tem nada. Assim, vou mandar uma outra pergunta q pode parecer ***** mas em computação nada é impossível: você já tentou fazer a captura pelo sinal do sintonizador de TV (via cabo RF, do vcr para a pixelview)?

Minhas apostas seriam em PAL-I, PAL-G e PAL-B, nessa ordem. Espere um pouco mais antes de jogar a toalha em relação ao transcoder... se eu consegui por aqui você também vai conseguir. Eu tenho também uma pixelview (eu usei uma ATI-AIW para aquele trabalho) e vou ver com o cliente se ele pode me mandar a fita novamente para que eu possa testar na pixelview.

Vou continuando as pesquisas. Poste aqui se você já testou via cabo RF.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Lauro A L Brito@12 de novembro de 2005, 20:21

Bom tentei pelo UHF também e ai teria que pegar como sinal de TV, as opções são NTSC, PAL-M e PAL-N. Em nenhuma das duas opções apareceu imagens nítidas mas somente sombras.

Lauro,

Aos poucos você está conseguindo cercar o problema para encontrar a solução. Essa sua informação nos deu uma outra certeza: o sinal transmitido é de 625 linhas. Dos 3 padrões que você testou, NTSC e PAL-M são 525 linhas, contra 625 do PAL-N.

Já temos então duas certezas: 25 quadros por segundo e 625 linhas. Isso já elimina definitivamente o PAL-M e o NTSC.

Em transmissões via RF (VHF e UHF), tanto NTSC quanto PAL-M e PAL-N, transmitem na mesma faixa de freqüência pois todas tem uma mesma largura de banda (4.2 MHz). Isso significa que a freqüência base para o canal 3 (por exemplo) é a mesma nestes padrões.

No sistema PAL e no SECAM há outras larguras de banda (5.0 MHz, 5.5 MHz e 6.0 MHz), e neste caso, a freqüência base do canal 4 em PAL-B vai ser diferente da freqüência base do canal 4 em NTSC. Este é um dos motivos pelos quais os aparelhos de TV são tão específicos para cada sistema. Minha esperança era que ao setar PAL-I no sintonizador, o chipset de captura fosse automaticamente setado para o mesmo PAL-I, mas pelo visto não está acontecendo isso.

Segundo o site da PixelView, sua placa (se for o mesmo modelo que está lá)possui o sintonizador preparado para as 3 normas (PAL, SECAM e NTSC). Seria de se esperar que o software oferecesse estas 3 opções, visto que PAL-M, PAL-N e NTSC são sinais que um único sintonizador pode receber (o que fazer com o sinal depois é outra história...).

Não sei se você gosta de definições técnicas, mas o fato é o seguinte: nos primórdios da TV, quando o sinal era apenas P&B, havia um único fluxo a ser transmitido (luminância). Quando o sinal passou a ser colorido, para manter a compatibilidade com os aparelhos existentes, a cor passou a ser transmitida "após" a luminância, chamando-se crominância. Simplificando, uma das principais diferenças entre as variações -B, -G, -N, ... do sistema PAL é a forma como esse sinal de cor é transmitido, pois o sinal de luminância é basicamente o mesmo.

Por este motivo o sinal NTSC e PAL-M são idênticos em P&B. Também são idênticos os sinais em P&B dos demais PAL.

Quando você seta a pixelview para o sinal PAL-N, ela está decodificando o sinal de luminância perfeitamente, porém está pegando o sinal de crominância de forma errada e sistemática (todas as linhas da tela estão igualmente erradas). Dando uma de chutágoras (salve fantasma), eu arriscaria a deduzir o seguinte: o software não está setando corretamente os padrões no chipset de captura da placa.

você teria alguma outra opção de drivers para a placa?

Vou tentar encontrar as definições de crominância nos sinais PAL pra ver se indicam algum caminho.

Abraços

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda amigo, vamos ver se chegamos a uma solução. Eu já tentei ate colocar um potenciometro no meio do cabo de video pra ver se conseguia algo mas volta sempre na estaca zero. Quanto ao programa de captura, bem ele deve usar o driver da placa, eu baixei um update la da prolink mas parece que esse update é so para as interfaces e não o driver propriamente dito.

