Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida num OverClock


nivaldin

Posts recomendados

Sempron 3000+@1800mhz 64 Bits (original)

Para Fazer um OverClock nesse Processador, eu tive que:

* Diminuir a freqüência das Memorias de 400mhz para 333mhz;

* Dimunir o "Command Rate" das Memorias de 2T para 1T;

* Diminuir o "HTT Ratio" do Chipset da Pl.Mae de 4 para 3;

* Aumentar o FSB da Pl.Mae de 200 para 290;

Resultando num OC de 45%, 2610mhz!!

E as memorias estão trabalhando a 470mhz (2 x 235mhz)

A Temperatura do processador esta normal... não passa nunca de 50º

não mexi no VCore(1.4) e nem no Multiplicador(9x)

Minha duvida é...

1. As alteraçoes que tive que fazer nas memorias e no chipset da pl.mae, influenciam no desempenho do sistema como um todo?

2. Vale a pena fazer esse OC?

3. Quais vantagens e/ou desvantagens desse OC?

Sempron 3000+@2610mhz 64 Bits (OC)

OBRIGADO!!!

oc1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso + pra jogos, ver filmes e musica muita musica!

Bom tudo depende da sua vontade e coragem.

Pra voce chegar nos 3000, voce sabe que vai ter que alterar o vcore do seu processador, e ai fica por sua conta e risco.

Boa serte....

Ter exatidão nos resultados finais de um OC é algo muito complicado.

O OC não depende apenas de placa mãe, processador e memorias, depende tambem de uma boa fonte.

Também depende muito da fabricação do equipamento, pois todo equipamento eletrônico se difere em algum ponto de seu semelhante.

Portanto o resultado final de seu OC, somente você poderá determinar, o que você deve fazer, é pesquisar em resultados semelhantes de seu equipamento para ter um parametro, e assim definir se arrisca mais ou menos.

Abraços e boa sorte :palmas:

Sempron 3000+@1800mhz 64 Bits (original)

Para Fazer um OverClock nesse Processador, eu tive que:

* Diminuir a freqüência das Memorias de 400mhz para 333mhz;

* Dimunir o "Command Rate" das Memorias de 2T para 1T;

* Diminuir o "HTT Ratio" do Chipset da Pl.Mae de 4 para 3;

* Aumentar o FSB da Pl.Mae de 200 para 290;

Resultando num OC de 45%, 2610mhz!!

E as memorias estão trabalhando a 470mhz (2 x 235mhz)

A Temperatura do processador esta normal... não passa nunca de 50º

não mexi no VCore(1.4) e nem no Multiplicador(9x)

Minha duvida é...

1. As alteraçoes que tive que fazer nas memorias e no chipset da pl.mae, influenciam no desempenho do sistema como um todo?

2. Vale a pena fazer esse OC?

3. Quais vantagens e/ou desvantagens desse OC?

Sempron 3000+@2610mhz 64 Bits (OC)

OBRIGADO!!!

oc1.jpg

Cara,

Rodo o meu nesta configuração normalmente. Quanto ao vcore, sugiro que suba um pouco... Antes, vale a pena realizar um teste de estabilidade com o Prime95, por no mínimo três ou quatro horas. Durante o teste, monitore temperaturas, que não devem passar dos 56-58º.

No meu, para atingir este clock com estabilidade, precisei setar as configurações conforme minha assinatura. Dá uma olhada aí em baixo e veja se pode lhe ser útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

Rodo o meu nesta configuração normalmente. Quanto ao vcore, sugiro que suba um pouco... Antes, vale a pena realizar um teste de estabilidade com o Prime95, por no mínimo três ou quatro horas. Durante o teste, monitore temperaturas, que não devem passar dos 56-58º.

No meu, para atingir este clock com estabilidade, precisei setar as configurações conforme minha assinatura. Dá uma olhada aí em baixo e veja se pode lhe ser útil.

Obrigado pela resposta, mas as perguntas que fiz ainda estão no ar hehe!

Ah, e na minha pl.mae não tem como mudar o VCore do Processador, ele fica sempre em 1.4 no Asus Probe mesmo! mas assim esta estavel... ontem mesmo fiquei jogando FarCry por 2 horas e tudo esteve normal!! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, mas as perguntas que fiz ainda estão no ar hehe!

