Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos HDs posso colocar no meu PC?


Karibeto

Posts recomendados

Na maioria das placas mãe, você pode colocar até quatro dispositivos IDE (HDs, CD ROM, DVD, etc.).

Isso porque as placas mãe possuem duas entradas IDEs, uma primária e outra secundária.

Em se tratando de placas mãe mais novas, a quantidade de HDs que pode-se instalar aumenta, pois as mesmas além das entradas IDE possuem também entradas para HDs SATA.

RESUMINDO: Pode-se instalar vários HDs em uma placa mãe, isso depende do modelo da mesma, sem contar que existem ainda diversos tipos de adaptadores.

Para instalar três HDs, a única coisa que vai precisar é de mais um cabo de dados (flat cable), desde que sua MB tenha duas entradas IDE e os HDs tenham essa interface (IDE).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Libra!

A minha MB aceita duas IDE, e as duas estão com dois dispositivos =(

É impossível colocar um HD extra na IDE1, por exemplo, que já tem outros dois HDs? Eu achei q precisasse apenas de um flat cable com 4 terminais e um extensor para os cabos de alimentação, mas não tenho certeza se isso é aceitável!

Se não for, a única alternativa seria colocar um SATA?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IDE pode colocar 4. 2 em cada IDE (pcs geralmente tem 2, a primaria e a secundaria)

Cada IDE aceita 2 HDs.

Se você copiar 1 arquivo entre 1HD ligado na primaria e 1HD ligado na secundaria não há perda de desempenho.

Se você copiar 1 arquivo entre 2HD´s ligados na mesma IDE a velocidade de transferencia é menor pois ele precisa usar "o mesmo meio fisico para ler e depois para gravar".

O 1 HD em cada IDE sofre maior desgaste pois sua placa controladora tem funcoes extra para controlar o segundo (ate onde eu sei é assim).

De qualquer forma, você nem percebe

Não conheco funcionamento dos SATAS portanto não sei se da para ligar junto e aumentar o número de HDS ligados.

De qualquer forma, você pode comprar cases externos USB e ligar mais HDS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Gostaria de saber, se essa placa aceita 3 hds, já tenho dois instalados, um de 80gb e um de 160 gb, mais preciso colocar outro, se alguém puder ajudar...

Recursos da Intel® Desktop Board D102GGC2RecursosBenefíciosFator de formamicroATX (9,60 por 8,60 polegadas [243,84 por 218,44 mm])ProcessadoresSuporte para um processador Intel® Pentium® D em um soquete LGA775 com barramento de sistema de 800 ou 533 MHz

Suporte para um processador Intel® Pentium® 4 em um soquete LGA775 com barramento de sistema de 800 ou 533 MHz

Suporte para um processador Intel® Celeron® D em um soquete LGA775 com barramento de sistema de 533 MHz

Ver todos os processadores suportados inenglish.gif MemóriaDois soquetes DIMM (Dual Inline Memory Module) SDRAM de DDR2 inenglish.gif , de 240 pinos

Suporte para DIMMS de DDR2 de 533 e 400 MHz

Suporte para até 2 GB de memória do sistema ChipsetChipset ATI* Radeon* Xpress 200VídeoGráficos integrados baseados no ATI* Radeon* X300ÁudioSubsistema de Áudio de Alta Definição inenglish.gif usando o codec de áudio Realtek* ALC883Controle de E/SControladora de E/S do legado SMSC* SCH5017 para gerenciamento de hardware, unidade de disquete, portas seriais, paralelas e PS/2*Suporte LANSubsistema de LAN de 10/100 Mbits/s usando o dispositivo adaptador de LAN Realtek* 8101LInterfaces periféricasOito portas USB inenglish.gif 2.0

Uma porta serial

Uma porta paralela

Quatro interfaces Serial ATA inenglish.gif

Duas interfaces IDE paralelas ATA com suporte para UDMA 33, ATA-66/100

Uma interface de unidade de disquete

Portas de teclado e mouse PS/2 Capacidade de expansãoDois conectores de barramento PCI Conventional*

Um conector de placa adicional do barramento PCI Express* inenglish.gif x16

Dois conectores de placa adicional do barramento PCI Express x1

Produtos relacionadosProcessadoresProcessador Intel® Pentium® D

Processador Intel® Pentium® 4

Processador Intel® Celeron® D ChipsetChipset ATI* Radeon* Xpress 200

user_offline.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Intel® Desktop Board D102GGC2

4 Canais SATA 1.5Gb/s

2 Canais PATA (IDE)

Ou seja, suporta 4 HDs SATA 150 e 4 HDs IDE (dois em cada canal, mas aí você fica sem driver de DVD). Lembrando que HDs SATA 300 são retro-compatíveis com o padrão SATA 150 bastando jumpear o disco na sua traseira.

Agora basta ter uma boa fonte com conectores e potência suficiente para alimentar tanto HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas das Placas-mãe mais modernas vem apenas com uma IDE, assim só se pode ligar dois dispositivos IDE (HD ou gravador). Em compensação vem mais portas SATA, às vezes até 8.

Mas se a pessoa precisa ligar mais dispositivos IDE pode pegar umas placas PCI que vem com saidas SATA e IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!