Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Engenhocas" de coolers... o.O


Posts recomendados

Olá, gosto muito de eu mesmo inventar algumas "engenhocas" e, como sei apenas o básico do básico sobre elétrica, gostaria que alguém assim, com mais experiencia (kkkk) me ajudasse e desse algumas dicas... será que é possível? Então vamos lá!

Duvida quanto aos cabos de alimentação do cooler:

Os coolers tem tres fiosinhos que saem do seu interior: um vermelho, outro preto e outro amarelo. O que eu faço é o seguinte: pego uma ventoinha de fonte que vai pro lixo e aproveito como ventoinha do gabinete. Creio eu que uma ventoinha dessas é a mesma coisa que uma ventoinha de gabinete normal, mas todo o caso, ela só tem um fio vermelho e um preto.

Eu conecto o fio vermelho da ventoinha no pininho de ferro vermelho do plugue da fonte do pc; e o preto no pininho preto do plugue da fonte. Assim ele funciona normal (tomara que não prejudique nada). Com o cooler eu fiz a mesma coisa e funcionou, porém sobrou o fio amarelo.

Pra que ele serve então? :huh:

-----------------------------------------------------------------------------------------

Outra duvida:

Eu procuro conectar uma engenhoca dessas sempre em um plugue da fonte que esteja sobrando, só por precaução. Mas, tem problema de eu conectar uma ventoinha ou um cooler em um pluque de fonte que já esteja plugado em um HD, porexemplo? iria prejudicar a tensão, ou a correnteou a alimentação deste periférico?

-----------------------------------------------------------------------------------------

Duvida quanto ao "badong":

Nunca tinha ouvido falar no tal do badong, mas agora que vi em um site, fiquei afim de colocar um... Será que tem problema de eu fazer um ao invés de comprar?

Se não, eu tinha pensado eu fazer com algum suporte de cooler ou ventoinha e com papel alumínio e algumas argolas pra dar formato ao tubo. Será que funciona? Alguma dica de como fazer? Nos sites dizem queele é específico para tal processador, pas isso é só por causa do formato do encaixe do cooler, certo?

desde já fico grato! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So sei responder sobre o fio amarelo ele so informa a rotação da ventoinha dessa forma você usando o vermelho e o preto como fez não tem erro pois uso aqui um assim e nucna tive problema portanto o fio amarelo gera a informação da rotação do cooler sem ele você so não tera o valor de rotação dele valeu abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por /v\ µ § å § I-I ¡+17 de abril de 2006, 15:20-->
Outra duvida:

Eu procuro conectar uma engenhoca dessas sempre em um plugue da fonte que esteja sobrando, só por precaução. Mas, tem problema de eu conectar uma ventoinha ou um cooler em um pluque de fonte que já esteja plugado em um HD,  porexemplo? iria prejudicar a tensão, ou a correnteou a alimentação deste periférico?

Desde que a ligação esteja correta, não há problemas, só não ligue (não é aconselhável) junto com o HD periféricos que consumam mais energia, como por exemplo uma VGA que necessite de força auxiliar.

/v\ µ § å § I-I ¡@17 de abril de 2006, 15:20

Duvida quanto ao "badong":

Nunca tinha ouvido falar no tal do badong, mas agora que vi em um site, fiquei afim de colocar um... Será que tem problema de eu fazer um ao invés de comprar?

Se não, eu tinha pensado eu fazer com algum suporte de cooler ou ventoinha e com papel alumínio e algumas argolas pra dar formato ao tubo. Será que funciona? Alguma dica de como fazer? Nos sites dizem queele é específico para tal processador, pas isso é só por causa do formato do encaixe do cooler, certo?

desde já fico grato!  :-BEER

Bom, isso é um comentário extremamente pessoal, não vejo gdes diferenças com o uso do Badong, acho que é disponsável.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, isso é um comentário extremamente pessoal, não vejo gdes diferenças com o uso do Badong, acho que é disponsável.

É, por exemplo pra mim, que tenho um gabinete que não é pequeno, com entrada na lateral do gabinete, duas atras (além da fonte).... sobra um bom espaço pra circular ar...

