Ir ao conteúdo

OVER com Sempron 64 2800+ na ASUS K8N

Tchuns

Posts recomendados

Postado

Olá rapaziada do Clube do Hardware! Recentemente adquiri uma placa ASUS K8N e um proc Sempron 64 2800+. Após diversos testes e consultas neste Forum estou deixando o sistema funcionando da seguinte forma:

HTT em 285 Mhz

HT (multiplicador) em 3

VDIMM em 2.6V

Mem Speed em 266 Mhz (minha memória é DDR 333)

Assim, o proc trabalha a 2.28 GHz (tensão padrão) e as mems a 380 MHz (com 2.6V). Desta forma ficou por duas horas no Stress Prime sem dar erro (aí desliguei). Será que posso deixar trabalhar sempre desta forma ou devo deixar tudo em stock e fazer over só quando precisar mesmo, digo, pra jogos pesados?! As temperaturas acho que estão legais (36 ou 37 para MB e 37 a 49 para proc).

Obrigado e saudações a todos!!!

Postado

Caro colega tenho a mesma placa-mãe e processador que você.E já te adianto logo:De 2200 mhz com esta placa-mãe você não passa.E porque?A asus simplesmente não liberou o ajuste do vcore para os semprons abaixo do 3000+.Assim sendo ficamos limitados pela falta de ajustes justamente onde mais precisamos.Mas até onde fui com estabilidade (8x 275=2200 mhz) fica na boa.Mas eu prefiro usar ele assim:Com boas memorias Samsung ddr 400 TCCC deixo o htt em 3 e as memos em 333.Aí subo oo HTT de 200 para 275, chegando aos 2200 mhz.Passou daí no meu caso já da erro.Pois forço as memorias a trabalhar mais rápido elevando a leitura das mesmas e aumentando a lagura de banda entre elas e o processador.Bem, eu uso assim.E fica show.

:bandeira:

Postado
Postado Originalmente por iky_the_cat@29 de março de 2006, 20:56

Caro colega tenho a mesma placa-mãe e processador que você.E já te adianto logo:De 2200 mhz com esta placa-mãe você não passa.E porque?A asus simplesmente não  liberou o ajuste do vcore para os semprons abaixo do  3000+.Assim sendo ficamos limitados pela falta de ajustes justamente onde mais precisamos.Mas até onde fui com estabilidade (8x 275=2200 mhz) fica na boa.Mas eu prefiro usar ele assim:Com boas memorias Samsung ddr 400 TCCC deixo o htt em 3 e as memos em 333.Aí subo oo HTT de 200 para 275, chegando aos 2200 mhz.Passou daí no meu caso já da erro.Pois forço as memorias a trabalhar mais rápido elevando a leitura das mesmas e aumentando a lagura de banda entre elas e o processador.Bem, eu uso assim.E fica show.

snap

O Iky, como você pode dizer que ele não passa de 2,2GHz se ele chegou a 2,28GHz?

o que você pode dizer é que ele não vai conseguir aumentar o vcore, assim como eu. Mas até agora ele não precisou disso, e é bem possível que ele não precise aumentar o vcore até os 300 no FSB! Ou seja, ele pode conseguir 2,4GHz sim.

Quanto ao over, você pode ir até além e manter ele estável. Passe o Prime95 por no mínimo 3h. O recomendado é 6h+. você só não vai querer deixar assim no dia-a-dia se sua fonte for genérica (se é genérica ou de marca ruim, nem deveria ter tentado o over pelo grande risco de você sentir um cheirinho de queimado vindo de dentro do pc...) ou se você preza muito pela durabilidade do computador. Se você tem uma fonte genérica ou de marca tola, compra logo uma seventeam 350 e pronto. E atenção pras memos, porque se elas são genericas não devem ser expostas a over também, afinal elas estão em 180*2 = DDR360!

Coloca aí a config do teu pc completa pra gente dar dicas úteis!

Postado

Eu falei que não passaria de 2200 mas esqueci de dizer com estabilidade total.Peço desculpas pelas falha.Mas eu tenho o mesmo processador e placa-mãe que o colega(Asus K8N) e não passo de 2240.Ao chegar em 2300 já seria necessario mais vcore, coisa que minha placa-mãe não permite fazer no caso de semprons até 2800+.

Postado

Olá de novo! Obrigado pelas respostas até agora! Assim que puder vou deixar no Prime por seis horas pra ver o que dá. Iky, você deixa as memórias na tensão padrão? Se não, em quanto você deixa? Na verdade, eu estou preocupado mesmo em saber se deixar as memos trabalhando continuamente em 2.6V pode estragá-las :( , já que o padrão é 2.5V... logo, logo pretendo trocá-las por DDR 400. Estou aceitando sugestões para as memos... :D

Obrigado a todos que colaboraram!!

Postado

Caro Tchuns as minhas memos estão com tensão padrão sim.Como o over que fiz não foi tão agressivo assim não precisei aumentar a tensão delas.

