Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

osciloscópio com os conversores da placa de som


plcf

Posts recomendados

oi

sou novo no forum. de um tempo pra cá venho estudando eletrônica (sozinho), e pretendo montar uma bancada pra construir amplificadores valvulados e pedais de guitarra. meu interesse na eletrônica é trabalhar com projetos de audio. andei pesquisando sobre a importancia de um osciloscópio e pretendo construir um baseado em placa de som do pc. como tenho um home studio, minha placa de som é muito boa (24bits96khz - 110db de faixa dinâmica), o que imagino me daria resultados melhores que placas onboard. gostaria de esquemas de circuitos p/ construção de um osciloscopio baseado na placa de som. quais os perigos de se queimar as entradas da placa? qual as freqüências nescessárias num oscilador p/ trabalhar com audio?

muito obrigado

paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A interface mais simples seria um divisor resistivo selecionável, tipo um potenciometro, em ligação igual a um controle de volume.

Pode queimar a placa se enviar uma tensão muito alta à sua entrada. Deve protegê-la com diodos em shunt (na verdade a placa já deve ter tal proteção, mas não custa colocar uma adicional).

Existem circuitos mais sofisticados, usando amp op, como se fosse um préamplificador. Nesse caso ganha-se uma sensibilidade maior e melhora a proteção à placa.

[ ]s

post-28654-13884911246458_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele esquema é de um site fechado (pago), portanto não adianta postar o link.

Mas tem esse circuito, que é um pouco mais simples, e tem o buffer e proteção:

http://xoscope.sourceforge.net/hardware/hardware.html

Uma alternativa interessante para quem precisa analisar DC usando a placa de som:

http://www.elecdesign.com/Articles/Print.cfm?ArticleID=2641

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!