Entretanto minha namorada tem um gabinete muito ruim, sem entrada na lateral, acho que com apenas uma na traseira (e daquelas com furinhos), e ainda porcima a fonte fica na vertical quando o pc está em pé, ou seja, fica a poucos centímetros do cooler do processador... Já andei dando uma olhada na temperatura dele (um athlon XP 2000+) e me apavorei, estava em 90° C! Botei a mão e estava quente mesmo! :ahh:

Por isso que, nesse caso, acho que seria uma boa, não acha? O problema é dar um jeito de fazer um negócio decente, que refrigere bem e que seja flexível o bastante para conectar no cooler, já que o acesso fica bem difícil por causa da fonte.

Alguma sugestão?

------------------------------------------------------------------------------------

Outra dúvida:

Colocar um cooler sobre o outro, adianta alguma coisa? Desses que tem um separador entre eles para as alices não se chocarem... Ou seja, doisa coolers num só. :blink:

Abraços. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o fio amarelo do cooler é para informar a rotação do mesmo. você pode ligar os coolers assim:

Fio vermelhor do cooler --- No fio amarelo da fonte (O amarelo fonece 12v e o Vermelho 5v)

Fio preto do cooler --- no fio preto da fonte

/v\ µ § å § I-I ¡

Geralmente quando se coloca dois coolers (Um em cima do outro) não há ganho significativo de desempenho. So aumenta a rotação e o barulho...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por /v\ µ § å § I-I ¡@17 de abril de 2006, 17:07

É, por exemplo pra mim, que tenho um gabinete que não é pequeno, com entrada na lateral do gabinete, duas atras (além da fonte).... sobra um bom espaço pra circular ar...

Entretanto minha namorada tem um gabinete muito ruim, sem entrada na lateral, acho que com apenas uma na traseira (e daquelas com furinhos), e ainda porcima a fonte fica na vertical quando o pc está em pé, ou seja, fica a poucos centímetros do cooler do processador... Já andei dando uma olhada na temperatura dele (um athlon XP 2000+) e me apavorei, estava em 90° C! Botei a mão e estava quente mesmo!  :ahh:

Por isso que, nesse caso, acho que seria uma boa, não acha? O problema é dar um jeito de fazer um negócio decente, que refrigere bem e que seja flexível o bastante para conectar no cooler, já que o acesso fica bem difícil por causa da fonte.

Alguma sugestão?

Poxa, você como um namorado prestativo poderia dar uma ajeitada no micro dela, hein! Cortar a lateral, ajeitar os cabos, troca a pasta térmica... Brincadeira cara!

Bom, se você fizer isso, qual outro cooler faria a exaustão do ar qte interno, afinal a placa-mãe, o hd, as memórias, enfim, várias peças no micro geram calor. Acho que seira interessante a colocação de outras fans e organizar melhor o interior do gabiente.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o fio amarelo do cooler é para informar a rotação do mesmo. você pode ligar os coolers assim:

Fio vermelhor do cooler --- No fio amarelo da fonte (O amarelo fonece 12v e o Vermelho 5v)

Fio preto do cooler --- no fio preto do cooler

/v\ µ § å § I-I ¡

Geralmente quando se coloca doi coolers (Um em cima do outro) não há ganho significativo de desempenho.

falou

Bah! Então se o fio vermelho da fonte (qualquer um deles?) fornece 5V, como os coolers e as ventoinhas funcionam? É que como são da mesma cor, eu liguei o vermelho do cooler no vermelho da fonte e o preto do cooler no preto da fonte...

Quer dizer então que se eu colocar o vermelho do cooler no amarelo da fonte o bichinho vai ficar mais rápido? =D

Ah, outra coisa: você disse que o preto do cooler vai no preto do cooler :wacko: (você não queiz dizer fonte?)

E quanto a colocar um cooler emcima do outro, eu coloquei e o que teve ganhosignificativofoio barulho! :P O cooler de baixo, a única coisa que mudou foi a RPM, que foi de 5.0 (sozinho) para 5.9 (com os dois).

