Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração para servidor


uncleLuck

Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou para montar um servidor e tenho dúvidas quanto ao hardware e ao software.

Hardware

P4, 3.0 GHz, Dual Core

Placa mãe da Intel com suporte a RAID (para fazer espelhamento). Alguma outra RAID seria interesante?

2 HDs 80 GB SATA II

1 GB MB DDR

DVD-RW (penso em fazer backup dos dados em DVD e também transferindo para uma outra máquina)

Fonte com potência real, tipo da Seventeam.

Acho que é o necessário. Se estiver esquecendo de alguma coisa aceito sugestões.

Software

Windows 2003 Server (gostaria de ter dois SO, o outro seria da plataforma Linux)

Qual ou quais programas são necessários no dia-a-dia de um servidor, além do SO ?

No caso de dois SO, como fazer para ter a opção de dual boot ?

É vantagem criar um swap ? O que realmente iria ganhar com isso ? E importante: como fazer ?

Esse servidor terá a função de, através dele, ter controle de todas as estações (10 a 15), distribuindo para cada usuário as suas permissões tipo: um pode fazer download mas o restante não; bloquear acesso a determinados sites; bloquear a instalação de programas, etc.

Nele também ficará instalado o sistema que gerencia o controle de estoque e clientes, onde fica a base de dados. Assim, tudo o que fizerem nas estações na verdade deverá ser salvo no servidor.

Através do servidor eu posso saber quem logou, o horário e o que fez ?

As estações estarão com Windows 2000 pro (algumas ainda estão com o XP).

Gostaria também de poder controlar o email por ele no que diz respeito a segurança. Ou seja, todos os emails seriam primeiro filtrados pelo servidor (não sei se vale a pena). Nesse caso o antivirus ficaria somente no servidor ?

Ele também pode ser um servidor de impressão ? Como gerenciar isso já que existem mais de uma impressora ?

Por enquanto é só. Tenho muitas dúvidas quanto a configuração correta do SO. Estou fazendo faculdade mas ainda não aprendi sobre isso e a necessidade bate à porta!

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!