Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zalman CNPS 9500


Akatuka

Posts recomendados

Beleza pessoal! É o seguinte, na motagem desse cooler é pedido pra colocar o plate da parte da frente da placa-mãe, isso é necessário mesmo? Qual a função desse plate, ao meu ver a sustentação e divisão do peso é feita pelo plate que fica atrás da placa-mãe?

A dúvida vem porque utilizo também um Polo 735 e o tipo de fixação é a mesma, parafusado, e não é necessária a colocação do plate frontal.

No caso dos outros soquetes é até justificado, pois não existe a disposição desses dois furos alinhados, são em quatro, tornando necessária a colocação do plate (adpatador).

Vejam a imagem, o plate está marcado em vermelho, é essa peça preta ao redor do soquete, é uma K8 Neo2 Platinum:

46887444.jpg

Valeu pessoal, ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xSQUALLx@18 de janeiro de 2006, 14:11

Olha cara esse cooler é um pouco mais pesado que os outros pelo que eu pude perceber !!! Acho que se pede para colocar ...nada mais é q uma questão de segrança !!!

Inicialmente também pensei assim, porém ele pesa apenas 535g contra os 735g do Polo, por ex, o Zalman 7000 pesa 755g, o Tt Big Typhoom que chega, se não me engano a mais 900g, e não pedem o tal plate.

A única função, até onde posso imaginar, é limitar a pressão da base do cooler sobre o processador e soquete, pois plate limita o aperto dos parafusos, mas sei lá, ainda não encontrei uma explicação lógica.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, montei o cooler agora sem o plate, quando fiz a primeira instalação notei que com o plate o cooler ficava até meio "solto", e com base na montagem de coolers até mais pesados e de modelos semelhantes, eliminei o tal plate, e a princípio tudo corre normalmente.

Segue a imagem do Core Center, apenas leitura, o ruim é que onde o micro fica é um ambiente abafado sem uma ventilação boa:

46892400.jpg

De cara a "lapidação" do CNPS 9500 e a retirada do retentor (plate), para melhorar a fixação, rendeu 4º a menos em idle comparando com o Polo 735, que manteve uma temperatura de 40º nesse calor de Sampa, vamos ver depois que a pasta térmica assentar, vou fazer os testes em full e postarei os resultados.

Tt Polo 735 e Zalman CNPS 9500 "lapidados"

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jtb@22 de janeiro de 2006, 10:04

Grato, meu amigo.

O preço está razoável.

Você poderia dar notícia mais alguns dias acerca do resultado no seu PC?

Estou me decidindo se compro mesmo um igual.

Abrs.

Claro, mas o problema é o calor que está fazendo aqui em Sampa, tá d+, atrapalha qualquer avaliação e outra, como mencionei meu micro fica num local totalmente desfavorável, fica muito quente mesmo, porém outro dia estava um pouco melhor rodei NFS most want por mais de 1h e bateu 45º.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akatuka,

Você tem razão quanto ao calor de São Paulo.

Está realmente insuportável.

Mas você ainda é um felizardo com suas temperaturas.

Para ter uma ideia, meu Prescott 3.2 (MB Intel PBZ) está, neste momento, apenas com navegação na internet, sem nenhum outro programa aberto, em 47/51 graus.

Tenho ventoinha frontal jogando ar frio para dentro, duas traseiras jogando para fora e mais um exaustor de slot, também na traseira, fora o cooler do HD Sata...

E isso porque acabei de ligar a máquina!

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ando fazendo um testes com o Polo 735 e o Zalman 9500, sei lá, estão muito estranhos os resultados.

Zalman 9500 (2800 RPM): a temperatura do processador fica boa, porém a da placa-mãe sobe, não sei se tem relação com a posição do soquete, que na K8N Neo2 Platinum é mais central e próxima a VGA, como o Zalman ocupa um bom espaço, deve de alguma forma interferir na ventilação da placa-mãe pelas fans laterais.

Polo 735 (4500 RPM): também mantém uma temperatura muito boa do processador, em full a diferença para o Zalman foi insignificante, hoje (24/01/06) por exemplo ficou até menor (40º caindo pra 36º em alguns momentos enquanto o zalman permanecia em 42~43º) e a temperatura da placa-mãe cai certa de 3º.

É uma realidade totalmente contrária a minha primeira impressão.

Uso apenas os programas normais pra essas medições e não tenho conhecimento técnico suficiente pra entender o porque disso, a única coisa que posso dizer é que na minha máquina e em comparação com o Polo 735, o Zalman não fez tanta diferença assim, como esperava.

Por favor entendam que não estou falando que o Zalman 9500 não surtiu efeito ou que seja ruim, apenas que comparado a um bom cooler num sistema padrão (micro 1 da assinatura) sem OC não vi diferenças gritantes. Muito provavelmente em outros tipos de máquinas ele tenha desempenho muito superior ao Polo.

OBS: Não estou comprando nível de ruído, apenas controle de temperatura.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Postado Originalmente por G7 | N1in4@02 de maio de 2006, 09:24

é cara eu acho o seguinte talvez com 1 OC mais forte o seu polo faça muito barulho enquando o zalman não.. só isso...

