Ir ao conteúdo

Pasta termica para athlon xp

duwise

Posts recomendados

Postado

É verdade que o uso de pasta térmica não é recomendado pela AMD? Pois um vendedor daqui disse que a AMD não recomenda o uso de pasta térmica  porque pode danificar o processador. É verdade isso? Alguem já teve problema com pastas termicas?

• Membro VIP
Postado

Mentira. O que danifica o processador é NÃO usar a pasta.

Mas lembrando que a pasta não deve ser usada em exagero. É uma camadinha fina sobre o núcleo do processador.

Postado
Postado Originalmente por duwise@08 Julho 2003,16:51

É verdade que o uso de pasta térmica não é recomendado pela AMD? Pois um vendedor daqui disse que a AMD não recomenda o uso de pasta térmica  porque pode danificar o processador. É verdade isso? Alguem já teve problema com pastas termicas?

certamente este vendedor está aumentando as estastisticas de que cpu amd "esquentam" danifican-se.....aí ele pede 60% A MAIS e você leva um P$4 box que já vem com cooler e pasta :angry:

Postado

Eu nunca ouvi falar disto,provavelmente ele esteja se referindo ao uso em execesso ou ao uso em dissipadores que possuam fita térmica.MAS NÃO PODEMOS descartar a possibilidade.A MELHOR SAIDA É IR NO SITE DA AMD E LER OS F.A.Q ou MANDAR E-MAIL PARA AMD BRASIL E POSTAR AQUI DEPOIS.

Postado

Vale lembrar que OU você usa a pasta OU você usa o elastomero, nunca os dois ao mesmo tempo!!!

Estou correto????  :crazy:

Postado

Com certeza esse vendedor disse p você não usar a pasta termica, se você comprar o processador box, porque já vem com uma "pastinha" na base do cooler... você não pode misturar a pasta termica ali...

usa so o q veio na base...

Vale lembrar também q você não pode tirar a q veio no cooler p poder passar a sua pasta, senao você vai perder a garantia.

Tgondii -> Correto!

Postado

***O QUE ME FOI INFORMADO PELO SUPORTE TÉCNICO DA AMD BRASIL*** :o  :

Prezado Senhor,

Obrigado por entrar em contato com o nosso suporte.

Os processadores AMD são fornecidos em duas "configurações"distintas:

1) Processador  "na caixa" (In a Box) : Composto pelo Processador AMD + Manual de Montagem + Etiqueta de identificação + Embalagem protetora e decorativa + Guia rápido + Ventilador (fan) + Dissipador com cromalix (cooler).

2) Processador "em bandeja" (Tray) :  Composto somente pelo processador.

A diferença na "configuração" "na caixa"(In a Box) garante a qualidade dos itens que irão compor o conjunto térmico do processador, incluindo o cromalix (fita adesiva térmica) que já vem fixada no ventilador (fan) para promover uma perfeita transferência do calor entre as partes.

Por isso NÃO USE pasta térmica na instalação do processador "na caixa" (In a Box). Este procedimento é ERRADO e poderá ocasionar a queima do processador uma vez que funciona como isolador térmico. Isto ocorrendo, haverá a perda da garantia.

No caso  do processador é "em bandeja" (Tray), solicitamos acessar o endereço eletrônico abaixo e identificar o ventilador (fan) e dissipador (cooler) especificado para o seu modelo de processador AMD.

A maioria dos dissipadores (coolers) listados já possuem o cromalix, e nesses casos também NÃO deverão ser utilizados pasta térmica. Entretanto, se o modelo de dissipador (cooler) escolhido não dispor do cromalix, recomendamos utilizar uma pasta térmica de boa qualidade e na quantidade adequada.

Para instruções de instalação e montagem, solicitamos acessar o link abaixo que contém filmes explicativos:

http://www.amd.com/us-en....00.html

Qualquer dúvida, favor entrar em contato novamente.

Atenciosamente,

AMD SOUTH AMERICA

Suporte Técnico

http://www.amd.com

http://brazil.amd.com

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por rudysouza@09 Julho 2003,09:41

Vale lembrar também q você não pode tirar a q veio no cooler p poder passar a sua pasta, senao você vai perder a garantia.

Pisaram na bola com isto aí, c você utilizar o processador por muito tempo numa placa-mãe e depois quiser trocar, terá q usar o mesmo elastomero?!  :muro:

Postado

Calouro é burro mesmo! Só toma ferro!

Comprei um XP2000+ BOX justamente porque sou novato e não queria me arriscar. Achei que já vinha pronto pra montar. Aí, no manual da placa-mãe (assim como em todo site do gênero Clube do Hardware), mandava por pasta térmica entre o dissipador e o processador. Lá fui eu comprar a tal pasta, que mais parece uma graxa branca.

