Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led indicativo de funcionamento do coler


frazaorj

Posts recomendados

Olá amigos,

Eu, no meu pc aproveitei uma fonte de 12 volts/2A, para fazer funcionar tres colers (2 pra ventilação do gabinete e 1 para exaustão). Eu fiz conforme mostra o desenho, só resumi o desenho e coloquei com dois colers, duas chaves liga/desliga e dois leds com resistor de 1K em cada anodo do led.

Acontece, que o que eu quero na verdade é colocar os leds como referencia de que o coler, que esta dentro do gabinete esta funcionando. No meu esquema se o coler pifar o led vai continuar aceso. Eu quero que ele (led) também apague, caso o coler pifar.

Eu gostaria que os amigos que manjam de eletrônica me mandem uma opinião de como fazer para que o led indicativo apague assim que o coler pifar dentro do gabinete do pc.

No meu caso eu usarei tres colers, tres leds indicativos e tres chaves liga desliga para cada coler/led.

um grande abraço.

frazaorj :-BEER

post-15658-13884930022611_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As ventoinhas que você está usando são de 3 fios?

Se forem, você pode usar o terceiro fio (usado para monitorar a rotação) para acender um LED.

Mas, eu não sei que tipo e intensidade de sinal está presente neste fio.

Teríamos que descobrir.

Andei pesquisando sobre o funcionamento do 3º fio das ventoinhas.

Pelo que entendi até agora, para cada rotação da ventoinha, são enviados 2 pulsos para este fio.

Nesta pesquisa encontrei uma forma de adaptar um terceiro fio para ventoinhas de 2 fios:

http://tipperlinne.com/fan-tach.htm

Também encontrei um circuito para gerar os pulsos sem precisar adicionar um 3º fio:

http://193.189.160.28/jerman55/HP/fanStuff3a.htm

Ainda tenho três dúvidas:

Quando a ventoinha trava, o 3º fio fica em nível alto ou baixo de tensão?

Qual o valor da tensão no 3º fio quando ele está em nível alto?

E qual a corrente que este fio pode fornecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigos, mas não é nada disso que quero. Os colers que estou usando são de apenas 2 fios ( preto e vermelho). Quero apenas uma solução para que quando eu ligar a chave liga/desliga o coler funcionar e acender o led. mas, se porventura o coler, que está dentro do gabinete do pc pifar o led também apagar para eu saber que o coler pifou. no esquema que mandei se o coler pifar o led continuará aceso entenderam? isso eu não quero. Quero uma referencia de led aceso coler funcionando, led apagado coler pifado.

valeu.

frazaorj

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membro VIP
assim nao resulta

se a fan travar o led continua ligado, dando indicaçao errada

se a fan entrar em curto destroi o transistor

Não, colega oceano, não é o melhor modo, mas como fazer se os fans são de dois fios, sem FG portanto, conforme citado pelo autor???

... Os colers que estou usando são de apenas 2 fios ( preto e vermelho)....

Fazer um detector de fluxo de ar??

O mais simples de tudo é usares bons fans, com suspensão a rolamento (ball bearing) com expectativa de vida longa (100.000 horas, ou 11 anos) e acreditar neles... Sai muito mais barato e dá menos trabalho..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, colega oceano, não é o melhor modo, mas como fazer se os fans são de dois fios, sem FG portanto, conforme citado pelo autor???

Fazer um detector de fluxo de ar??

O mais simples de tudo é usares bons fans, com suspensão a rolamento (ball bearing) com expectativa de vida longa (100.000 horas, ou 11 anos) e acreditar neles... Sai muito mais barato e dá menos trabalho..

Abraço...

o problema nao esta em ser o melhor modo , mas sim em nao fincionar

o claudomirorl , no post 2 , ja pos 2 solucoes para adicionar o o sinal FG a fan no post 2

a primeira funciona pois ja fiz isso usando a componente variavel

e nao e preciso usar um "um detector de fluxo de ar"

quanto as fan concordo que se devem usar de boa qualidade mas mesmo assim isso nao implica um sistema de detecçao de falha correcto ,como no caso de fans de cpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!