Ir ao conteúdo

Primeiras impressões sobre o PhysX da AGEIA

Bruno Inf

Posts recomendados

Postado

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img55.imageshack.us/img55/6737/ageia3iy.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Já temos primeiras impressões em alguns sites com o processador de cálculos físicos (PPU), PhysX da AGEIA. Os resultados parecem ser animadores.

AGEIA PhysX Physics Processor Technology Preview @ PC Perspective.

AGEIA PhysX Launch Preview @ Hot'>www.dailytech.com]Hot Hardware.

PhysX Physics Preview @ GD Hardware.

AGEIA Claims Availability of PhysX Processors @ X-bit Labs.

AGEIA Announces Hardware Partners @ IGN.

AGEIA Hits the Market @ Game Spot.

Texto parcialmente traduzido e adaptado por Bruno Inf.

Fonte: Anandtech.

Postado

Este PhysX da AGEIA, é uma ideia brilhante!! Tomara que isto seja afetivamente colocado em pratica. O único ponto negativa, a meu ver, é o aumento de custo pra gente . . .

Postado

Tomara que não vire "briga" entre AGEIA e Nvidia/Havok e culmine em lançarem os dois padrões juntos, porque senão vai ser uma droga se não forem compatíveis entre si. Do mesmo jeito que processadores RISC/CISC, e os novos padrões sucessores do DVD (HD-DVD e Blu-Ray).

• 3 semanas depois...
Postado

Agora eu to me questionando: será que essa placa vai exigir um slot especial na placa mãe? Ou vai usar um slot PCI mesmo?

Postado

Acredito que estas PPU's serão uma revolução! Mas estão engatinhando ainda, e demorará muito até que algum jogo exija uma PPU p/ rodar, assim como nas placa de vídeo.

Postado

Pelo que andei lendo, esta placa é offbord, que utilizará PCI comum, mas talvez mais tarde poderá fir onbord nas MB . . .

Postado

Não será necessários nada de SLi não . . . utilizará PCI comum e não PCI-E. Sacou? Mas isto é apenas boato, não se sabe se esta banda antiga(PCI) não limitará, com sua pequena banda de largura, o sistema . . . Mas é uma grande jogada de mercado isto, lançar um produto que todas as MB suportam já !! OBS: Demon_Hunter_X, entre estas placa de vídeo que você está procurando, nas ASS, a 7600GTé beeem superior a 6600GT ! Se você tiver condições financeiras, compre-a.

• Membro VIP
Postado

MDG também fiquei na dúvida sobre onde espetar essa placa (lembra do outro topico..)

E um PCI ia limitar muito o desempenho não ia?

Por isso me pergunto se não é um PCI-E 4x..

Outra coisa que ainda não saquei, é física do jogo ou do gráfico do jogo ? porque calcular trajetória da partículas de uma explosão é legal, mas saber se uma delas vai no meio da testa do jogador e quanto de dano ela vai causar é outra história..

Se for a segund aopção os jogos de simuladorer de vôo (principalemnte os de combate) ficarão muito animais !!

Espero que jaja esteja por aí e barato.. e também que não gaste 100 w de potência.. haja fonte..

Postado

A placa usa um slot PCI comum mesmo, talvez quando se popularizar mais possa sair versões para slots PCI-Express 1 ou 4X.

Placa da própria AGEIA:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.ixbt.com/news/digimage/bcat/physx/1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Placa PhysX assinada pela BFG:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.xbitlabs.com/images/editorial/e3-2005/physx-s.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Placa PhysX da ASUS:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.pctuning.cz/ilustrace2/soucek/g905_physx_m.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Chip de memória da PhysX da ASUS:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.hardspell.com/pic/2005/9/21/68c5064f-a0fb-4e7f-95f6-822bcb24502b.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A BFG Tech e a ASUSTek já anunciaram para venda suas respectivas PPU's com chips da AGEIA. Os preços estimados são entre 250,00~300,00 dólares.

20 jogos foram anúnciados para 2006 com suporte para o PhysX da AGEIA, entre eles, destaque para o Unreal Tournament 2007.

Segundo a BFG os mínimos requerimentos são:

CPU with processor speed of 1.4 GHz or higher

128MB of RAM

Microsoft Windows XP, Home, Pro or MediaCenter Edition

CD or DVD-ROM drive

20MB available hard disk space

A 300 watt system power supply

A vacant PCI 2.0 or higher slot

Add-in graphics card supporting Microsoft® DirectX® 9.0 Shader Model 2.0 or higher

E as especificações da placa da BFG são:

Processor: AGEIA PhysX

Memory Interface: 128-bit GDDR3

Memory Capacity: 128MB

Peak Instruction Bandwidth: 20 Billion/sec

Sphere-Sphere Collisions: 530 Million/sec max

Convex-Convex (Complex Collisions): 533,000/sec max

Software Included: BFG PhysX Drivers, BFG PhysX Demo DVD

Nota-se que a placa da BFG terá 128MB de RAM, enquanto a ASUS anunciou 256MB para sua placa. Se a quantidade de memória faz diferença, eu não sei explicar.

