Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar portas raid como ide comum...


ferabreu

Posts recomendados

Buenas, galera!

Seguinte: eu tinha o QUANTUM FIREBALL ligado na IDE1 como Master. Na IDE2, o DVD-ROM (Master) e o CD-RW (Slave).

Ontem à noite, aqui no fórum mesmo, descobri que as portas RAID podem servir como + 2 portas IDE comuns, mas apenas para conexão de HDs. Então ativei as portas RAID, o Win2K detectou e instalei os últimos drivers.

Passei o HD pra RAID1, o DVD-ROM pra IDE1 e o CD-RW pra IDE2, todos como master. Tudo funcionou perfeitamente.

Só que, agora, não é possível ativar o "Cache de gravação" nas propriedades do HD (Gerenciador de dispositivos do Windows). Além disso, antes, o teste do HD Tach dava + de 80Mb de velocidade de leitura em modo "burst", cerca de 10-11ms no tempo de acesso e consumia de 10 a 12% do processador na leitura sequencial. Agora, o burst baixou pra cerca de 60Mb, o seek aumentou pra 14ms, e o uso do processador pra 14%. A sequencial está como antes.

PERGUNTO: pra "conexão simples" de HDs, a porta IDE do chipset da placa-mãe costuma ter melhor desempenho do que o controlador IDE-RAID? Além disso: no BIOS do RAID o HD aparece como ATA/100 (está correto), mas o Windows não mostra em lugar nenhum se o HD está em UltraDMA.

Há possibilidade de não estar em UltraDMA? O controlador é HighPoint, suporta ATA 133.

Uma pergunta nada a ver: esse meu DVD é aquele de 16X da LG que todo mundo tem. O acesso a CD deveria ser em até 48X. Mas por que o Nero DriveSpeed só detecta até 20X pra ele?? Com o gravador, ele detecta até 40X, como deve ser... E nem adianta adicionar 32X, 40X ou 48X manualmente, porque ele reseta pra 20X...

Valeu pela ajuda!

     :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tá misturando as coisas...

IDE é um padrão de interface de armazenamento, como SCSI.

RAID é apenas um modo de gerenciamento de múltiplos discos para que sejam reconhecidos como apenas 1, em modo stripping ou mirroring.

As portas RAID que utilizamos em micros domésticos são IDE. Discos operando em RAID não deixam de ser IDE. Como a controladora RAID não reconheceria um disco IDE? Oras, ela É IDE em primeiro lugar!

O que eu quero saber é se, para operação de apenas um HD, como uma controladora comum, o chipset da placa-mãe é, em geral, melhor do que o chipset RAID...ou se essas diferenças de resultado são apenas números, ou seja, não geram diferénça na vida real. Eu, por exemplo, apesar das diferenças no benchmark, não percebo diferença na performance do meu computador...

     :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!