Ir ao conteúdo

Computador lento.

Posts recomendados

Postado

Tenho um computador K6-II 350Mhz, com 64 MB de memória RAM, rodando Windows 98SE, que funcionava perfeitamente para o serviço que realizo. De repente, (não instalei nenhum novo programa), ele ficou muuuiiiiito lento, fazendo o mouse deslizar aos pulos ou travar por alguns longos segundos.

O rélógio na barra do Windows atrasa, mas ao reiniciar o computador as horas estão corretas.

Já rodei o anti-vírus e nada.

Será o que está acontecendo em minha máquina é problema no hardware ou será que terei que formatar o HD e instalar o Windows novamente.

Obrigado pela ajuda! Um abraço a todos do Fórum!

Toninho

• Membro VIP
Postado

Colega,

Apesar de você já ter passado o antivírus, ele está atualizado?

Descartando a possibidade de vírus, acho que só pode ser mais duas coisas:

1) Algum programa rodando em segundo plano:

Reinicie o micro e, depois de abrir novamente, Tecle CTRL + ALT + DEL para ver quais os programas em execução. Se além do 'Explorer' e 'Systray' houver mais algum, vá fechando até melhorar a lentidão.

2) Danos na superfície do HD (bad blocks).

Reinicie o micro e, na frase "Iniciando o Windows98" tecle F8. Escolha "Somente prompt de comando" e, no prompt do DOS, digite

scandisk /all /autofix /nosave /nosummary /surface

Isso fará um teste automático completo no HD. Verifique no exame de superfície se vão aparecer bad blocks. Se aparecerem, estão aí mais motivos para a lentidão, e um bom motivo pra comprar um HD novo.

Boa sorte,

cwbs

Postado

Colega,

A Melhor solução para verificar se é um problema de hardware ou não é formatando e reinstalando o SO.

:hehehe:

Postado

Acho que, com a ajuda de vocês, consegui descobrir o problema.

Abri o computador e coloquei um ventilador jogando vento direto no processador e o computador voltou a velocidade normal. O engraçado é que o cooler está funcionando normal.

Será que tenho que colocar um cooler maior ou até mesmo um cooler extra? O que vocês acham?

Muito obrigado pela ajuda!

Toninho

Postado

Provavelmente teu cooler não está dando conta - seria conveniente você trocar. É fundamental que você coloque pelo menos um fan no gabinete fazendo exaustão. Que gabinete você tem ? 3 ou 4 baias ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!