Mais Informações:

BFG Tech e ASUSTek.

-Bruno Inf-

• Membro VIP
Postado

????????????? ^

...

Notei uma coisa..

Ela não tem nenhuma saída na "chapinha que vai pro gabinete" nem em nenhum outro canto. :wow:

Então ela vai aliviar bem o processador e o PC todo.. huuuuum

Quem sabe assim não teremos menos gargalo de processador.

Legal, só detestei o preço.. :naonao:

Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@18 de abril de 2006, 00:45

????????????? ^

...

Notei uma coisa..

Ela não tem nenhuma saída na "chapinha que vai pro gabinete" nem em nenhum outro canto.  :wow:

Então ela vai aliviar bem o processador e o PC todo.. huuuuum

Quem sabe assim não teremos menos gargalo de processador.

Legal, só detestei o preço.. :naonao:

Esse é um dos principais motivo das PPU's. Assim, você poderá rodar um jogo "fuderoso" com uma Radeon X1900XTX em Crossfire ou uma nVidia eqüivalente em SLi, sem precisar de um Athlon FX-60, por exemplo.

O desempenho do processador (CPU) é extremamente humilhante em engine física.

[]'s,

Bruno Inf.

Postado
Postado Originalmente por Poweredestroyer@17 de abril de 2006, 08:45

Sem brincadeira!

Parece que estamos voltando no Tempo, onde já se viu ter que comprar duas placas para ter um desempenho bom em jogos. Esses caras são uns "brincalhões"!

QUE VENHAM OS BUGS :-BEER

TOTALMENTE apoiado !!!

mas muito, muito apoiado mesmo, concordo em genero numero e grau com isso !!! é RIDICULO isso d lancar uma placa para FISICA, olhem o Half0Life 2 ( e serie Source ) usando Source + Havok q belo trabalho q foi feito placa só PRA FISICA é volta no tempo, no MINIMO tinham q colokah AGREGADO a placa de video e/ou placa-mãe e isso SE fossem realmente colocar !!! imageinem a budega q vai ser.. "a o UT 2007 roda melhor em placas com PhysX e pior em placas Havok e não roda bem se você não tiver Placa de fisica" cara vai ser uma porcaria só !!!! daqui a pouco quando você comprar um jogo ele vai vir com uma placa PCI pra você aproveitar ele melhor, era só o que faltava, isso pra mim = PREGUIÇA DE PROGRAMAS ARLGO DECENTE !!! Pois muitos jogos foram lançado apos half Life 2 e o unico q chegou perto na fisica foi o FEAR, ou seja, se a Valve conseguiu com a havok porque não programar bem feito ?!!? euhein

Postado

Bruno,

não é tão simples assim.

Realmente a física no Hal Life 2 é fantástica, mas o que acontece é que o custo de processamento dessa "fantasticidade" é muito alto. O processador da máquina já tem que fazer coisas de mais ao mesmo tempo, e ainda fica ocupado com cálculo de física.

Pra piorar a situação, o processador fica limitado a uma quantidade pequena de "actors" simultaneos, ou seja, ficamos limitados a pequenas quantidades de objetos individuais.

Uma placa especialmente desenada e desenvolvida para os cálculos físicos, como a PhisX< vai aprimorar em MUITO a capacidade do computador de fazer esses cálculos físicos, permitindo aumentar o realismo dos jogos e aplicações gráficas em geral. Se você der uma olhada nos vídeos que a Ageia soltou, especialmente os vídeos do Lava Jato, vai perceber ainda que nem o Half-Life 2 / Havoc conseguiu um realismo de fluidez tão grande!

A ideia da Ageia não é obrigar ninguém a ter a placa dela por agora. Como quando as placas 3d foram lançadas, há uns 10 anos atrás, quase ninguém tinha uma. Rodar GLQuake era coisa pra rico, todo mundo rodava via software e era bem rápido. Quando porém o QUake em GL era muito, muito, muuuito mais bonito e realista... as placas 3D baratearam, os jogos começaram a querer ser mais bonitos e realistas, e então aos poucos as placas gráficas 3D se tornaram essenciais. O caminho da PhisX (E concorrentes) promete ser o mesmo. Por agora vai ser só uma coqueluche para os mais endinheirados e ávidos por realismo, com o tempo vai ficar normal, e todo mundo vai ter a sua.

