Ir ao conteúdo

XFX 6800XTreme - Tópico Central

eter-na-mente

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Antes de mais nada, aqui vai a configuração de meu computador para que vocês possam ter uma ideia melhor do meu problema:

Pentium 4 - 2.8 Ghz HyperThreading (3 Coolers)

1 GB de memória RAM

HD de 80 GB (atualmente com 30 GB livres)

Gravador de DVD

Fonte de alimentação da CPU: 450 W

Windows XP Professional SP2 - DirectX 9.0c

Seguinte, acabo de comprar uma placa de vídeo XFX GeForce 6800 Extreme, 512 MB de memória GDDR3, AGP 8X e espetei ela na minha máquina. Tudo funcionou normalmente durante a instalação, o Windows reconheceu bem a placa e baixei os drivers mais recentes do site da nVidia.

A placa funciona que é uma beleza enquanto estou no Windows em programas "normais", mas quando eu tento rodar um jogo em 3D (nem precisa ser um jogo com gráficos muito altos, em geral qualquer jogo com gráficos 3D) o jogo funciona por mais um menos 30 segundos depois a tela do monitor se apaga (da mesma maneira como se o sistema de desligamento automático do monitor para economizar energia estivesse ativado) só que a imagem não volta mais. Só volta depois que eu desligo o computador e ligo logo em seguida.

Antes de comprar esta placa eu tinha uma GeForce 4 MX 440, 64 MB de memória, AGP 8x que apesar de ser bem mais lenta que a placa que tenho atualmente ela nunca "desligava" quando eu rodava um jogo 3D muito pesado: o jogo simplesmente fica lento, mas a imagem continuava na tela. Já com essa placa nova a imagem simplesmente some e não volta mais.

Algumas pessoas me falaram que talvez fosse um problema com minha fonte de alimentação, mas até onde eu sei uma fonte de alimentação de 450 W é mais do que suficiente para que eu possa usar este placa, não é? Ou será que estou errado? Segue abaixo um desenho esquemático de como estão sendo feitas as ligações da minha fonte dentro da CPU:

fonteyt7.jpg

Outro problema que também me citaram foi que talvez a minha placa esteja super aquecendo quando eu rodo uma coisa mais pesada. Não sei dizer se isto está mesmo acontecendo, mas quando eu estou fora do jogo eu já rodei o painel de controle da nVidia e segundo o programa informa, a temperatura de minha placa fica sempre na faixa dos 70º e o programa diz que ela só começa a dar problema quando chega a 125º! Para tentar ter certeza se era a temperatura ou não, eu já esperimentei ligar o ar-condicionado da sala ao máximo e ainda por cima abrir minha CPU e colocar um ventilador mirando na direção dele e mesmo assim eu continuo com o problema quando rodo um jogo pesado, por isso não acho que seja a temperatura o motivo do problema.

O que vocês acham meus amigos? Será que o motivo da imagem sumir de meu monitor realmente é a fonte ou talvez possa ser algum outro problema? Alguém já teve um problema assim?

Obrigado pela ajuda,

Vinícius Egidio

Postado
aí GALERAAA ENTREI PRO CLUBE!!!

Clube quero dizer para a ######-ça 6800 Xtreme... comprei ela anti ontem... animal.. Far cry takei tudo no max, max mesmo só a sombra e luz q fikam com um bug q c eu deixo no maximo mas tudo bem.. sem lag nehum.. meu Fear e DOOm 3 deram pra ferrar o CD !!!.. Mas aí galera... placa tá otima só tem um pequeno GRANDe problema.. quando eu tenta abrir qualquer video do meu Pc agora... NOSSA!! TRAVA GERALLL LAG ABSURDO!! tem q taka o dedo no reset... por q sera?? valeu!

Varetu, Tenta formata e instala tudo do zero :) isso normalmente vai resolver.

