Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de SlideShows Profissionais


Posts recomendados

Não estou conseguindo mudar uma transição no próprio Imaginate.

No premiere, eu sei, mas no Imaginate, não estou conseguindo.

Como faço pra trocar de transição ?

Outra coisa, será que tem como colocar o Hollywood FX e o Adorage como transições desse programa, tipo, como um plugin ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Estava tentando colocar uma imagem pra facilitar pra você, mas não estou conseguindo, dá erro no link...

Pra te adiantar,

Você clica em Scene Templates --> Abre "Themes" e escolha um tema. Dentro de cada tema, tem varias transições, com dinamismo referente ao tema escolhido... Isso você já deve ter visto.

Pra alterar a transição, ao invés de arrastar pro quadradinho da transição, você arrasta a transição pra foto seguinte, que ela automaticamente muda a transição entre ela e a foto anterior. Se não gostou do resultado, pegue outra transição e arraste pra mesma foto... Não precisa deletar transição anterior, vai inserindo que ela vai automaticamente renovando, usando a mais recente.

Quanto ao Holywood Fix e Adorage, vou ficar te devendo... Daqui a pouco o Dinho vem complementar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcio Sell@07 de fevereiro de 2006, 14:04

Só um adendo: você pode mudar a "posição" da transição. Ela pode ficar no meio ou para ols lados, digamos assim. Isto você escolhe na janela Effects Control.

Postado Originalmente por somaniaco+07 de fevereiro de 2006, 15:05-->
Sim, Marcio, a Memibibi, já fez isso... Mas continua não entendendo em que ponto aparece a mensagem de erro!!

Memibibi, você poderia tirar um screen da mensagem e dar zoom total no ponto da transição e postar pra gente?

RedBeard@07 de fevereiro de 2006, 16:39

Dinho, Sobre a mensagem de erro, já tem um screen no primeiro post onde ela relatou o erro. Vou tentar fazer uns testes aqui com clipes de câmera fotográfica pra ver se consigo repetir o erro.

Todos vocês estão certos...

A posição e tempo de transição, por exemplo, ok...

O "ponto exato" em que aparece aquela mensagem, também já sei... É sempre na hora de inserir transição entre videoclipes A+B... Na ultima vez que apareceu a mensagem, dei OK e ampliei ao máximo o zoom, e não apareceu janela nenhuma, nenhum espacinho... e se tivesse aparecido algum espaço, não teria aceitado a transição A+B, somente INICIO B ou FINAL A, sem avisos...

A imagem do erro tá lá pra trás... Acho que aqui abre ela: http://forum.clubedohardware.com.br/index....pe=post&id=9008

Red, qualquer estudo é interessante... O que não faz a nossa curiosidade, não???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal, como disse antes sou iniciante e estou com problleminha;

não estou conseguindo colocar transições e feitos e já lee o topico todo e tudo q tento não da certo, sera q poderiam me uma explicação rapida de como fazer isto?

conto com a ajuda de vocês e compreensão também, pois como disse vida de inicante não é fácil.....

memibibi estou aprendendo muito com suas duvidas pois as mesma são minha, só q com uma diferença não manjo nada de adobe....

ao red e ao dinho meus agradecimentos pelas duvidas nossas ( novatos ).

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quanto as transições do Holywood FX e do Adorage só poderão ser usadas no Premiere, no Imaginate pode ser usadas a do VideoFX (que são bem superiores as outras citadas).

Fabiano, veja o Post da Memibibi, no Post 129 e veja se resolve seu problema, caso contrário pode perguntar novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiano,

Vamos por partes... O que você já conseguiu fazer?

Pra inicio, o melhor é seguir o Tuto do Dinho, no primeiro post dele. Tem imagem da entrada do programa.

Na abertura dele, normalmente aparece o Wizard com opções de 1--> usar opções pré-definidas ou 2--> criar novo...

Bem, o 2 achei bem "chatinho de usar". Pra nós que somos iniciantes, o caminho é usar o 1, e depois poderemos personalizar em cada quadro (foto), as opções e preferencias nossas.

É uma pena, que justo agora o Forum deu uma reformulada, e voltamos àquele problema de Links Quebrados. Não estou conseguindo postar nenhuma imagem, e mesmo a resposta, somente pela resposta rápida. Tinha preparado umas imagens, mas não consegui postar.

Bem, o importante é saber em detalhes o que você já fez...

Se o Wizard não aparece pra você, é só clicar em FILE --> New Project Wizard ... que ele aparece. Dai, é seguir os passos do Dinho, mas vou repetir:

1º) clicar em 1-- opções pré-definidas... NEXT

2º) ADD --> escolher as fotos que quer usar ... Abrir ... NEXT

3º) Abre a janela de CHOOSE PROJECT THEME ... Nessa janela, tem varias templates. Clicando cada uma delas, a janela direita mostra um preview do modo como será apresentado suas fotos. Se seu tema for suave, escolher os mais delicados (Tender Moments, A Day to Remember). Temas mais psciodélicos, tem vários... Sem se preocupar muito, pois tudo poderá ser editado mais pra frente... FINISH

O Imaginate carrega então essas templates.

Nesse ponto, você vai ver como ficou seu pré-projeto... Clique no PLAY do seu Preview... Vai reparando onde as cabeças foram cortadas, onde poderia melhorar o enfoque da foto...

Desse ponto... é partir pra personalização... Outra etapa...

Consiga esses passos e torne a postar.

OBS...

Não tem como não encontrar as Scenes Templates... Ela fica no lado esquerdo, superior... Cliquei em Window e não achei nada que pudesse remover essa janela e desaparecer com ela...

por isso, escrevi todo esse passo em detalhe, porque acredito que você seguiu outro caminho e não conseguiu chegar nesse pré projeto.

Talvez gastei "teclado" à toa, e você tinha conseguido, mas quis deixar adiantado, caso isso tivesse sido já uma dificuldade sua.

Depois, torne a postar, mas tem que detalhar mais sua pergunta. Explicar certinho o que você fez, e o que não conseguiu...

Outra pergunta: Sua versão é Trial?

Uma observação... Realmente sou novata, mas o que já andei pesquisando esses ultimos meses, me serviu de boa pré-escola. por isso, sei que tenho mais facilidade em aprender mesmo. Senti que meu ritmo estava acelerado nos Posts do Adobe, e acho que muita coisa não ficou claro pra muita gente. Acho que é a experiência que peguei nos vários testes que já fiz... por isso, pode ir perguntando com tranquilidade, que a gente detalha bem pra você, mas pergunte também detalhado...

Abraços,

e Boa Sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por memibibi@07 de fevereiro de 2006, 19:49

Marcelo,

Estava tentando colocar uma imagem pra facilitar pra você, mas não estou conseguindo, dá erro no link...

Pra te adiantar,

Você clica em Scene Templates --> Abre "Themes" e escolha um tema. Dentro de cada tema, tem varias transições, com dinamismo referente ao tema escolhido... Isso você já deve ter visto.

Pra alterar a transição, ao invés de arrastar pro quadradinho da transição, você arrasta a transição pra foto seguinte, que ela automaticamente muda a transição entre ela e a foto anterior. Se não gostou do resultado, pegue outra transição e arraste pra mesma foto... Não precisa deletar transição anterior, vai inserindo que ela vai automaticamente renovando, usando a mais recente.

Quanto ao Holywood Fix e Adorage, vou ficar te devendo... Daqui a pouco o Dinho vem complementar...

Meibibi, muito obrigado, eu estava tentando arrastar a transição para o quadradinho da transição e nada...

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Memi,

Encontrei o erro (e o motivo dele, heheheh)!

Fiz 2 clipes de 20 segundos na minha camera digital e importei para o Premiere. Juntei os dois, coloquei a transição A + B e... apareceu o bichinho...

Fiz alguns testes e o que ocorre é o seguinte.

Na figura abaixo temos os dois clipes e uma transição A+B. No ponto A começa a transição, no ponto B termina o filme 1 e começa o filme 2 e no ponto C termina a transição.

Pelo que entendi, o erro acontece pelo seguinte motivo: no ponto A, para fazer a transição, o premiere começa a dissolver o Filme 1 e (a partir do ponto A) começa a rodar o filme 2 aumentando o brilho até chegar no ponto B onde cada filme está com 50% de brilho. A partir do Ponto B, o filme 1 continua rodando e vai se dissolvendo até o ponto C.

A mensagem de erro está acontecendo porque nesse caso, como os clipes são curtos, não existe o filme 2 entre os pontos A e B, bem como não existe filme 1 entre os pontos B e C.

Por esse motivo aparece a mensagem falando que "como não há filme para fazer a transição, alguns frames serão repetidos".

O Premiere então pega o primeiro frame do filme 2 e repete ele desde o ponto A até o ponto B. No ponto B ele pega o último frame do filme 1 e repete até o ponto C.

Entendeu?

Agora, para retirar essa mensagem, você tem que "cortar" o fim do filme 1 e o início do filme 2. Daí, quando for juntar os dois, vai haver "mais filme" antes do início do filme 2 e "mais filme" no fim do filme 1 (os trechos que foram cortados). Porém como os clipes são muito curtos acho que qualquer corte ficaria ruim. Sugiro então que diminua os tempos de transição ao máximo pois assim a repetição dos frames não ficaria tão evidente.

Será que é isso mesmo?

Abraços,

RedBeard

post-35433-13884904948032_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red...

Entendido e muito bem explicado...

Depois de ler, fiz o teste direitinho, cortando um pedacinho do final de A e um pouquinho do começo de B... juntei e ... voalá... Nada de avisinho chato...

Acho que entendi o fundamento... é que mesmo que a gente corte o video... o programa ainda "reconhece" e sabe que tem aqueles pedaços "embutidos" e os utiliza pra "dar sequencia" a transição...

Como eu tento aplicar ele no video puro, sem corte... Não tem esse pedaço pra transição utilizar e tem que repetir os frames...

Muito bom...

Falei de forma simplificada, pra leigo entender... mas se falei bobagem, é porque entendi "bobagem"... hehehehe... aí, você dá um desconto pra mim...

Isso é que é persistência, heim... Gostei de ver... Eu já tinha desistido aqui... Tudo pelo bem da ciência, né?...

A gente agradece...

Abraços,

Memi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLA MEMIBIBI,

EU FIZ TUDO CERTINHO COMO DINHO COLOCOU NO INICIO VIM SEGUINDO TUDO....IMPORTEI P PREMIERE PRO FULL E TENTEI COLOCAR ALGUNS EFEITOS E não CONSEGUI. LEE E RELEE TODAS SUAS DUVIDAS E NADA então VAMOS AS PERGUNTAS;

1 - SERA Q OS EFEITOS SO SERVIRAM P OS VIDEOS E não P AS FOTOS?

2 - COMO FAÇO P ARRASTAR OS EFEITOS P TIMELINE?

POIS TENTO ARRASTA-LOS E não CONSIGO........

VAMOS POR PARTES, OBRIGADO....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fabiano...

Agora sim, estamos começando a nos entender...

1- Os efeitos podem ser aplicados às fotos sim. A questão, é o procedimento... Resposta da pergunta 2.

2- Esse é o diferencial do Premiere. A utilização dos efeitos. Ela não funciona tão simples como dos outros programas de edição.

Estou montando um material pra iniciantes, mas ainda vou levar um tempinho.

Por enquanto, vamos tentar ir resolvendo, e se eu falar bobeira, alguém me corrige...

Pra arrastar o efeito pra timeline, é simples... É só clicar no efeito desejado e arrastar e soltar no video ou foto desejado. No caso da foto, ele aplicara no conjunto inteiro do imaginate, pois o Premiere interpreta o projeto do Imaginate como um videoclipe.

--- Se é só isso, então porque não vemos nenhuma diferença na janela de preview???

R.: É porque você apenas acionou o efeito, mas não fez nenhum ajuste. Quer dizer, o efeito está lá, mas está em "ZERO".

--- Como ajustar o efeito?

R.: Cada efeito tem seu comportamento. Regra geral: Depois de arrastar um efeito para um video da timeline, clique selecionando esse video e depois, nas janelas de monitor, clique em "Effects Controls"

Lá, procure na "lista" o efeito que você colocou, e clique no triangulinho do lado esquerdo do nome, pra abrir o desdobramento. Na lista de "desdobramento" do efeito, sempre tem numeros, que geralmente começam com "0". Clicando nele e arrastando, aumentando ou diminuindo valores, vá olhando na janela de preview ao lado, a reação que seu video estara tendo...

Vou postar algumas imagens, que estarão no meu "INICIANTES":

...

Iniciando Efeitos:

Fig.07

Os efeitos possíveis são inúmeros e posso dizer que não explorei nem 1% de sua capacidade. Essa exploração detalhada deixarei a critério de cada um, de acordo com suas necessidades de utilização. Só explicarei aqui alguns caminhos.

Para Inserir Efeitos, clique e arraste o efeito desejado no arquivo da Timeline. No meu caso, podem ver que preciso girar o vídeo. Para isso, cliquei em Vídeo Effects e procurei onde encontrar o “tal efeito” desejado.

Fig.08

Encontrei ele em Vídeo Effects -->Transform --> Câmera View ... Para utilizar o Efeito, ou ter alguma previa, é necessário “colocar” esse efeito no arquivo escolhido. Para isso, existe 2 formas: Clicando no Efeito e arrastando para a Timeline, no arquivo escolhido, ou, tendo o arquivo já previamente escolhido na primeira Aba do Monitor, abrindo a Aba Effects Controls da janela de Monitor e arrastando pra lá o efeito. Bem, de qualquer forma que se faça, você precisara abrir a Aba de Effects Controls para fazer os ajustes necessários. Devo dizer, que cada efeito tem um comportamento dentro da Aba. Nesse meu caso, ele poderia ser ajustado abrindo o triangulinho à esquerda do “câmera View”, ou então, como fiz, clicando naquele iconezinho selecionado em vermelho, que fará abrir a janela em destaque “Câmera View Settings”. Nesse caso, essa é a forma mais eficiente, pois teremos um preview da transformação escolhida. Só complementando, para rotacionar o filme, utilizei o ROLL e depois alterei um pouco o Zoom conforme o relace que queria. Nesta aba, você ainda pode fazer o filme rodar em perspectiva, pode fazer muitas transformações no formato do seu vídeo. Quando estiver mexendo no Premiere, faça uns testes, brinque um pouco pra explorar sua capacidade.

......

Por enquanto veja o que consegue...

Depois falaremos de keyframes.... Se prepare, no começo é difícil, mas é uma ferramenta maravilhosa...

post-43359-13884904964678_thumb.jpg

post-43359-13884904965722_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui um "modelo" de efeito mais simples.

Brightness & Contrast

Como disse, cada efeito pode reagir de forma diferente no desdobramento... Regra geral, é mais simples como desta imagem...

Mas alguns, tem uma "pastinha" no lado direito que abre a janela mais "sofisticada" de aplicações: Quando aparecer esta pastinha, vale a pena usar ela, a aplicação dos efeitos é mais visivel...

Espero que essas imagem te auxiliem...

post-43359-13884904966465_thumb.jpg

post-43359-13884904967016_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por memibibi@08 de fevereiro de 2006, 20:33

Red...

Entendido e muito bem explicado...

Depois de ler, fiz o teste direitinho, cortando um pedacinho do final de A e um pouquinho do começo de B... juntei e ... voalá... Nada de avisinho chato...

Acho que entendi o fundamento... é que mesmo que a gente corte o video... o programa ainda "reconhece" e sabe que tem aqueles pedaços "embutidos" e os utiliza pra "dar sequencia" a transição...

Como eu tento aplicar ele no video puro, sem corte... Não tem esse pedaço pra transição utilizar e tem que repetir os frames...

Muito bom...

Falei de forma simplificada, pra leigo entender... mas se falei bobagem, é porque entendi "bobagem"... hehehehe... aí, você dá um desconto pra mim...

Isso é que é persistência, heim... Gostei de ver... Eu já tinha desistido aqui... Tudo pelo bem da ciência, né?...

A gente agradece...

Abraços,

Memi

Memi,

Isso mesmo! Mas não é pelo bem da ciência... é questão de honra ser mais inteligente que esse monte de plástico, metal e vidro... (pelo menos essa vez eu ganhei, hehehehehe)

Acho que a grande diferença é que os clipes da máquina fotográfica ficam separados em arquivos distintos. Se comparar com uma filmadora comum, teríamos um arquivo único com várias cenas. Nesse caso os cortes são rotineiros e no fundo funcionam apenas como marcações pois o arquivo original não é retalhado; desta forma, sempre vai existir o "antes" e o "depois" do corte; coisa que não acontece com os clipes da máquina fotográfica que já são em arquivos separados.

Sabendo disso, na hora que você for "filmar" com sua máquina digital, filme um ou dois segundos "antes" e "depois" de cada tomada para serem usados na transição. (viu que chique, já estamos até discutindo técnicas de fotografia)!!!

Abraços e Parabéns pela didática!

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

memibibi,

muito obrigado pela explicação q por sinal consegui fazer logo na primeira vez também tão bem detalhada q se não conseguisse poderia largar mão e inventar de fazer outra coisa.

agora para ajudar o premiere esta travando vou dar uma lida em uns post atrs pois acho q lee algo dizendo a este respeito....

valeu mesmo pela ajuda....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memibibi,

Com relação ao que você escreveu...

"Uma observação... Realmente sou novata, mas o que já andei pesquisando esses ultimos meses, me serviu de boa pré-escola. por isso, sei que tenho mais facilidade em aprender mesmo. Senti que meu ritmo estava acelerado nos Posts do Adobe, e acho que muita coisa não ficou claro pra muita gente. Acho que é a experiência que peguei nos vários testes que já fiz... por isso, pode ir perguntando com tranquilidade, que a gente detalha bem pra você, mas pergunte também detalhado..."

... digo o seguinte: Pessoas como você, é que fazem um Fórum como este ser cada vez melhor. Os Mestres, como o Dinho e Outros, são extremamente necessários, mas você com sua dedicação, sentimento de solidariedade, vontade de aprender e ensinar, faz diferença. Aproveito para agradecer aos Mestres, pelas aulas e a você por ser como você é.

Sidney

PS: Desculpas ao Márcio S(h)ell pela fugida do assunto do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedBeard@08 de fevereiro de 2006, 22:32

Isso mesmo! Mas não é pelo bem da ciência... é questão de honra ser mais inteligente que esse monte de plástico, metal e vidro... (pelo menos essa vez eu ganhei, hehehehehe)

Abraços e Parabéns pela didática!

Red,

Isso é o que vem de dentro de cada pessoa... A vontade de vencer desafios... Uns possuem mais, outros menos... Você é uma dessas pessoas que tem muita vontade. Acho que se não conseguisse decifrar aquele "mistério", iria se sentir meio entristecido, não? Eu já sou um pouco mais largada.... Bem, se der pra "passar sem", tudo bem... vou indo... Mas devo completar que seu teste foi muito util pra mim. Com ele, sei que posso melhorar ainda mais o resultado de meus projetos, pois realmente a transição dava uma "paradinha" bem leve. Dava pra passar tranquilamente, mas agora, posso deixar praticamente perfeito. Obrigada pelo sua vontade de saber cada vez mais, e procurar soluções... Todos ganham com isso...

Postado Originalmente por Fabianofp+09 de fevereiro de 2006, 01:09-->
memibibi,

muito obrigado pela explicação q por sinal consegui fazer logo na primeira vez também tão bem detalhada q se não conseguisse poderia largar mão e inventar de fazer outra coisa.

valeu mesmo pela ajuda....

sidneimartins@09 de fevereiro de 2006, 01:44

Memibibi,

Com relação ao que você escreveu...

... digo o seguinte: Pessoas como você, é que fazem um Fórum como este ser cada vez melhor. Os Mestres, como o Dinho e Outros, são extremamente necessários, mas você com sua dedicação, sentimento de solidariedade, vontade de aprender e ensinar, faz diferença. Aproveito para agradecer aos Mestres, pelas aulas e a você por ser como você é.

Obrigada a vocês, também, pelas palavras de apoio. :D

Não é a primeira vez que escrevo aqui no Forum que são mensagens assim, das pessoas que dizem que conseguiram, que voltam pra agradecer, ou mesmo que voltam e dizem que não deu certo... pessoas que simplesmente escrevem uma coisa bacana pra gente de retribuição, que faz com que eu tenha a vontade de continuar a ajudar. A gratidão que sinto, pelo que consigo aprender, me faz com que tenha vontade de ajudar a todos que precisem. Isso faz um bem muito grande pro nosso espirito. :-BEER

por isso, vou aproveitar e deixar aqui uma mensagem, a quem por aqui passar: Sempre que perguntarem algo, lembrem de retornar, mesmo que seja pra dizer que não funcionou, mesmo que não seja agradecimento, mas seja pra mostrar a solução que teve, mesmo que não seja a solução postada. Sei por experiência, que são esses retornos um alimento precioso pra todos que contribuem com ajuda e explicações... E são esses retornos, uma ferramenta poderosa de saber o que funciona e o que não funciona, pra uns e pra outros... Pois na informática, cada micro é cada um. Parece que é como gente, não existem 2 iguais...

Obrigada a todos :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho...

Estou pensando agora uma coisa...

Eu já disse a vocês que estou preparando um material pra Iniciantes no Premiere, com dicas básicas, BEM BÁSICAS mesmo. Eu tinha dito que pretendia mandar pra você e pro Red, depois de pronto, via e-mail pra uma "conferência", e depois, veria a melhor forma de postar. Estou preparando o material em Word, e pelo que vi, não vai ser muito rápido pra eu concluir...

Pensei agora, se você me permitir, eu poderia ir postando as páginas que eu for concluindo aqui mesmo. Insiro elas "coladas" de meu word e colocadas as imagens. Deixaria a escrita numa cor destacada, azul, pra saber o que seria minha "matéria" e o que seriam postagens normais... O que eu escrevesse, que não ficasse bem claro, ou que estiver incorreto, ou que tiver uma forma melhor de escrever pra esclarecer, vocês iam dando os "pitecos". Depois de finalizado, posto tudo em Artigos, FAQs, ou peço pra alguém hospedar pra mim em PDF, que facilitaria a impressão.

Se você achar isso apropriado, de OK, que eu começo a colocar o material...

Abraços,

Memi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal,

estou de volta e com problemas...

o projeto esta certinho com efeitos e musicas porém quando coloco ele p rodar p ver como ficou ele roda um pouco e depois trava e quando reederizo também trava, já instalei e desinstalei 3 vezes o adobe e refiz o mesmo com mainconcept e imaginate também e refiz também o projeto e continua travando o q pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por memibibi@09 de fevereiro de 2006, 05:06

Dinho...

Estou pensando agora uma coisa...

Eu já disse a vocês que estou preparando um material pra Iniciantes no Premiere, com dicas básicas, BEM BÁSICAS mesmo. Eu tinha dito que pretendia mandar pra você e pro Red, depois de pronto, via e-mail pra uma "conferência", e depois, veria a melhor forma de postar. Estou preparando o material em Word, e pelo que vi, não vai ser muito rápido pra eu concluir...

Pensei agora, se você me permitir, eu poderia ir postando as páginas que eu for concluindo aqui mesmo. Insiro elas "coladas" de meu word e colocadas as imagens. Deixaria a escrita numa cor destacada, azul, pra saber o que seria minha "matéria" e o que seriam postagens normais... O que eu escrevesse, que não ficasse bem claro, ou que estiver incorreto, ou que tiver uma forma melhor de escrever pra esclarecer, vocês iam dando os "pitecos". Depois de finalizado, posto tudo em Artigos, FAQs, ou peço pra alguém hospedar pra mim em PDF, que facilitaria a impressão.

Se você achar isso apropriado, de OK, que eu começo a colocar o material...

Abraços,

Memi

Boa ideia.... Vai colocando aos poucos e depois de pronto eu hospedo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!