Ah, e na minha pl.mae não tem como mudar o VCore do Processador, ele fica sempre em 1.4 no Asus Probe mesmo! mas assim esta estavel... ontem mesmo fiquei jogando FarCry por 2 horas e tudo esteve normal!! Abraço

Tem sim... Pega o manual dela. É o mesmo chipset que o meu. Muda, no item Advanced/Ai Overclock configuration a configuração de "standard" para manual. Isso habilitará as configurações de clock ativando as configurações de HTT e FID/VID. Coloca tudo em manual e vai testando os valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega a probabilidade de seu processador esta instável com esse over e sem adicionar vcore é de quase 100%. Para comprovar essa informação você deve tentar passar o prime95 ou melhor ainda o SP2004 já que a bastante tempo tenho notado que ele é mais suseptivel a instabilidades no sistema que o prime95 mesmo usando o mesmo metodo de avaliação.

1-Quanto ao fato dos ajustes eles com certeza melhoram e no caso em 1T é bem melhor.

2-Esse nivel de over na K8N não é fácil de conseguir (com estabilidade primada!!) já sem instabilidade muita gente consegue e o desempenho é muito bom para a relação custo do conjunto e o tempo que ele já esta no mercado.

3-Olhando na sua assinatura devo salientar que mesmo que você consiga subir o vcore e primar seu over ele leva bastante risco, pois pelo que notei na assinatura você não deve ter uma fonte qualificada de watts reais. Muita gente também ignora esse detalhe,,,,,mas todos que curtem overclock sabem que isso é muito importante.

De qualquer forma são só detalhes,,,,pois conselho fosse bom, não.....( o resto o mundo sabe!,rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim... Pega o manual dela. É o mesmo chipset que o meu. Muda, no item Advanced/Ai Overclock configuration a configuração de "standard" para manual. Isso habilitará as configurações de clock ativando as configurações de HTT e FID/VID. Coloca tudo em manual e vai testando os valores.

Realmente tem, é que eu nunca dei importancia para ess FID/VID hehe... e é justamente nele que configura o VCore e o Multiplicador do Processador hehe!! obrigado!! mas eu deixo isso sempre no AUTO pois ele regula a tensão de acodro com a freqüência do processador; pelo menos é o que a propria placa-mãe diz sobre esse menu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega a probabilidade de seu processador esta instável com esse over e sem adicionar vcore é de quase 100%. Para comprovar essa informação você deve tentar passar o prime95 ou melhor ainda o SP2004 já que a bastante tempo tenho notado que ele é mais suseptivel a instabilidades no sistema que o prime95 mesmo usando o mesmo metodo de avaliação.

1-Quanto ao fato dos ajustes eles com certeza melhoram e no caso em 1T é bem melhor.

2-Esse nivel de over na K8N não é fácil de conseguir (com estabilidade primada!!) já sem instabilidade muita gente consegue e o desempenho é muito bom para a relação custo do conjunto e o tempo que ele já esta no mercado.

3-Olhando na sua assinatura devo salientar que mesmo que você consiga subir o vcore e primar seu over ele leva bastante risco, pois pelo que notei na assinatura você não deve ter uma fonte qualificada de watts reais. Muita gente também ignora esse detalhe,,,,,mas todos que curtem overclock sabem que isso é muito importante.

De qualquer forma são só detalhes,,,,pois conselho fosse bom, não.....( o resto o mundo sabe!,rsss

Dexei o SP2004 rodando por mais de 1 hora e ocorreu tudo bem... a temperatura não passou de 55º

e eu ainda esta usando o pc no MSN, Winamp...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dexei o SP2004 rodando por mais de 1 hora e ocorreu tudo bem... a temperatura não passou de 55º

e eu ainda esta usando o pc no MSN, Winamp...

Deixa no Sp2004 por 1 hora ainda não é estabilidade! mas o meu não aguenta 1hora em vcore default com esse clock nem na reza brava! mesmo que não esteja 100 estavel eu usaria assim mesmo.

você é um dos poucos felizardos com seu Sempron, pois na K8N atingir isso com vcore default é premio mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu over esta muito bom e suas memos ajudam e muito a você conseguir um over estão bom assim mas o que mata seu desepnho é a placa de video que ainda é de 64 bits.Uma 6600Gt ai faria uma diferença enormeeeeeeeeee no desempenho de seu pc.Melhor ainda um 6800XTReme da XFX.Um espetaculo de placa de video.Veja minha assinatura.

Quanto a seu over ele esta 100% estavel?Passou o prime por quanto tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como seu processador me parece bom de over porque você não tenta os 2700mhz Htt 300x9 e da uma relachada na memória e caso de instabilidade você pode ir com vcore até 1.5v na boa que nada vai acontecer com seu processador. O meu eu uso com 2600mhz a 1.6v na boa a mais de 1 ano.