Quanto ao Phanton, eu contactei ele recentemente, mandei uns screens pra ele e pediu que tentasse em PAL-B e PAL-G, eu fiz os screens e mandei novamente pra ele mas ainda não obtive resposta. Mas o caminho é por aí mesmo ou seja, a luminacia está correta, a imagem vem perfeita em pb até nos outros formatos com o cabo com o potenciometro mas o problema é na decodificação das cores.

A gente chega a um denominador comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gladiador e RedBeard,

1. O chipset da MPEG-2 é o BT-878 da Conexant. Ele suporta qualquer padrão de cor. O tuner deve ser um Philips, que, como o Red já falou suporta PAL -SECAM -NTSC. Mesmo dotando chipset e tuner que aceitam todas, uma placa de captura pode ser limitada pelo driver do fabricante. Espero que não seja o caso da MPEG-2 - acho mesmo que não seja!... Pero, se for, passar ao Step-2.

2. Para baixar um driver genérico para todas as placas que usam os BTs (848 / 878) acessar http://www.sourceforge.net, mandando buscar depois bt8xx wdm, ou, acessar http://www.btwincap.sourceforge.net. Este driver além de liberar placas que são limitadas por seus drivers a Frame Size de 640 x 480, para resoluções maiores, também libera geral para padrões de cor.

3. Alguns softs, como os da Ulead, InterVideo, Cyberlink, etc, logo no início da instalação pedem para que seja configurado o padrão de cor ou o código do país no qual o soft será usado. Ex.: (55) Brazil or PAL / SECAM or NTSC. Ainda não entendi porque cargas d'água, mesmo estando no Brasil, se deve configurar NTSC no início da instalação do programa.

Esta é uma das alternativas - desinstalar e reinstalar o soft atentando para o detalhe da config inicial logo em um dos três primeiros quadros de diálogo do instalador. Se ao instalar o soft com uma config (PAL por exemplo), não der certo, exercitar o saco desinstalando e reinstalando com a outra opção (NTSC).

Seria também aconselhável que, nesta fase de experiências, se usasse apenas um soft de cada vez, desinstalando os outros, para evitar dúvidas com relação a conflito de software. O Virtual Dub é danado para interferir em outros programas. Recomendaria também, desinstalar o Power VCR II.

Elucubrando:

Se o Gladiador já está com o Philips do cliente que lê o PAL europeu, que, no caso das fitas em questão pode ser o PAL-B, e, se na sua TV Zenith as cores aparecem normais é porque o televisor dá suporte a leitura do mesmo PAL das fitas. E, parece que... Se PAL entra PAL sai!... Pois, a TV, não possui um transcodificador Interno.

Assim, ao tentar gravar em outro VCR, o sinal fica em P&B. Pois, este segundo VCR, não dá suporte ao PAL europeu. E, sendo 60 ~ (o segundo VCR) perde sincronismo ao receber os 50~ do sinal PAL from Germany. O Philips do cliente, da suporte às duas ciclagens.

Se o VCR Philips lê e entrega em sua saída o PAL que entra - isto ficou evidente na tela da Zenith! Se o Tuner e o chipset BT 878 da PlayTV MPEG-2, usando um driver que permite, dá suporte a qualquer PAL; se o software oferece em suas opções de config todos os padrões de cor, é quase certo que, o problema seja configuração de software ou conflito entre programas.

A última opção que me ocorre e como já sugerida seria encaminhar um das fitas a Caverna da Caveira...

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Lauro e Fantasma (bem vindo à arena),

Postado Originalmente por Phantom who walks@13 de novembro de 2005, 00:32

1. O chipset da MPEG-2 é o BT-878 da Conexant. (...)

2. Para baixar um driver genérico para todas as placas que usam os BTs (848 / 878) acessar http://www.sourceforge.net, mandando buscar depois bt8xx wdm, ou, acessar http://www.btwincap.sourceforge.net. (...)

3. Alguns softs, como os da Ulead, InterVideo, Cyberlink, etc, logo no início da instalação pedem para que seja configurado o padrão de cor ou o código do país no qual o soft será usado. Ex.: (55) Brazil or PAL / SECAM or NTSC. Ainda não entendi porque cargas d'água, mesmo estando no Brasil, se deve configurar NTSC no início da instalação do programa.