Com certeza, em termos de barulho não se compara, mas acabei vendendo o Zalman 9500, deixei o Polo 735 guardado e estou usando um Zalman 7000 cobre, que até o momento tem mostrado ótimo desempenho.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

O Zalmn 9500 é um cooler que prioriza o fluxo interno do ar em "detrimento" do resfriamento direto dos componentes da placa-mãe. Visto que a maioria dos coolers de proc (mesmo os box), sopram o ar em direcao a placa, isso resfria de certa forma os componentes em volta do processador (isso é uma imensa verdade no caso do Zalman 7x00). porém isso vai depender de onde na sua placa-mãe esta o sensor de temperatura da mesma.

Geralmente esse sensor fica perto (ou junto) ao chipset, que por sua vez muitas vezes fica perto do proc. não conheco sua placa-mãe, então não vou emitir uma afirmacao. porém no meu caso, o chipset fica bem distante da CPU, perto da placa de video, no caminho do ar que vem da frente da CPU e sai pelo fundo. Nesse caso, o Zalman favoreceu a temperatura interna, pois ele deixo o fluxo interno mais "fluido" ou seja, sem o vortice que um cooler normal de CPU cria naquela regiao.

Uma maneira de entender melhor como o fluxo esta no seu gabinete, é entender o caminho que ele faz quando passa por cada componente, isso é chato, e muitas vezes extremamente complexos (basta ver estudos com dinamicas de fluidos que sao feitos sobre isso), mas a grosso modo, o ar deveria entrar pela frente, e seguir um caminho sem obstaculo ou mudancas de rotas dentro do gabinete.

O cooler Zalman 9500, e outros do mesmo desenho (a Akasa também tem um, mas não me lembro o modelo), seguem essa tendencia de não alterar o fluxo "normal" do ar. já os coolers que sopram ar na direcao da placa (os mais comuns) criam um vortice de ar na regiao do processador, o que acaba de "certa forma" atrapalhando o caminho "normal" do ar.

Mas a grande primicia nesse caso é sempre "tentar", pois muitas vezes acontece da realidade não seguir aquilo que "aparentemente" deveria ser. Assim sendo, não tenha medo de experimentar, e se uma coisa que você fizer melhorar o desempenho e for alguma "lei" que alguem falou em algum lugar, desencana, pois o que importa sao os resultados praticos e cada maquina é uma maquina.

AHH, já ia esquecendo do mais importante, montei o Zalman no soquete 939, e não tirei nem coloquei nada, somente soltei os parafusos de fixacao do plate e parafusei-os junto com a trava do cooler, e pra mim ficou perfeito, 15C a menos que o cooler stock em carga maxima com OC.

abraços a todos

Marcelo :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza AI GALERA EU ESTOU USANDO O ZALMAN 9500

BOM GENTE ASSIM O PC É DA ASSINATURA AI P4 3.2 641 2M CACHE SEM OVER

COM COOLER IN BOX FICAVA NORMAL EM 53C° E FULL PASSAVA DE 69C°

DEPOIS QUE COMPREI O ZALMAN 9500 SEM OVER NORMAL FICA EM 36 A 37C° PELO PROBE 2 E O EVERESTE, JÁ PELO O DIODO DE TEMP DO GABINETE DO CUP FICA EM 26.1C ° EM NORMAL COM TEMP AMBIENTE DE 26C° E FULL 42C° E PELO DIODO DO GABINETE EM 31.2C°

COM OVER DE 20% DE 3.2 PARA 3.8... NORMA FICAL EM 43C°E DIODO EM 37C° E FULL JOGADO FEAR MAIS DE HORAS ELE FICA EM 54C° E RARAMENTE VAI 56C° E O DIODO EM 42.3C°

A PLACA MÃE EM NORMAL FICA EM 32C° EM FULL 36C° COM O SEM OVER

INFELIZEMENTE NÃO CONSEGUIR TESTAR COM OVER ACIMA DE DOS 20%´POIS SOU UM NOVADO NA AREA E QUANDO PASSEI O OVER PARA 30% ELE FOI A 4.1 NA BIOS MAIS NÃO CARREGOU O WINDOWS O porque AINDA NÃO DESCOBRIR PARA CONTINUAR TESTANDO O COOLER

JÁ TESTE DELE RODADO O MESMO PROCESSADOR IGUAL AO MEU A 4.5 TEMP EM FULL 65C°

OBS: SENDO QUE FALTA AINDA UMA BOA ORGANIZAÇÃO DO CABOS DO PC POIS O PC TA GARANTIA E AINDA NÃO ME ANIMEI TIRARR O LACRE

ESTOU USANDO PASTA AK-450 MAIS FOI O TECNICO BURRÃO DA LOJA QUE APLICOU EU ACHO Q FOI DEMASIADO APLICAÇÃO, VOU TESTAR COM PASTA ORIGINAL DA ZALMAN

BOM SEM DUVIDA EM UM COOLER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!