Ir ao conteúdo

Incompatibilidade entre ASUS K8N e HD IDE Maxtor

Fischer

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou com um problema para instalar o windows xp pro em um micro equipado com uma MB ASUS K8N (Chipset NForce3 250) e um HD IDE MAXTOR 2F040J0 (40GB, 5400RPM, UDMA 133).

O que ocorre é o seguinte: eu dou boot pelo cd, formato (já tentei com NTFS e FAT32), e na hora de copiar os arquivos vários deles o instalador não consegue copiar para o HD. Para alguns eu dou enter e a cópia é feita, para outros eu sou obrigado a ignorar. Claro que isso deixa a instalação praticamente impossível pois ficam faltando muitos arquivos. Já tentei de tudo:

1 - Tentei com outros cds do windows xp, linux, windows 98, mas não deu certo, portanto não é midia defeituosa;

2 - Tentei com outro leitor de cd, troquei o cabo ide e tudo mais, não adiantou;

3 - Tentei trocar o cabo ide do hd, não adiantou;

4 - Tentei alternar o engate do hd e do drive de cd, e nada;

5 - Tentei Mudar o jumpeamento do hd, nada;

6 - Rodei um programa chamado powermax, da Maxtor, para ver se tinha problemas com o HD, estava tudo OK;

De saco cheio, peguei o HD, coloquei no meu outro micro (equipado com uma ASUS A8V - VIA K8T800Pro) e

tentei instalar o xp, e dessa vez funcionou! Todos os arquivos foram copiados e a instalação foi bem-sucedida, ou seja, o problema não é com o HD, e sim com a maldita ASUS K8N e o seu maldito NForce 3 250.

Dei update na BIOS da placa-mãe mas o problema continua. Pesquisando em vários fóruns nacionais e internacionais descobri que o NForce 3 dá muita dor-de-cabeça por causa de incompatibilidades com

HDs SATA e IDE, principalmente da Maxtor. Gostaria que vocês por favor me ajudassem repondendo as seguintes perguntas:

- Tem como eu atualizar o drivers do chipset, ou da controladora IDE dele antes de instalar ou durante o processo de instalação do windows XP? Talvez isso resolva as incompatibilidades.

- Alguém aqui já passou por um problema parecido e tem a solução ou pelo menos alguma sugestão (tirando jogar tudo pela janela)?

Grato pela atenção,

Fischer

Postado

Cara a unica coisa que posso te sugerir é o seguinte: Instale completamete o Windows XP em um Hd que não dá problema com sua nforce3.

Pegue o HD com a instalação completa e coloque-o em outra máquina e use o programa Ghost da symantec para fazer uma cópia do HD.

Depois da cópia ser feita mande recuperar a cópia no seu HD maxtor.

Dá um pouco de trabalho mas resolve.

inté+

Postado

que estranho, se fosse um HD SATA ate que seria compreensivel, mas um HD IDE e dose demais esse tipo de problema

eu uso um SATA da Seagate, na verdade nem precisei carregar drivers p ele, simplesmente foi reconhecido e já saiu instalando o windows normalmente como se fosse um IDE!

Agora pode ser realmente uma briga do seu HD maxtor com a placa-mãe!

ai n tem jeito, eu trocaria o hd por um seagate que funciona como uma luva na K8N!

• Membro VIP
Postado

Uma vez isso estava dando comigo quando eu tinha uma A7V600X. O problema era que minha fonte ta voltada pra 220v e aqui é 110v. Faça isso: Vá na Bios e deixe tudo em default e veja se surge resultado.

Postado

Cara a unica coisa que posso te sugerir é o seguinte: Instale completamete o Windows XP em um Hd que não dá problema com sua nforce3.

Pegue o HD com a instalação completa e coloque-o em outra máquina e use o programa Ghost da symantec para fazer uma cópia do HD.

Depois da cópia ser feita mande recuperar a cópia no seu HD maxtor.

Dá um pouco de trabalho mas resolve.

inté+

O problema é que o outro HD que eu tenho, um Seagate SATA de 80GB também apresenta o mesmo problema na minha K8N (o windows não copiar os arquivos). Acho que o problema é que o drive de CD-ROM é IDE e pode ser que haja algum problema com a controladora IDE da placa. :cry:

que estranho, se fosse um HD SATA ate que seria compreensivel, mas um HD IDE e dose demais esse tipo de problema

eu uso um SATA da Seagate, na verdade nem precisei carregar drivers p ele, simplesmente foi reconhecido e já saiu instalando o windows normalmente como se fosse um IDE!

Agora pode ser realmente uma briga do seu HD maxtor com a placa-mãe!

ai n tem jeito, eu trocaria o hd por um seagate que funciona como uma luva na K8N!

Coloquei o meu SATA da Seagate e deu o mesmo problema. Acho que não adianta pois o drive de CD ainda é IDE.

Uma vez isso estava dando comigo quando eu tinha uma A7V600X. O problema era que minha fonte ta voltada pra 220v e aqui é 110v. Faça isso: Vá na Bios e deixe tudo em default e veja se surge resultado.

Liguei a placa em uma Seventeam 350W e deu o mesmo problema, resetei a BIOS (através do Jumper) e também não surtiu efeito. Só me resta mesmo lamentar :naonao: .

• Membro VIP
Postado

Isso acontece nos 2 conectores do IDE? Qual versão da Bios? Atualiza a Bios pra uma versão mais atual ou mais antiga, se estiver usando a mais atual. Pra atualizar a Bios, leve-a em alguem que tenha hardware de atualização do chip da Bios.Se tiver na garantia, pega outra e evite canseiras.

Postado

Pessoal,

Resolvi o problema! Troquei o pente de memória de 512MB da Samsung que estava na K8N por um de 512MB da Kingston da máquina da minha assinatura e o problema foi resolvido! Foi uma mancada minha não ter testado a memória desde o princípio pois quase sempre os problemas nos PCs estão relacionados a memória RAM, se bem que neste caso nada dava pinta de ser problema de memória, afinal o micro ligava.

Muito obrigado aos colegas que tentaram ajudar! :-BEER

Abraços,

Fischer

• Administrador
Postado

CASO RESOLVIDO!

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso o mesmo deverá procurar um Moderador da área e solicitar o desbloqueio!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...