Desde o finado inforum/insite o Fantasma já deve ter ouvido falar muito deste chipset e dos limitados drivers. Minha pixelview já usa o Conexant CX23883 e os drivers são diferentes. Se meu cliente me emprestar novamente a fita em PAL, vou ver qual será o comportamento dela.

Quanto ao procedimento de instalação dos programas, eu não conhecia este detalhe de configuração inicial, mas tem grande chance de ser uma saída. Sobre o driver genérico, também li em muitos locais que é melhor que os originais.

O procedimento que o Fantasma sugere é correto: deixando um único software, isolamos o problema tornando mais direto o diagnóstico. Na minha opinião o único talvez é que nosso amigo Bill Gates não é muito confiável quando fala que "desinstalou com sucesso" algum software e sempre fica algum driver ou alguma configuração para trás.

Em meu computador eu mantenho uma partição (1 Gb) para esse tipo de teste. Nela tem sempre o winodows original recém instalado (graças ao ghost) e posso instalar somente o software "cobaia", isolando mais o problema. Se você puder fazer uma instalação limpa, seria o ideal. Recomendo usar o ghost que em poucos minutos sua instalação fica "virgem e pura" novamente (hehehe). Se quiser ajuda com ele, é só falar.

Abraços

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard,

No ano que passou (ou antes) fiz um levantamento e elaborei uma tabela com os modelos Pixel View e seus respectivos drivers. Naquele tempo o modelo MPEG-2 usava o BT-878 - *a Prolink deve ter lançado uma nova MPEG-2 com o chipset mais novo da família CX-23XXX, que tem praticamente a mesma base dos anteriores, pero, se sobressai em desempenho, pois, uma de suas principais vantagens é a codificação em 10 bits - que, usado numa Play-TV, se perde bastante desta melhoria...

*Fiz uma releitura e percebi que parece que cometi uma falha de interpretação de texto: - Não quiseste dizer que tens uma MPEG-2. E, sim que, a tua Pixel View (outro modelo...), já não usa mais o BT-878. Foi isto?

É... Tem esta estória! Mesmo desinstalando certos programas, às vezes, ficam resíduos. Ao falar no Ghost, fizeste-me evocar o Mestre Lulu (Luis laBruna), do ainda sobrevivente http://www.inforum.insite/8413/ - de quando em vez, passo por lá, para dar uma injetada de alento.

Esperemos o Gladiador voltar de mais uma incursão às Gálias, neste feriadão, para deglutir e por em prática as novas opções.

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phantom who walks@13 de novembro de 2005, 12:48

RedBeard,

No ano que passou (ou antes) fiz um levantamento e elaborei uma tabela com os modelos Pixel View e seus respectivos drivers. Naquele tempo o modelo MPEG-2 usava o BT-878 - *a Prolink deve ter lançado uma nova MPEG-2 com o chipset mais novo da família CX-23XXX, que tem praticamente a mesma base dos anteriores, pero, se sobressai em desempenho, pois, uma de suas principais vantagens é a codificação em 10 bits - que, usado numa Play-TV, se perde bastante desta melhoria...

*Fiz uma releitura e percebi que parece que cometi uma falha de interpretação de texto: - Não quiseste dizer que tens uma MPEG-2. E, sim que, a tua Pixel View (outro modelo...), já não usa mais o BT-878. Foi isto?

É... Tem esta estória! Mesmo desinstalando certos programas, às vezes, ficam resíduos. Ao falar no Ghost, fizeste-me evocar o Mestre Lulu (Luis laBruna), do ainda sobrevivente http://www.inforum.insite/8413/ - de quando em vez, passo por lá, para dar uma injetada de alento.

Esperemos o Gladiador voltar de mais uma incursão às Gálias, neste feriadão, para deglutir e por em prática as novas opções.

Soçarba...

Mr. Walker

Caro Fantasma,

Realmente acabei não detalhando meu equipamento pois como eu consegui fazer a captura em PAL de primeira, nem me atentei ao fato que poderia ser difícil.

Tenho hoje 2 computadores dedicados à edição de vídeo.

