Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resetar BIOS de placa antiga!


leandroyata07

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Seguinte: To com um pc aqui pra fazer instalacoes, porém é de suma importancia que eu resete a BIOS da placa-mãe. O problema é que a placa-mãe é antiga..., aparentemente uma Intel, com processador Pentium MMX 266 Mhz, com 128 de ram e HD de 4 GB. Bem, na placa-mãe não achei de jeito nenhum aquela pilha basica que as placa-mãe costumam ter. Mas observei que tem um tipo pente encaixado num slot que não é nem os PCI basicos e nem os de memoria e fica praticamente na direcao abaixo do HD. Tel escrito algo como Mother Board Card. Retirei ele e esperei pra ver, mas a BIOS continua na mesma. Ta protegida por senha e como o dono não sabe... tenho que alterar o boot inicial para a unidade de cd... porque ta como default o HD.

Agradeço a atenção de todos!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa memória, q você encontrou, possivelmente, é memória, Cache, antigamente, elas vinham em slots, auxiliavam os processadores no processamento, hoje, elas já vem acopladas ao processador...

Essa placa mãe, possivelmente, utiliza uma bateria de tambor, ou seja, é soldada a placa mãe... por isso, verifique se não já Jumpers para que você consiga resetar a Bios dessa placa mãe, deve ter em algum lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.

Seguinte: To com um pc aqui pra fazer instalacoes, porém é de suma importancia que eu resete a BIOS da placa-mãe. O problema é que a placa-mãe é antiga..., aparentemente uma Intel, com processador Pentium MMX 266 Mhz, com 128 de ram e HD de 4 GB. Bem, na placa-mãe não achei de jeito nenhum aquela pilha basica que as placa-mãe costumam ter. Mas observei que tem um tipo pente encaixado num slot que não é nem os PCI basicos e nem os de memoria e fica praticamente na direcao abaixo do HD. Tel escrito algo como Mother Board Card. Retirei ele e esperei pra ver, mas a BIOS continua na mesma. Ta protegida por senha e como o dono não sabe... tenho que alterar o boot inicial para a unidade de cd... porque ta como default o HD.

Agradeço a atenção de todos!

Abraços!!!

Tem uns comandos do DEBUG, no DOS, que resetam, mas eu não lembro como é.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uns comandos do DEBUG, no DOS, que resetam, mas eu não lembro como é.

Apesar de ser um bom procedimento nos últimos casos, não é em todas as placas-mãe que esse método funciona. A melhor forma é procurar pelo jumper responsável pelo reset do CMOS do BIOS, onde tem como referência algo semelhante a CLR_TC1, CLRTC1, etc. escrito na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser um bom procedimento nos últimos casos, não é em todas as placas-mãe que esse método funciona. A melhor forma é procurar pelo jumper responsável pelo reset do CMOS do BIOS, onde tem como referência algo semelhante a CLR_TC1, CLRTC1, etc. escrito na placa.

Certo Jmac, mas se eu encontrar esses jumpers, como eu devo resetar? Qual posicao?

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, geralmente o jumper esta conectado ao pino 1 e 2 e o 3 fica livre. Então é so retirar o jumper e conectar o pino 2 e 3 e aguardar mais ou menos de 7 a 10 segundos. Depois ponha o jumper de volta ao pino 1 e 2. Com o PC desligado, lógico.

T+

Muito obrigado Jmac... amanhã testarei e postarei aqui o resultado de sua dica!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que voce descreveu, a placa mãe não deve ser jurassica, deve

existir jumpers na placa e uma bateria, que pode ser tipo moeda,

tipo um barrilzinho cilindrico, normalmente azul ou verde e ainda um

terceiro tipo que não fica aparente, este é como um chip, preto e que

é encaixado na placa como um chip. Tente mudar um jumper e voltar

ao normal, teste o resultado, depois faça a mesma coisa com outro,

até acertar, mas existem ainda placas que o reset do cmos se faz

tocando em dois pontos com um objeto metálico. Seria bom se voce

desse mais dados sobre a placa de forma a permitir a identificação

do fabricante e modelo, assim poderiamos matar a charada.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que voce descreveu, a placa mãe não deve ser jurassica, deve

existir jumpers na placa e uma bateria, que pode ser tipo moeda,

tipo um barrilzinho cilindrico, normalmente azul ou verde e ainda um

terceiro tipo que não fica aparente, este é como um chip, preto e que

é encaixado na placa como um chip. Tente mudar um jumper e voltar

ao normal, teste o resultado, depois faça a mesma coisa com outro,

até acertar, mas existem ainda placas que o reset do cmos se faz

tocando em dois pontos com um objeto metálico. Seria bom se voce

desse mais dados sobre a placa de forma a permitir a identificação

do fabricante e modelo, assim poderiamos matar a charada.

Boa sorte

adcarvalho

Rapaz, a placa aprenta ser uma Inter porque tem varios chips nela com o logo da empresa. A bateria de formato moeda não tem.. já me certifiquei disso. Agora, realmente tem vários jumpers, inclusive, há um chip com o nome Award BIOS... e ao lado tem um jumpeamento... mas testei como o amigo acima me indicou e não conseguir reseta-la... . Putz... ta ficando bem complicado isso aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tente asim:

pegue um papel e uma caneta... faça uma mapazinho mostrando a posiçao de cada jumper... essas placas antigas geralmente tem muito jumper....

depois reitre todos.... desconecte da energia e de tudo.... espere 1 minuto ou + seila...

e recoloque tudo e veja o q acontece.... muita vezes o jumper ta la pra esta funçao e agente nem sabe...

tenta ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa talvez use aquele chip Dallas Clock que seria como a bateria, não sei explicar como funciona, mas essa "bateria" dura uns 10 anos, nem sei se é alguma bateria, mas bem, procure esse chip, pois normalmente em placas que não aparentam ter bateria possuem o "Dallas Real Time Clock", veja se perto dele não tem um jumper com 3 pinos ou mesmo com 1 só sem nada, tente colocar um jumper nele e esperar uns 10 segundos ou mudando de 1-2 para 2-3 o jumper, pois pode depender da placa mãe, mas normalmente o padrão seria esse.

Se não conseguir acho que só postando a foto da placa mesmo :/

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!