Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na Instalação do Windows XP


isrss

Posts recomendados

Não sei se devia postar isso aqui na seção de Discos Rígidos ou na seção de Windows XP, talves eu poste lá também...

Estava tentando instalar o Windows XP (com Service Pack 2) num computador de uma amiga. Inicialmente tudo acontece bem, o HD é reconhecido pela BIOS, a instalação entra normalmente, eu seleciono a partecição em que quero instalar o Windows, ele copia os arquivos básicos pro computador e reinicia.

Aí vem o problema, depois disso ele deveria entrar na tela de instalação do Windows, mostrar toda aquela baboseira das novidades do windows, a evolução a instalação e bla bla bla, MAS o computador chega na parte em que deve inicializar a partir da HD pra prosseguir a instalação aparece uma mensagem dizendo que houve um erro na hora de reconhecer o Sistema Operacional na HD...

O que eu quero é óbvio, se alguém sabe dizer o que é isto, e o porque disto...

Tem algo haver se a HD for SATA?? (não consegui verificar se é ou não, o jeito mais prático seria abrindo a CPU, mas o PC está na garantia, na BIOS não diz nada, ou eu não encontrei...)

Pode ser algo errado com o próprio Windows, ou com o CD??

Ou talves, e espero que não, seria algum problema relacionado com algum dano na própria HD??

Já re-formatei o HD, passei o chkdisk, usei fixmbr e fixboot, não entendo, o que pode ser??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isrss: Se ajudar em alguma coisa, antes a HD possuia o Linux como SO, apaguei as duas partições, e criei outra pra por o Windows...

Está explicado!... O Pingüim é grudento!... Formate o HD novamente, inteiro, sem criar nenhuma partição, dando boot pelo CD do Windows. Coloque o CD do WinXP e dê o boot pelo CD. Lembre-se que você deve definir no Bios, se não estiver, o drive de CD como o primeiro dispositivo de boot.

Depois do boot espere a instalação iniciar, até aparecer a tela onde aparece um texto sobre "direitos de uso" etc. e tecle F8.

Depois aparecerá uma tela mostrando as partições ou a partição do seu HD... selecione a que estiver com a letra do drive C:, pois esta será a partição primária. Depois aparecerá uma tela em que você escolhe qual o tipo de sistema de arquivos... selecione NTFS ou FAT32. Aparecerá a opção de formatar... Então formate em modo normal e não rápido.

Feito isso, ele começará com a cópia dos arquivos e a instalação irá prosseguir até o fim....

Vamos ver se assim dará certo!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está explicado!... O Pingüim é grudento!... Formate o HD novamente, inteiro, sem criar nenhuma partição, dando boot pelo CD do Windows. Coloque o CD do WinXP e dê o boot pelo CD. Lembre-se que você deve definir no Bios, se não estiver, o drive de CD como o primeiro dispositivo de boot.

Depois do boot espere a instalação iniciar, até aparecer a tela onde aparece um texto sobre "direitos de uso" etc. e tecle F8.

Depois aparecerá uma tela mostrando as partições ou a partição do seu HD... selecione a que estiver com a letra do drive C:, pois esta será a partição primária. Depois aparecerá uma tela em que você escolhe qual o tipo de sistema de arquivos... selecione NTFS ou FAT32. Aparecerá a opção de formatar... Então formate em modo normal e não rápido.

Feito isso, ele começará com a cópia dos arquivos e a instalação irá prosseguir até o fim....

Vamos ver se assim dará certo!

B)

Eu já tinha feito isso... Aliás tantas vezes que perdi a conta.

Não entendo por que, mas o Linux parece ter sido mesmo o responsável pelo problema de algum modo... Eu "resolvi" o problema. Não entendi por que...

Eu reinstalei o Linux, funcionou perfeitamente, o SO se instalou corretamente sem maiores problemas. Então eu usei uma opção que tinha no próprio CD de instalação do Linux, que liberava metade do HD (única opção disponível) para a instalação de outro sistema operacional, e reinstalava o Linux em metade do HD.

E então fui refazer o processo de instalação do Windows mas agora na partição separada pelo Linux, e adivinhe, a instalação funcionou perfeitamente!

Não consigo entender, será que alguém pode me explicar??

