Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serial ATA + Raid


Taturana182

Posts recomendados

aí gente to com algumas duvidas sobre RAID em Serial ATA gostaria que vocês me esclarecessem

1-compensa mais RAID com HD IDE ou compra 1 HD só SATA sem RAID?

2-Minha placa mãe é uma P5GPL-X, vocês sabem se ela tem entrada pra RAID de SATA ou vou ter q compra controladora?

3-Compensa mais RAID com HD SATA-I ou só um HD SATA-II?

4-A entrada do HD Sata-I e SATA-II são iguais?

5-8MB de buffer, 16MB de buffer... O que é buffer?

6-O que é NCQ?

valeu aí se eu tiver mais duvida eu atualizo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-) Sua placa mãe é baseada no chipset ICH6R que não permite RAID em dispositivos PATA/IDE somente em SATA.

2-) Sua placa mãe tem suporte a RAID 0, RAID 1 e Matrix RAID.

3-) Devido a diferença de preços hoje estar muito pequena eu particularmente prefiro RAID 0 com SATA-3Gbps (SATA-II).

4-) As entradas, ou melhor, as portas e conectores dos dois padrões são exatamente iguais.

5-) O Buffer é a área de memória usada como dispositivo de armazenamento temporário para dados durante operações de leitura/gravação de dados, isso é feito porque a velocidade do buffer é muito maior do que a do próprio disco rigido em si. O buffer funciona similar a um cache.

6-) NCQ é uma tecnologia que reordena as sequencias de leitura solicitadas ao HD fazendo o disco rigido ler mais dados em menos rotações, aumentando consideravelmente a velocidade de leitura do mesmo.

Espero ter esclarecido suas duvidas, por favor entre no tópico abaixo da minha assinatura e comente.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, se você tiver uma placa SATA-I você pode até instalar um SATA-3Gbps (SATA-II) porém o mesmo vai trabalhar na freqüência do SATA-I devido a controladora do mesmo ser SATA-I. O contrario também pode ser feito; instalar um HD SATA-I em uma placa SATA-II e ele funcionara sem problemas.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí valeu aí luciano você tirou minhas duvidas... mas vi no site da asus e se n me engano meu chipset é intel 915PL HT Express Chipset... ta aqui uma foto da minha placa maen

http://www.asus.com/products4.aspx?l1=3&l2...585&modelmenu=1

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.asus.com//999/images/products/585/585_l.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

e onde é a entrada pros 2 HDS SATA pra fazer RAID?

é nessas entradinhas azuis?

valeu aí luciano por tira minhas duvidas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso mesmo Taturana182 é nessas entras azuis. você tá vendo que tem 4 entradas né? 2 em pé e 2 deitada. Não sei qual é qual mas pra saber não é difícil, só lendo o manual ou lendo a própria placa no PCB.

Duas delas deve ser as entradas SATA e as outras duas são as entradas SATA pra fazer RAID.

Até Mais B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!