Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adianta ter uma fonte boa?


Édnei Rodrigues

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu tinha uma fonte satellite de 450 watts ( não lembro o modelo...mas sei q uma vez fizeram um teste com ela aqui no fórum e disseram q ela tem perigo de derreter o circuito, devido a um sobreaquecimento), no entanto, ontem, queimou com uma queda de um raio na rede elétrica.

Minhas dúvidas:

1- Adianta eu comprar uma fonte boa se eu não tenho um aterramento ?

2- Até agora, eu não sei se estabilizador presta pra segurar estes tipos de caso, pois ele não queimou e não segurou a descarga..e aí?

3- vocês sabem se a Fornecedora de energia elétrica( no caso, a CEEE) é culpada pela não proteção do usuário a esse tipo de descarga? estou pensando em processar a Companhia....

Outra pergunta...sevemteam 320w serve para minha máquina:

Athlon 64 2800+

2x 512 MB ddr 400

Um dvdrw

P. Video ati radeon 9500 PRO

Hd de 80 GB

Um modem USB U210 da ....esqueci o nome...

2x fans de gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar deste assunto já ser amplamente discutido no fórum, sim vale a pena ter uma fonte boa.

Uma boa fonte pode representa de 10 a 20% de um micro logo ela também é uma proteção de seu investimento.

1. Mesmo não tendo aterramento uma boa fonte ainda é melhor que ter uma genérica.

2. O Estabilizador tem sua eficiência apenas quando possui aterramento (onde ela descarrega as sobretensões). Sem o aterramento a eficiência de um estabilizador é quase nula, funcionando apenas como filtro de linha. Alguns estabilizadores antigos possuem trafos isoladores que não necessitam de aterramento, este pode ser uma opção para você.

3. Em alguns casos você pode sim responsabilizar a consessionária de energia pela sobretensão, no entanto se o problema ocorreu apenas no micro fica realmente difícil, principalmente como você citou não existe aterramento em sua instalação, transferindo parte da responsabilidade para você. (Por exemplo se em sua instalção ocorreu danos em geladeiras, TVs onde o uso de aterramento não é recomendado ocorreu sobretensão excessiva nop fornecimento de energia, desta forma você pode responsabilizar a fornecedora. Vale lembrar que é um processo um tanto demorado, logo você tem que fazer o velho sistema prescrito no código do consumidor.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acredite, a TV ficou com cores muitos estranhas depois do raio...

Logo, acho q danificou o tupo de imagem...

Cara, obrigado pela ajuda....e desculpe pelo outro post criado no mesmo assunto.

Esqueci de perguntar... XD

Ah, proteção contra raios...existe? OU somente aterrando eu estarei protegido contra algo deste tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas ainda fico na dúvida...

E raios? Descargas de um raio na rede elétrica?como se proteger?

Ah, comprei a fontezinha seventeam 350w BKT....muito boa, agora eu consigo fazer overclocking sem resetar a máquina..

Mas ainda estou sem terra...

Ah, me disseram q esses isoladores não funcionam bem...é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, essa é a minha experiência: sempre usei o pc com raios e tudo mais. Nunca me queimou nada. Eu escuto o estabilizador trabalhar, mas nada acontece. Não sei se tenho sorte ou se meu estabilizador é q é bom mesmo. Acho ele muuito bom. Tenho ele desde a época do meu K6-2.....naquela época ainda não faziam tantos estabilizadores vagabundos como fazem hoje...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!