Meu "oficial" é um P4 dual core 3.0 HT com 1 Gb Ram em dual channel, 2 HD Sata 120 em Raid 0, vídeo ATI X600 PCI-Express 16x, 2 monitores Samsung 795, FireWire on board e (contradizendo esse avião) uma pixelview HD.

Meu "reserva" é um K8 Sempron 2800 com 512 Mb, 2 Sata 80 em raid 0, FireWire da Pinnacle e uma AIW 7500. Ambos com gravador de DVD LG GSA 4163.

Enquanto o reserva fica fazendo as capturas, fico no principal editando, renderizando ou mesmo navegando na internet. Por isso a melhor placa de captura fica no reserva, pois é ele quem trabalha duro.

Devo confessar que comprei essa pixelview motivado pelas discussões que você travou com outro companheiro do 8413, se não me engano do RS, sobre a qualidade das imagens. Porém de lá pra cá não me sobrou sequer um final de semana para testar se valeu ou não valeu o investimento. Por hora a ATI não têm me deixado na mão e mesmo em computação, em time que está ganhando não se mexe (na véspera de decisão).

Sobre o Ghost, lembro-me que para melhorar a performance, você matinha seu micro sem anti-virus, correto? Quando eu tinha apenas um micro, minha opção foi por manter 2 sistemas em partições diferentes. Um para uso geral de e-mails e outros (com anti-virus), e outro otimizado para capturas (sem anti-virus), com apenas o sistema instalado. Graças ao Ghost, eu podia sempre deixar a instalação como nova e isso me salvou a pele inúmeras vezes pela urgência dos trabalhos.

Também motivado pelas mensagens no post sobre gravadores de mesa, estava até cotando um para facilitar a captura, mas há poucos dias consegui, graças a uma mensagem deste fórum, usar minha câmera como ponte para a FireWire. Falta ainda testar a qualidade desta nova forma de captura. No momento vou dar uma folga pro meu bolso e deixar o gravador de mesa para o próximo ano.

Soçarba a it mébmat!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard@13 de novembro de 2005, 16:10

Caro Fantasma,

Realmente acabei não detalhando meu equipamento pois como eu consegui fazer a captura em PAL de primeira, nem me atentei ao fato que poderia ser difícil.

Tenho hoje 2 computadores dedicados à edição de vídeo.

Meu "oficial" é um P4 dual core 3.0 HT com 1 Gb Ram em dual channel, 2 HD Sata 120 em Raid 0, vídeo ATI X600 PCI-Express 16x, 2 monitores Samsung 795, FireWire on board e (contradizendo esse avião) uma pixelview HD.

Maquinão! Realmente a Play Tv destoou...

Meu "reserva" é um K8 Sempron 2800 com 512 Mb, 2 Sata 80 em raid 0, Firewire da Pinnacle e uma AIW 7500. Ambos com gravador de DVD LG GSA 4163.

Enquanto o reserva fica fazendo as capturas, fico no principal editando, renderizando ou mesmo navegando na internet. Por isso a melhor placa de captura fica no reserva, pois é ele quem trabalha duro.

Minha captura é também uma ATI AIW 7.500 Radeon. Excelente como placa analógica, pero, que mesmo assim, não me satisfazia. Eu tinha certeza que deveria haver algo melhor em qualidade de imagem. Só que eu acreditava que seria uma outra placa de captura mais babiça ainda que a Radeon. Como muitos, eu achava que a captura por placas analógicas não tinha diferença nenhuma da captura por devices digitais, já que, em ambos os processos havia a digitalização do vídeo. Cheguei a ter um arranca rabo com um companheiro que abriu um tópico, sobre dispositivos de conversão externa, aqui no CH. Felizmente ele estava certo e eu errado. 

Devo confessar que comprei essa pixelview motivado pelas discussões que você travou com outro companheiro do 8413, se não me engano do RS, sobre a qualidade das imagens. Porém, não me sobrou um final de semana para testar se valeu o investimento. Por hora a ATI não têm me deixado na mão.