Olá pessoal,

Antes de mais nada, aqui vai a configuração de meu computador para que vocês possam ter uma ideia melhor do meu problema:

Pentium 4 - 2.8 Ghz HyperThreading (3 Coolers)

1 GB de memória RAM

HD de 80 GB (atualmente com 30 GB livres)

Gravador de DVD

Fonte de alimentação da CPU: 450 W

Windows XP Professional SP2 - DirectX 9.0c

Seguinte, acabo de comprar uma placa de vídeo XFX GeForce 6800 Extreme, 512 MB de memória GDDR3, AGP 8X e espetei ela na minha máquina. Tudo funcionou normalmente durante a instalação, o Windows reconheceu bem a placa e baixei os drivers mais recentes do site da nVidia.

A placa funciona que é uma beleza enquanto estou no Windows em programas "normais", mas quando eu tento rodar um jogo em 3D (nem precisa ser um jogo com gráficos muito altos, em geral qualquer jogo com gráficos 3D) o jogo funciona por mais um menos 30 segundos depois a tela do monitor se apaga (da mesma maneira como se o sistema de desligamento automático do monitor para economizar energia estivesse ativado) só que a imagem não volta mais. Só volta depois que eu desligo o computador e ligo logo em seguida.

Antes de comprar esta placa eu tinha uma GeForce 4 MX 440, 64 MB de memória, AGP 8x que apesar de ser bem mais lenta que a placa que tenho atualmente ela nunca "desligava" quando eu rodava um jogo 3D muito pesado: o jogo simplesmente fica lento, mas a imagem continuava na tela. Já com essa placa nova a imagem simplesmente some e não volta mais.

Algumas pessoas me falaram que talvez fosse um problema com minha fonte de alimentação, mas até onde eu sei uma fonte de alimentação de 450 W é mais do que suficiente para que eu possa usar este placa, não é? Ou será que estou errado? Segue abaixo um desenho esquemático de como estão sendo feitas as ligações da minha fonte dentro da CPU:

IPB Image

Outro problema que também me citaram foi que talvez a minha placa esteja super aquecendo quando eu rodo uma coisa mais pesada. Não sei dizer se isto está mesmo acontecendo, mas quando eu estou fora do jogo eu já rodei o painel de controle da nVidia e segundo o programa informa, a temperatura de minha placa fica sempre na faixa dos 70º e o programa diz que ela só começa a dar problema quando chega a 125º! Para tentar ter certeza se era a temperatura ou não, eu já esperimentei ligar o ar-condicionado da sala ao máximo e ainda por cima abrir minha CPU e colocar um ventilador mirando na direção dele e mesmo assim eu continuo com o problema quando rodo um jogo pesado, por isso não acho que seja a temperatura o motivo do problema.

O que vocês acham meus amigos? Será que o motivo da imagem sumir de meu monitor realmente é a fonte ou talvez possa ser algum outro problema? Alguém já teve um problema assim?

Obrigado pela ajuda,

Vinícius Egidio

vegidio, essa temperatura "70°C" e em stock não é? se for ta alta tenta organizar os cabos, colocar mais um FAN no gabinete virado pra VGA.

Essa fonte tem Wats Reais? qual a marca dessa fonte?

Pela foto você usou um conector Y pra dividir a alimentação entre o HD e a VGA, foi isso?

Se for tenta ligar direto na vga e dividir outra com o HD.

Postado

vegidio, essa temperatura "70°C" e em stock não é? se for ta alta tenta organizar os cabos, colocar mais um FAN no gabinete virado pra VGA.

Essa fonte tem Wats Reais? qual a marca dessa fonte?

Pela foto você usou um conector Y pra dividir a alimentação entre o HD e a VGA, foi isso?

Se for tenta ligar direto na vga e dividir outra com o HD.

Obrigado revil, eu fiz isso que você falou de deixar um cabo de alimentação apenas para a placa de vídeo e a diferença aumentou muito. Ao invés de apenas 30 segundos antes de desaparecer a imagem da tela, desta vez o a placa aguentou rodar o jogo por mais de 10 minutos.

Não resolvou o problema, mas pelo menos me ajudou muito em saber qual o motivo dele. Vou comprar uma fonte mais potente e de marca para acabar com isso.