Uso o meu assim, 290x9=2610, há mais de 4 meses. Até agora nenhum problema....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba! troquei meu 3000+ em um 3100+ que parece ser mais esperto em over que meu antigo. Vai começar os testes e quem sabe ele me da uma alegria,rsss. Volto a postar no topico da K8N com Sempron.

Mas como não deixar de postar o que meu 3000+ nunca fez!!!! nem com 1.62v ele não passava de 2600Mhz com estabilidade para fazer quase nada,,,,,esse com 1.4v faz 2610mhz na boa e com 1.5 faz 2700Mhz.....já da para fazer uma graça :D

Depois vou deixar o prime rolar!!!! deixei 1 hora e ele foi na boa!!! mas vou deixar passar bem mais para ver como esta mesmo.

IKYYYYYYYYYYYYYYY meu fiooooooooooo!!!!!!!! esse vai ralar..... :chicote::devil::chicote::devil::chicote::devil:

post-6075-13884931978828_thumb.jpg

post-6075-13884931990725_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba! troquei meu 3000+ em um 3100+ que parece ser mais esperto em over que meu antigo. Vai começar os testes e quem sabe ele me da uma alegria,rsss. Volto a postar no topico da K8N com Sempron.

Mas como não deixar de postar o que meu 3000+ nunca fez!!!! nem com 1.62v ele não passava de 2600Mhz com estabilidade para fazer quase nada,,,,,esse com 1.4v faz 2610mhz na boa e com 1.5 faz 2700Mhz.....já da para fazer uma graça :D

Depois vou deixar o prime rolar!!!! deixei 1 hora e ele foi na boa!!! mas vou deixar passar bem mais para ver como esta mesmo.

IKYYYYYYYYYYYYYYY meu fiooooooooooo!!!!!!!! esse vai ralar..... :chicote::devil::chicote::devil::chicote::devil:

Sério?

Acabei de incluir, na minha agenda, a ponderação acerca da troca de processador... rsrsrsr 3100? Qual o clock? 1.8, também, ou 2.0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba! troquei meu 3000+ em um 3100+ que parece ser mais esperto em over que meu antigo. Vai começar os testes e quem sabe ele me da uma alegria,rsss. Volto a postar no topico da K8N com Sempron.

Mas como não deixar de postar o que meu 3000+ nunca fez!!!! nem com 1.62v ele não passava de 2600Mhz com estabilidade para fazer quase nada,,,,,esse com 1.4v faz 2610mhz na boa e com 1.5 faz 2700Mhz.....já da para fazer uma graça :D

Depois vou deixar o prime rolar!!!! deixei 1 hora e ele foi na boa!!! mas vou deixar passar bem mais para ver como esta mesmo.

IKYYYYYYYYYYYYYYY meu fiooooooooooo!!!!!!!! esse vai ralar..... :chicote::devil::chicote::devil::chicote::devil:

Sério?

Acabei de incluir, na minha agenda, a ponderação acerca da troca de processador... rsrsrsr 3100? Qual o clock? 1.8, também, ou 2.0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francoso ele é o mesmo clock do 3000+ 1.8ghz. Mas tem 256k de L2 e uma disposição para overclock fabulosa! estou usando ele a 2700Mhz com 1.5v na boa mesmo. A 2600mhz ele foi com vcore stock e também cheguei a 2840Mhz com o uso do Clockgem e 1.6v,,,mas não curto over de clockgem vou deixar ele como esta mesmo 2700mhz 300x9 na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa monstruoso os OC de vocês eu aqui com 2300 ghz me kago toda hora porque estou com uma fonte genérica de 250 wattz reais mais um dia vou estufa o peito e aumenta o vcore em 1.5 e coloca 2600 so para sentir o gosto de tar com um pc de respeito..

Esse papo de fonte eu desconsidero, não me causa medo não (e minha é xing-ling generiquérrima). Em contrapartida tenho um bom cooler, um Golden Orb II em cobre, o que segura meu brinquedo nos 55º em full load por 8 horas consecutives de stress prime (mesmo em dias quentes). Penso que se deve levar em conta várias coisas, como por exemplo, o número de slots povoados da sua MB.