Ah! Já reli o folheto que veio no Box da AMD e não fala que "é errado" colocar a pasta porque ela se torna "isolante térmico". (Inclusive queria saber como uma substância boa condutora de calor se transforma em isolante só porque entra em contato com um polímero. Os físicos de plantão se virem pra explicar essa façanha).

Em resumo: dá pra "limpar" a droga da pasta ou é melhor deixar como está mesmo? O pcAlert4 nunca passou de 38ºC.

Postado
Postado Originalmente por Phoenyx@11 Julho 2003,04:04

Pisaram na bola com isto aí, c você utilizar o processador por muito tempo numa placa-mãe e depois quiser trocar, terá q usar o mesmo elastomero?!

Não...(óbvio)

Mas num daqueles vídeos do link, diz para remover o "Thermal Pad" e instalar outro ( :tanta: ).

E pelo o que entendi (outro vídeo) diz: "Thermal grease is only recommended for development tests and validation purposes".  :muro:

Postado

Mas onde se encontra esse cromalix para vender?Eu só vejo pasta térmica a venda,pelo  que entendi dos vídeos com o passar de muito tempo a pasta térmica pode escorrer deixando o processador ''sem nada''.Esse cromalix tem de diversas qualidades ou é tudo igual?

Postado

O manual do Athlon Box diz que se você desmontar o sistema cooler+processador precisa encaminhar o cooler para a AMD para recolocar a fita antes de montar novamente, mesmo que seja com o mesmo processador.

Inclusive, fala para tirar a fita protetora imediatamente antes de montar. Não pode nem tirar essa fita protetora e demorar a montar no processador que seria prejudicial. Vai ser delicado assim no raio que o parta!

Gostaria que alguém me ajudasse para não fazer outra besteira:

Montei o cooler COM pasta térmica porque a droga do manual não menciona que isso torna o sistema de condução em um isolante (coisa para se espantar, realmente).

Aliás, nem menciona "thermal grease" ou coisa parecida, como se não existisse.

Aí o calouro-burro-desprevinido aqui colocou a pasta.

Em uso normal ou mesmo idle, funciona a NO MÁXIMO 37/38ºC (estou em BH, tempo bom, nem frio nem calor). No setup da placa a temperatura é sempre uns 9º a mais (tipo 45 ou 46ºC), acho que seria tipo a temperatura interna da CPU.

Então eu pergunto: tá normal? Deixo quieto e observo?

Caso negativo, teria como limpar essa pasta e tentar ver se melhora?

Desespero dos desesperos: limpar o dissipador (pasta e "cromalix"), deixar "lisinho" e remontar como se fosse um cooler comum, aí sim colocando a pasta e tal?

Será que eu sou o primeiro que fez essa burrada?

Meu sistema:

AXP 2000+ em uma K7n2-L num gabinete de 4 baias sem exaustão extra (só da fonte). As memórias em 166MHz. É novo e ainda não tentei nenhum tipo de OC.

Postado

Q bom que não tive trabalho... ia criar um post com essa dúvida. O que deve-se fazer afinal com o processador do tipo OEM (Tray)? A aplicação de pasta térmica, certo? Mas e SE o cooler que eu obtiver já tiver cromalix (primeira vez que ouço isso), não devo aplicar, certo? O engraçado é que várias pessoas q montam CPU´s aplicam a pasta térmica... e até agora não vi dando problema quanto ao superaquecimento =P

Aos mestres de plantão aí, nos deem uma luz... e enquanto isso vou enviar um e-mail para a AMD =D Obrigado =D

Abraços aí =D

Ricardo

Postado
Postado Originalmente por Neus@17 Julho 2003,14:51

Mas e SE o cooler que eu obtiver já tiver cromalix (primeira vez que ouço isso), não devo aplicar, certo? O engraçado é que várias pessoas q montam CPU´s aplicam a pasta térmica.

Você tem que escolher entre o cromalix ou a pasta. A pasta térmica é mais recomendado, mas primeiro tem que remover o cromalix com um cartão telefônico, por exemplo.

Postado

Eduardo Jr. meu caro, ajude esse desesperado aqui.

Acontece que eu já fiz a bagunça. Misturei o cromalix com a pasta. A questão é:

- devo desmontar o sistema e remover a pasta (se é que isso é possível) e remontar só com o cromalix ou,

- desmontar o sistema e remover o cromalix e remontar com a pasta, ou ainda,

- deixar como está já que não tá esquentando (uso normal 36ºC de temp. externa e 43 a 45ºC na CPU)

E Neus, o pessoal da AMD mandou uma resposta que foi transcrita num post anterior em que eles alegam que misturar os dois transformaria o sistema em um "isolador" térmico. Achei isso meio impossível, mas ninguém se manifestou ainda...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por ADMRAD@17 Julho 2003,23:28

Eduardo Jr. meu caro, ajude esse desesperado aqui.