Obrigado,

Vinícius Egidio

Postado

aí galera, Descobri o Problema!! meu proprio problema.. baxei 1 forware e dps q eu baixei q deu isso.. eu desistalei e dps takei o driver da placa e tudo rodo fmz... espero acha 1 driver novo q funcione bem...

valeu aí revil...

aí galera... para quem pensa em comprar uma vou falar minha esperiencia

OTIMA PLACA, a minha é 128 bits mais destroi demais.. minha configuração tá ai na assinatura... Fear voce pode taka com mts coisas no maximo tipo 80% maximo... só aqueles LUZES VOLUMETRICAS, BORDAS DAS SOMBRAS.. isso é um abuso de placa mesmo... e c eu ativo fica abaixo dos 20 frames.. dai fica ruim... o resto.. AA4x 1024 etc...

Farcry: bom meu far cry com essa placa deu alguns problemas... Pois quando comprei a placa já instalei e abri far cry para ver... já louco takei TUDO no maximo... quando entrei no jogo... taxa de frames altas (sem lag) mas... aconteceram alguns BUGs... digamos.. pois c eu deixar... luzes acima da opção "baixa" (mediam alta, muito alta, ultra alta) fica TUDO MUIto iluminado como disseram Berrantes pavoroso... sombras c eu deixar acima do baixo fica tudo preto.... e a coisa mais estranha.. a qualidade das particulas... c eu deixa no baixo... corpos, portas graficos em geral fica tudo muito tosco.. mas as montanhas e graficos de "paisagem" fikam muito bom... mas c eu tako tudo no maximo fica ao contrario... montanhas etc fica tudo muito tosco... e pessoas monstros portas.. ekipamentos tudo perfeito grafikamente ... então... sei lá!

Need Most wanted... TUDO NO MAX NO LAG! xD na resoluçao acima da 1024

Fifa também tudo no max...

E por enquanto foram só esses jogos q eu consegui testar... já q meu DOOm 3 Cd 2 deu pra dá PAL... :(

Eu pensei em instalar HL2, mas como já zerei vou comprar o Episode one q é a mesma engine... para testar.. presumo q vai tudo no max também.. valeu falou!

Postado

Bom pessoal..esse tópico veio em um ótimo momento.. adquiri a minha 6800XT a dois dias sendo que ela é AGP 6800XT 256MB 128bits (tinha pedido a de 256bits mas o bocó do revendedor encomendo a de 128, mas paciência..).. bom to no periodo de teste com ela. Esta placa possui um desempenho agravel e com a temperatura bastante estavel (49ºC Stock - 52ºC no jogo). Bom quanto ao desempenho tenho testado jogos bem pesadinhos como:

Lord of Rings Battle for Midlle Earth 2 (Tudo no Max) = lag quando tem centenas de soldados na tela.

Call of Juarez (Tudo no Max) =Pesa um pouco em alguns ambientes externos.

Need Most Wanted(Tudo no Max) = Fica perfeito

Age of Empires 3 (Tudo no Max) =Fica perfeito

Battlefiled 2 (Tudo no Max) = Fica perfeito

Call of Duty 2 (Tudo no Max) = Fica perfeito

Habilitei a opção para Overclocking direto no menu da Nvidia. Bom, o maquina encontro os valores seguros para realizar over até Core = 484MHZ e Memory 1260MHZ. Dei uma jogada com esses valores e o desempenho melhorou muito. A temperatura não teve alteração, permaneceu em 52ºC. Então, posso continuar com este over habilitado ou devo colocar uma refrigeração melhor na placa?

post-22162-13884925624877_thumb.jpg

Postado

minha temperatura fica entre 48 e 52 no windows

e 55 a 64 em full

será que esse cooler da Vantec Fan Card Spectrum

um azul que se encaixa num slot pci embaixo da placa vai ajudar a diminuir a temperatura

qual melhor cooler para esta placa de video

valeu obrigado

já chegou a 74 dia quente

Postado

berna_lindo: Pode ficar tranqüilo, acredito que suas temperaturas estejam boas, mesmo com o overclock. Lembre-se apenas de usar perfis diferentes de over para quando você estiver jogando e para quando for só usar o Windows.