Houve vários debates sobre as Pixel View - eu sempre atuando na Acusação. Quando falaste sobre, pensei se tratar do Jorge, de Canoas - Grande Porto Alegre. But, conferindo (ele me encaminhara uma amostra gravada em DVD), constatei que a dele era uma Play TV HD, a mesma usada pelo Aldo Levi, também do inforum.insite. Com o Aldo, o pau comeu logo no início, pois, eu entrara de sola dizendo que a placa dele era uma titica. Pero, o Levi era um good guy - o que no início fora uma discussão passou a ser uma troca de informações por mérito dele, pois, reconheço sou meio casca grossa.

Dois anos depois, ele jogou a toalha, e importou - por indicação minha - uma AVerMedia Ultra PCI 500, com CX23XXX (que diferença das placas Pixel View que também já usavam tal chipset!...), ficou feliz da vida e nunca mais apareceu em fóruns em busca de ajuda. Não, sem antes, fazer questão de me passar a sua Pixel View Play TV HD, por um preço simbólico, porque ele meteu na cabeça que eu merecia ficar com a placa em sinal de agradecimento / reconhecimento por parte dele, por tudo o que eu fizera para livrá-lo daquele calvário. Transferi o numerário e ele me mandou a placa que foi tombada pelo Museu das Goiabas Arrependidas. Antes do tombamento fiz todos os testes necessários e tive que ratificar tudo de ruim que eu falava sobre elas, sem nunca as ter usado. Seu melhor performance é mesmo com o soft Intervideo WinDVR-3.

Sobre Ghost... Quando eu tinha apenas um micro, minha opção foi por manter 2 sistemas em partições diferentes. Um para uso geral de e-mails e outros (com anti-virus), e outro otimizado para capturas (sem antivírus), com apenas o sistema instalado. Graças ao Ghost, eu podia sempre deixar a instalação como nova e isso me salvou a pele inúmeras vezes pela urgência dos trabalhos.

Não usava antivírus, pero, reformatava mais HD que o Ronaldo Fenômeno troca de modelo. Então conheci o AVG e o Avast, que aparentemente não escravizam tua máquina como o Norton, McAfee, PCCilin, etc. Quando preciso editar ou simplesmente, copiar um DVD, dou o boot na máquina e desativo os dois, não tendo registrado problemas aparentes como os tinha quando usava outros antivírus.

O ideal mesmo é ter as duas máquinas como tu as tem. Meu PC-2 é um P-III 600 Mega, com 768 DRAM, bom, but, não indicado para se trabalhar com DVD.

Se eu não tivesse comprado o Gravador de Mesa, certamente, já teria migrado para um P-4 mais babiça que o meu 2.53 GHz.

... sobre gravadores de mesa... há poucos dias consegui usar minha câmera como ponte para a FireWire. Falta ainda testar a qualidade desta nova forma de captura.

Quem possui um dispositivo de conversão AV / DV externa tipo Pyro, ou uma Camcorder / MiniDV, ambos usando conexão i.Link para transferência de vídeo, não necessita obrigatoriamente, comprar o Gravador de DVD de Mesa. Os três devices cumprem o mesmo papel em termos de aquisição de vídeo com qualidade superior as capturas analógicas. O fator determinante de minha decisão pelo Gravador foi monetário. O conversor Pyro que eu aceitaria comprar estava na faixa de 600 / 700 dolores; a MiniDV que poderia caber no meu bolso, e, ao mesmo tempo, atenderia minhas exigências mínimas em termo de qualidade custava de 1800 a 2000 merréis - era a Sony DCR-HC42. Then, fui de Panasonic DMR-E55PL-S, que atendeu perfeitamente aos meus anseios. Tanto que, desde o dia 18 de abril de 2005 nunca mais fiz uma única captura com minha ATI AIW 7500 - nem pretendo fazer - não há motivo, ou justificativa para tal.

Soçarba a it mébmat!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Fantasma,

Fui até dar uma volta no inforum/insite e vi que ainda andas fazendo amigos por lá, mas o nível está longe dos tempos aureos, não é mesmo?

Já que podemos bater papo enquanto o Lauro não nos presenteia com novos testes, vou contar um pouquinho da minha história que você também faz parte, mesmo sem saber :blink: , e dizer uma coisa que faz tempo que estou com vontade.

