Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede Wireless - 2 andares


salles.asa

Posts recomendados

Tenho um roteador Wireless D-Link D524 no primeiro andar de minha residencia, onde lido um PC desktop e utilizo um note na rede wireless. Porém ao chegar no segundo andar da residencia o nobook perde o sinal!!! O q preciso fazer para manter a rede no segundo andar funcionando? Me falaram em colocar um access point, mas não entendi porque?

Gostaria de saber qual seria a melhor solucao para o caso. Uma antena mais forte acho q não adiantaria pois seria para transmitir o sinal na direcao vertical (de um andar para o outro) e não sei se a lage pode criar uma barreira muito forte. Preciso colocar um cabo ligando uma das saidas de meu roteador a algum outro equipamento wireless no segundo andar? Que equipamento seria este?

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

Primeiramente,

Em uma rede wireless, entre um andar e outro, é complicado você obter um sinal com 100%. Pois existem muitas barreiras, uma delas é a laje que divide um andar do outro, as barreiras mais fortes entre o sinal wireless são:

Vidros, espelhos, placas de metal etc...

porque ao invés do sinal filtrar essas barreiras, elas refletem o sinal causando uma perda consideravel.

A laje também é um ótimo inimigo do wireless.

você tendo apenas um DI524 para abranger uma casa de 02 andares, com certeza você não vai conseguir pelos motivos acima citado.

Aconselhavel você colocar mais um DI, pode ser 524 mesmo ou 624...tanto faz....mas pra você fazer isso, você tem que configura-lo para trabalhar como repetidor de sinal, ou seja, ao invés de oferecer o sinal ele vai repetir o sinal que esrá sendo absorvido pelo DI524 principal, ele funciona como uma espécie de bridge.

Essa configuração é fácil, c for D-Link, apenas configura-o para trabalhar em bridge, opção vista no menu tool do DI.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Alexandre,

Primeiro de tudo você deve levar esse roteador wireless para o segundo andar, pois esses aparelhos dissipam bem o sinal para baixo e para os lados e não muito bem pra cima. Experimente, também colocar o roteador próximo da escada de acesso aos pavimentos da sua casa, pois facilita a passagem do sinal.

Os itens que mais dificultam a passagem do sinal são: Rolo de papel, Concreto, Vidro a prova de balas e principalmente metal, esse não deixa passar nada.

Faça esse procedimento que com certeza funcionará, mas se depois dessas alternativas não der certo, procure um técnico especializado em sua cidade para resolver seu problema.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

Primeiramente,

Em uma rede wireless, entre um andar e outro, é complicado você obter um sinal com 100%. Pois existem muitas barreiras, uma delas é a laje que divide um andar do outro, as barreiras mais fortes entre o sinal wireless são:

Vidros, espelhos, placas de metal etc...

porque ao invés do sinal filtrar essas barreiras, elas refletem o sinal causando uma perda consideravel.

A laje também é um ótimo inimigo do wireless.

você tendo apenas um DI524 para abranger uma casa de 02 andares, com certeza você não vai conseguir pelos motivos acima citado.

Aconselhavel você colocar mais um DI, pode ser 524 mesmo ou 624...tanto faz....mas pra você fazer isso, você tem que configura-lo para trabalhar como repetidor de sinal, ou seja, ao invés de oferecer o sinal ele vai repetir o sinal que esrá sendo absorvido pelo DI524 principal, ele funciona como uma espécie de bridge.

Essa configuração é fácil, c for D-Link, apenas configura-o para trabalhar em bridge, opção vista no menu tool do DI.

Espero ter ajudado.

Ué o acess point faz isso tambem não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Antena nem sempre resolve! Se o problema forem obstaculos, melhor colocar 2 AP cada um com uma pequena antena OMNI!

