Ir ao conteúdo

AGP E PCI-E na mesma placa

maumau-rs

Posts recomendados

Postado

Gurizada,

Existe alguma placa-mãe que possua slots AGP e PCI-E (isso mesmo, os dois tipos na mesma placa)?

Dei uma olhada por aí e não encontrei nada.

Tô pensando fazer um upgrade de placa-mãe e processador mas não gostaria de trocar minha placa de vídeo (GeForce 6600GT AGP).

Um abraço,

Maumau

Postado

Tem sim, mas é o seguinte.

Dependendo do chipset, se tiver o AGP nativo ela terá o pci-e x16 (real x4) como a ASUS P5VD1-X, ou se tiver o pci-e x16 nativo terá o AGPxx (1X), que na verdade é um slot pci adaptado eletricamente para suportar a placa de video.

Qual é o processador que tu quer usar?

Asus P4V800D-X (478)

ASUS P5VD1-X (775)

PC-CHIPS A31G (754)

ECS 915P-A (775)

Postado

Então é por isso que dizem que placas com PCI-E o slot AGP não presta?É regra geral ou há excessões?Por exemplo se for uma placa soquete 775 de custo médio tem alguma com AGP real de 8x?

• Membro VIP
Postado

Sei que tem uma da ECS pra 939.

Mas o cara que me vendou esse PC aqui comprou uma pra testar e disse que é uma jossa.. o AGP é uma meleca..

Pois ele ia trocar toda a lan dele pra 939 com agp e depois trocar todas as vgas pra PCI-E, mas nem vai rolar.

Postado
Então é por isso que dizem que placas com PCI-E o slot AGP não presta?É regra geral ou há excessões?Por exemplo se for uma placa soquete 775 de custo médio tem alguma com AGP real de 8x?

ASUS P5VD1-X (775)

Do site da Asus

Design Combo PCI Express & AGP8X

Esta motherboard suporta slots PCI Express x16 e AGP8X para oferecer uma ótima flexibilidade para a actualização da placa gráfica. A slot PCI Express x16 a funcionar a x4 de velocidade tem uma melhor performance que o interface PCI graças à sua excepcional largura de banda de 2GB/

Pelo que entendi ela tem um slot AGP 8X normal e um slot no tamanho do pci-e x16 com taxa de tranferência do pci-e x4.

Outro exemplo:

ECS 915P-A (775)

Do artigo do Placa-Mãe ECS 915P-A

Simples, a ECS uniu dois slots PCI comuns (32 bits rodando 33 MHz) e manteve a compatibilidade elétrica com o slot AGP 4x ou 8x. É claro que o AGP Express não tem os mesmo recursos do barramento AGP original como o DIME (Direct Memory Execute) ou AGP Texturing (saiba mais) .

O AGP Express tem taxa de transferência de 266 MB/s, a mesma do barramento AGP 1x, mas na prática ele é pior que o AGP 1x pois compartilha a banda com outros dispositivos do barramento PCI, além de não possuir todos os recursos do barramento AGP que é exclusivo para placas de vídeo.

Postado

Resumindo, existem placas-mãe com AGP e PCI-E mas funcionam meia-boca, é isto?

Postado Originalmente por OShakal@26 de abril de 2006, 01:22

Se você falar o Socket fica mais fácil...

Estou em dúvida quanto a qual processador e placa-mãe comprar. Mas queria pegar uma placa-mãe que suportasse AGP e PCI-E para ficar com minha placa de vídeo mais um tempo.

O que vocês me recomendariam para um upgrade?

A minha configuração atual é a seguinte:

Pentium 4 socket 478 3Ghz HT

Asus P4S800-MX

1GB RAM Samsung

GeForce 6600GT AGP

som/rede onboard

Fonte Seventeam 420W

Gravador de CD + Leitor de DVD LG (combo)

HD1 Samsung 80GB 7.200rpm.

HD2 Samsung 250GB 7.200rpm.

Monitor 17'' AOC

Um abraço,

Maumau

Postado
A minha configuração atual é a seguinte:

Asus P4S800-MX

1GB RAM Samsung

GeForce 6600GT AGP

som/rede onboard

Fonte Seventeam 420W

HD2 Samsung 250GB 7.200rpm.

