Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inicialização do win98


ades

Posts recomendados

Tive problemas de inicialização com o Win98SE: só conseguia em Modo de Segurança. Daí parti direto p/ a instalação do WinMe. Depois de 3 meses, resolvi voltar p/ o Win98. Desinstalei o WinMe pelo "Adicionar e Remover Programas". Antes, fui advertido q. eu não deveria fazê-lo se estivesse num tal de "fac32" ou "arquivos de memória compactados". Não dei muita importância e continuei.

 quando terminei, percebi que tinha retornado ao problema de há 3 meses atrás, com o agravante de ter corrompido mais ainda o processo de inicialização do W98 e também perda completa do acesso à unidade de CD-ROM.

 Agora, quando tento inicializar em Modo Normal, o processo pára com a seguinte mensagem: Que determinado arquivo (' C:\WINDOWS\SYSTEM\VSHINIT.VXD '), necessário p/ executar Windows, não foi encontrado... que eu possa tê-lo apagado... p/ eu reistalá-lo...; que: ' A janela do Registro ou o arquivo SYSTEM.INI refere-se a este arquivo, que não existem mais...' ; e que: 'Houve erro de proteção...' E finaliza pedindo p/ eu reinicializar novamente.

 E tudo termina em Modo de Segurança, sem qualquer possibilidade de acessar a unidade de CD-ROM.

 Já esgotei a minha capacidade, não sei operar em DOS. Nas vezes que tentei mesmo assim não deu em nada, e acho que posso acabar por estragar mais ainda as coisas se mexer com algo que não entendo bem.

 Peço uma ajuda p/ sair desta sinuca. Existe alguma forma de me enviarem um programa pequeno, que caiba num disquete e que seja capaz de restaurar a inicialização do Win98; ou então só p/ poder acessar a unidade de CD-ROM, mesmo em Modo de Segurança?

 Obrigado pela atenção,

 Ades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, talvez pra você a melhor opção seja formatar o seu HD e reinstalar o SO.

Mesmo porque você instalou o ME em cima de seu W98 'com pau'...

Essas restaurações de sistema q você fez do ME de volta pro 98 não sao muito recomendadas. Lógico que formatações não devem ser sempre recomendadas pra qualquer problema... Mas no seu caso, como o windows já não encontrou "VSHINIT.VXD", se você conseguisse de alguma forma restaurar este, você não sabe se algum outro arquivo do windows esteja com problemas. . . C que Sab  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colega

               O ideal seria você formatar seu hd e começar tudo do zero, mas pelo que você escreve me parece que você não saberia fazer isso. Se for esse o problema, pegue um disquete de inicialização do win98se, reinicie a maquina com esse disquete no drive. quando aparecer uma telinha com opções de boot escolha com suporte cd rom. aí ele vaí carregar o drive de cdrom via DOS. quando ele terminar, você digita a unidade do seu cdrom- acho que deve ser unidade D- então você digita assim:

d:    dá um enter. , se aparecer a letra assim  D: você coloque o cd de instalação no drive e digite DIR, deve aparecer os arquivos de instalação do cd . aí basta você digitar instalar e o windows começara a instalar tudo novamente. Não sei se vai ficar legal, mas pelo menos ele vai recuperar os arquivos do seu drive de cd rom. Será que você não tem os arquivos de instalação copiados na sua máquina? Procure por uma pasta chamada win98 . Se encontrar basta entrar nela, mesmo usando o modo de segurança, e executar o arquivo "instalar" e seguir as instruções. boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei a madrugada do dia em que postei a mensagem aqui resolvendo o problema. Inicialmente, peguei com meu outro computador (um obsoleto pentium100, que acessa a 14,4kb) alguns programas de inicialização em sites como este. Mas não tiveram nenhum efeito.

 Sabia que todo Win98 estava armazenado no meu Hd. Mas não conseguia fazer com que ele se reinstalasse clicando no arquivo 'instalar.exe', quando acessava o conteúdo das pastas em Modo de Segurança. Depois de ler algumas apostilas sobre DOS, comecei a pensar se poderia fazer a reistalação do W98 digitando o caminho correto no prompt do DOS ainda nas opções de inicialização. E, surpreendentemente, era uma coisa muito simples: 'C:\win98\instalar.exe' e cliquei ENTER e começou a reinstalação do W98SE. O que parecia um bicho de 7 cabeças, se desfez num simples procedimento e tudo se resolveu maravilhosamente bem. Agora, o computador não dá mais nenhum problema. O Windows Me. é muito problemático. Parecia que nada funcionava direito; e o acesso por banda-larga ficava muito instável.

 Um detalhe importante quando ele reinstala o Sistema Operacional: faltando 1% p/ acabar, ele pede o número de registro do programa (núm. serial, chave, seja lá o nome que dão). Tenham anotado em lugar onde possam encontrar, pois eu perdi e tive que recorrer a um serial universal que peguei na sala #manutenção do IRC (brasnet).

 Outra coisa, p/ quem acessa por banda larga: leia os manuais de instalação com atenção p/ reconfigurar corretamente, pois o navegador IE6 não abria mais na pág. de login do provedor.

 Se tiver bastante tempo, dá p/ refazer tudo novamente e deixar o computador melhor do que antes.

 Deixo aqui estes esclarecimentos e novamente agradeço pela atenção de todos.

 Ades

AMD500 , 64Mb RAM, HD 10Gb, CD-ROM 52x, Placa Rede 10/100, Internet (banda larga)VELOX, Modem ADSL SpeedStream,  Win.98 SE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!