Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de formatação


erimouse1

Posts recomendados

Muita gente que aparece aqui no fórum tem dúvidas de como formatar o computador. Seja por indicação de outros membros, de amigos, etc, ou para trocar de Sistema Operacional.

Então resolvi fazer esse guia, é um procedimento simples, mas que sempre uso em serviço. Se todos os passos forem seguidos, a diferença de desempenho é grande, pois o sistema ficará com um registro mais enxuto, mas na parte de personalizações, fica quase igual.

Procurei não usar programas externos, embora existam programas para fazer backup do Outlook, para formatar e redimensionar partições, etc.

BackUp

Na prática, uma formatação é um processo que pode ser feito em 20 segundos, mas o que quero é uma formatação não catastrófica, que para mim começa com um backup. Se o computador estiver iniciando o Windows, ainda que em modo de segurança, acesse-o.

Para fazer o backup das pastas, entre no Explorer, mova todas as pastas pessoais para uma pasta que costumo dar o nome de bkp cliente. Simplesmente movo os arquivos da pasta raiz da unidade C: para esta pasta. A exceção fica pelas pastas Windows e Arquivos de Programas. Outras sabidamente descartáveis são Recycled, Program Files, NcdTree, e outras.

Os favoritos são importantes e muitas vezes negligenciados. Abra o Internet Explorer e vá em Arquivo>>Importar e Exportar e escolha Exportar Favoritos. Defina uma pasta de backup de configuração (eu particularmente chamo de config cliente) ou salve na padrão e mova o arquivo .htm gerado para a pasta de backup.

As contas de correio, catálogo de endereços e e-mails do Outlook Express. Aí está algo que quase nunca se faz o backup, mas é muito chato de reconfigurar. Quem já não perdeu a senha do e-mail? Nunca digita, sempre salva no computador... Bem, abra o Outlook e vá em Ferramentas>>Contas e selecione cada uma e Exportar. Salve os arquivos na pasta de backup de configurações. Esse arquivo contém o nome e a senha (criptografada), bem como os servidores. Para salvar os contatos, clique em Endereços e então em Arquivo>>Exportar>>Catálogo de Endereços (WAB), salve na pasta de backup de configurações. As mensagens são arquivos comuns, mas em pastas incomuns. Vá em Iniciar>>Pesquisar>>Arquivos ou pastas e procure por *.dbx, os resultados apontam para pastas cujo endereço contém chaves, números e letras. Normalmente basta salvar os arquivos com o nome de Itens Enviados e Caixa de Entrada, mas se quiser, salve tudo. Copie (arrastando) os arquivos da janela de busca para a pasta de backup.

Para lembrar dos programas instalados, vá em Iniciar>>Confirguração>>Painel de Controle e escolha adicionar remover programas. Anote os programas instalados que vai querer reinstalar depois. Isso é apenas um lembrete, tenha disponível o CD, disquete ou arquivo de instalação dos programas.

Para evitar problemas, vá em Painel de Controle e escolha Sistema (atalho: tecla do windows+pause) e vá em (Hardware>>) Gerenciador de Dispositivos. Anote qual é o adapatador de vídeo, de rede, controlador de som, vídeo e jogo e o modem. Idem ao anterior.

Para salvar as configurações de Rede, só vai copiando os valores num papel. Entre em Painel de Controle e escolha Rede. Então anote os protocolos e clientes instalados, vá em TCP/IP e escolha propriedades e anote os valores de cada opção. Normalmente os valores mais importantes são o IP, DNS e Máscara de Subrede.

Nos jogos, procure pela pasta Saves ou Savegames. Normalmente ficam dentro do diretório do jogo (por padrão em Arquivos de Programas) ou numa pequena pasta em Meus Documentos.

Importante: pode parecer bobagem dizer, mas se fizer toda essa cópia em uma pasta no mesmo HD que se quer formatar, lembre de passa-la para um CD-R, CD-RW, Zip Disk, outro HD, uma estação de Rede, outro HD ou ainda outra partição que não será formatada. No caso de outra partição no mesmo disco, tenha sempre isso em mente na hora de formatar, pois se apagar a partição errada, adeus backup! Prefira um dos outros meios.

Formatação

Está na hora de mandar tudo pelos ares. O backup está pronto? A salvo? Então vamos.

Caso tenha um CD do Sistema Operacional com boot, pule para o próximo passo. Caso o CD não tenha ou não saiba, prepare um disquete de boot.

Num Windows 98/98SE/Me (o 95 não é interessante) vá Painel de Controle e escolha Adicionar ou Remover Programas e clique em Disco de Inicialização e gere o disquete.

Para formatar, verifique entre no BIOS da máquina, normalmente se faz durante a contagem de memória que é feita logo que a máquina é ligada ou resetada, pressionando uma tecla; quase sempre é a tecla “Delete”.

Uma vez no Setup do BIOS, escolha Advanced Bios Options, normalmente a segunda opção do lado direito. Nela há a seqüência de dispositivos por onde será tentado o boot. Como boot primário escolha CD ou FDD (ou Floppy), dependendo de onde você irá bootar. Na segunda escolha HDD0.