Uso as freqüências em stock quando estou navegando, lendo/escrevendo textos e tal. Na hora de jogar, fecho todos os programas, abro o Riva Tuner e coloco o over da minha assinatura.

alexcollado25: não conheço esse cooler da Vantec, mas imagino que se trate de um exaustor para slot PCI. Não sei se ele vai te ajudar com a temperatura. Creio que é melhor investir em refrigeração geral do gabinete, usando fans, organizando cabos e colocando spiraflex neles e assim por diante. Se você está achando suas temperaturas altas (eu acho que estão normais), tente o VF700Cu da Zalman com um pouquinho de Artic Silver 5, aí é garantido!

A todos: tenho gostado muito de ver o tópico crescendo e o pessoal participando! Vamos manter hein!! Abraços!

Postado

aí gale td beleza. To com uma dúvida .... Acabei de comprar a xfx 6800Xtreme e não tenho certeza se a minha fonte Dr. Hank 300w reais da conta do recado ou vou ter que compara outra? Valeuuu!!!!

Postado

muito boa sua iniciativa mesmo :-BEER

quantos pontos vocês fizeram no aquamark ? eu to achando q a minha placa ta meio bugado porque só fiz 27.000

to com quase certeza que meu processador q ta segurando o desempenho, pois é um XP 1700+ Tbred fsb 266

sera q pode ser a fonte também ? ( superflower 350 watts reais )

falou abraço

Postado

Comprei um 6800 xt e sua temperatura no widows esta em torno de 64 - 65 ºC e quando jogo fica

em torno 70 -75 ºC , uso uma fonte Dr Hank de 450 W. Se eu trocar a fonte sera que a temperatura

abaixa? o

Postado

sobre os ns eu não sei não... anthen, obrigado pelas informações serão muito úteis.. este programa o RivaTuner é muito pratico de se usar... ele detectou meus clock's seguros em 440-1260, mas mantive eles em 420-1200 fiz isto para não exigir muito da placa e fiz um perfil especifico para o over. tambem utilizei o ATI Tool para verificar se algum artefato aparecia na tela, mas nada apareceu. Bom , com este over habilitado, peguei para fazer o teste de desempenho o Age of Empires III com tudo no max. O desempenho ficou muito bom, mas o controlador de temperatura do Rivar marcou 65ºC (acho q é normal pois tem gente a 70ºC em Stock) e meu estabilizador fez vários clack clack. Isto é normal??

Postado
alguem sabe quantos ns tem as memorias da xt agp 128 bits ? valeu

Pra saber o ns da memoria você temq colocar ak o que ta escrito na memoria da sua placa, pois cada fabrica(INNO3D,XFX,MSI...), usa um tipo de memoria intão pode aconteser de uma 6800XT de uma marca com memoria diferente da outra.

meu estabilizador fez vários clack clack. Isto é normal??

Qual é o seu estabilisador, pois tem uns ai que são muitos ruizinhos, ai não aquenta o pc.

Postado

pra galera q tá com dúvida sobre a fonte, olha a minha ass: a minha é de 350 reals e tá guentando bem, galera!

Postado

Galera postem seus resultados no Aquamark3 !!!

dei uma configurada melhor no pc e fiz o teste de novo: foi pra 34.079 em stock com over de 475/1240 foi pra 35838. Aumentou poucos pontos mas melhorou pra caramba o fps..em partes do teste q ficava a 20 fps foi pra 30 e lisinho. vou da um over no meu processador porque acho que vai aumenta bem mais os pontos dai eu posto aqui..

quanto ao ns das memo, pra eu ver vou te q tira o cooler.. ate ai tudo bem.. mas depois vou te q por pasta termica de novo né ? Lembrando que a minha é XTreme AGP 128/256

[]'s anthen

Postado

...

...

E ai Vinícius Egidio

Acabei de adquirir uma 6800XT e aconteceu exatamente como voce transcreveu (o mesmo problema de desligamento como se tivesse entrado a economia de energia do monitor)

no meu caso era fonte de alimentação, tinha coolers, 2 hds, 2 leitores e um monte de parafernalha ocupando energia, e mesmo tendo uma Seventeam ST350BKV ATX2.0, não foi suficiente.

como descobri o problema? tirei tudo que usava energia, deixei somente o HD do Sistema operacional com alguns jogos pesados, (desativei leitor, disquete, outros hds, coolers) e funcionou tudo numa boa.

