Ir ao conteúdo

Gigabyte 8vm800m

javaska

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tô com um problema mega chato com minha placa-mãe Gigabyte 8vm800m - 478 (onde tá rodando um Pentium 4 2.4 Prescott). Aí vai minha histórinha...

Parte resumida:

Eu tenho 1 pente de memória DDR 266 Kingston 512 MB que funciona perfeitamente nesse placa-mãe. Consegui outro pente igual a este e coloquei nela e a danada só reconhece 512 MB de ram como se tivesse apenas um pente. :(

Continuação com mais detalhes muito importantes:

...Pensei, memória com defeito. Testei apenas o pente novo e a BIOS apitou. Quase confirmou meu diagnóstico. Mas daí, não convencido, testei em outro computador com outra gigabyte de um modelo inferior e não é que para minha surpresa o pente funciona! Coloquei a memória nova na minha gigabyte de novo e apitou novamente. Insisti até que funcionou. Coloquei o outro pente pra ver se finalmente, conseguia o 1GB de ram. O computador ligou. Pensei: deu certo! Mas não que só reconheceu 512 MB de ram como se um pente não existisse! Bom, resolvi deixar de lado minha memória nova e testar na minha 8vm800m a memória genérica da outra gigabyte e... biiiiip, a bios apitou. Insisti e funcionou. Coloquei a minha Kingston velha de novo. Expectativa e... 1 GB de ram! Tirei os pentes e coloquei novamente. PC ligou e.. 512 de ram... Loucura não? E assim fui testando... Coloquei minhas duas Kingston (a velha e a nova) na outra gigabyte e reconheceu sem problemas, apitos e afins 1 GB de ram, mas na minha nem a pau! :muro:

Tá, já estava convencido que a Gigabyte 8vm800m não conseguia identificar dois módulos de memórias iguais até que resolvo usar o CPU-Z e... surpresa de novo! O CPU-Z achou a memória esquecida no slot 2! Pra não dizerem que eu tô louco olhem as imagens no anexo. Observem a data de ambas.

Decidi atualizar a BIOS, coloquei todas as versões que eu achei mas não adiantou. Não há macumba que faça a placa-mãe identificar as duas Kingstons em conjunto. :huh:

Minhas perguntas:

*Pode uma placa-mãe viciar em uma memória, pois com a minha kingston velhinha eu posso deixar até meia froxa que funciona sem problemas, mas já com as outra duas memórias que testei (kingston nova e memória genérica) tem que fazer todo um macete pra funcionarem e quando funcionam de primeira.

*E claro, que :priv: é essa? Eu trabalho com manutenção de computadores, ainda sou meio iniciante claro, mas nunca vi nem no fórum algum caso assim.

Por favor, me ajudem! :help:

post-62516-13884923743974_thumb.png

post-62516-13884923744468_thumb.png

• Membro VIP
Postado

já experimentu inverter a posição das memorias?? Tipo aqui eu tenho um samsung e um markvision e o pente da samsung fica na frente, se eu mudar a maquina apita.

já experimentu inverter a posição das memorias?? Tipo aqui eu tenho um samsung e um markvision e o pente da samsung fica na frente, se eu mudar a maquina apita.Dá um reset na bios tbem.

Postado

F. tenorio, já experimentei isso também, trocar memória de lugar, resetar a bios (fiz isso até perder o jumper) fiz tanta coisa que eu acho que até esqueci de colocar no post inicial... Será que é problema com a placa-mãe mesmo? Ainda tá na garantia, posso tentar trocar, só o problema é a burocracia... Eles vão querer testar, etc e eu tô precisando muito do computador atualmente, queria tentar resolver isso sem envolver a loja pois escolhi Gigabyte até para evitar incômodos. Mas acredito que não tem muito jeito não, vou ter que ir na loja mesmo. :(

Percebi que tu tem uma configuração aproximada à minha f. tenorio, pena não funcionar esse método na plataforma intel. Mesmo assim, valeu :joia:

Se alguém tiver mais alguma sugestão, será bem-vinda.

• 3 semanas depois...
Postado

Resolvi. A placa-mãe tá com os slots de memória meio froxos devido a umas memórias pré-genéricas que eu coloquei nela a algum tempo.

Descobri o defeito tirando ela do meu gabinete, pegando as duas memórias e afundando (literalmente) ambas ao mesmo tempo nos slots, quase quebrando a placa-mãe. Liguei, funcionou. Antes não funcionava, porque a parte metálica onde é prendida a placa-mãe no gabinete é muito maleável, ou seja, quando eu apertava as memórias, a placa-mãe ia para trás não encostando o suficiente nas mesmas. Agora se eu quiser colocar outras memórias eu tenho de retirar os dois lados do gabinete, segurar um lado e pressionar as memórias pelo outro. Assim funciona.

• Administrador
Postado

CASO RESOLVIDO!

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...