Monitor 17'' AOC

Fica mais um tempo com esta configuração, tu pode somar uma quantia em dinheiro e vdender as seguites peças:

Asus P4S800-MX

1GB RAM Samsung

GeForce 6600GT AGP

som/rede onboard

Coloca em um gabinete básico com fonte de 500W e vende, fica com a fonte e o HD de 250Gb.

Olha o que tu consegue em Porto Alegre.

R$ 385,00 Athlon 64 3000 (939)

R$ 229,00 Asus A8V-E SE (pci-e)

R$ 139,00 Memória 512Mb DDR 400 Kingston

R$ 199,00 HD 80 GB SATA Seagate ou Samsung

R$ 520,00 GeForce 6600GT pci-e

Postado
Postado Originalmente por André_Maia@26 de abril de 2006, 13:08

Fica mais um tempo com esta configuração, tu pode somar uma quantia em dinheiro e vdender as seguites peças:

Asus P4S800-MX

1GB RAM Samsung

GeForce 6600GT AGP

som/rede onboard

Coloca em um gabinete básico com fonte de 500W e vende, fica com a fonte e o HD de 250Gb.

Olha o que tu consegue em Porto Alegre.

R$ 385,00 Athlon 64 3000 (939)

R$ 229,00 Asus A8V-E SE (pci-e)

R$ 139,00 Memória 512Mb DDR 400 Kingston

R$ 199,00 HD 80 GB SATA Seagate ou Samsung

R$ 520,00 GeForce 6600GT pci-e

É, acho que vou dar mais um tempo com essa configuração e depois vender tudo como um único micro.

Aliás, notei que tu é de Gravataí. Se souber de alguém interessado em comprar umas peças usadas na redondeza (Cachoeirinha, Gravataí, POA), pode me recomendar. ;-)

Um abraço,

Maumau

Postado

Placas com AGP e pci-express que funcionam meia boca são aquelas que tem o AGP capado. Ou seja, o AGP roda com menor velocidade.

Já as que tem o pci-express capado funcionam normalmente sem perda de desempenho.

Agora, achar placa assim pra s478 é difícil. Melhor você trocar tudo de uma vez e partir pra 775 ou então 939...

• Membro VIP
Postado

Essa placa-mãe tem PCI-E mesmo?

O VIA KT890 não tem SATA-II e dizem os dinos aqui do forum que é pior pra jogos..

A A8N-E é muito boa placa, vai sair uns R$ 300

Se você quer ficar no AGP ainda vá de A8V (não sei qla versão) e na proxima geração troca tudo, pra ficar com uma mid-range não sei se precisa de PCI-E, a não ser que você vá em breve fazer upgrade só na VGA..

Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@27 de abril de 2006, 01:25

Essa placa-mãe tem PCI-E mesmo?

O VIA KT890 não tem SATA-II e dizem os dinos aqui do forum que é pior pra jogos..

A A8N-E é muito boa placa, vai sair uns R$ 300

Se você quer ficar no AGP ainda vá de A8V (não sei qla versão) e na proxima geração troca tudo, pra ficar com uma mid-range não sei se precisa de PCI-E, a não ser que você vá em breve fazer upgrade só na VGA..

O Via kt890 tem PCI-express sim. E Sata-II não tem nd a ver com desempenho em jogo...

Ainda falta o socket que você quer...

• Membro VIP
Postado

300 é por baixo.. a minha saiu 350, mas agora ta por uns 330.

Tem uns caras no ML que consegue preços muito baixos :joia:

Ter até tem oshakal, HD e memórias são 2 gargalos do sistema, um HD mais rápido vai evitar travadas quando alguma informação precisar ser lida no disco durante o jogo, e isso acontece.

T+ :-BEER

Postado

HD não é gargalo no sistema para jogos.

VGA, processador e memória fazem um gargalo muito antes do HD. Pra acontecer o contrário com um SATA comum, só usando com uma sis 4mb, pentium 166, 16mb ram. Fala sério...

• Membro VIP
Postado

Sugiro mais respeito aos outros quando escrever OShakal.