--------------------------------------------------------------------------

QUOTE(/v\ µ § å § I-I ¡ @ 17 de abril de 2006, 17:07)

É, por exemplo pra mim, que tenho um gabinete que não é pequeno, com entrada na lateral do gabinete, duas atras (além da fonte).... sobra um bom espaço pra circular ar...

Entretanto minha namorada tem um gabinete muito ruim, sem entrada na lateral, acho que com apenas uma na traseira (e daquelas com furinhos), e ainda porcima a fonte fica na vertical quando o pc está em pé, ou seja, fica a poucos centímetros do cooler do processador... Já andei dando uma olhada na temperatura dele (um athlon XP 2000+) e me apavorei, estava em 90° C! Botei a mão e estava quente mesmo!  ui.gif

Por isso que, nesse caso, acho que seria uma boa, não acha? O problema é dar um jeito de fazer um negócio decente, que refrigere bem e que seja flexível o bastante para conectar no cooler, já que o acesso fica bem difícil por causa da fonte.

Alguma sugestão?

*

Poxa, você como um namorado prestativo poderia dar uma ajeitada no micro dela, hein! Cortar a lateral, ajeitar os cabos, troca a pasta térmica... Brincadeira cara!

Bom, se você fizer isso, qual outro cooler faria a exaustão do ar qte interno, afinal a placa-mãe, o hd, as memórias, enfim, várias peças no micro geram calor. Acho que seira interessante a colocação de outras fans e organizar melhor o interior do gabiente.

ABS!

Na verdade já troquei a pasta termica. Só pra não dizer que sou um namorado ruim! :P Capaz...

Vou tentar colocar mais vento lá dentro então... tenho uma ou duas desas ventoinhas de fontes sobrando lá em casa.

Mas então ta aprovado ou reprovado o uso de um badong caseiro? Isso é claro, junto com a organização dos cabos e com a colocação de uma ou duas ventoinhas para auxiliar na ventilaçao.

Muito obrigado pelas dicas! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah! Então se o fio vermelho da fonte (qualquer um deles?) fornece 5V, como os coolers e as ventoinhas funcionam? É que como são da mesma cor, eu liguei o vermelho do cooler no vermelho da fonte e o preto do cooler no preto da fonte...

Quer dizer então que se eu colocar o vermelho do cooler no amarelo da fonte o bichinho vai ficar mais rápido? =D

Tem q ligar o vermelho do cooler no amarelo da fonte mesmo. Com 5V ele funciona, mas em uma velocidade bem menor. Ligando certo vai ficar mais rápido.

Ah, outra coisa: você disse que o preto do cooler vai no preto do cooler wacko.gif (você não queiz dizer fonte?)

Sim, o preto do cooler no preto da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah bom, realmente fica bem mair rápido! Fiz os testes aqui na empresa mesmo huahuahu só eu mesmo :bandeira:

Outra dúvida: esse negócio de fica ligando cabo fêmea no cabo macho da fonte não prejudica o desempenho, digo, na alimentação? Exemplo: Ligar dois coolers: num cabo macho da fonte e o outro no cabo macho do primeiro cooler.

Isso não "dividiria "a tensão entre os dois, diminuindo a velocidade?

Disculpem as perguntas idiotas, mas eu não sei nada de elétrica.

Outra dúvida em relação aobadong:

Se eu esquentar e intortar um cano de PVC, e cobri-lo e/ou forra-lo com papel alumínio vai dar o mesmo efeito que fazer ele apenas de papel alumínio? Estou falando de ventilação e temperatura.

obrigado :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errei mesmo ao dizer fio preto do cooler com fio preto do cooler é fonte mesmo

Pra você resfriar o PC da sua namorada siga as dicas a seguir:

- Organizar os cabos dentro do gabinete para uma melhor ventilação;

- Usar uma boa pasta térmica entre o processador e o dissipador (Recomendo uma Akasa Ak-450 ou Artic Silver 5). Dê preferência para aquelas a base de prata;

- Usar um bom cooler no processador (Recomendo Zalman CNPS 9500, Zalman 7700B-Alcu, Tt Polo 735 você pode pegar outros mais baratos, compatíveis com seu socket e bolso... Se você preferir pode usar watercooler um bom é o THERMALTAKE BIG WATER SE e o RESERATOR 1 Plus.)