Só ressaltando que você não vai ter um desempenho menor se não tiver uma PhysX, simplesmente porque computador nenhum aguentaria fazer os cálculos que ela faz sem uma placa para a física. Se você não tiver uma placa de física instalada, os efeitos avançados de física serão desabilitados, da mesma forma que acontecia por exemplo com Unreal rodando via software, em que os efeitos de corona, shinning surfaces, volumetric lightning, etc etc etc eram desabilitados. No próprio hotsite da PhysX tem um comparativo do Ghost Recon com e sem a física avançada desabilitada =)

Querer parar a evolução é besteira. Gamer que é gamer quer sempre mais realismo e avanços... gamer que é gamer tem que ter dinheiro pra acompanhar a evolução do mercado.

Eu não tenho dinheiro, portanto não sou gamer, e estou satisfeito jogando joguinhos de 3 anos atrás (ou mais) xD

Mas que eu queria ter uma dessas eu queria, ô se queria...

Postado

Modismo passageiro essa placa PPU a parte, em breve teremos a Ati e a nVidia com suas placas 3D incorporando essa solução.

É a lei da evolução, disso nenhum componente do PC escapa (a não ser o driver de diskete) e será tão rápido que nem deve compensar a compra de uma placa AGEIA, ainda mais com esse preço absurdo.

• Membro VIP
Postado

Que losso meu ! :bandeira:

Upgrade mais complexo mesmo assim interessante..

Legal seu esclarecimento Bruno (pra variar.. :-BEER )

gucamposbh

Muito bom o seu post também.

Postado
Postado Originalmente por gucamposbh@18 de abril de 2006, 08:37

Bruno,

não é tão simples assim.

Realmente a física no Hal Life 2 é fantástica, mas o que acontece é que o custo de processamento dessa "fantasticidade" é muito alto. O processador da máquina já tem que fazer coisas de mais ao mesmo tempo, e ainda fica ocupado com cálculo de física.

Pra piorar a situação, o processador fica limitado a uma quantidade pequena de "actors" simultaneos, ou seja, ficamos limitados a pequenas quantidades de objetos individuais.

Uma placa especialmente desenada e desenvolvida para os cálculos físicos, como a PhisX< vai aprimorar em MUITO a capacidade do computador de fazer esses cálculos físicos, permitindo aumentar o realismo dos jogos e aplicações gráficas em geral. Se você der uma olhada nos vídeos que a Ageia soltou, especialmente os vídeos do Lava Jato, vai perceber ainda que nem o Half-Life 2 / Havoc conseguiu um realismo de fluidez tão grande!

A ideia da Ageia não é obrigar ninguém a ter a placa dela por agora. Como quando as placas 3d foram lançadas, há uns 10 anos atrás, quase ninguém tinha uma. Rodar GLQuake era coisa pra rico, todo mundo rodava via software e era bem rápido. Quando  porém o QUake em GL era muito, muito, muuuito mais bonito e realista... as placas 3D baratearam, os jogos começaram a querer ser mais bonitos e realistas, e então aos poucos as placas gráficas 3D se tornaram essenciais. O caminho da PhisX (E concorrentes) promete ser o mesmo. Por agora vai ser só uma coqueluche para os mais endinheirados e ávidos por realismo, com o tempo vai ficar normal, e todo mundo vai ter a sua.

Só ressaltando que você não vai ter um desempenho menor se não tiver uma PhysX, simplesmente porque computador nenhum aguentaria fazer os cálculos que ela faz sem uma placa para a física. Se você não tiver uma placa de física instalada, os efeitos avançados de física serão desabilitados, da mesma forma que acontecia por exemplo com Unreal rodando via software, em que os efeitos de corona, shinning surfaces, volumetric lightning, etc etc etc eram desabilitados. No próprio hotsite da PhysX tem um comparativo do Ghost Recon com e sem a física avançada desabilitada =)

Querer parar a evolução é besteira.  Gamer que é gamer quer sempre mais realismo e avanços... gamer que é gamer tem que ter dinheiro pra acompanhar a evolução do mercado.

Eu não tenho dinheiro, portanto não sou gamer, e estou satisfeito jogando joguinhos de 3 anos atrás (ou mais) xD

Apoiado... n° gênero e grau :-BEER

Também não tenho dinheiro mas sou gamer vidrado... (97% de posts em Jogos)

A evolução do software é possível, vejam HL² e Dark Messiah of Might And Magic... HL² enfim foi superado (os dois usam a mesma engine, mas o DM foi "retocado")

Agora, com certeza as "PFs" (placas-físicas :P) vão dar um salto MUITO maior que o próprio HAVOCK e cia...

edit: e sobre as placas "integradas" física+vídeo, vai ser como ter vídeo on-board... não vai dar certo... só estão trocando o processador a ser crussificado, trocando o CPU pelo GPU... se querem evoluir a jogabilidade, placa nova é a solução (mesmo que eu nunca use uma... :()

Até porque, ter uma bazuca e ter de ficar horas procurando por uma chave é coisa que gamer nenhum mais aguenta :stupid:

Postado

é, R$1000,00 a mais pra poder jogar um jogo "the way it's meant to be played". Se a nvidia não fizer placas germinadas, vai ter q trocar de logo.