Quer um exemplo? Além da minha rede on-board, eu tinha uma placa PCI 3com 10/1000. Com ela plugada, era mais difícil atingir estabilidade no sistema, porque ela tirava energia do conjunto. Outros exemplos? As placas de vídeo podem ser grandes vilãs... A on-board consome menos que a PCI, que consome menos energia que a AGP, que por sua vez consome menos que uma PCI-e. Entendeu? Muitos HDs na mesma máquina consomem muita energia, e assim por diante.

Por isso que é preferível ao invés de dois pentes de 512 (para aqueles que não usam dual-channel), um de 1024. Ao invés de dois HDs de 80, um de 160 (para aqueles que não usam RAID), e assim por diante.

No meu caso, tenho plugadas na minha MB apenas a PV e PS, o que exige menos da fonte. Também baixei a frequência da memória para 266 na BIOS, de modo que em over elas operam a 390MHz e não exigem, portanto overvolt, ajudando a estabilizar o conjunto todo, já que o único componente com com overvolt é o processador.

Outro vilão "energético" é dispositivo USB 2.0. HDs externos, gravadores de CDs, scanners, impressoras, WebCams, mouses e KB sem fio, etc, exigem mais energia, principalmente aqueles que puxam do micro a energia para funcionarem (existem muitas impressoras e scanners assim).

Portanto schnepel, se você não possui muitos dispositivos "chupando" força da sua fonte, não penso que haja muito perigo em tacar mais energia neste conjunto não. Vá em frente e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora discorde completamente do Francoso sobre a Fonte, pois um fonte de qualidade lhe da confiaça e tensões estáveis e confiaveis para over. Antes da minha seventeam eu tinha um vcom que quando eu mandava over ela segurava na boa as tensões no marcador do everest. Mas do nada ela simplesmente dava reset com tudo normal. Vendi ela a um amigo que fez um bom over no barton dele ignorando os conselhos que dei,,,,no dele também mostrava tensões estáveis e um belo dia a fonte partiu e levou junto a placa mãe dele.

O fato bom que ela agora tem uma bela fonte e um X2,,,,se a minha fonte não tivesse dado uma forcinha(ou falta dela,rss) o pai dele ainda estava no Barton,rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei do q vocês falaram estou com esse pc a 1 ano já ate abri as duas portas do gabinete para ventilar melhor aqui jogando batlefild 2142 q usa muito o processador e placa de video a temperatura fica no maximo 46 graus so a placa de video q vai aoss incriveis 75 graus por isso q me cago todo toda ora fico olhando se não vai pega fogo mais to penssando em compra um cooler bom e colocar de frente na placa de video e mete ums 2600 ghz e colocar em vcore 1.5 ou se precisa em 1.6 so para ter o gostinho por imquanto para mim o pc esta bom mais sempre fico olhando quando alguem abre algum topico com o sempron 3000 para ver se eu não to sendo muito precavido e de uma vez por todas perder o medo e coloca em 2600 ghz bem por imquanto vou fica com os 2300 ghz mesmo q ta bom assim mais valeu ai pelas dicas .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo como eu sempre digo que medo não combina com essa seção overclock. Coloca uma assinatura com seu equipamento e vai olhar quanto ele rende, pois agora eu tenho a certeza que não é todo o processador que rende 2600MHz ou mais.

Esse que peguei mesmo é muito bom de over,,,,,e desde o primeiro boot esta em over. o primeiro foi em 2600Mhz default vcore e agora esta a 2700Mhz com 1.5v na boa e assim vai ficar até trocar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Resolvi embalar o Resident e vou trocar o equipamento. Quem souber de algum interessado em comprar o meu bom e velho AMD, manda um MP para mim.

As configurações do bichinho estão aqui: Sempron 3000 + K8N E-DELUXE

Agora vou de AM2!!! Me aguardem!

Inicialmente, pensei na seguinte configuração, me digam o que acham:

ASUS M2N32-SLI Deluxe

Athlon 3500 (2.2ghz)

2x512 667 SAMSUNG (enfim Dual Channel rsrsrs)

THERMALTAKE TR2 (430W reais, cedi às considerações de vocês)

XFX GF 7300GS 256mb TC512 PCI-e

Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francoso é bom você tirar sangue do seu AM2, pois se você levar coro de meu 754 vai ser vergonhoso,rsss.

Deixando a brincadeira de lado não tenho visto bom resultando dos AM2 nem em stock e nem em overclock. Tô na busca de uma bios mod para ter mais Htt e deixar em 2800Mhz, pois via clockgem não tem graça.

Só deixo meu 754 para core 2 duo!!!! já estou colocando a grana no banco,rsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!