Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HUB, Switches e Routeador


RatinhoBr

Posts recomendados

E aí qual a diferença basica entre eles?

O hub serve pra ligar os cabos em rede... e o switche também não é?

O routeador também liga em rede, tem routeadores banda larga e wireless, alguns com suporte a impressora...

Uma outra pergunta... A conexao com a internet ligado na rede diretamente no Hub ou Swithes a conexao é dividida, ok? E no routeador banda a]larga, as conexoes de internet banda larga q estão em rede também sao divididas??

vlwwz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros.

O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RatinhoBr@16 de março de 2006, 22:53

E aí qual a diferença basica entre eles?

O hub serve pra ligar os cabos em rede... e o switche também não é?

O routeador também liga em rede, tem routeadores banda larga e wireless, alguns com suporte a impressora...

Uma outra pergunta... A conexao com a internet ligado na rede diretamente no Hub ou Swithes a conexao é dividida, ok? E no routeador banda a]larga, as conexoes de internet banda larga q estão em rede também sao divididas??

vlwwz

Só respondendo as outras perguntas...quanto a primeira, a resposta é sim.

Na segunda também é sim....se você tem uma conexão de 8M, esse valor será dividido entre todos os micros.

A terceira também é sim. Supomos que eu tenho um router fazendo um link com 8M...se eu ligar ele a um hub-switch, todas as outras portas darão acesso a net...ou seja, isso cai na sua segunda pergunta...

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supomos que eu tenho um router fazendo um link com 8M...se eu ligar ele a um hub-switch, todas as outras portas darão acesso a net...ou seja, isso cai na sua segunda pergunta...

Como assim ligar o router em um hub-switch?? ele propio já não vem com as portas e serve como um propio, então porque liga-lo a um, so pra aumentar a quantidade de portas é?

porque pode ligar o router sem a necessidade de um hub-switch, compartilhando a rede e a conexao não é ?

Obrigado pelas respostas

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RatinhoBr@16 de março de 2006, 23:29

Como assim ligar o router em um hub-switch?? ele propio já não vem com as portas e serve como um propio, então porque liga-lo a um, so pra aumentar a quantidade de portas é?

porque pode ligar o router sem a necessidade de um hub-switch, compartilhando a rede e a conexao não é ?

Obrigado pelas respostas

t+

Não, pois existem os ADSL Router com apenas uma porta....com um desses, você precisaria de algum "extensor" de portas se quisesse conectar mais de um micro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de falar RatinhoBr...além disso, em redes mais complexas, você não vai somente usar rotiadores para ligar tudo...em vista do alto preço. É muito comum você acabar usando por exemplo, 2 routers...depois você tem as divisões principais com os switchs e por fim, as ramificações secundárias feitas por simples hubs...ligando impressoras, scanners e etc a rede....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok.. valeu!!

mais.. no meu caso aqui.. é um roteador com 4 portas banda larga com suporte a wireless.. e não uso mais do q as 4 portas

nesse caso, não precisei usar hub-switches.. então a conexao banda larga é dividida do mesmo jeito?? ql seria a diferenca se eu usasse um swithe então.. perdia um pouco o rendimento ?

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RatinhoBr@16 de março de 2006, 23:50

ok.. valeu!!

mais.. no meu caso aqui.. é um roteador com 4 portas banda larga com suporte a wireless.. e não uso mais do q as 4 portas

nesse caso, não precisei usar hub-switches.. então a conexao banda larga é dividida do mesmo jeito?? ql seria a diferenca se eu usasse um swithe então.. perdia um pouco o rendimento ?

obrigado!

Perfeito. Nesse caso você nem precisaria....o q não é o caso de muito assinantes de banda larga...que tem apenas um router com 1 porta.

Bom, de qualquer forma, a banda é divida. Se eu tenho um speedy de 8M. Se eu tenho 4 micros aqui em casa, eu não vou esperar que pra todos eles, o tráfego máximo seja de 8M....se fosse, eu teria uma conexão de 32M e não 8M!!! rsrsrs...o q seria bom, mas infelizmente não é possivel...

você não teria vantagem nenhuma ao usar um switch...e nem motivo. Sö gastaria dinheiro, já que você tem um router com 4 portas....q é o que você precisa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!