Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desinstalar programas em linux ?


sparskter

Posts recomendados

Olá pessoal

Bem, acontece que uma boa parte dos usuários já sabem como instalar os programas para Linux... Certo. E quanto à desinstalação ?

Vamos a um exemplo... Eu uso o Mandrake 9.1. Se eu baixar um pacote RPM e instalar, futuramente se quiser remover, fica fácil se eu for no gerenciador de pacotes.

E quantos aos programas compilados ? Aqueles que possuem os .tar.gz ? Eu já li em outros lugares dizendo para fazer:

make uninstall

Mas isso quer dizer que eu obrigatoriamente devo ter as fontes no HD...

Em outras palavras.. Digamos que eu tenha baixado um arquivo.TAR.GZ; Instalo ele e APAGO o arquivo.TAR.GZ.

Agora digamos que daqui a um  mês eu queira desinstalá-lo ? Como proceder (lembrando que eu não possuo mais as fontes !)?

espero ter sido claro na descrição do problema

Abraços

sparskter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dos .rpm

instalar rpm -ivh nome do pacote

atualizar rpm -Uvh nome do pacote

desinstalar rpm -e nome do pacote

nos tar.gz

descompacte o arquivo e entre no diretório

instale o programa, na maioria dos casos é com ./configure depois make e por fim make install

para poder desinstalar você não pode apagar o diretório da instalação, entre nele e digite make uninstall

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!