Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal,

tenho duas duvidas quanto a redes:

1- Configurei o nome da máquina e domínio, enereço ip, subrede, gateway, e tudo mais, mas me falta o básico: como faço para acessar no outro computador?? Tipo, no win, clico no ícone de rede, escolho a rede e então entro na máquina que quero explorar, mas e no linux? como faço para acessar os outros computadores??

2- Sei que é possivel fazer com que maquinas Win e Linux se enxerguem e troquem arquivos e etc. Mas como é feito isso? preciso de algum software ou é feito nativamente pelos S.O's?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para máquinas Windows acessar Linux:

Configure o SAMBA

Tutoriais:

  - http://olinux.uol.com.br/artigos/287/1.html

  - http://olinux.uol.com.br/artigos/297/1.html

  - http://olinux.uol.com.br/artigos/305/1.html

Para máquinas Linux acessar o Windows

você pode montar o diretório compartilhado normalmente em um diretório no Linux.

Sintaxe:

mount -t smbfs -o username=usuario,password=senha //host/compart /pto_montagem

Exemplo:

No meu windows com o nome de rede "diretoria" tenho o diretorio "comercial" compartilhado com a senha "Acesso". Vou monta-lo em /mnt/rede

Comando:

mount -t smbfs -o username=,password=Acesso //diretoria/comercial /mnt/rede

[]'z e Boa Sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando sao duas maquinas linux, você pode usar tanto o samba quanto o NFS, segue um link com um tutorial da Conectiva: NFS, é bem simplezinho

ou se você preferir, você pode fazer transferencia de arquivos pelo ssh que funciona como um telnet, mas com um nivel de segurança mais alto.

Ex.

ssh ip.da.maquina  - você loga na maquina e tem controle sobre ela

scp arquivo ip.da.maquina:/destino - copiar arquivos ou diretorios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda de vocês, mas não consegui...

Tipo, no linux não tem como acessar a rede como se faz no Windows? Tenho que montar as partições que quero explorar??

tipo, aqui não é o esquema cliente/servidor, são apenas computadores interligados pela rede, preciso realmente configurar o samba para poder acessar as máquinas linux de um windows? Isso é possivel apenas com o samba?

bom, tentei fazer o que o Kako disse para que o linux acesse o windows, mas deu o seguinte erro:

SMBFS: need mount version 6

mount: tipo de sistema de arquivo incorreto, opção inválida,superbloco invalido em //micro01/hd

Se alguém souber de algum site onde eu possa encotrar informações de como funcionam as redes linux, e como se faz par interligar linux com windows, por favor poste aqui para eu poder pesquisar, já procurei mas não encontrei nada que me ajudasse.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu considero mais fácil você acessar uma maquina montando o compartilhamento dela num diretório qualquer do que usando algum software. Se você tem apenas maquinas em rede, eu usaria o NFS, que e mais fácil de se configurar do que o samba. Basta acrescentar o diretorio de compartilhamento no arquivo /etc/exports de depois monta-lo num dir qualquer.

Ex.:

No servidor dos arquivos

compartilhando o diretório /documentos

#vi /etc/exports

/documentos              *(rw)

levantando os serviços: #service portmap start && service nfs start

conferindo o compartilhamento: #exportfs

Na maquina cliente:

montando o diretorio: #mount -t nfs 192.168.100.1:/documentos /docs

voce pode acrescentar essas linhas no seu /etc/fstab para que ele faça a montagem automática:

192.168.100.1:/documentos      /docs        nfs       defaults,user,auto 1 2

(lembrando de alterar o Ip da maquina onde seria feito o compartilhamento.)

Se caso a montagem não seja efetuada na inicialização acrescente a linha "mount -a" no seu /etc/rc.local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí, Knot, sei que posso estar parecendo chato, mas quais seriam estes programas para navegação na rede??

Existe algum site onde eu possa encontrar informações sobre os diversos tipos de se compartilhar arquivos em rede??

No caso de redes Linux X Windows, só utilizando o samba mesmo??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

programas do tipo "ambiente de rede" tem mas como eu disse, eu prefiro montar o diretorio, que e mais fácil e mais rápido, então infelizmente, não conheço nenhum para te recomendar. E no caso de redes Linux+Windows ate onde eu sei so com Samba mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Knot, brigadão pelas dicas até agora.

Seguinte, surgiu outro probleminha que não estou conseguindo resolver:

fiz as configurações para que o diretorio remoto seja acessado ao inicializar a máquina, so que se eu desligo a maquina onde estão os aquivos acessados antes de desligar a máquina que esta acessando, ao tentar desliga-la, ela fica tentando desmontar a partição remota(que já esta desligada) e não sai disso... O que fazer??

ps. existe algum site tipo o superdownloads, só para programas Linux??

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

O comando que eu te passei provavelmente deve estar errado porque seu sistema não carrega o módulo automaticamente. Antes do comando tente colocar modprobe smbfs, porém como sua rede é só com micros linux, é melhor utilizar mesmo o NFS, conforme dicas do Knot

Quanto a sites com programas, na minha opinião o mais completo é o freshmeat

[]'z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!