Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
xandaum_gv

Iluminação Automática com LDR

Recommended Posts

Ola possuo o seguinte circuito mas ele não está funcionando ... o led fica ligado direto ..

em teoria está correto...

O q fazer?

abraços

* O led tem de acender quando estiver escuro.

post-6854-13884903982023_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse circuito pode funcionar bem, mas tem de saber que o led vai acendendo gradualmente

se esta sempre aceso significa que o valor da ldr é muito alto mesmo com luz do dia

assim só tem duas soluçoes mudar o tipo de ldr

ou alterar os valores de r1 e do potenciometro

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoas, bom é o seguinte

eu troquei o valor de VR1 de 3,3K por 220K e já deu uma melhorada. Acho q colocando uns 330K ou 470K já deve ficar bem legal para variar.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem tem ideia de como fazer para atuar utilizando um rele ... não estou conseguindo evoluções....

o rele não aciona.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem tem ideia de como fazer para atuar utilizando um rele ... não estou conseguindo evoluções....

o rele não aciona.

Compartilhar este post

Link para o post

o rele não aciona.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom o circuito é o que está anexo..

eu quero que quando estiver com luz(externa) intensa ele acenda um led...

quando escurecer o rele muda e aciona o outro led e apaga o outro....

Perguntas:

existe algo mais simples?

os valores de resistores estão errados?

o rele está ligado de forma incorreta?

A tensão é muito baixa para o circuito funcionar?

valeu

abraços

post-6854-13884904565664_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por saci de patinete@30 de janeiro de 2006, 23:41

alguem pode me explicar o funcionamento do primeiro circuito do tópico? em que condições que o transistor corta e satura, quando o LDR esta recebendo iluminação sua resistência fica elevada ou o quê?

o circuito satura quando não houver luz dado que a ldr apresenta a maxima resistencia e isto implica que a corrente seja toda derivadapara a base emisor do tansistor

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, preciso montar um circuito para automatizar a iluminação de uma casa (meu TCCT eletrotécnica).

Devem ser acionadas lâmpadas de "40W x 2" em cada cômodo, sendo que quando a luminosidade for abaixo do ideal o circuito acione as lâmpadas e regule sua intensidade de acordo com a luz ambiente, e desligue as lâmpadas quando a luz natural estiver aceitável.

Feito isso, quero acoplar ao circuito um controle remoto, para acionamento à distância, nesse caso para agilizar o processo liga-desliga do circuito, e também visando melhorar a situação de deficientes físicos...

Qual o tipo de circuito + indicado? Analógico-digital? E quanto aos sensores, pensei em LDR e fotocélula.

Tenho uma dúvida quanto as lâmpadas: no caso seriam 40w x2 fluorescentes tubo, elas possuem um reator e starter, isso poderia trazer algum problema para esse circuito?

Alguém poderia me ajudar?

Agradeço desde já!!! ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais