Ir ao conteúdo

Tutorial: Guia p/ Biosmod nas X800/850 (GT, GTO, GTO2, PRO)

Tyellbee

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu comprei uma placa de vídeo radeon x800gto 256Mb de RAM AGP da PowerColor e estou com algumas dúvidas quanto à ativação dos 4 pipelines adicionais através do uso de biosmod , ficaria satisfeito se me esclarecesse.

Ainda não vi se é possível usar o biosmod pois a placa ainda não chegou mas de qualquer forma aqui vão as minhas dúvidas:

1) Caso de o flash com a nova bios modificada e não consiga a ativação dos pipelines é possível atráves do mesmo procedimento dar flash para retornar à bios original??Nãoconsigo enxergar nenhum motivo que impeça isso , mas pelo que já vi vocês dizem que utilizar a bios modificada é um procedimento perigoso e pode acontecer de perder a placa permanentemente. Bom para mim se não funcionar é so retornar à bios original , não é???

2)Andei vendo os programas para dar flash na página techpowerup achei o link http://www.techpowerup.com/downloads/Utili...OS_Flashing/ATI , observei que existem vários diferentes , qual deles eu uso??? O que você passou na primeira mensagem do tópico serve para a minha placa de vídeo??

3)Outra coisa , peguei a bios orginal da minha placa .bin para dar uma olhada , abri com o bloco de notas eu não entendi absolutamente nada né . Queria saber como se faz para alterar esse arquivo corretamente , se você tem algum link aí que explica como fazer isso ou se você mesmo podia dar uma esclarecida.

Bom , é isso , agradeço a paciência de vocês :palmas:

Opa, beleza?

A respeito das tuas dúvidas, caso de algum problema , ao dar flash com bios errada, dar algum problema quando ta dando o flash, e a placa tranke (ou seja, não de mais pra dar o boot com ela), você terá que usar uma placa de vídeo PCI para poder dar o boot e dar o flash de novo com a bios original da placa, por isso sempre é bom salvar a bios original antes de dar qualuqer flash... Mas usando o programa corretamente e com a bios certa eu pelo menos nunca vi de ninguém conhecido dar problema... Já li de pessoas em que da problema por usar a bios errada por exemplo...

E até pra não dar um flash desnecessário por isso é bom dar uma olhada nos fuses pra ver se há placa tem possibilidade de softmod, por isso quando receber sua placa poste um screen dos fuses que daí te dou uma mão pra ver se ela aceita o softmod...

Sobre o programa, as pci-e tem que usar o flashrom modificado... Como sua placa é agp use o Atiflash que é o mais usado nas placas agp...

E sobre ler a bios, você tem que usar um programa especifico, chamado RaBit RaBit

falou...

• Membro VIP
Postado

será que tenho sorte ?

atitoolxs7.jpg

PCI-Ex

já procurei por bios com 256Gddr3 para Hynix.. mas nada feito :\

:help: valeu

Mais pipelines nela não da mesmo, estão desabilitados permanentemente... Mas sempre tem overclock né, estas placas são conhecidas por terem um bom potencial.... B)

• 2 semanas depois...
Postado

cara to com uma x800gto fireblade edition aqui e queria saber se da pra ativar 16 pipes nela...primeiro pelo que vi tenho q baixar o atitool...mas qual eu baixo?seria o 0.25 beta 14?

• Membro VIP
Postado

cara to com uma x800gto fireblade edition aqui e queria saber se da pra ativar 16 pipes nela...primeiro pelo que vi tenho q baixar o atitool...mas qual eu baixo?seria o 0.25 beta 14?

Isso, pode ser este mesmo, que quando você entrar em "settings" bem embaixo vão estar os fuses, daí você tem que informar o que está lá ou postar um screen como já foi postado aqui no tópico várias vezes que te digo se da ou não para habilitar mais pipes nela...

falou

Postado

Opa, beleza?

Ví esse tópico, achei interessante, e aqui vai algumas dúvidas:

Tenho uma X800 PRO PCI-E

CONFIG_DIE_FUSES 0XEFF7FFFF

CONFIG_SUBSTRAT_FUSES 0XFFFFFF9F

CONFIG_ROM_FUSES 0X861

Bom, tem como liberar os pipes????

Agradeço desde já.

falou!

• Membro VIP
Postado

Opa, beleza?

Ví esse tópico, achei interessante, e aqui vai algumas dúvidas:

Tenho uma X800 PRO PCI-E

CONFIG_DIE_FUSES 0XEFF7FFFF

CONFIG_SUBSTRAT_FUSES 0XFFFFFF9F

CONFIG_ROM_FUSES 0X861

Bom, tem como liberar os pipes????

Agradeço desde já.

falou!

Boa notícia!!!! Sim, pelos teus fuses da pra fazer mod pra 16 pipelines transformando numa x800xt.... :-BEER

Agora é só ver pra modificar a bios da sua placa, é a melhor forma pois você continua usando a bios que veio nela só modificada para permitir que os 16 pipelines fiquem abertos...

É só postar neste tópico gringo sua bios e pedir para modificarem pra você ou se preferir fale comigo por MP que eu faço isso pra você e vejo pra modificar sua bios... E depois da um retorno aqui no tópico para ver se deu certo...

falou

• Membro VIP
Postado

ve ai cara...mas acho q n da não...

Opa, beleza? É, pelos fuses os outros 4 pipelines estão permanentemente desativados mesmo...

Postado

já que n posso fazer isso..queria dar um over moderado...posso fazer pelo atitool mesmo?e como você consegue 6k pontos no 3dmark 2005? minha config é parecida e consigo 4k...

• Membro VIP
Postado

já que n posso fazer isso..queria dar um over moderado...posso fazer pelo atitool mesmo?e como você consegue 6k pontos no 3dmark 2005? minha config é parecida e consigo 4k...

Opa, beleza? Pode usar o Atitool sim... Eu consigo esta pontuação com ela rodando com bios de x850xt com os 16 pipelines ativados, com ela a 534/1170MHz... Aí vai o link para dar uma olhada no teste:

http://service.futuremark.com/compare?3dm05=1791886

Mas você com um bom overclock e a placa configurada para máximo desempenho deve conseguir uns 500 pontos eu acho.... Portanto o negócio é ver até onde você vai com ela e configurar para rodar com máximo desempenho....

Postado

e aí Tyellbee beleza?

cara tenho uma HIS x800GT R480 (conferido no chip) memoria samsung mais no everest e no atitools diz q é R423, o que posso fazer para melhorar será que posso habilitar mais pipelines já que no momento ela tem 8?

valeu pela ajuda

CONFIG DIE FUSES --- 0xFFFF9FFF

CONFIG SUBSTRATE FUSES --- 0xFFFFFF9D

CONFIG ROM FUSES --- 0x862

• Membro VIP
Postado

e aí Tyellbee beleza?

cara tenho uma HIS x800GT R480 (conferido no chip) memoria samsung mais no everest e no atitools diz q é R423, o que posso fazer para melhorar será que posso habilitar mais pipelines já que no momento ela tem 8?

valeu pela ajuda

CONFIG DIE FUSES --- 0xFFFF9FFF

CONFIG SUBSTRATE FUSES --- 0xFFFFFF9D

CONFIG ROM FUSES --- 0x862

As x800gt com r480 tem um sistema de desabilitar os pipelines que não foi descoberto nenhuma forma de reverter, portanto estão desabilitados permanentemente..... Se você conferiu que sua placa é r480 mesmo se você utilizar uma bios que reconheça a placa como r480 se tem um ganho de performance, provavelmente por causas de otimizações específicas das r480.... Portanto abrir mais pipes não dá, mas colocando uma bios que reconheça a placa como r480 você terá aumento do desempenho, embora o potencial de overclock posssa diminuir um pouco e a temperatura aumentar um pouco....

• Membro VIP
Postado

Obrigado Tyellbee pelas informações, não sei se mudo a bios mais se eu for fazer onde acho a bios ideal?

No tópico tem uma bios para as x800gt da HIS que tem núcleo r480 e memórias 2.0ns, você sabe que memória sua placa usa? Se a sua placa for como da bios modificada póde usar ela... Esta bios também já tem configuração para liberar qualuqer puipe que possa haver, mas em geral os pipes como te falei estão permanentemente desativados.... Senão também é só me mandar a bios que vejo pra modifica ela só pra permitir que ela reconheça o núcleo e aproveite esta vantagem....

Falou...

• Membro VIP
Postado

como posso saber se as memórias sao 2.0ns? e como vou salvar a bios e enviar para você?

desculpe mais sou leigo *rs*

Como você olhou o núcleo da placa achei que você tinha olhado as memórias também... Pelo código delas da para saber, mas o importante você sabe é que o núcleo e r480... Baixe o Atitool e vah em Settings / Miscellaneous e clica em "Dump Bios" e você poderá salvar a sua bios.... Daí é só mandar ela pra mim que vejo pra modificar pra você....

Falou....

• 2 semanas depois...
Postado

Tô com uma Powercolor X800GT 256MB 256bits aqui, pelo que vi ela tem o núcleo R480 mesmo, apesar de o ATITool apresentar como R423. Ela veio com um cooler de cobre como o da X800GT Extreme Edition da Powercolor mesmo, as memórias são de 1,6ns.

Não tive incentivo para tirar o cooler e ver a vera qual é o núcleo usado, mas como vi que praticamente todas as X800GT da Powercolor são R480 e a Extreme Edition é com certeza R480 não precisei ver mais. Até que cheguei longe no over, estável consegui 580/1200. Depois vou ver esse bios que melhora em 7% o rendimento da placa.

• Membro VIP
Postado

Tô com uma Powercolor X800GT 256MB 256bits aqui, pelo que vi ela tem o núcleo R480 mesmo, apesar de o ATITool apresentar como R423. Ela veio com um cooler de cobre como o da X800GT Extreme Edition da Powercolor mesmo, as memórias são de 1,6ns.

Não tive incentivo para tirar o cooler e ver a vera qual é o núcleo usado, mas como vi que praticamente todas as X800GT da Powercolor são R480 e a Extreme Edition é com certeza R480 não precisei ver mais. Até que cheguei longe no over, estável consegui 580/1200. Depois vou ver esse bios que melhora em 7% o rendimento da placa.

Bom overclock, deve ser mesmo r580....

Postado

Uma outra pergunta, tem como ativar o sensor de temperatura e a leitura da velocidade de rotação da ventoinha da placa alterando o BIOS? Inclusive a ventoinha da minha placa tem o fio amarelo de leitura, mas o ATITools não faz leitura nenhuma.

• Membro VIP
Postado

Uma outra pergunta, tem como ativar o sensor de temperatura e a leitura da velocidade de rotação da ventoinha da placa alterando o BIOS? Inclusive a ventoinha da minha placa tem o fio amarelo de leitura, mas o ATITools não faz leitura nenhuma.

Da uma olhada neste tópico (Link), se o sensor estiver lá os programas vão detectá-lo quando você configurar para mostrar a temperatura.... Se não der para habilitar este recurso com estes programas é porque ela não tem o sensor...

Falou...

Postado

Olá. Tenho uma AGP POWERCOLOR X800 GTO 256Mb 256Bits.

O núcleo dela é R430.

Tirei uma screen do ati tools. Dá p ativar os 16 pipes? Caso não dê, pelo menos um overclock ela aguenta?

atitoolsfj8.th.jpg

Minha placa é dessa aí:

x800agpfs2.th.jpg

valeu a atenção. :-BEER

Postado

tipo...

N li isso tudo não... mas queria tirar uma dúvida...

Tenho um X800GTO powercolor. beleza!!!

Não consigo ver a temperatura dela... nem no everest, atitools e nem no ati tray tools!!!

Vi na net que todos que possuem a GTO da sapphire conseguem visualizar a temp dela.

Do cooler da minha vga (power) saem 3 fios... preto, vermelho e amarelo (q acredito q seja do sensor)...

Daí minha pergunta... tem alguma maneira de conseguir ver a temp dela??? E se eu colocar a Bios da sapphire... eu conseguiria??? Ou se somente fizesse alguma modificação na bios dela mesma... alguem sabe se tem como??

por favor.... alguem pode me ajudar????

Vlews!!!

• Membro VIP
Postado

tipo...

N li isso tudo não... mas queria tirar uma dúvida...

Tenho um X800GTO powercolor. beleza!!!

Não consigo ver a temperatura dela... nem no everest, atitools e nem no ati tray tools!!!

Vi na net que todos que possuem a GTO da sapphire conseguem visualizar a temp dela.

Do cooler da minha vga (power) saem 3 fios... preto, vermelho e amarelo (q acredito q seja do sensor)...

Daí minha pergunta... tem alguma maneira de conseguir ver a temp dela??? E se eu colocar a Bios da sapphire... eu conseguiria??? Ou se somente fizesse alguma modificação na bios dela mesma... alguem sabe se tem como??

por favor.... alguem pode me ajudar????

Vlews!!!

Se não consegue ver usando atitool e ati tray tools é porque a placa não tem o sensor, várias x800 da powercolor não vem com sensor, opção do fabricante... Portanto uma bios nova não vai resolver o problema...

Falou...

Olá. Tenho uma AGP POWERCOLOR X800 GTO 256Mb 256Bits.

O núcleo dela é R430.

Tirei uma screen do ati tools. Dá p ativar os 16 pipes? Caso não dê, pelo menos um overclock ela aguenta?

atitoolsfj8.th.jpg

Minha placa é dessa aí:

x800agpfs2.th.jpg

valeu a atenção. :-BEER

Opa, beleza?

Bom, mod pra 16 pipelines não dá, mas overclock sempre tem como fazer né, as x800gto em geral são boas de overclock, agora quanto você vai conseguir depende de cada placa... Mas geralmente da pra conseguir um overclock bonzinho nelas...

Falou...

Postado

também tenho a X800 GTO AGP 256MB da powercolor, e o atitool diz que o ultimo quad está desativado por laser. Posso ativa-lo com hard mod? O ati tool mostra que o núcleo é r430, e acho que é mesmo, porque o over não passa de 450 mhz.

Valeu a ajuda :palmas:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...