Ir ao conteúdo

Qual a vida útil de um disco de DVD-R?

Posts recomendados

Postado

Olá... tenho pensado em usar discos de DVD-R para guardar meus arquivos de música e vídeo mas não sei qnt à durabilidade do disco após gravado...

será a mesma de um CD-R?

em geral costumo usar mídias de qualidade... Imation, Verbatim...

Obrigado

Postado

e também, que programa vocês recomendam usar para gravar os DVD-R?

li num outro tópico que o cara usou o Nero e não deu certo :/

eu estou com o nero 6 instalado, mas com o meu gravador veio um tal de B's Recorder Gold, mas instalei o nero pois a princípio eu confiava mais nele, de quando ainda não tinha o gravador de dvd.

Postado

Eu não recomendo o uso da midia DVD para guardar dados...

Já houve vários relatos aqui no Forum, de pessoas que perderam todos os dados, confiando o backup apenas nessas midias.

A explicação dada, é que a quimica utilizada para a fabricação dessas midias ainda não está totalmente estabilizada, e muitas vezes, o DVD que é lido normalmente logo apos a queima, pode, depois de alguns meses, simplesmente desaparecer...

Depois que li e participei de várias discussões a esse respeito, resolvi salvar meus arquivos mp3 em CD-R mesmo, que já tem quimica estabilizada, e os quais já uso faz mais de 5 anos e até hoje sei que estão perfeitas e são lidas normalente.

Minha recomendação é: Se não tiver outra alternativa e seus dados forem muito importantes, grave em pelo menos 2 ou3 midias de marcas recomendadas e diferentes. Não adianta gravar 2 copias na mesma marca do mesmo lote de compra, pois se der problema, provavelmente dara nas duas...

Infelizmente, essa ainda é a realidade. Aparentemente, tem melhorado um pouco, mas existem arquivos que não podem correr risco. Se for este o caso, precaução nunca é demais. E ainda corremos o risco das midias falsificadas...

Espero ter ajudado. Infelizmente reformatei meu micro e perdi a lista dos links que discutiam essas informações...

Achei um dos tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=320329

Postado

Ola Pessoal,

Aproveitando o tópico eu gostaria de saber a opinião de vocês a respeito das mídias regravaveis. Eu acho que por se tratar de uma outra maneira de gravação e outra química, ela pode ser mais ''durável''.

Eu venho fazendo algumas experiências com as Philips e até agora não tenho queixa. A intenção seria gravar uma vez e não ficar apagando, mesmo que o preço seja um pouco mais caro que as mídias normais.

No aguardo.

Postado

Bem, Luis

Sobre as regravaveis, não vou poder opinar, pois usei somente 2 até hoje, e umas 2 vezes cada, faz muito tempo... Não sei dizer sobre a durabilidade, se ela pode ser mais traiçoeira, ou não... Vamos ver se alguém mais acostumado a usa-las pode dar opinião...

Postado

Eu estou fazendo estas experiências, porque eu também faço 2 cópias de quase tudo que eu gravo.

E as mídias regravaveis estão com preços praticamente iguais as outras. E ''parece'' que a qualidade e o acabamento da superfície é melhor.

A compatibilidade esta boa, porque para as pessoas que eu empresto ,só tive reclamação de uma Smac, as Philips rodaram normalmente.

Já ouvi falar que se assistir diversas vezes, ela começa a perder a qualidade em função de um desgaste, mas isto também está acontecendo com as outras também.

Obrigado e continuo no aguardo.

• 3 semanas depois...
Postado

Meu primeiro DVD que gravei foi em Set/2004. É um filme que já emprestei pra muita gente, de vez em quando um reclama mas o problema é que é -R e nem todo aparelho de mesa toca -R.

Tenho também muita coisa gravada no fim de 2004 e tudo beleza. Na primeira visita que fiz neste f´roum e pegeui este tipo de tópico me assustei.

Eu não gravo acima de 2x. Somente CD/DVD que copio pra outros. Os meus são todos gravados em 2x mas não sei se esse é o mapa da mina.

Em tempo : A mídia que usei chama-se NewSTdigital. Desde o começo de 2005 utilizo as DotCom printable e também estou satisfeito com coisas gravadas nela.

Postado

valeu pela resposta, Paulmito!

me deu alguma esperança heheh

ainda tenho alguns gigabites de informações no pc que ainda não criei coragem para queimar em dvd ou vários cds...

gravei apenas dvd de vídeo por enquanto, utilizando 1x de gravação

ora, eu não tenho pressa... prefiro garantir :)

Postado

Depois do tópico eu consultei minha coleção de MilfHunter e tá lá intacta os primeiro gravados em Janeiro/2005.

Acho que o segredo deve estar na maneira que a turma grava/guarda os DVDs. Encontro amigos meus dizendo que o DVD piratão daquele filme comprado em camelox já deu pau. Embora comigo filmes piratox comprados no ínício de 2005 tão tocando legal.

O que sigo é um artigo que li onde recomendava :

_ Gravar em BAIXA velocidade 1-2x.

_ Ligar um treco de 30mm na hora de gravar ??? Sei lá o que é isso !

_ Não guardar em local TRANSPARENTE.

_ Procurar proteger a superfície gravada da LUZ.

_ Mídia R é melhor que RW

Postado

Bom eu tenho meus métodos...

-Guardo os DVD em caixas plástica slim.

-Guardo todos os DVDs em uma caixa, Longe da Luz e umidade.

-Dentro da caixa tem um pacote de SÍLICA para tirar a umidade.

-Só uso DVD da SMARTBUY nunca tive problemas com essa marca ( para mim a melhor)

-Só uso dois problemas o DVD Decrypter e CloneDVD ( Também nunca tive problemas )

-já gravei mais de 300 dvds e todos estão perfeitos

Postado

bom, lendo por aí no forum tive a impressão que as mídias DVD+R são melhores...

procede?

são mais caras?

acho que vi pra vender uma vez só, são bastante incomuns aqui em PoA...

Postado
Postado Originalmente por paulmito+11 de fevereiro de 2006, 12:22-->
Depois do tópico eu consultei minha coleção de MilfHunter e tá lá intacta os primeiro gravados em Janeiro/2005.

Acho que o segredo deve estar na maneira que a turma grava/guarda os DVDs.

Postado Originalmente por Mirko@11 de fevereiro de 2006, 13:12

Bom eu tenho meus métodos...

-já gravei mais de 300 dvds e todos estão perfeitos

Desculpem, mas gostaria de satisfazer minha curiosidade... Essa verificação de coleção intacta e DVDs perfeitos, foram constatados, dando uma assistida neles, ou foi só de batida de olho na superficie, ou pulada rápida de capitulos, ou verificação no micro?

Sabe porque pergunto? porque algumas vezes, o problema pode surgir e não ser visível. O procedimento de pulada rapida de capitulos não é eficiente, muitas vezes também se pula setores defeituosos.

Agora, uma vantagem, acho que se pode chamar de vantagem, é pra quem grava dados, sempre considerei os leitores de micro mais eficientes, pois quando algum DVd que faço começa a dar problema no player, eu ripo novamente e ele geralmente não acusa erro algum no micro, e no entanto, no player, não funciona... Bem, minha pergunta foi só pra matar a minha curiosidade e me dar mais confiança nas midias...

ursoouindio@13 de fevereiro de 2006, 17:39

bom, lendo por aí no forum tive a impressão que as mídias DVD+R são melhores...

procede? são mais caras?

acho que vi pra vender uma vez só, são bastante incomuns aqui em PoA...

ursooindio, as midias +R, pelo que sei, são mais compativeis para serem rodadas em players de mesa. É que ela tem um espaço reservado na midia em que é inserida uma informação que faz com que ela "engane" o player de mesa, que faz pensar que o DVD+R é um DVD original. É o processo de BookType setting to DVD-ROM. Que eu saiba, é considerada por alguns como melhor, apenas por ser, dessa forma, mais compativel com mais modelos de players, inclusive players antigos... Quanto a durabilidade, não li em lugar nenhum algum parâmetro em relação às -R... Todas ainda estão em "eterna" análise...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!