Postado
Postado Originalmente por gucamposbh@18 de abril de 2006, 08:37

Bruno,

não é tão simples assim.

A ideia da Ageia não é obrigar ninguém a ter a placa dela por agora. Como quando as placas 3d foram lançadas, há uns 10 anos atrás, quase ninguém tinha uma. Rodar GLQuake era coisa pra rico, todo mundo rodava via software e era bem rápido. Quando  porém o QUake em GL era muito, muito, muuuito mais bonito e realista... as placas 3D baratearam, os jogos começaram a querer ser mais bonitos e realistas, e então aos poucos as placas gráficas 3D se tornaram essenciais. O caminho da PhisX (E concorrentes) promete ser o mesmo. Por agora vai ser só uma coqueluche para os mais endinheirados e ávidos por realismo, com o tempo vai ficar normal, e todo mundo vai ter a sua.

Querer parar a evolução é besteira.  Gamer que é gamer quer sempre mais realismo e avanços... gamer que é gamer tem que ter dinheiro pra acompanhar a evolução do mercado.

Ahh agora sim, parabens cara muito bom o post (tirandu a parte gamer q é gamer, me sentoi mal hauahauhauhau brincadeira)

sim, concordo q vai tirar o gargalo do processador, porém fisica eu acho diferente de grafico, pois grafico não mexe na jogabilidade, imagine a seguinte cena: 2 pessoas se degladiando em um jogo multiplayer online, um com a PhysX e outro sem !! como será isso ? enquanto um ve um bando de coisa voando realisticamente apos uma granada o outro só ve particulas ?

sobre regredir q eu quis dizer, é mais pelo fato d ter q comprar algo de 300 dolares q não será a PALAVRA FINAL, pois se seraum 2 ou mais empresas fazendo fisica cada game será desenevolvido com quantos pacotes ? (assim roda na Ageia, assim na Havok e assim sem nenhuma) imagina a loucura ?).. acho q deveriam chegar num denominador comum, como por exemplo: chipset nVforce e VIA, sao de marcas diferentes, mas na mesma categoria ambos fazem as mesmas coisas (ddr 400 dual channel sli etc etc etc por exmplo) porém um tem DESEMPENHO um pouco melhor q o outro, se for assim OK legal !!! mas como imaginar algo ter um desemoenho mehor q o outro em se tratando de fisica ? e PCI ? poxa poderia ser algo onboard nas placas de video (se bem q pela placa q postaram é tudo bem robusto, parece uma vga) ou na placa-mãe sei lá.... e o preço TEM q ser BEM menor q este (e vai ser quando popularizar), beirando a faixa de 200 reais no MAXIMO a MELHOR delas....

ou seja, em minha opiniao:

deveria custar no maximo 100 reais no caso de sere placa

deveria ser onboard em VGA ou placa-mãe

sendo offboard deveria ser PCI-X 1x

deveria custar muito menos (claro q ainda não tem como saber o preço final)

tem q ter uma linguagem universal só variando a POTENCIA entre uma marca e outra

na verdade esse minha critica é mais um desconforto, um medo do q está por vir porque eu realmente não sei como eles vão integrar tudo, fooi mal galera, dessa vez não posso falar muito mesmo, estou é com medo e ponto ;-)

EDIT: hauhauah já posso imaginar.. não mais direi q rodo tal jogo a 1280x1024 AA4x AF16x tudo no maximo, deverah ser algo do tipo: rodo Half-Life 3 a 1280x1024 AA4x Af16x tudo no maximo fisica a 75% sem lags hauahuaha tá bom tá bom sei q foi pessima a brincadeira :-) ... hauhauahua

Postado

Gente, não é bem assim. Uma placa gráfica atualmente não tem capacidade para processar engine física e 3D ao mesmo tempo, uma das duas coisas será prejudicada, ou a placa trabalha na física, ou na engine 3D, ou então trabalha nas duas e perde drásticamente o desempenho. Acredito que quando começarem a sair GPU's bi-nucleares, aí sim as mesmas serão capazes de fazer as duas coisas (engine 3D x engine física) ao mesmo tempo sem acarretar o desempenho no geral. Pois aí tanto ATi quanto nVidia poderão distribuir cada trabalho para cada núcleo. Outra solução também é que se implante um chip especificamente para cálculos físicos no PCB das futuras VGA's. Mas aí teriamos maiores consumos, aquecimentos e etc...

Inté!

Bruno Inf.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...