Sobre a sugestão sobre as memos que você vai adquirir as da Samsung ddr 400 TCCC são otimas e tem um bom preço.E já as usei em DDR 240(480) sem problemas.Elas sao muito boas de over.Claro que se você quiser coisa mais forte você poderia partir para as Kingston ou Corsair.Mas estas Samsung que te citei são show.Tenho 02 de 512 DDR 400 e estou adorando.Então sugiro elas.

Postado

Valeu pela sugestão de memórias, Iky!!! :-BEER

Ah, agora acho que posso dizer que o sistema está estável, pois deixei rodando por 8 horas o Stress Prime 2004, sem nenhum erro, nem grande variação de tensão, apesar da minha fonte genérica. Acho que o meu sistema não consome tanto... mas mesmo assim pretendo trocar a fonte assim que puder, afinal esta já está na luta há três anos, hehehe... Meu grande medo continua sendo o overvolt nas memos (2.6V, ou seja, 0.1 V a mais). Será que pode realmente estragá-las? :(

Saudações a todos e obrigado pela ajuda!!! :bandeira:

post-68860-13884908088238_thumb.jpg

Postado

Overvolt!! que overvolt? o padrão de tensão é de 2.6v mesmo! e elas funcionam normalmente até 2.8v sem problema algum. Quanto o over você só não vai mais por ser prudente com fonte genérica, pois over de sempron é 2400mhz default,,até hoje todos que eu montei nessa placa aguentáram isso,,,mas resaltando que com fonte boa e eles podiam ser 2600,2800 ou 3000 chegaram nisso.

Postado
Postado Originalmente por Resident@31 de março de 2006, 09:33

Overvolt!! que overvolt? o padrão de tensão é de 2.6v mesmo! e elas funcionam normalmente até 2.8v sem problema algum. Quanto o over você só não vai mais por ser prudente com fonte genérica, pois over de sempron é 2400mhz default,,até hoje todos que eu montei nessa placa aguentáram isso,,,mas resaltando que com fonte boa e eles podiam ser 2600,2800 ou 3000 chegaram nisso.

Amigo tenho um micro abaixo, parecido com o seu e gostaria de forçar no over, eu uso somente aqueles 10% que a placa mãe libera no setup.

Não quero forçar muito pois minha fonte é genérica de 450w e o processador esta com o cooler box.

O que vocês me recomendam?

Quais ajustes devo fazer no setup?

Obrigado a todos.

Postado

já que vocês chegaram estão longe acho q podem me ajudar.

Tenho um Sempron 2800+, k8n e memoria 512 kingston....fonte Seventeam...mas não consigo passar de 262 htt porque da erro no prime 2004 logo nos primeiros minutos. O super Pi roda legal....queria saber o q ta liitando tanto o meu over no processador....estou usando a ultima bios 1011....

Aguardo resposta...

valeu povo!

Postado

Respondendo ao colega Rapapel X:

Com este processador seu da pra ir na boa ate 2420 mhz.O cooler box do seu processador aguenta na boa uma velocidade dessas.Para você fazer mais ajustes sabe onde você fez seu over de 10%?Deve ter uma opção de "manual".

Coloque o HTT em 3x e defina sua memoria como uma ddr 266.Assim você poderá ir aumentando.

Respondendo ao colega guicastelli:

Para passar destes 262 de htt você deve baixar a suas memoria para ddr 266 e ir subindo seu htt ate mais ou menos 284 que é o maximo que fica com a sua placa e seu processador sem dar problema.Falo isso pois tenho uma tambem e o mesmo processador que você.Já testei a não passa disso.Mas para ter umamargem de segurança deixo o HTT em 280 e você tera 2240 mhz ou 40%¨de overclock que já é muito bom visto a limitação imposta pela asus as pessoas que tem sempron 64 abaixo do 3000 que impossibilita ajuste de vcore.

espero ter ajudado vocês!!

Postado

Mas você passou o prime por quanto tempo?Ficou realmente estavel?Que ajuste exatamente você fez na sua placa-mãe para conseguir tal feito?Pois tenho o mesmo processador e placa-mãe que você e não passa de 284 de htt.

Postado
Postado Originalmente por iky_the_cat@31 de março de 2006, 20:51

Mas você passou o prime por quanto tempo?Ficou realmente estavel?Que ajuste exatamente você fez na sua placa-mãe para conseguir tal feito?Pois tenho o mesmo processador e placa-mãe que você e não passa de 284 de htt.

Opa. . .

coloquei uma ventoinha de 40mm no dissipador.

Uso memos Nanya, acho que elas permitem um clock maior.

HTT em 300.

HTT ratio em 3 vezes.

Bios 1007, original.

Fonte Seventeam 420bkv black.

Cooler BOX, hAUAHUAHUA

Memos baixadas pra DDR333.

E é isso. . . heeheh

Postado

Olha suas memos sao mágicas então pois uso Samsung tccc e quando chego em 285 de htt o pc nem liga.Só de 284 para baixo da certo.E isso porque defini minhas memos como ddr 266.Teoricamente posso subir ate ddr 400 :blink:

Postado
Postado Originalmente por iky_the_cat@31 de março de 2006, 21:17

Olha suas memos sao mágicas então pois uso Samsung tccc e quando chego em 285 de htt o pc nem liga.Só de 284 para baixo da certo.E isso porque defini minhas memos como ddr 266.Teoricamente posso subir ate ddr 400 :blink:

Hehehehhe, olha a foto que postei antes lá, elas rodam a 480 mhz, porém eu coloquei um dissiapdor MTEK de aluminio, acho que resolve alguma coisa.