Coloque o CD ou disquete e escolha Save & Exit. Isso fará a máquina reiniciar. Espere até carregar. Se o boot for feito por um CD de Windows original, aparecerá uma mensagem para iniciar o procedimento. Se for um CD preparado ou disquete, aparece um pequeno menu oferecendo três opções. Escolha a primeira (com suporte a CD-Rom) e espere até carregar e o prompt estar disponível. Algumas linhas antes será dito qual é a unidade de CD, que para um computador com apenas um HD e uma partição será a E: (a D: será uma unidade temporária).

Fdisk

Caso queira dividir o HD em novas partições siga esse passo, mas se quiser apenas formatar, ignore-o.

Acesse o drive A: (mesmo que tenha sido um boot pelo CD) e digite “fdisk”.

Use as opções 4 para excluir a partição primária do DOS e depois a 1 para criar uma nova. Neste ponto o fdsik oferece para criar uma partição única com todo o espaço disponível. Pode aceitar ou não. Caso recuse, será perguntado qual o tamanho (em megabytes) ou percentual (se digitar um número, será a quantidade em MB, para entrar com um percentual, digite o número seguido de %). Se criou mais de uma partição, escolha o passo 2 para ativar a partição C:

As partições são espaços do disco rígido definidos. A partição primária é que pode dar boot (teoricamente a única). O espaço restante pode ficar desparticionado (para uma instalação de Linux), ser particionado para uma partição extendida ou parte extendida e parte não-particionado. No caso da partição extendida, esta deve ser repartida em pelo menos uma unidade lógica.

No fim de usar o Fdisk, a máquina deve ser reiniciada.

Exemplo: definir três partições iguais. Partição primária com 33% e partição extendida com 50%. Unidades lógicas com 50% cada (que irão formar 100% da partição extendida).

Format

Apenas digite “format x:” no prompt de comando, onde x é a unidade que se quer formatar. Se você usou o fdisk, qualquer tentativa de acessar as partições envlvidas retornará a mensagem “mídia inválida”. Para agilizar o processo e caso não tenha sido usado o fdisk, use o comando “format c: /q”.

Instalação

Ao fim desse processo, o disco está formatado e pronto para ser usado.

Então é hora de instalar o Sistema Operacional. Caso escolha colocar o Windows95, 98 ou Me, acesse o CD dentro dele haverá uma pasta win95 (ou win98 ou winme). Eu prefiro copiar essa pasta para o HD, pois a instalação é mais rápida e quando o sistema estiver rodando, não será pedido o CD. Para copiar, digite:

C:

Md win98

E:

Cd win98

Copy *.* c:\win98

Após isso, entre na pasta c:\win98 e digite “instalar”. Eu ainda uso o comando “instalar /e /s”, que não roda o scandisk antes de começar a instalação e não pede para criar o disquete de boot.

Basta seguir as instruções da tela e esperar a instalação.

No caso de uma instalação de Windows 2000 ou XP, o CD deve carregar o boot, mas em caso contrário, copie o arquivo smartdrv.exe de uma máquina rodando o Windows 98 ou Me para um disquete e execute o arquivo (basta digitar o nome e teclar enter). Após isso, entre na pasta I386 existente no CD e execute o winnt.exe para iniciar a instalação.

Ao término da instalação, o Windows está funcionando, mas possivelmente sem os drivers das placas controladoras. Instale-os; caso não saiba onde está o CD ou disquete, procure na internet (para isso mandei anotar os modelos).

Daí então instale os programas “pesados” como Office, Corel, Flash, AutoCAD, Photoshop e etc, um antivírus e por fim os programas “leves”, como Acrobat Reader, Winzip, Winamp, etc.

Depois é hora de retornar o backup. Para os arquivos, é simplesmente copiá-los para onde se deve. As contas de correio do Outlook, favoritos e catálogo de endereços é somente usar a opção importar, onde no parágrafo sobre backup foi usado o exportar.

Para as pastas de mensagens, vá em Iniciar>>Pesquisar>>Arquivos ou Pastas e procure por *.dbx. Veja os arquivos que tem nomes de caixa de entrada, rascunhos, etc. Clique em algum deles com o botão direito e escolha Propriedades. Na janela que aparece, copie (ctrl+C) o endereço que aparece em local. Abra uma janela de Meu Computador ou Explorer (tecla do windows+E) e cole (ctrl+V)o endereço na barra de endereço. Nessa pasta, substitua os arquivos existentes pelos que você tem backup. Abra o Outlook Express e confira que todas as mensagens estão nas devidas pastas.

Configure sua conexão com a Internet, o scanner, a impressora, o programa do gravador e outros detalhes.

Se estiver usando o Windows 98/98SE/Me, vá em Iniciar>>Executar e digite msconfig. Na janela que aparece, escolha iniciar e desmarque quase tudo, deixando somente programas essenciais, com o Systray, monitor do antivírus, monitor da impressora (caso tenha) e coisas importantes. Esse procedimento evita que aquela tonelada de programas iniciem junto com o Windows. Depois esses programas podem ser iniciados normalmente pelos atalhos.

Leia nos fóruns de Windows9x/Me, Windows NT/2000 ou Windows XP os guias de otimização para cada versão.

EriMouse1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!