Sei muito bem como é uma josta de um HD lerdo num micro travando o jogo quando precisa ler alguma coisa.

E sei também o que é um sistema enforcado com o fraco desempenho de outros componentes.

Não custa NADA sugerir pro amigo outra opção, por um preço próximo e com mais recursos, além de ser bem aceita pela comunidade, já que foi esclarecido sobre o desempenho ruim das placas-mãe com os 2 slots de vídeo.

Postado

Pelo que vi pessoal, os HDs SATA II tem mais midia a favor do que resultados praticos, pude constatar muito rápido é o Raptor da Western Digital, mas acho o preço muito salgado, testes sintetico pra mim não valem nada, tem ver a máquina funcionando no dia a dia, quando que o cara vai ter as condições de teste que eles usam, acho que muito raramente.

Teste em laboratório é que nem treino de F1, na pista livre o cara pode ser até o mais rápido, mas quero ver na hora da corrida, quando a pista ta cheia é que se vê quem é bom.

Postado
Postado Originalmente por André_Maia@29 de abril de 2006, 09:05

Pelo que vi pessoal, os HDs SATA II tem mais midia a favor do que resultados praticos, pude constatar muito rápido é o Raptor da Western Digital, mas acho o preço muito salgado, testes sintetico pra mim não valem nada, tem ver a máquina funcionando no dia a dia, quando que o cara vai ter as condições de teste que eles usam, acho que muito raramente.

Teste em laboratório é que nem treino de F1, na pista livre o cara pode ser até o mais rápido, mas quero ver na hora da corrida, quando a pista ta cheia é que se vê quem é bom.

e verdade como muitas vezes eu já disse os testes feitos n tem nada a ver como uma pessoa trabalha no dia a dia.Muita gente fala mal dos chipset VIA eles sao fantasticos na gestao de discos já tive varios chipsets de varias boards na minha mao ex:intel 865,915/nforce4/via pt800,pt880/uli-ali)de todos que estão ali o melhor em gestao de discos e o via e de seguida o da uli-ali mas atençao em gestao de discos!!!!depois vem os problemas das imcompatibilidades muito frequentes nos chipset via e a sua perfomançe nos jogos sao para esquecer...(falando da plataforma intel)já tive uma motherboard asrock a pt880 tambem tinha agp e pci-x realmente ela perde perfomançe no solt agp mas nada muito significativo

Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@29 de abril de 2006, 01:18

Sugiro mais respeito aos outros quando escrever OShakal.

Sei muito bem como é uma josta de um HD lerdo num micro travando o jogo quando precisa ler alguma coisa.

E sei também o que é um sistema enforcado com o fraco desempenho de outros componentes.

Não custa NADA sugerir pro amigo outra opção, por um preço próximo e com mais recursos, além de ser bem aceita pela comunidade, já que foi esclarecido sobre o desempenho ruim das placas-mãe com os 2 slots de vídeo.

Sugiro que não seja tão "manteiga-derretida". Ninguém aqui ofendeu ninguém, só você viu isso meu chapa!

Outra, olha bem pro meu HD na assinatura. Já usei um Sata e sabe a diferença que eu senti nos jogos? Nenhuma, Nada, zip, none. Claro que copiando arquivos isso já muda. Mas imagina um SATA2 contra um SATA, a diferença vai ser NULA!

Foi o que o camarada ali disse, SATAII é mais marketing do que necessidade de compra.

Vale mais um HD SATA2 em placa-mãe SATA1 do que o contrário.

E repito: HD é a ultima peça que vai te gargalar o PC!

Postado

Asrock 939Dual Sata2 com Chipset ULI1695 tem esse suporte, sem perder desempenho em nenhuma delas!

Boa placa, mas muito difícil de encontrar!

Postado
Postado Originalmente por Highor@29 de abril de 2006, 18:34

Asrock 939Dual Sata2 com Chipset ULI1695 tem esse suporte, sem perder desempenho em nenhuma delas!

Boa placa, mas muito difícil de encontrar!

Achei essa placa em um anuncio no site da gravit...mais pelo q tenho visto essa loja não é muito recomendada pelo pessoal daqui do fórum...mais se alguém quiser correr o risco...tá ai uma opção.