- A temperatura do gabinete não pode ser mais que 10 graus da temperatura ambiente;

- Usar coolers no gabinete adicionais sendo que na frente e embaixo os coolers no sentido de ventilação e atrás ou em cima no sentido de exaustão;

- De preferência aos gabinetes de 4 baias, pois a fonte deles não fica em cima do processador;

- Usar uma boa fonte com potencia real e suficiente para seu PC.

Ah link de alguns artigos referentes a refrigeração do PC:

Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Gabinetes: Como evitar o superaquecimento

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/991

Temperatura Máxima dos Processadores

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/645

Turbinando a Ventilação do Processador

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/474

Não Deixe seu PC Torrar no Verão

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/96

Diminuindo a Temperatura de Seu Processador

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/476

Escolhendo o Cooler Certo Para o Seu Micro

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/473

Montando Corretamente PCs com o Pentium 4 Prescott

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1007

Fontes de Alimentação

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/976/1

Tópico "Problema com a temperatura? Clique aqui!" feito pelo GuiX:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=340791

Tópico "Evitando o super-aquecimento do PC, Dicas" feito pelo Gustavo Braga Godoy:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=335541

Tópico "Como lapidar seu cooler" feito pelo Marcelo C Souza:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....topic=94686&hl=

Tópico "Matéria completa sobre Cooler de Nitrogênio., Matéria do THG traduzida, e conteúdo" feito pelo U.a.G_OzzY:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=225006&hl=

Tópico "Resfriando Hd's, Aprenda como fazer" feito pelo Spider_Rap:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=118335&hl=

Tópico "Tabela de Coolers, de gabinete.." feito pelo Evandro Xita:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=382501&hl=

Site da ZALMAN:

http://www.zalman.co.kr/

Site da Thermaltake:

http://www.thermaltake.com.br/

Especificações dos Processadores (Para você saber qual a temperatura máxima que seu processador aguenta):

http://users.erols.com/chare/elec.htm

Link para fazer download de programas para Análise de sistema (Escolha um de medir a temperatura eu aconselhor o ASUS PC probe se sua placa for asus)

http://superdownloads.com.br/programas...filtro=&ordem=2

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por /v\ µ § å § I-I ¡@18 de abril de 2006, 08:00

Mas então ta aprovado ou reprovado o uso de um badong caseiro? Isso é claro, junto com a organização dos cabos e com a colocação de uma ou duas ventoinhas para auxiliar na ventilaçao.

Muito obrigado pelas dicas!  :-BEER

Não custa nada fazer um teste!

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao amigo que criou o topico

aqui perto da minha casa tem um famoso ferro velho, e meu pai tá sempre conversando com o dono, então eu falei pra ele fica de olho lá quando chega micro velho pra ele trazer aqui....

resultado estou com 5 fans que retirei de fontes velhas e muitos molex pra usar (molex é o plugue da fonte de 4 pinos)

fora uma placa-mãe de K6 funfando normalmente essa foi historia!!!

bom quanto a esses fans de fontes velhas eles funcionam normalmente, só que por serem velhos geralmente sao mais barulhentos e tem um fluxo de ar baixo.. mais se você for ver você num pagou nada por eles hehe =]

no selo que fica em cima desses fans olha a corrente A = 0.10 sei lá algo do tipo... ali você ve o quão potente é o fan... quanto maior mais potente creio eu hauahu pelo menos foi o que eu percebi hauahu num manjo muito de eletrica massss...

assim como voce adoro fazer engenhocas cara por isso to sempre fuçando...

como um amigo dai de cima falou procura ligar esses fans em molex que não estejam sendo usados e fio preto com fio preto e o VERMELHO COM O AMARELO da fonte, porque senao você tá ligando em 5v ok???

