Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FAT32 no Windows XP


KnightRaf

Posts recomendados

Olá, a todos!

:( Duvida:

Estava lendo no arquivo de ajuda do Windows XP, que ele reconhece até 32GB de disco rigidos formatados em FAT32. Quero saber saber se essa afirmação é verdadeira.

Contradizendo <_< :

Então, eu suponho que todos os discos de 40GB, devem ser particionados, em uma unica partição(C:), e formatados em NTFS, no Windows XP. Será?

Li no ajuda e suporte do Windows XP:

Escolhendo entre NTFS, FAT e FAT32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato é que não é o Windows que não reconhece e sim qualquer sistema operacional.

A partição FAT32 tem limite de 32GB e também limite de 2GB por tamanho de um único arquivo.

O cluster do FAT32 também é maior, tem 4KB ... ou seja, qualquer arquivo não múltiplo de 4KB será auto preenchido com os bytes restantes para completar um único cluster.

Arquivos, 500 bytes, 1KB, 2KB, 3kb tem todos o tamanho de 4KB . entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade é que diferente do que foi dito não é que o Windows XP não reconheça partições maiores do que 32GB e sim que ele não pode criar nem formatar essas partições.

Além disso diferente do que o amigo Rafa Token falou primeiro essa limitação só se refere ao Windows XP sim e não existe esse problema com o Windows ME ou 98 por exemplo, além disso o limite para tamanho de arquivos em FAT32 é de (2^32)-1 bytes, ou seja, 4GB e não de 2GB como foi dito.

Para usar o Windows XP com FAT32 em um disco com mais de 32GB você tem que criar a partição e formata-la em FAT32 utilizando outro programa que não seja o CD de instalação do Windows XP. Como por exemplo um disco de boot do Windows 98 com Fdisk.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O NTFS é o tipo de formato padrão no Windows XP, mas o FAT32 é popular entre usuários que têm inicialização múltipla (dual boot) entre XP e 9X. Existe uma limitação que impede o XP de criar uma partição maior que 32 GB usando FAT32. No entanto, é possível usar o DiscWizard Starter Edition ou o Windows 98/Me para criar uma partição maior e usá-la no Windows XP. Unidades de alocação geralmente são mantidas na configuração padrão a menos que você saiba especificamente como deseja usar o sistema. Se você usar vídeo ou áudio, será necessário usar unidades de alocação maiores, para aumentar o desempenho com arquivos grandes, mas, se você tiver muitos arquivos pequenos, esses arquivos ocuparão mais espaço no disco rígido. Por exemplo, se você definir o tamanho da unidade de alocação para 64 k, qualquer arquivo, até mesmo de 1 k, usará 64 k de espaço em disco. A formatação rápida é usada para formatar rapidamente a unidade, mas esse recurso ignora diversos processos de verificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ôpa, não quero contrariar o pessoa nem parecer que sou o dono da verdade, porém tenho 2 HD's na minha primeira máquina , um com 160 Gb e outro com 200 Gb e tem partições maiores que 32 Gb....

Além disto o tamanho máximo de um arquivo em FAT 32 é 4 GB e não 2Gb como foi dito. Digo isso com certeza por que trabalho com o DVD Shrink e ele faz uma análise dos discos rígido e dá a mensagem que tal partição é formatada em FAT 32 e não suporta arquivos maiores que 4 Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rickg@16 de fevereiro de 2006, 22:23

ôpa, não quero contrariar o pessoa nem parecer que sou o dono da verdade, porém tenho 2 HD's na minha primeira máquina , um com 160 Gb e outro com 200 Gb e tem partições maiores que 32 Gb....

Além disto o tamanho máximo de um arquivo em FAT 32 é 4 GB e não 2Gb como foi dito. Digo isso com certeza por que trabalho com o DVD Shrink e ele faz uma análise dos discos rígido e dá a mensagem que tal partição é formatada em FAT 32 e não suporta arquivos maiores que 4 Gb.

Fique tranquilo, pois você não vai contrariar o pessoal, apenas o colega RafaToken foi quem errou nas duas primeiras respostas que ele deu, mas esses erros já foram corrigidos ao longo do tópico.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Limite de tamanho de uma partição FAT16=2GB/4GB, sim dá para ter partições FAT16 de 4GB, mas usaria superblocos de 64K, partição suportada apenas pelo Win NT e sistemas baseados. Esse tipo de partição é arriscado pois usando cluster desse tamanho o risco de corromper a partição caso falte energia é grande. Não sei qual o limite de tamanho de um único arquivo.

Limite de tamanho de uma partição FAT32=4TB(Terabytes), quanto a usar superblocos não sei dizer se aumenta o seu tamanho, mas também existe o risco de corromper fácil uma partição se cair a luz ou travar a máquina. E como foi dito pelo pessoal, há um limite de 4GB por arquivo.

Já fiz umas partições com cluster de 64KB e desliguei e fiquei testando, a partição corrompia muito facilmente. Mas posso estar errado também, pesquisarei melhor no site da microsoft um dia desses.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!