Minha história recente em Audio e Vídeo começou em meados de 2003 quando comprei uma filmadora miniDV (JVC GR 4000). Na época eu trabalhava em uma universidade e comprei-a para filmar minha filha, então com 3 anos.

Adquiri então a FireWire da Pinacle, um gravador de DVD (LG 4040) e comecei a brincar de editar as filmagens caseiras. Tomando gosto pela coisa, no início de 2004 passei a querer gravar em VCD um seriado da TV que eu gravava em VHS. Foi nessa época que tentei sem sucesso usar a miniDV como ponte (hoje vejo que desisti muito rapidamente quando a primeira experiência deu errado).

Visto que não consegui fazer a captura analógica, passei a desejar uma placa para tal fim. Nas pesquisas via internet achei o inforum e pacientemente li todas as mensagens cronologicamente. Pude ver o crescimento e o desgaste de um grupo que penso ter marcado muito seu coração, estou certo? :cry:

Escolhida a AIW 7500, comprei-a e passei a brincar também com os vídeos dos meus parentes, sempre como hobby no meu velho P3 800. No meio de 2004 a situação no meu trabalho complicou e tive que deixar as capturas (e os fóruns) guardados na gaveta. Parei de acompanhar o inforum logo depois de você ter "se rendido" à qualidade da pixel view do Jorge, como você lembrou (minha memória seletiva já reciclou os neurônios da época).

No meio deste ano, após um bom acordo de demissão, investi na compra das duas máquinas que citei antes e como o P4 não tinha slot AGP, comprei a pixel view só para brincar um pouco (não tinha conhecimento que mesmo o defensor Jorge já havia aposentado a dele).

Com um bom equipamento, bastante tempo e muita vontade de colocar os vídeos caseiros em dia, peguei firme na produção dos DVDs caseiros e por uma coincidência do destino (se é que isso existe) apareceu um trabalho grande para autorar um DVD, que casava certinho comigo. Uni então o útil ao agradável e iniciei uma caminhada para a abertura de uma produtora de DVD.

Troquei o terno por uma boa calça jeans, a gravata por um boné velho e comecei a montar o que vai ser minha empresa formalmente aberta daqui a 15 dias.

Nesses últimos meses encontrei-o novamente por aqui e pude ver que ainda andas criando polêmica às vezes, mas posso lhe garantir que na balança ainda está pesando muito mais as inúmeras ajudas do que as poucas pedaladas que você distribui. Estou certo que pelo menos no depto de circuito interno de TV do paraíso, você tem um espaço garantido. :D

Resumindo, o que era hobby virou profissão e muito do que aprendi devo a você e as inúmeras colaborações em todos os fóruns. Estando mais ativo nessa área, certamente poderei contribuir cada vez mais e quem sabe um dia poderei retribuir ao menos um pouco do conhecimento que cada dia adquiro nessa jornada.

(se você ainda não entendeu, o que eu estou dizendo é MUITO OBRIGADO! :palmas: )

Soçarba!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard,

Fiquei mudo! Hoje, não vou ler mais nada... Vou deitar-me... Pensar que sou um anjinho, e dormir tranqüilamente.

Se eu não fosse o alvo de tuas palavras pediria ao Márcio Sell que eternizasse o teu testemunho em um tópico em destaque.

Maior que tudo que uma pessoa possa fazer por alguém, pois, às vezes, embutido nesta atitude pode estar um sentimneto de vaidade ou pretensa superioridade... Muito, mas muito mesmo acima, está a capacidade daquele que agradece, daquele que externa reconhecimento!

Fica certo que conseguiste me emocionar e deixar meu coração em festa. Faço minhas as tuas palavras...

MUITO OBRIGADO!!!

Soçarba...

Mr. Walker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Fantasma,

Penso que, assim como eu, existem muitas pessoas que lêem os posts e se aproveitam do conhecimento esquecendo de dar um feed-back.

Saindo da turma de chupinhas anônimos, já agradeci ao Dinho, agora a você e estou tentando contribuir com o Lauro. A contribuição de vocês foi fundamental para que eu pudesse chegar até aqui, então nada mais justo que ao menos um MUITO OBRIGADO!

Mas suas palavras me fizeram pensar um pouco: no orkut há algumas comunidades que possuem um tópico do tipo "casos de sucesso". Confesso que chegei a procurar sem êxito por casos parecidos nesta área de edição de vídeo.