AGORA PRA QUEM MANJA DE ELETRICA... tipo se eu ligar meu fan em 5v ele fica mais fraco, mais e se eu por um resistor no fio pra deixa a tensão em 12v ??

ai vocês me perguntam porque isso?? sei lá porque o 12v é u mais utilizado no micro e o que da a maior variacao, ai eu pensei em por nu 5v porque tem corrente maior e sei lá.... muda alguma coisa??? da certo?????

valeu da força.... !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao amigo que criou o topico

aqui perto da minha casa tem um famoso ferro velho, e meu pai tá sempre conversando com o dono, então eu falei pra ele fica de olho lá quando chega micro velho pra ele trazer aqui....

resultado estou com 5 fans que retirei de fontes velhas e muitos molex pra usar (molex é o plugue da fonte de 4 pinos)

fora uma placa-mãe de K6 funfando normalmente essa foi historia!!!

bom quanto a esses fans de fontes velhas eles funcionam normalmente, só que por serem velhos geralmente sao mais barulhentos e tem um fluxo de ar baixo.. mais se você for ver você num pagou nada por eles hehe =]

no selo que fica em cima desses fans olha a corrente A = 0.10 sei lá algo do tipo... ali você ve o quão potente é o fan... quanto maior mais potente creio eu hauahu pelo menos foi o que eu percebi hauahu num manjo muito de eletrica massss...

assim como voce adoro fazer engenhocas cara por isso to sempre fuçando...

como um amigo dai de cima falou procura ligar esses fans em molex que não estejam sendo usados e fio preto com fio preto e o VERMELHO COM O AMARELO da fonte, porque senao você tá ligando em 5v ok???

Hhuahuahuau essa de ligar em 5V só eu mesmo! :P Tenho 3 FANs dessas de fontes instalados no meu PC, todos logados em 5V !!! Hhahuahua :bandeira: Não paro mais de rir...

Agora é só chega em casa e muda pra 12... kkkk

E, acho que vou começa a "campear" essas peças que vão pro lixo nessas lojas de manutenção, que vou conseguir aproveitar bastante coisa....

Hoje por exemplo, estava atrás de uma dessas grêlhas pra por no furo que fiz no gabinete, fui numa loja e eles não tinham, mas disseram que foi tudo pro lixo e que seguido tem lá....

É uma!!! valeu pela ideia! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  neste mundo nada se cria tudo se aproveita =]]]

a e você pode arrumar chaveiros bacanas também eu tenho um que é uma memoria SIMM de 1 mb =]]

hauahau

agora preciso achar um K6 pra montar na placa-mãe que eu achei hauahauah

É verdade... putz, tenho um K-6 jogado aqui hahuah e memória SIMM é o quenão falta aqui também! :-BEER

Só que não são meus né.... <_<

Alguma sugestão de onde maisconseguir peças usadas pra reaproveitar, além das lojas de assistência técnica? (não custa pergunar né, vai que alguém aparece com uma ideia aí que eu não fazia ideia) :-BEER

--------------------------------------------------------------------------------------------

Se alguém souber de alguma "engenhoca" dessas, ou alguma ideia, útil ou até mesmo bizarra, pra se fazer com coolers e FANs, posta aí! :joia:

Valeu aí pelas dicas! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí procura nos ferros velhos da vida que voce encontra muitas peças...

e em escolas de info com curso de hardware também

nesses lugares tem sempre coisa sobrando também..

bom uma engenhoca que eu to fazendo aqui hehe

peguei um dos meus fans de sobra cortei a protecao dele de modo a ficar com a helice e os 4 braços de fixacao, agora vou adaptar ela no duto de ar do meu micro... acontece que ela num cabe vou ter q lixar um pokinh..

resta saber se ajuda ter um ventilador no duto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

peguei um dos meus fans de sobra cortei a protecao dele de modo a ficar com a helice e os 4 braços de fixacao, agora vou adaptar ela no duto de ar do meu micro... acontece que ela num cabe vou ter q lixar um pokinh..

resta saber se ajuda ter um ventilador no duto...

Como assim, no duto de ar? :blink: você quer dizer nafrente, no lado, atrás.. onde?