é uma excelente placa de video, mesmo em um 1.7+ com 512 de ram e agp 4X, só que pede muita energia, tem que ter uma fonte de marca e parruda.

espero ter ajudado

Marcelo

Editado em 25 de setembro de 2006

pessoal, desconsiderem a falta de fonte, não é esse o problema, a ST350BKV da conta do recado, o problema e com o Windows ou driver da placa. vou fazer uns testes e depois posto a solução.

Postado

Essa plaquinha é show.

A minha jogando com over de 430/1200, chega a 80° com o gabinete fechado se eu tiro a tampa chega a uns 72°. to pesando em coloca uns cooler mas o problema tá na minha fonte q não se pode espera muito hehehhe.

Postado

Aodne eu baixo um overcloker pra essa placa???

No meu Aquamark minha 6800Xtreme bateu 21 mil... os cara ai falaram numeros bem mais altos...

minha é 256/128bits... falou aê valeu!

Postado

aí GALERA PRECISO DA AJUDA DE vocês EU TENHO A SEGUINTE MAQUINA:

ASUS P4V8X-X

RADEON 9600 PRO 256MB 128BITS

HD IDE 250GB 7200 8MB CACHE

INTEL P4 3.0 HT

E O SEGUINTE NESSE MOMENTO ACABEI DE TORCAR DE PLACA DE VIDEO COMPREI UMA 6800XT COM ESSAS QUALIDADES:

Memory Clock

1.0 GHz

Clock rate

350 MHz

Chipset

6800 XT

Memory

256 MB

Bus Type

AGP

Memory Bus

256 Bit

Highlighted Features

Dual DVI Out

Graphics Core

256-bit

Memory Interface

256-bit

RAMDACs

400MHz

Memory Bandwidth

22.4 GB/sec.

Fill Rate

2.4 Billion Texels/sec.

Vertices Per Second

300 Million

Pixels per Clock (peak)

8

E ESTOU PREUCUPADO POR ELA SER XT OUVI MUITOS BOATOS Q ELA SERIA RUIM E COISAS DO TIPO!

vocês ACHA Q FOI UMA BOA TROCA E não PRECISAN FALAR Q OUTRA SERIA MELHOR POR TAL COISA E TUDO MAIS POIS MINHA VERBA SÓ DAVA PRA ESSA!

ENTÃO ME EXCLARESSAM ESSA DUVIDA EU ESTOU TENTO OTIMOS RENDIMENTOS EM VARIOS GAMES COMO FEAR FARCRY, DOOM 3 E SEM LAG ALGUM!

VAI FAZER BASTANTE DIFERENÇA DE PLACA PRA PLACA????

VOU SENTIR GRANDE DIFERENÇA NA QUALIDADE DO GAME???

VALEU A PENA A TROCA???

AGRADEÇO ATÉ ENTÃO

ABRAÇOS...

Postado

e caras eu vou tipo sentir bastante diferença em questão de beleza de imagem luzes, sombras detalhes e coisas do tipo???

e vai roda tranquilo os games??

porque a minha 9600pro roda tudo q é jogo e algums quase no maximo como Fear e Doom 3, doom3 eu jogo com Ultra Qualyt 4 anti alising e o resto tudo cravado no maximo!!

vou ter um melhor desempenho com a 6800??/

valeu

Postado

e aí Matrix, cara vai ter sim louco, as taxas de tranferencia da 6800XT são superiores as da Radeon 9600. Em quesito qualidade de imagem , com certeza vai ser algo muito melhor pois a 6800XT da suporte nato ao direct x 9.0c sendo assim tem Shader Model 3.0 (Radeon 9600 = Shader Model 2.0). troka logo essa tua placa tche!

• Membro VIP
Postado

E no meu caso?!? To pra pegar uma dessas pra substituir a da assinatura!! Vou notar um grande aumento tambem?!?! Ela roda call of juarez no talo a 800x600 com AA em 2x com media de uns 25 fps? Será que ela aguqnta rodar jogos (Eu disse rodar) por mais 1 ano??

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!