Ir ao conteúdo

Criação de SlideShows Profissionais

Posts recomendados

Postado

Memi, beleza!

Vou fazer assim, também.

A música para tanto no Imaginate e no Premiere.

Mas vou passar a colocar a música lá no Premiere mesmo.

Grato por tudo.

Fabiano, valeu pela força.

Sidney

Postado

OLA ADHERBAL,

Também acho o máximo o MEMORIES, não sei bem qual a versao que estou utilizando, mas intercalo videos com som / fotos e coloco musica no fundo, controlando os volumes. Fica ótimo. Entretanto, não consigo colocar textos em movimento nas fotos , ele não tem esse recurso? outro probleminha: a música escolhida para o menu , se eu avançar para a proxima página ela recomeça, não teria um jeito de ficar continua conforme avanço com o menu? obs. nesse caso tenho uns 10 shows por DVD. Outra coisinha, tem um jeito dos 10 shows seguirem continuamente ao invés de retornar ao menu toda vez que termina um show???

Antecipadamente agradeço e mil desculpas se está difícil de expressar-me. Sou bem iniciante mesmo.... obs. já usei o proshow gold (era uma versão bem antiga) mas depois que conheci o MEMORIES ....

adorei o FORUM > parabéns a todos ..

ABRAÇOS

Postado

Boa noite galera,

Postado Originalmente por sidneimartins@20 de abril de 2006, 10:39

Memi, ou outro mestre, socorro!!!

Estou com um problema. Tenho 172 fotos no projeto e o áudio para na foto número 97. Isto tem solução, ou posso desistir? Uso Premiere 1.5.

Sidney

Caraca, fico uma semana sem entrar no tópico e a Memi já é mestra!!!!

Parabéns Memi, e ai já ta pronta pra me dar umas aulinhas de Edius? To tomando um baile desse programa!!! hehehehe....

sidneimartins, au acho que acabou a música mesmo, 1 música = 60 fotos, pra 97 tu reduziu bem o tempo das fotos... sei lá é só um palpite!!

Abraços a todos os participantes desse tópico.

Postado
Postado Originalmente por Serki+20 de abril de 2006, 18:17-->
Caraca, fico uma semana sem entrar no tópico e a Memi já é mestra!!!!

Parabéns Memi

Que é isso, Serki... Mestra??? ... É só uma gentileza do Sidney. Já disse a ele que apenas posso me candidatar a professora de Jardim da Infância :D

Serki@20 de abril de 2006, 18:17

e ai já ta pronta pra me dar umas aulinhas de Edius? To tomando um baile desse programa!!! hehehehe....

Serki, não vou mentir a você que resisti a minha curiosidade... Pois é, arrumei o "tal" do Edius e instalei... mas... Caramba!!! ... Quantos botões :wacko: !!! Deu um nó na minha cabeça :blink: ... Não consegui fazer nada com ele :cry: ...

Se você tiver algum tutorial em Português, me arrume ele ou me avise onde consigo baixar, porque por adivinhação não vai sair nada daqui :muro: ...

Pois é... o máximo que consegui foi salvar um "untitled project" completamente vazio :P ...

Apesar que ainda não sei se vai valer muito o esforço em aprender ele. Sei lá... O Premiere me parece bem completo, e depois que aprendemos a usar as ferramentas dele, não é difícil...

O Edius, não sei se é falta de Plugin, mas na criação do projeto não permitiu salvar MPEGs, somente encontrei opção de DV nativo e AVI puro... Só com esse fator, também já não me animou muito...

Acho que o programa deverá mostrar MUITO, mas MUITO mesmo pra eu trocar o Premiere...

Vamos ver, quem sabe com um Tuto na mão, vou tentando juntar meus raros momentos e pouco a pouco vou mexendo nele?

Não espere nada tão já... Acho que vai estar mais pra você começar a me dar aulas ... :jump:

Abraços,

Memi

Olá Fabiano, bom ver você com bastante serviço... Tem que aproveitar mesmo...

Fica tranquilo, a gente ainda se fala... tem tempo...

Sidney, use dessa forma que falamos, no Premiere que é a melhor forma. O Imaginate não é pratico pra edição de som. Se a música para porque acaba, é só inserir mais músicas no Projeto, mas realmente acho que não compensa. Os fades e efeitos do Premiere são bem melhores...

Abraços,

Memi

Postado
Sidney, use dessa forma que falamos, no Premiere que é a melhor forma. O Imaginate não é pratico pra edição de som. Se a música para porque acaba, é só inserir mais músicas no Projeto, mas realmente acho que não compensa. Os fades e efeitos do Premiere são bem melhores...

Memi,

andei olhando em project settings e encontrei alguns valores referentes a áudio. Porém, não conseguí alterá-los. Ex: o projeto tem 17 minutos e o áudio nativo do Imaginate vai até 9 e alguma coisa. No help diz que é possível mudar, só que não conseguí.

Sidney

Postado

Sidney,

Você tem toda razão. Não é possível inserir mais audio no projeto.

Como meus clipes sempre foram pequenos, e eu trabalhei o som totalmente no Premiere, não me atentei a este detalhe.

Vasculhei todo local possível para fazer alguma alteração e não encontrei, nada parecido (mesmo que fosse) com loop, ou inserir novas músicas, ele não aceita. O máximo que o programa faz é ajustar o tamanho de tempo da imagem para se adequar ao tempo da música, o que de forma alguma é interessante, pois perdemos a personalização individual que às vezes cada efeito pede...

Para chegar a esta conclusão, fiz um teste aqui com 161 fotos e deixei o projeto com 16,50 minutos...

O que o help diz, até onde meu "ingreis" me permitiu, todas as mudanças seriam para diminuição, tipo, corte, fades, etc do áudio, nada como "aumentar" ou repetir a música.

Esse audio nativo das templates, podemos mudar utilizando o FILE --> LOAD AUDIO, apenas isso.

Moral da história... Se quiser trabalhar apenas no Imaginate, terá que criar a "trilha sonora" do filme separado, em outro programa de som, calculando o tempo final do projeto e depois colocar no Imaginate.

Bem, é isso... Todo programa tem suas limitações, não?

Abraço,

Memi

Postado
Postado Originalmente por memibibi@22 de abril de 2006, 04:15

Sidney,

Você tem toda razão. Não é possível inserir mais audio no projeto.

Como meus clipes sempre foram pequenos, e eu trabalhei o som totalmente no Premiere, não me atentei a este detalhe.

Vasculhei todo local possível para fazer alguma alteração e não encontrei, nada parecido (mesmo que fosse) com loop, ou inserir novas músicas, ele não aceita. O máximo que o programa faz é ajustar o tamanho de tempo da imagem para se adequar ao tempo da música, o que de forma alguma é interessante, pois perdemos a personalização individual que às vezes cada efeito pede...

Para chegar a esta conclusão, fiz um teste aqui com 161 fotos e deixei o projeto com 16,50 minutos...

O que o help diz, até onde meu "ingreis" me permitiu, todas as mudanças seriam para diminuição, tipo, corte, fades, etc do áudio, nada como "aumentar" ou repetir a música.

Esse audio nativo das templates, podemos mudar utilizando o FILE --> LOAD AUDIO, apenas isso.

Moral da história... Se quiser trabalhar apenas no Imaginate, terá que criar a "trilha sonora" do filme separado, em outro programa de som, calculando o tempo final do projeto e depois colocar no Imaginate.

Bem, é isso... Todo programa tem suas limitações, não?

Abraço,

Memi

Só para reforçar: não há mesmo um modo de aumentar o tempo do áudio no programa.

Passei por situação semelhante ao desenvolver um projeto para um amigo. Como não tinha o Premiere instalado tive que usar o Sound Forge para editar a música e encompridá-la para que ficasse com o mesmo tempo de duração da sequência de imagens.

Postado

OLA a todos,

Alguém mais usa o MEMORIES??? Tenho algumas dúvidas.... Alguem poderia me ajudar??? Intercalo videos com som / fotos e coloco musica no fundo, controlando os volumes. Fica ótimo. Entretanto, não consigo colocar textos em movimento nas fotos , ele não tem esse recurso? outro probleminha: a música escolhida para o menu , se eu avançar para a proxima página ela recomeça, não teria um jeito de ficar continua conforme avanço com o menu? obs. nesse caso tenho uns 10 shows por DVD. Outra coisinha, tem um jeito dos 10 shows seguirem continuamente ao invés de retornar ao menu toda vez que termina um show???

Antecipadamente agradeço e mil desculpas se está difícil de expressar-me. Sou bem iniciante mesmo....

MEMI, li todo o fórum , PARABÉNS PELA EVOLUÇÃO, estou tentando adquir o Imaginate e o premieri, vale mesmo a pena??? (meus trabalhos são com mais de 200 fotos e vídeos intercalados aleatoriamente, não apenas nos finais.... utilizo cerca de três músicas em tais sequências) E aí , o que voce acha???

Mais uma vez , parabéns a todos os participantes, fiquei encantada com o FORUM...

KRICA

Postado

Fala galerinha

Memi,

Eu só tenho os videos tutoriais da canopus mesmo, mas não assisti por preguiça mesmo e por serem em inglês (não consigo raciocinar muito rápido em inglês, hehehe), mas vou ver se acho uns tutos em portugues perdidos pela net ok?

Postado Originalmente por sidneimartins@22 de abril de 2006, 01:18

Memi,

andei olhando em project settings e encontrei alguns valores referentes a áudio. Porém, não conseguí alterá-los. Ex: o projeto tem 17 minutos e o áudio nativo do Imaginate vai até 9 e alguma coisa. No help diz que é possível mudar, só que não conseguí.

Sidney

Sidnei,

Tem como colocar teu audio e tocar no Imaginate sim, vou tentar explicar:

Primeiro passo: clique no Audio Properties

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img127.imageshack.us/img127/8901/explicaon018zj.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Segundo passo: insira o teu audio

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img522.imageshack.us/img522/9018/explicaon021zi.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

observe o tamanho do teu audio e o tamanho do seu projeto

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img522.imageshack.us/img522/4032/explicaon043dm.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Terceiro passo: altere o tamanho do seu projeto, clicando na flechinha que parece com o enter do teclado, para ficar com o mesmo tamanho do audio

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img522.imageshack.us/img522/6864/explicaon032wh.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Fim, o teu projeto vai estar do mesmo tamanho do audio, porém o Imaginate altera também o tempo das fotos ajustando-os com o audio e tem uma limitação de 200 fotos, espero ter ajudado, qualquer duvida poste que tentaremos ajudar.

Abraços galera.

Postado

Olá, Galera....Quanto tempo hein?!!!! É... e fico muito feliz em ver que o Tópico pegou e foi longe!!! Parabéns e Obrigado pela continuação, Memibibi...

Como vocês sabem, ando de férias...(da internet) mas com muito trabalho.... Mas estou voltando....

Desde que abri este tópico eu sempre disse para trabalhar o vídeo no Imaginate e o Áudio no Premiere, que é o melhor parceiro, uma vez que você importa o projeto sem renderização, tornando-se um Plugin...

Também sempre disse que a parte frágil do Imaginate é o áudio...aliás eu sempre o ignorei, justamente por não ter as opções de inserir várias trilhas, alterar o volume de uma trilha em relação a outra, etc..etc...

Então não se esqueçam: Trabalho Perfeito e´: Imaginate + Premiere..

Abraços

• Membro VIP
Postado

Grande Dinho!!!

Bom ver que você está bem. Descanse bastante que quando você voltar iremos ter muito trabalho (e boas risadas). Já tem fila pras aulas que você está "devendo". ahahahah

Grande abraço,

Red

Postado

:muro: Porque eu não entrei neste forum antes, e não experimentei esse software, como eu sofri com o studio da pinnacle, grande soft e excelente tutorial Parabens.

Rado

Postado

Olá Dinho...

Bom te ver novamente...

A gente aqui vai tentando ajudar como pode, né?

Ultimamente não tenho postado muita coisa, mas sempre venho dar uma olhada por aqui...

Descanse, mas não esqueça de voltar pra gente...

:palmas:

Rado,

Não se lamente pelo aprendizado que já teve em outros programas.

Gostei muito do Premiere pela sua capacidade de edição, mas também já tinha usado o Studio e achei ele um excelente soft.

Nas minhas experiências de Programas, descobri que sempre é bom ter alguns programas "a mais", pois dependendo do que você precisar pra frente, muitas vezes um ou outro programa se encaixa melhor... Toda experiência é valida...

Quanto ao Imaginate, realmente ele é um SlideShow muito especial mesmo...

Abraços

Memi

Postado

Pessoal em 1º lugar gostaria de parabenizar a todos pelo empenho em ajudar a todos os iniciantes como eu... Bem gostaria de resolver uma dúvida que tive quanto ao imaginate...

Já tinha o Premiere Pro 1.5 instalado com o pluguim do comcept ai instalei o Imaginate 2. Na hora da instalação ele encontrou o premiere, mas quando vou para o premiere o mesmo não consegue abrir projetos feitos no Imaginate nem sequer a opção de *.ivp não está habilitada... Gostaria de saber se tem que ser feito algo? Porque pelo que li nos pot's anteriores tinha que ser primeiro instalado o premiere e somente depois o Imaginate e o meu já estava com o premiere instalado... Há algo apara ser feo ainda...???

Desde já agradeço a todos...

P.S.: Vinha acompanhando nos bastidores e agora vão começar as perguntas...

Memibibi: Parabéns :palmas: :palmas: :palmas: grande, GRANDE evolução....

Postado

:D

Bom fiquei, lento todas as respostas aqui e achei um pequeno comentario do somaniaco do dia 27/01/2006 onde menciona o VideoFx ai sai procurando alguma coisa sobre e achei esse link

http://forum.clubedohardware.com.br/lofive...hp/t251813.html

onde esse mago, o somaniaco, dá outras dicas para pacotes de transição, ai baixei uma versão demo, então-se, ai, legal, mas não consegui usar nenhuma delas no canopus, ai mago, como faço para colocar essas transições no canopus, ou essa limitação é apenas no demo, a, pra quem quer saber ele também ensina a usar o Hollywood FX no Primeire Pro, vou testar também.

Abraços a todos

obs: Já entrou muita coisa boa aqui agora tenho que imprimir tudo de novo rsrsrs

Rado

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por rado@27 de abril de 2006, 20:22

:D

Bom fiquei, lento todas as respostas aqui e achei um pequeno comentario do somaniaco do dia 27/01/2006 onde menciona o  VideoFx ai sai procurando alguma coisa sobre e achei esse link

http://forum.clubedohardware.com.br/lofive...hp/t251813.html

onde esse mago, o somaniaco, dá outras dicas para pacotes de transição, ai baixei uma versão demo, então-se, ai, legal, mas não consegui usar nenhuma delas no canopus, ai mago, como faço para colocar essas transições no canopus, ou essa limitação é apenas no demo, a, pra quem quer saber ele também ensina a usar o Hollywood FX no Primeire Pro, vou testar também.

Abraços a todos

obs: Já entrou muita coisa boa aqui agora tenho que imprimir tudo de novo rsrsrs

Rado

Para liberar todas as transições o programa tem que ser registrado, full.

Postado
Postado Originalmente por Spawn_darK@27 de abril de 2006, 19:07

Pessoal em 1º lugar gostaria de parabenizar a todos pelo empenho em ajudar a todos os iniciantes como eu... Bem gostaria de resolver uma dúvida que tive quanto ao imaginate...

Já tinha o Premiere Pro 1.5 instalado com o pluguim do comcept ai instalei o Imaginate 2. Na hora da instalação ele encontrou o premiere, mas quando vou para o premiere o mesmo não consegue abrir projetos feitos no Imaginate nem sequer a opção de *.ivp não está habilitada... Gostaria de saber se tem que ser feito algo?  Porque pelo que li nos pot's anteriores tinha que ser primeiro instalado o premiere e somente depois o Imaginate e o meu já estava com o premiere instalado... Há algo apara ser feo ainda...???

Desde já agradeço a todos...

P.S.: Vinha acompanhando nos bastidores e agora vão começar as perguntas...

Memibibi: Parabéns  :palmas:  :palmas:  :palmas:  grande, GRANDE evolução....

Eu mesmo posto e eu mesmo respondo... :D

Bem pessoal consegui resolver meu problema, agora vamos as perguntas:

- Tem algum modo de colocar legendas no Premiere com movimentos pré-definidos ou só através da janela de efeitos no motion dele???

- Como posso fazer molduras no photoshop e importá-las para o Imagination e premiere (sou usuário novo)... tipo as que vem nas samples do imagination..., aquelas molduras em alpha...????

Estou no aguardo...

Valeu Galera!!!

.: Spawn_darK :.

Postado

Pessoal,

Desculpem, estou meio com dificuldade de tempo de frequentar o Forum...

Spawn,

Bem, meu Premiere é o 7 e ele é totalmente compativel com o Imaginate. Pessoal com 1.5 e 2.0 tiveram alguns probleminhas... Eles foram resolvendo à maneira deles, assim como você conseguiu, parabéns...

Quanto às legendas, acho melhor você perguntar no Tópico Fixo do Premiere, pois eu mesma nunca usei esse recurso. Mal consegui fazer o titulo em rolagem. Tente perguntar no Premiere, pois se trata de uso dele, sem vinculação com o Imaginate...

Aquelas molduras em Alpha, somente ontem adquiri um Photoshop. Aqui sempre usei o Corel, porém, vou ter que começar do Zero agora. Também me interessei pela moldura do sample, mas até descobrir, vou levar um tempo...

Uma opção que pensei, mas não cheguei a fazer que ficaria semelhante, apenas não ficaria em Alpha, seria criarmos as molduras e inserirmos e trabalharmos o acabamento das fotos e salvar criando fotos novas com as molduras que queremos e utilizarmos essas para o slide. Como ainda nem mexi nadinha no Photoshop, acredito que ela deva ter um sistema (que uso no corel) de apagar as bordas, por exemplo e deixar sem preenchimento, no caso, ficaria com a cara do alpha e salvar como arquivo do photoshop... senão me engano, ele será reconhecido pelo Imaginate... É apenas uma dedução minha, pois trabalho com vários recortes de .cpt (corelphotopaint) que ficam "vazados"... Apenas tenho que estudar o Photoshop... APENAS !!!! Bem... Mas isso ainda vai levar um tempão, pois realmente ando sem tempo, mas acredito que o caminho é por aí... Se não ficou muito claro, pergunte de novo... Estou escrevendo "correndinho"...

Rado,

Se essas transições do Video FX não te interessarem pro Premiere, nem adianta adquirir o pacote.

O Imaginate peca apenas por não permitir transições diferentes.

Teve um outro colega que também tentou e recentemente eu também procurei uma forma de alterar as transições do Imaginate e não consegui.

O Video FX, se você ver as especificações do Produto, é voltado para o Premiere.

Tem umas transições interessantes... Pena não poder usar no Imaginate...

Abraços a todos,

Memi

Postado

:palmas: :palmas:

Certo, pretendo baixar sim o VideoFx e começar a aprender a mexer com o Adobre Pro, mais vai uma dica de como colocar mais que uma musica no canopus, fiz e deu certo, usei um editor de Wave, usei o WavePad é bem simples, abrir uma musica, copiar e colar em um arquivo novo depois abrir outra copiar e colar na sequencia, salve como arquivo mp3 e depois foi só carregar no canopus com 32 fotos e estabelecer o tempo de execução das fotos do tamanho que ficou a música, ai então, só alegria.

Rado

Postado

GENTE!!!! desculpe o grito, mas...

tem que ser maniaco mesmo pra fazer o que eu fiz... to desde 20:00 do dia 1 de maio lendo o topico, me bateu um desespero hehe

Memibibi.... na boa que garra mulher!!!!! eu li as 18 paginas desse tópico de uma só vez e to acabado e ao mesmo tempo admirado com sua jornada e evolução..PARABÉNS!!!!

Eu to desesperado porque como você comecei a usar HÁ 5 DIAS o nero vision 4 + Template Package for Nero Vision 4 e já me acostumei um pouco com ele, testei o MemoriesOnTV na versão 2.18 por 1 dia e agora depois de ler esse tópico todo não sei qual sigo...

Eu só sei de uma coisa... é apaixonante ver o empenho do pessoal, tanto para aprender como para ensinar, depois que comprei minha camera digital tive essa vontade de fazer um slide ( pois vi na casa de um conhecido o slide dele em seu casamento).

Memibibi, red, dinho...

queria uma opinião sincera de vocês...

o nero vision 4 é um programa bom, regular, ótimo.... ou péssimo!! hehe...

porque a Memibibi já havia mexido em outros programas então ficou fácil pra ela, mas quanto a mim, é a primeira vez que to "vendo" essa coisa de slide show.. pra vocês terem uma ideia fui num site de busca e digitei slidesshows e criação e acabei achando o link do fórum...

acho que o papai do céu me deu um presente e tanto né....

eu pretendo realmente e de coração começar a trabalhar nisso de forma amadora e tentar ganhar algum trocado com isso mais futuramente, e quem sabe me tornar igual um de vocês, mestres!!!

pois desempregado não me vejo outra alternativa, até porque além de ser uma coisa que eu gosto, a procura dessas edições de imagens e criação de slides com fotos e videos tem aumentado bastante aqui no rio de janeiro.

como disse muito bem o dinho

to terminado de comprar nas lojas fiudumaégua os programas adobe premiere pro 7 + canopus imaginate 2.0

bom falei muito e to cheio de dor nos olhos e torcicolo...

to imprimindo as 18 paginas e vou ficar lendo pra ver se gravo alguma coisa..

Memibibi.... estava pensando em montar seu tutorial ( juntas as partes, nada mais que isso) num doc do word.. o que você acha? pretende fazer isso você mesma? fechar com chave de ouro né.

bom conto com a ajuda de todos

abraços saudosos

Postado

Pesca,

Parabéns também pelo seu empenho.

Eu sei bem o que é isso, debulhar um Tópico extenso e tentar absorver o máximo...

Vou fazer o seguinte pra te ajudar.

Já tenho uma prévia do Tuto do Premiere em Word e posso transformar ele, mesmo inacabado, num PDF e posto o link aqui, pra você baixar, ok?

Em PDF acredito ficar mais fácil.

Também montei um PDF (também) inacabado com uma outra visão explicativa do Imaginate. Vou disponibilizar esses incompletos mesmo por aqui, pra facilitar.

Se precisarem de ajuda, é só dar um grito mesmo...

Abraço,

Memi

Postado

poxa obrigadão mesmo.. eu vou começar a fazer meu primeiro projeto

são mais de 150 fotos 66 delas em 3 mp e o restante com 5 mp com uns 4 videos de digicam pequenos de um passeio em arraial do cabo

pretendo colocar algumas musicas , na verdade 3 mp3 que marcaram o passeio.

vou ficar na net direto até começar a mexer razoavelmente...

já comprei :P os programas e to instalando eles

Postado

opa opa, acabei de chegar do trabalho e até as 16:30 vou ficar direto no pc....

já tenho um duvida hehe

instalei o premiere conforme haviam dito e logo depois o imaginate

abri o imaginate e comecei a fazer um projeto -teste, joguei as fotos e deixei tudo em default mesmo, som e tudo mais

salvei como projeto arraial.IVP.. até ai tudo bem

ai fui rodar o premiere e acho que errei na hora de digitar a chave certa, o programa não rodou

ai desinstalei o premiere pro 7 e instalei de novo e desta vez ele entrou, só que não carrega o projeto salvo pelo imaginate :(

já desinstalei o imaginate e instalei de novo e nada...

to usando o adobe premiere pro 7 e imaginate 2.0

valeu

Postado

pesca

Experimente refazer o Projeto no Imaginate e tente importar no Premiere...

Na verdade, era pra dar certo.

Esses dias, deu um piripaque no meu Premiere e reinstalei ele, depois tive que reinstalar todos os plugins novamente...

Mas os Projetos .IVP foram reconhecidos novamente...

Tente refazer de novo e qualquer coisa, avise...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!