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauahauhu tipo dentro do duto na porta digamos assim pra jogar ar dentro do micro...

mas porque??? se eu por ele antes do duto parafusado na chapa do gabinete meu gabinete num fecha o duto é muito grande e tá completamente fora da direcao do processador... =[[[

eu acho que fica feio um fan enorme ali naquela regiao então to tentnado diminuir ele e esconder o bicho dentro do duto.... sem contar que eu vou abri a lateral e por acrílico... sacou???

outra engenhoca q eu pretendo fazer.... vou cortar o dissipador passivo da minha geforce e colocar em cima das memorias dela hehe =]] aí compro um dissipador ativo e ponho no lugar do antigo hehe assim resolvo 2 problemas: 1 dinheiro 2 temperatura....

=]]]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas porque??? se eu por ele antes do duto parafusado na chapa do gabinete meu gabinete num fecha o duto é muito grande e tá completamente fora da direcao do processador... =[[[

eu acho que fica feio um fan enorme ali naquela regiao então to tentnado diminuir ele e esconder o bicho dentro do duto.... sem contar que eu vou abri a lateral e por acrílico... sacou???

Ah entendo.... não ia fica massa mesmo...

Mas já que você falou em duto de ar da frente do PC, me deu uma loca hoje e peguei um pedaço de compensado que tinha por aqui, e retirei as duas baias que ficam em baixo do leitor e do gravador de CD... deu certinho pra um FAN de 80 mm haha não deu outra fui lá, medi, cortei, imbuti e liguei.

Ficou muito porco se comparado com os daqui e tal, mas que ventila ah, isso ventila! :D

O bom é que não foi preciso cortar nem estragar nada do pc, atémesmo porque o PC é daqui da empresa! :ahh:

O ideal seria fazer um de acrílico, mas esse eu faria em casa, e pro meu PC! B)

Vou ver se consigo tirar uma foto e postar aqui a engenhoca do dia huahuahu

outra engenhoca q eu pretendo fazer.... vou cortar o dissipador passivo da minha geforce e colocar em cima das memorias dela hehe =]] aí compro um dissipador ativo e ponho no lugar do antigo hehe assim resolvo 2 problemas: 1 dinheiro 2 temperatura....

O que é dissipador passivo e ativo? :blink:

falou aee :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uia q dh ahuahua mais tipo seus fans sao redondos??? porque o meu tem a protecao de plastico quadrada =[[ isso q mata...

mai então fico dh sua adaptacao hehe..

dissipador passivo é o q num tem fan em cima.. e ativo seria com fan em cima...

num vou escreve muito porque tocom frio nu dedo... haahauahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou massa, mais tente coloca o cooler mai para dentro, pois ai você poderá esta uma grelha, ou augum acecorio q ficaria mais massa ainda.

falou

Pois é, foi só de brincadera que eu fiz mesmo.... to tentando conseguir um material melhor, e tambem to tentando conseguir a grelha pra cobrir o FAN... e se der, vou pintar essa coisa que eu fiz aqui na empresa e colar com cola quente por dentro... melhoraria um pouco.... :rolleyes:

  uia q dh ahuahua mais tipo seus fans sao redondos??? porque o meu tem a protecao de plastico quadrada =[[ isso q mata...

mai então fico dh sua adaptacao hehe..

dissipador passivo é o q num tem fan em cima.. e ativo seria com fan em cima...

num vou escreve muito porque tocom frio nu dedo... haahauahua

Hehe.. é, de longe até parece que não é estão porco... Sim, esse FAN (aqui da empresa) é redondo, é que é da fonte.

Em casa eu tenho 2 iguais a esse e um quadrado, como o seu, todos de 80 mm.

Ah, outra coisa: comparei a temperatura de ontem, quando o PC aqui estava normal, e a de hoje quando cheguei... A temperatura da placa mãe foi de 38º para 32º e o processador (sempron) foi de 58º para 48º.

Já ajudou um pouco né? :looka:

Ah sobre o dissipador, nem precisa explica mais não, já entendi. :D É que eu nunca tinha ouvido esse nome. valeu :-BEER

OBS.: Friu nu dedo?! vai dize que tu é daqui do sul também? :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!