Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

P4 LGA-775 é 64bits?


Mickey999

Posts recomendados

Postado Originalmente por Mickey999@21 de fevereiro de 2006, 23:30

Eu tenho um P4 HT 3.0 LGA-775!

Eu vi um folhedo da intel que estava escrito que todos os LGA era 64bits e tem 2MB de L2-Cache!

beleza...agoa eu quero saber se isso é verdade?

Minha configuração ta ai na assinatura casso algum duvida!

beleza galera...valeu!!!!

Qual o modelo do processador? é só olhar na tabela da intel... http://www.intel.com/products/processor/pentium4/index.htm ´´view proc.. number...´´ :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, na verdade ele não é. A série 6xx dos processadores Pentium 4 (LGA775 2MB e HT) tem uma função chamada EM64T.

Essa função adiciona ao processador instruções que são capazes de rodar aplicativos 64bits e sistemas operacionais 64bits em um tipo "emulador" no núcleo do processador. Ele ainda elimina o limite máximo de 4GB de RAM estipulado pelos sistemas 32bits convencionais.

Ele nada mais é do que um processador 32bits que "dá uma de esperto" rodando coisas 64bits com um desempenho menor... Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nabucodonossor quando eu disse que ele era um "emulador" quis dizer que ele suporta 64bits mas não nativamente, ou seja, ele tem a capacidade de rodar aplicativos 64bits mas toda vez que isso for feito ele tem que transformar as informações no modelo 32bits e depois de volta pra 64bits, tendo assim uma pequena perda de desempenho.

Seria como se você aprendesse um lingua estrangeira. você poderia se comunicar normalmente mas nunca iria falar como um nativo da lingua. Como os AMDs 64bits fazem.

Com relação a memória, cada tipo de processador 16, 32, ou 64bits tem um limite máximo de memória que pode ser usada com ele.

Se não me engano os processadores 16bits só poderia usar até 16MB de memória RAM. Os 32bits até 4GB e com os 64bits esse limite sobre pra 16 Terabytes de RAM.

No futuro próximo a necessidade de ter mais de 4GB será real e os processadores 64bits necessários.

Por isso a função EM64T acaba com esse limite pra quem no futuro pensa em ter mais de 4GB RAM sem ter que comprar um processador 64bits... Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li o topico do Clube do Hardware q mostra como funciona a tecnologia Intel EM64T"

Lá fala q para mim poder usar as tecnologias exclusivas dessa tecnologia eu preciso de ter um win 64bits...

Essas tecnologias exclusivas seria apenas a vantagem de rodar programas 64 bits?

O q eu mais quero em computador é perfomance...bom...eu tendo o win 64bits vou ganhar performance com esse processador!?

beleza valeu ai!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Put a keep a real@23 de fevereiro de 2006, 12:18

Nabucodonossor quando eu disse que ele era um "emulador" quis dizer que ele suporta 64bits mas não nativamente, ou seja, ele tem a capacidade de rodar aplicativos 64bits mas toda vez que isso for feito ele tem que transformar as informações no modelo 32bits e depois de volta pra 64bits, tendo assim uma pequena perda de desempenho.

Seria como se você aprendesse um lingua estrangeira. você poderia se comunicar normalmente mas nunca iria falar como um nativo da lingua. Como os AMDs 64bits fazem.

Com relação a memória, cada tipo de processador 16, 32, ou 64bits tem um limite máximo de memória que pode ser usada com ele.

Se não me engano os processadores 16bits só poderia usar até 16MB de memória RAM. Os 32bits até 4GB e com os 64bits esse limite sobre pra 16 Terabytes de RAM.

No futuro próximo a necessidade de ter mais de 4GB será real e os processadores 64bits necessários.

Por isso a função EM64T acaba com esse limite pra quem no futuro pensa em ter mais de 4GB RAM sem ter que comprar um processador 64bits... Valeu...

O limite de memória não tem muita relação com a bitagem do processador,

O 6502 era 8 bits e endereçava 64 KB (16bits de endereçamento), o 8086 era 16 bits e endereçava 64KB tambem, já o 286 era 16 bits mas endereçava 1MB (20bits de endereçamento), o 386 era 32bits e endereçava 4GB (32bits de endereçamento), o Pentium era 32 bits e endereçava (em teoria) 64GB (36bits de endereçamento), o problema é que para um processador endereçar mais bits que sua bitagem ele precisa usar segmentos (quem já programou em DOS deve saber bem o que é isso), para os x86 32bits enedereçarem mais que 32 bits era preciso usar segmentos, e ninguém mais estava afim de usar segmentos...

A ideia da AMD ia alem do endereçamento, alem de aumentar a bitagem eles aumentaram o número de registradores, isso facilita na hora de programar e deixa o aplicativo mais rápido já que registradores são mais rapidos que memória ou cache, quando um programa é recompilado para x64 o desempenho dele aumenta mais ou menos 10 por cento, se for reescrito para receber algumas otimizações o desempenho pode aumentar ainda mais.

O problema é que precisa ser recompilado, não é só pegar um programa que você já usa no win 32bits e passar para o 64...

O q eu mais quero em computador é perfomance...bom...eu tendo o win 64bits vou ganhar performance com esse processador!?

Como eu disse acima só ganha desempenho em aplicativos 64 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse papo de 64bits é mais marketing do que qualquer outra coisa.

Tanto Athlon 64 quanto P4 64bits são processadores que operam em 32 bits e 64 bits. A realidade é que 64 bits hoje para maioria das aplicações não faz sentido. Seria útil para acesso a mais de 4GB de memória RMA e alguns calculos mateméticos de maior precisao (talvez a Nasa use)

Enquanto voce não tem 4GB de memória no seu PC, não vai ter ganho nenhum.

A diferença pode ser comparada com a FAT 16 e a FAT 32 (bits) . Não é mais rápida, apenas consegue acessar HD maiores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EduardoS@24 de fevereiro de 2006, 19:32

Ou para criptografia,

E existe ainda a vantagem dos registradores extras, apenas 8 registradores nos x86 é um pesadelo.

Bem lembrado... embora criptografia normalmente usa o hardware proprietário como nas redes wifi etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!