Em outro tópico você mesmo falou que "agora você pode comprar um pioneiro". Julgo que seria interessante se relatasse como você "sobreviveu e venceu" nesta área.

Recentemente o Dinho também exernou que teve uma infância difícil e agora já pode se dar o merecido luxo de comprar alguns brinquedinhos mais caros.

Se servir para alguma coisa, não vejo problema em relatar alguns detalhes que acho que podem servir de atalho para quem quer seguir neste caminho, embora o meu caso ainda não pode ser considerado "de sucesso".

Assim como estas, tantas outras histórias de sucesso estão espalhadas. Não sei se aqui no clube do hardware caberia um tópico unindo esses depoimentos, pois não tem nada a ver com hardware, mas pelo menos eu gostaria de saber mais como cada um conseguiu seu lugar ao sol.

Está levantada a bola. Quem manda a cortada?

Soçarba.

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por cristina falcão@14 de novembro de 2005, 09:00

Desculpem eu me intrometer, mas depois dessa mensagem, durante muito tempo o Phanton vai ficar mansinho e feliz. :rolleyes:

RedBeard, tenha sorte na sua produtora!!

Muito obrigado, Cristina!

Vou mandar-lhe também um convite virtual para o coquetel de inauguração (que também vai ser virtual :P )

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, andou agitado aqui na minha ausência. Fico feliz com a boa vontade de vocês tentando me dar um help.

Bom primeiro, eu entrei no site da prolink e baixei a atualização da minha placa, mas pelo que percebi, parece que atualizaram so a interface e não o driver propriamente dito. Eu notei que agora o power vcr apresenta mais opções tal qual o windvd. Bom instalei a nova versão e fui pro primeiro teste e pra minha decepção, testei em todas os PAL disponiveis na nova versão e e somente em PAL-N aparece a imagem com alguma cor mas com o mesmo problema já relatado antes.

Entrei no link mencionado pelo Phanton, baixei um driver genérico BT878 e mandei o windows atualizar o driver da placa apontando pra pasta onde tinha feito download. Testei novamente e o resultado foi o mesmo.

Desinstalei o power vcr e re-instalei usando na tela inicial o preset pal PAL-N. Note que nesta nota versão do power vcr voce pode alterar esse setting a qualquer momento. Então alterei esse setting, passando para PAL-N, NTSC, etc... mas o bicho persiste em PAL-N. Acho que o recurso seria talvez formatar a máquina e fazer estes testes partindo da máquina totalemente limpa.

Em todo caso, eu agradeço o empenho de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Lauro A L Brito@14 de novembro de 2005, 17:31

Puxa, andou agitado aqui na minha ausência. Fico feliz com a boa vontade de vocês tentando me dar um help.

Bom primeiro, eu entrei no site da prolink e baixei a atualização da minha placa, mas pelo que percebi, parece que atualizaram so a interface e não o driver propriamente dito. Eu notei que agora o power vcr apresenta mais opções tal qual o windvd. Bom instalei a nova versão e fui pro primeiro teste e pra  minha decepção, testei em todas os PAL disponiveis na nova versão e e somente em PAL-N aparece a imagem com alguma cor mas com o mesmo problema já relatado antes.

Entrei no link mencionado pelo Phanton, baixei um driver genérico BT878 e mandei o windows atualizar o driver da placa apontando pra pasta onde tinha feito download. Testei novamente e o resultado foi o mesmo.

Desinstalei o power vcr e re-instalei usando na tela inicial o preset pal PAL-N. Note que nesta nota versão do power vcr voce pode alterar esse setting a qualquer momento. Então alterei esse setting, passando para PAL-N, NTSC, etc... mas o bicho persiste em PAL-N. Acho que o recurso seria talvez formatar a máquina e fazer estes testes partindo da máquina totalemente limpa.

Em todo caso, eu agradeço o empenho de vocês.

Caro Lauro,

Quando você fez os testes de mudar os settings, você chegava a desligar ou reiniciar o micro? já presenciei pessoalmente casos onde o windows mantinha o driver até que fosse reiniciado o computador.