Postado

Mas minhas memos tambem trabalham em 240(480)na boa e elas tambem tem dissipadores de calor de cobre.então algo não esta batendo.Como você consegue por seu sempron 2800 numa k8n a mesma configuração que a minha para trablhar a 2400 mhz com 300 de htt sem aumento de vcore?Alguem poderia me explicar?Se minha config fosse diferente da sua eu ate não falaria nada.Mas é a mesma.

Postado
Postado Originalmente por iky_the_cat@31 de março de 2006, 21:22

Mas minhas memos tambem trabalham em 240(480)na boa e elas tambem tem dissipadores de calor de cobre.então algo não esta batendo.Como você consegue por seu sempron 2800 numa k8n a mesma configuração que a minha  para trablhar a 2400 mhz com 300 de htt sem aumento de vcore?Alguem poderia me explicar?Se minha config fosse diferente da sua eu ate não falaria nada.Mas é a mesma.

O core das memos ta a 2,7 volt´s

olha a imagem de novo

post-29144-1388490815599_thumb.jpg

Postado
Postado Originalmente por iky_the_cat@31 de março de 2006, 20:35

Respondendo ao colega Rapapel X:

Com este processador seu da pra ir na boa ate 2420 mhz.O cooler box do seu processador aguenta na boa uma velocidade dessas.Para você fazer mais ajustes sabe onde você fez seu over de 10%?Deve ter uma opção de "manual".

Coloque o HTT em 3x e defina sua memoria como uma ddr 266.Assim você poderá ir aumentando.

Respondendo ao colega guicastelli:

Para passar destes 262 de htt você deve baixar a suas memoria para ddr 266 e ir subindo seu htt ate mais ou menos 284 que é o maximo que fica com a sua placa e seu processador sem dar problema.Falo isso pois tenho uma tambem e o mesmo processador que você.Já testei a não passa disso.Mas para ter umamargem de segurança deixo o HTT em 280 e você tera 2240 mhz ou 40%¨de overclock que já é muito bom visto a limitação imposta pela asus as pessoas que tem sempron 64 abaixo do 3000 que impossibilita ajuste de vcore.

espero ter ajudado vocês!!

Certo, mas aonde eu mudo o HTT em 3X? ele ta em 240 mas essa opção 3X não sei aonde ta. A memo tenho que colocar em 133 como são DDR, vai ficar 266. Mas elas vão ficar rodando nessa freqüência? Ou eu vou aumentar em algum lugar a velocidade dela?

Fim um Over ele ta a 2.166 MHz, ta a 43º no windows, não vi em algum jogo.

Quero deixar ele nesse over porque a fonte é genérica, não quero arriscar.

Outra coisa to usando a bios 1011 beta, ou 1010 beta, a ultima que é beta, é melhor eu voltar para a ultima sem ser beta né?

Valeu pelas dicas.

Postado

O HTT ratio esta la em CPU configuration, muda de 4 para 3, as memos você coloca de DD400 pra DDR333, aumenta o vcore delas pra 2,7 e sobe o "FSB" pra 300.

Assim funciona aqui, mas toma cuidado. ehhehe :-BEER

Postado
Postado Originalmente por iky_the_cat@31 de março de 2006, 21:44

Caro colega de over eu conheço bem...e o que você diz para fazer já fiz e não da certo...

Mesmo hardware lembra?

Cara, então so pode ser sorte minha, quando tentei com uma memo samsung generica eu lembro que realmente não passei de 2 ghz, depois que coloquei essa Elixir com chips nanya o negocio foi outro.

Olha o link do do CPU-Z pro ranking de overclock, que eu já amndei e to esperando postarem:

http://valid.x86-secret.com/show_oc?id=83199

Postado
Postado Originalmente por IgorCarvalho@31 de março de 2006, 21:34

O HTT ratio esta la em CPU configuration, muda de 4 para 3, as memos você coloca de DD400 pra DDR333, aumenta o vcore delas pra 2,7 e sobe o "FSB" pra 300.

Assim funciona aqui, mas toma cuidado. ehhehe  :-BEER

Será q não é arriscado não com uma fonte genérica?

Já notei uma diferença massa colocando somente o fsb em 240 com a cpu em 2.166GHz.

Fazendo isso que você disse a cpu iria a 2.700 GHz 9 x 300. Acho q ia dar pau não?

Valeu pela dica.

Postado
Postado Originalmente por Rapapel_X@31 de março de 2006, 22:09

Será q não é arriscado não com uma fonte genérica?

Já notei uma diferença massa colocando somente o fsb em 240 com a cpu em 2.166GHz.

Fazendo isso que você disse a cpu iria a 2.700 GHz 9 x 300. Acho q ia dar pau não?

Valeu pela dica.

Na boa com fonte gégé(genérica) mesmo?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!