Estou pensando em pegar o Partition Magic, reduzir o tamanho da partição do Linux (eu já pretendia instalar o Linux depois numa parte da HD, mas não usar metade dela) e anexar a parte livre à partição do Windows...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha feito isso... Aliás tantas vezes que perdi a conta.

Não entendo por que, mas o Linux parece ter sido mesmo o responsável pelo problema de algum modo... Eu "resolvi" o problema. Não entendi por que...

Eu reinstalei o Linux, funcionou perfeitamente, o SO se instalou corretamente sem maiores problemas. Então eu usei uma opção que tinha no próprio CD de instalação do Linux, que liberava metade do HD (única opção disponível) para a instalação de outro sistema operacional, e reinstalava o Linux em metade do HD.

E então fui refazer o processo de instalação do Windows mas agora na partição separada pelo Linux, e adivinhe, a instalação funcionou perfeitamente!

Não consigo entender, será que alguém pode me explicar??

Estou pensando em pegar o Partition Magic, reduzir o tamanho da partição do Linux (eu já pretendia instalar o Linux depois numa parte da HD, mas não usar metade dela) e anexar a parte livre à partição do Windows...

não sei muito de linux, mas sei que ele deixa alguns traços no HD que a formatação não remove, para remover o linux voce precisa usar o CD de manutenção, caso tenha é claro, se tiver basta por ele dar o boot por esse CD e ele vai carregar o console, depois ele pede pra voce entrar com um comando, ai voce digita "linux remove" então ele vai remover essas entradas do HD ai basta formatar e por so o windows, mas isso é apenas um entre mil casos o linux tem umas coisinhas complicadas mesmo, e cada caso é um caso, se o seu não for esse, acredito que se voce for no site do fabricante eles tem programas pra refazer todas as trilhas e setores do HD do 0 mesmo, dessa forma voca tambem consegue limpar seu HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm...

Acho que agora entendi.

Cheguei a uma conclusão meio lógica, se o Windows não reconhece as partições do Linux então seria justo dizer que o fdisk não seria capaz de excluir corretamente essas partições, imagino que meu erro foi esse ter usado o fdisk pra excluir as partições quando deveria ter usado um programa do Linux para fazê-lo, causando o problema na instalação do Windows numa HD em que as informações não estão propriamente organizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, saudações B)

Já passei por isso com pc de clientes, comi alfafa na mão do Pinguim também... :angry: Tinha uma HD Maxtor Ultra Slim de 40 Gb ke tinha o Linux instalado, esse pc foi comprado por um cliente meu do antigo dono e ele queria sumir com o Linux e colocar o Windows... e quem disse ke eu seker conseguia formatar esse HD? Foi uma batalha feroz de várias semanas, e realmente, o Linux é xarope mesmo... <_<

Acontece o seguinte: o abençoado do Linux utiliza um sistema de arquivos ke não é FAT32 e nem NTFS... logo, o CD de instalação do Windows XP não tem "poder" pra xutar o Linux pra fora da HD, pois ele não reconhece os sistemas de arquivos utilizados pelo Linux. Por isso acontece toda essa zica... Às vezes ele até parece ke conseguiu formatar o HD, mas é ilusório, pois o Linux volta depois... Nem mesmo o disquete de boot do Windows 98, ke eu considero uma ferrramenta relativamente poderosa pra esses casos, funciona. Depois de apanhar ke nem um caxorro de rua, eu cheguei a duas soluções pra correr com o Linux da HD e habilitá-la novamente para uso do Windows: utilizar o CD do próprio Linux, pra excluir a partição com sistema de arquivos estranho ao Windows, e recriar nova partição usando sistema de arquivos reconhecível pelo Windows (Fat32 ou NTFS), pois o CD do Linux utiliza os seus sistemas de arquivos estranhos, mas também utiliza os sistemas de arquivos comuns do Windows, o Fat32 e o NTFS, à escolha do usuário. Pelo menos isso... rs... A segunda solução seria utilizar o Disk Manager do fabricante da HD pra fazer o mesmo, sumir com a partição nojenta do Linux e criar uma nova partição com o Sistema de arquivos Fat32 ou NTFS. fazendo-se isso, somem-se os problemas. O Disk Manager pode ser obtido no site do fabricante do HD, é só dar boot com ele, seja em CD ou disquete, e seguir as instruções da tela, é tudo em inglês mas é razoavelmente intuitivo.

Espero ter ajudado, abraço a todos. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!