Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação


digao

Posts recomendados

E aí pessoal beleza?

Bem, quero instalar o linux, mas tô com umas dúvidas.

1ª meu HD esta particionado, em uma das partições, instalei o win xp, na outra, só tenho alguns arquivos. É possivel, com a instalação do linux 9, ler os arquivos da outra partição e vice-versa?

2ª depois de instalar o linux na 2ª partição, ele próprio irá me oferecer a opção de selecionar o sistema operacional a ser usado durante o boot, ou terei que configurar isso depois?

3ª disseram que é meio complicado instalar o modem (o meu é um us robotics 56 k), é verdade?

4ª quanto a disponibilidade de programas, a mesma possoa me disse que já existe uma boa variedade de programas disponíveis para o linux, posso confiar?

Bem, por enquanto essas são algumas das dúvidas, se pintar mais alguma, eu coloco ela aqui, se alguem tiver uma dica ou conselho, agradeço.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo

Bem vindo à comunidade Open Source

1-

  1.1- Se suas partições windows estiverem com sistema de arquivos FAT ou FAT32, você vai poder lê-las no Linux e também escrever nelas.

  1.2- Se suas partições windows estiverem com sistema de arquivos NTFS, você vai poder lê-las no Linux, mas, não poderá escrever nelas.

  1.3- você não poderá ler a partição Linux através do windows.

2- Com a instalação do Linux, no boot você terá a opção de escolher qual sistema operacional deseja iniciar. Isto graças aos gerenciadores de boot default do Linux, dos quais você deve escolher um para usar. O LILO ou o GRUB.

3- Alguns modens realmente são um pouco trabalhosos de instalar, devido à você ter q ir procurar o driver específico pra ele... Mas, muitos dos fabricantes já disponibilizam seus drivers nas versões Linux.

não sei te informar melhor sobre isto porque desde q iniciei no Linux uso conexão ADSL... e nunca tive problemas quanto a isto.

4- Eu diria q a variedade é bem maior q no Windows.

Claro... você vai encontrar programas dos quais só existe versão pra windows, mas, dos programas mais conhecidos e usados temos uma variedade muito grande pro Linux.

hoje, eu uso o Linux pra td... Encostei de vez o Windows.

Até mais

Mjr ?.?.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar.jr@09 Julho 2003,10:57

3- Alguns modens realmente são um pouco trabalhosos de instalar, devido à você ter q ir procurar o driver específico pra ele... Mas, muitos dos fabricantes já disponibilizam seus drivers nas versões Linux.

não sei te informar melhor sobre isto porque desde q iniciei no Linux uso conexão ADSL... e nunca tive problemas quanto a isto.

4- Eu diria q a variedade é bem maior q no Windows.

Claro... você vai encontrar programas dos quais só existe versão pra windows, mas, dos programas mais conhecidos e usados temos uma variedade muito grande pro Linux.

hoje, eu uso o Linux pra td... Encostei de vez o Windows.

Até mais

Mjr ?.?.?

beleza, vou procurar desde já novos drives pro meu modem (pro caso dele não ser reconhecido).

Além do modem, existe alguma outra peça do micro que pode não ser reconhecida, como placa de video ou placa de rede?

Eu tenho uma gravadora, o linux tem suporte para gravadoras de cd, ou existem programas pra gravação de cd disponíveis para o linux.

Além da variedade de programas mencionados, gostaria de saber se os jogos mais atuais rodam no linux sem problemas.

Soube que o linux possui várias interfaces gráficas, poderei pegar novas na net ou isso depende da versão que vou instalar?

Desculpe tantas dúvidas, mas eu estou muito interessado em tira-las logo de uma vez. Tô doido pra conhecer melhor o linux, quero instalar o mais rápido possível.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok amigo... vamos lá...

Além do modem, existe alguma outra peça do micro que pode não ser reconhecida, como placa de video ou placa de rede?

Antes de instalar sua distro Linux, dê uma olhada no link abaixo:

Entendendo e dominando o Linux

Aí você vai encontrar todas as informações sobre o Linux... Desde a instalação à configuração.. e etc...

É importante alguém q está começando, ler esse tutorial. Bastante útil.

Eu tenho uma gravadora, o linux tem suporte para gravadoras de cd, ou existem programas pra gravação de cd disponíveis para o linux.

Sim... o Linux possui suporte a CD-RW.

Além da variedade de programas mencionados, gostaria de saber se os jogos mais atuais rodam no linux sem problemas.

Como falei na mensagem anterior... você encontrará versões apenas pra windows, mas... vai encontrar também muitos jogos pra Linux.

Soube que o linux possui várias interfaces gráficas, poderei pegar novas na net ou isso depende da versão que vou instalar?

Sim... o Linux possui várias interfaces gráficas, q você pode usar a q mais se adequar. E pode baixar da net outras q não tiver na sua distro.

Leia o tutorial q te passei acima, e você vai entender melhor como funciona o Linux, e poder tirar todas as suas dúvidas.

Ok???

Espero ter ajudado

Mjr ?.?.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!