Outra solução (é meio ideia nova.. não sei si da 100% certo) seria colocar apenas uma antena no andar de cima! Tipo: Coloca o Ap proximo ao teto.. e puxa 2 cabos do pigtail... sendo q um fica pro andar de baixo (1m de cabo no max) e outra tu fura a laje e coloca pro andar de cima (apenas a antena). Isso é apenas uma ideia, não vou garantir q funcione.. apesar de serem grandes as possibilidades! só lembrando: não façam gambiarras.. usem plugs adequados e quando precisar de uma junçao, faça com solda (estanhada) e bem isolada! E o cabo AP-> antena deve ter no maximo 8mts! (pra evitar grandes perdas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membro VIP

Já consegui atravessar 2 lajes com um Linksys.

Para isso:

Deixei as antenas na horizontal (porque elas não transmitem bem o sinal para cima e nem para baixo, só na horizontal) e troquei a antena da placa wireless que estava dois pisos abaixo, coloquei uma de 5dBi.

O sinal que passou foi de aproximadamente 40%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com um problema parecido...

Gostaria de compartilhar a internet do meu cunhado que mora no prédio ao lado do meu via WiFi...

Ele tem um note com placa wireless + modem banda larga ligado ao roteador + uma antena de 15dbi omni e eu tenho um note com placa wireless, e o sinal não chegou no meu apto, ficou proximo a escada do predio.

Agora adquiri um roteador no meu apto, porém ele não consegue captar o sinal do meu cunhado. Pois ele não está como repetidor do sinal. Na verdade, ele está apenas ligado na tomada com as configuração padrão.

1º) O meu roteador conseguiria ser um repetidor ?Como ?

2º) Ou o meu roteador deveria ter um modem ?

3º) Preciso adquirir mais uma antena receptora ?

4º) Outras sugestões ?

No aguardo... Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Estou com problemas em compartilhar internet do segundo para o primeiro andar. Tenho um modem DSL500B conectado a um D-Link DI-624 (usando uma antena de 5dBi TP link) e como receptor tem dois na mesma máquina, uma placa da D-Link de 108Mbps (desativada, pois a cpu fica enclausurada e não estava captando o sinal, pensei em coloca uma antena de 5dBi com extensão, igual o que tem o router wireless, mas espero a opinião de vocês) e um adaptador USB DWA110 (também D-Link).

Bom,

Como o modem não é meu liguei a saída em uma porta LAN do router wireless e o configurei (acredito que corretamente).

Modem

IP: 10.1.1.1

Gateway: 255.0.0.0

Servidor DHCP: 10.1.1.2 - 10.1.1.254

Router Wireless

IP: 10.1.1.2

Gateway: 255.0.0.0

Servidor DHCP: Desabilitado

Super G mode Super G without Turbo

Extended Range Mode desativado

WMM funtion desativado

8002.11g only mode ativado

SSDI Broadcast Ativado

Criptografia WAP

A WAN está como IP dinâmico, mas acho que não tem nada a ver, pois não tem cabo algum ligado neste. Só não sei sobre aquele clonar MAC nesta etapa.

Um dos problemas é que quando liga o estabilizador do computador, ligando os dois aparelhos juntos (modem e router), o modem não transmite dados, a luz data fica apagada, aí tem de desligá-lo e ligá-lo novamente para que volte a funcionar.

Ainda com esta configuração o sinal chega com duas barras apenas e velocidade de conexão de no máximo 11Mbps. O tempo em que permanece conectado é muito pequeno também, cai muitas vezes. Na maioria das vezes nem mesmo há transmissão de dados.

Alguma sugestão para este problema?

Obrigado!

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
a pergunta parece meio absurda.... mas e se virar o aparelho de cabeça pra baixo?

As antenas omnidirecionais propagam o sinal na horizontal 180° e na vertical em torno de 15° e 30°. Você pode inclinar um pouco a antena, talvez melhore um pouco.

No meu caso não resolveu, pois o alcance na vertical é bem menor que na horizontal e a distância do router do segundo andar e o ponto de acesso no primeiro era um tanto grande, além da espessura da laje, rede elétrica no meio e etc.

Abraço,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!