:-BEER

Postado
Postado Originalmente por OShakal@29 de abril de 2006, 17:03

Sugiro que não seja tão "manteiga-derretida". Ninguém aqui ofendeu ninguém, só você viu isso meu chapa!

Outra, olha bem pro meu HD na assinatura. Já usei um Sata e sabe a diferença que eu senti nos jogos? Nenhuma, Nada, zip, none. Claro que copiando arquivos isso já muda. Mas imagina um SATA2 contra um SATA, a diferença vai ser NULA!

Foi o que o camarada ali disse, SATAII é mais marketing do que necessidade de compra.

Vale mais um HD SATA2 em placa-mãe SATA1 do que o contrário.

E repito: HD é a ultima peça que vai te gargalar o PC!

"HD é a ultima peça que vai te gargalar o PC!"

não concordo!já tive um IDE ATA100 passei para SATA e por ultimo estou com RAID0 com sata.Porque tudo isto?em 1º lugar um pc com disco com mau desmpenho e para enervar ,no iniciar do SO um disco com bom desmpenho e o essencial,quando alguem trabalha com ficheiros pesados ou ate trabalhar com um simples ficheiro já vai notar diferença mas para isso acontecer tem que ter uma boa memoria,se a memoria for boa e os discos em RAID cm bom desempenho você vai me dizer que o loading dos jogos e igua com disco ata100?eu acho que não ,as já fez alguem teste?

• Membro VIP
Postado

"VGA, processador e memória fazem um gargalo muito antes do HD. Pra acontecer o contrário com um SATA comum, só usando com uma sis 4mb, pentium 166, 16mb ram. Fala sério..."

Não é ofensivo ?

Vi sua assinatura.

Já respondi sobre meu ponto de vista acima.

Concordo que o SATA-II não é tudo que dizem, mas quem aqui usa o PC somente pra jogos ?

porque pelo mesmo preço deixar de lado um recurso extra ?

Não to falando mal da VIA, sei que é uma excelente fabricante, mas procura por testes de placas-mãe com o KT890 em outros foruns.

• Membro VIP
Postado

Pessoal, vamos acalmar os ânimos, se alguém quer trocar ofensas, vai discutir no msn ou em qualquer outro lugar. Qualquer ofensa que continuarem postando os usuários serão advertidos e terão seus posts apagados.

Postado

A placa-mãe foi inicialmente criada para suportar uma placa de video somente. Hoje em dia , tem placas que suportam 2 slots pci-express de 16x cada. Na verdade tudo isso de plca de video e tal foi inicialmente criado para programas pesados e para pessoas que precisavam de desempenho para editar filmes (equipamento profissional). então adaptram tudo isso para jogos e outros recursos. A ATI usa cross fire e a GE-FORCE usa o sistema SLI. Bem parecidos. Agora isso de uma banda ser menor que a outra , sempre existira. Todos tem que se lembrar que placas que tem slot AGP 8x e PCI-E não vão durar muito. Isso é uma fase , porque o slot pci-e é pouco usado ainda. Ele foi lancado muito em cima do AGP 8x. então essas placas servem só de "quebra galho' , ate que o pci-e entre efetivamente no mercado.

^Só para lembrar gente , porque parece que slot pci-e e agp vão durar para sempre , claro que não.

Quanto a placa DA ASUS P5VD1-X , não precisa falar nada dela. Tem recursos muito bons no setup. Aceita dual channel , tem um audio que dá gosto , tem entrada sata , e não me lembro direito , mas pode ser adaptado entradas fire wire.

colocou a minha mao no fogo , essa placa é muito boa (meu amigo tem ele e eu já vi seus recursos). Tem tanta opcao no SETUP que voce fica perdido. Outra coisa que falam dela é da temperatura. Bom na minha opinião a Asus colokou o sensor perto do processador , por isso que acusa uma temperatura alta.

Essa placa custa em torno de 300 a uns 380 reais. Tem um visual bonito e não precisa falar mais nada né ASUS é ASUS.

Agora já para as pessoas que querem ter toda a velocidade do mundo , então compre uma placa com pci-e , somente isso... :goff:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!