Além do tempo gasto, acho que não há nada a perder em mais este teste.

Sobre os presets, veja se não tem outra opção (que não seja NTSC, PAL-M ou PAL-N) pois esses três possuem a mesma largura de banda.

Abraços e welcome back!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi red, vou postar alguns screen do windvd pra voce e o phanton verem:

o primeiro é o config do windvd creator 2.0. Eu setei pra PAL, dei o reset no micro

o segundo screen são as opções de captura:

Conform

e ultimas tentativas, todas as opções:

1ª opção da captura NTSC

2ªopção PAL

-B -D - G - H -I

PAL-M

PAL-N

no proximo post vou setar o programa pra ntsc e fazer os mesmos testes.

post-29525-13884898856334_thumb.jpg

post-29525-13884898856615_thumb.jpg

post-29525-13884898856967_thumb.jpg

post-29525-13884898857186_thumb.jpg

post-29525-13884898857397_thumb.jpg

post-29525-13884898857594_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro,

Acredito que a causa da falha na gravação de PAL esteja no VCR. Este aparelho não é PAL puro. Tenho um VR799, um modelo posterior ao seu, com características bem semelhantes, e nunca consegui fazer com que a placa de captura que eu usava (AverMedia Ez DVD Pro) capturasse imagens em PAL com perfeição. Quando conectei uma mini-câmera PAL, a captura saiu perfeita. Claro que antes de conseguir isso, tive que atualizar drivers, experimentar vários programas de captura e passar por aquelas coisas todas que as placas de captura nos fazem passar. Mas, gerando imagens de fitas PAL com o VCR, ou tinha as faixas verdes, ou a imagem com o degradê do color ao PB. Com a câmera gerando sinal PAL puro, a captura saiu perfeita (esse "perfeita" deve ser avaliado tendo como padrão a captura feita por placa análogica dessas comuns).

Lendo um post do Fantasma no Tópico de gravadores de DVD de mesa, onde ele falava de sistemas de cor, vi que existia um sistema híbrido que possibilitava aparelhos VCR PAL efetuarem leitura de fitas gravadas em NTSC e reproduzirem esse sinal em televisores PAL. Acho, note bem, acho, que nossos Philips trabalham com um sistema híbrido semelhante a esse descrito pelo Phantom. Logo, o sinal gerado não deve conter as mesmas propriedades de um sinal PAL (ou suas variantes - B, G, etc... - de 50 hz) puro, que é o sinal aceito pela placa de captura.

É uma hipótese que deve ser considerada.

Saudações gaúchas.

Kimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lauro,

Em tese, quando o sinal de entrada é PAL (625 linhas) e a placa está configurada para NTSC ou PAL-M (525 linhas), deveria haver um corte da imagem inferior pois 100 linhas não seriam mostradas. Você saberia dizer se nas imagens há esse corte?

No tópico dos DVDs de mesa, o Fantasma relembrou itens do glossário que incluem as definições dos vários PAL existentes, inclusive o hibrido PAL60. Como o Kimo lembrou*, há a possibilidade de que o VCR esteja gerando esse padrão hibrido que é aceito pela TV mas que não faz parte dos padrões do driver de captura.

Seria isso, Phantom?

RedBeard

* PS. Sorry Kimo, não havia visto seu post aqui. Me referi ao outro tópico, mas tudo que você falou faz muito sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lauro, Kimo e outros,

Segundo o site do BtWinCap, http://btwincap.sourceforge.net/features.html, que é o driver genérico citado pelo Fantasma, o driver está preparado para receber o PAL 60, PAL NC e NTSC50, pero "(PAL NC Requires a Bt848A or better, PAL60 and NTSC50 requires a Bt878 or better)".

Segundo o Fantasma, a MPEG2 usa o Bt878, certo?

Ainda faz sentido a tese do Kimo, mas não há mais justificativa para que o driver não aceite o dito padrão hibrido. No site do BtWinCap há muita informação sobre como obter a captura, inclusive com indicação de algumas incompatibilidades de programas com o driver genérico. Se puder, invista um tempinho na leitura (pelo menos eu achei divertido saber que eles abominam mais o sistema da Argentina do que nosso PAL-M, hahahaha).

No aguardo,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!