Acontece que eu já fiz a bagunça. Misturei o cromalix com a pasta. A questão é:

- devo desmontar o sistema e remover a pasta (se é que isso é possível) e remontar só com o cromalix ou,

- desmontar o sistema e remover o cromalix e remontar com a pasta, ou ainda,

- deixar como está já que não tá esquentando (uso normal 36ºC de temp. externa e 43 a 45ºC na CPU)

E Neus, o pessoal da AMD mandou uma resposta que foi transcrita num post anterior em que eles alegam que misturar os dois transformaria o sistema em um "isolador" térmico. Achei isso meio impossível, mas ninguém se manifestou ainda...

ADMRAD, boa parte dos problemas com temperatura acontecem pro causa dessa mistura. Se você criar uma camada muito grossa, irá realmente virar um isolador.

A condutividade térmica da pasta é tipo 100x menor que a do alumínio. A pasta só serve para preencher os micro furinhos e maximizar a área de contato.

Postado
Postado Originalmente por duwise@08 Julho 2003,16:51

Pois um vendedor daqui disse que a AMD não recomenda o uso de pasta térmica  porque pode danificar o processador.

Passa o endereço desse cara!!! Preciso ter um papo sério com ele!! UHAUIhaiuhiuhUIAHUIHAuihUIAHIUhaUIHAIUHAUIHAHUIAH  :crazy:  :tanta:  :não:  :muro:  :ui:

Postado

Valeu Sledgehammer!

Mas o excesso de pasta não é prejudicial com ou sem cromalix?

Você tá dizendo que cromalix + pasta teria o mesmo efeito de excesso de pasta?

Nesse caso faz sentido. Seria uma espessura maior de material não tão bom condutor quanto o alumínio.

No meu caso eu passei a quantidade correta de pasta e parece que não tá causando problemas. Tenho monitorado atentamente a temperatura e como acho meio chato montar o cooler tô meio que pagando pra ver. Até agora tudo bem. Talvez na hora em que eu prendi a presilha a pressão do dissipador com cromalix sobre o DIE tenha "espalhado" a pasta que eu tinha passado. Sei lá.

Postado

Nossa instalei hoje mesmo o novo processador, botei o cromalix com a pasta termica. Se deixar assim sera q da problema?

A temperatura ta em 50ºC

a temperatura do athlon é quanto?

Postado
Postado Originalmente por morihideki@21 Julho 2003,01:03

Nossa instalei hoje mesmo o novo processador, botei o cromalix com a pasta termica. Se deixar assim sera q da problema?

A temperatura ta em 50ºC

a temperatura do athlon é quanto?

Não existe temperatura exata, os processadores começam a morrer acima dos 85 graus C. Mas uma temperatura máxima para não causar danos é abaixo dos 60 graus C.

Uma temperatura ideal seria abaixo dos 50 graus C.

Eu recomendo a você retirar tudo o que você já colocou, completamente! E colocar apenas uma fina camada de pasta térmica sobre o centro do processador, ou seja, sobre o DIE, a parte em relevo.... Lembrando que se há uma mistura, pode haver uma diferença de temperaturas dentro do próprio DIE, o que acarreta em mal funcionamento e muitas outras coisas, pois a conductividade térmica das duas "pastas" são diferentes.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por RC777@21 Julho 2003,10:17

Não existe temperatura exata, os processadores começam a morrer acima dos 85 graus C. Mas uma temperatura máxima para não causar danos é abaixo dos 60 graus C.

Uma temperatura ideal seria abaixo dos 50 graus C.

Não é bem assim que o processador começa a morrer acima de 85ºC.

A proteção térmica só corta a energia com temperatura muito mais alta que isso. No Athlon corta em torno de uns 115ºC (depende da board, em algumas pode-se ajustar essa temperatura) e no P4 com 130ºC. Lógico que essas temperatura só são atingidas em casos extremos (ventoinha que para, ligar sem cooler, etc).

Temperatura ideal é aquela em que o processador se mantém estável por muito tempo.

Postado

Começar não significa que ele morre de vez, já vi casos que o processador manteve temperaturas altas que até derreteu um pouco o socket, o que achei impressionante..... Se a pessoa manter 85 graus C durante 10 dias, creio que o processador não vai durar o décimo primeiro dia!  :)))))))

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...