Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Badblock no hd, da pra remover?


Visitante

Posts recomendados

Oi pessoal!

Ouvi fala que tem removedor de badblock, caso eu use um utilitario desses eu posso usar sem problemas o meu HD sem que nem um dado seja perdido caso ele seja gravado onde os badblocks estavão?

Obrigado

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rapha...

Tudo legal!?

O bad block é um erro fisico, ou seja um erro ou de magnetismo ou de erro no disco rigido, o que esses utilitários fazem é isolar a area danificada. Existem oos formatadores fisicos, mas não recomendo... o hd fica mais lento porque você perde o formato LBA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega,

Sem querer ser o "sabe-tudo", eu já fiz "low-level-formatting" em um HD da Samsung há uns 8 meses, e recentemente em um HD da Seagate. Tanto o Samsung quanto o Seagate tem utilitários gratuitos para isso (é só procurar nos sites deles).

Quanto aos resultados e consequências, o Samsung eu tive que fazer LLF 3 vezes com o utilitário, pra remover todos os bad blocks. O desempenho do Samsung caiu bastante depois disso, e no final de abriu começaram à aparecer os "bads" de novo (e não foi por mau uso, pois não uso muito a máquina onde instalei).

Sem contar que andei perdendo um monte de arquivos, que de um dia pro outro aparecer~m com nomes estranhos (tipo "%¨*$.$$_") e tamanho "0 KB"... Não confio nesse Samsung pra mais nada!

Já o Seagate formatou na primeira (o utilitário deles é 10!!!), limpou todos os "bads" e não perdeu desempenho. Ainda não confio gravar dados mais importantes, mas estou testanto pra ver quanto tempo ele aguenta.

Se for só pra games e outras coisas menos importantes, acho que até dá pra usar numa boa. Se for pra coisas mais importantes, tipo trabalho, acho melhor descartar...

Essa é minha opinião, baseada em experiência própria :-)

Boa sorte,

cwbs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Veja isto retirado aqui do site do Clube do Hardware:

(...)

Atualmente os programas de formatação física NÃO FORMATAM fisicamente o disco. Eles possuem utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco (para sua segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial).

Esses programas possuem uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa essa opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (comando Format), esse comando "pula" os setores constantes nessa tabela. Dessa forma, não haverá nenhum setor marcado com "B" na FAT, embora os setores defeituosos CONTINUEM existindo no disco.

Os setores defeituosos não são "removidos", mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, fazendo com que o sistema os ignore.

(...)

Confira o artigo completo em: https://www.clubedohardware.com.br/badblock.html

[]'z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu MAXOR D740X de 40 GB já deu um BadBlock feio!! Daí eu peguei o disco de boot da Maxtor, o PowerMax, e fiz uma formatação "STILE" em Low Format, cara! Ficou melhor do que novo! Ficou perfeito! Nunca mais me deu problemas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!