Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema no encaixe do(s) HD´s SATA ou no plugue dos Cabos


cabasafado

Posts recomendados

Frequentemente preciso pressionar as conexoes dos cabos (power e sinal) dos meus HD´s SATA (Samsung 80GB funcionam em RAID 0) no encaixe nos HD´s para que sejam reconhecido na Bios e isso varias vezes ao ligar a maquina . Ainda bem que o meu gabinete fica permanentemente aberto e posicionado bem proximo de onde sento-me. Existe algum tipo de cabo(s) tanto o power como do sinal de melhor qualidade de forma a evitar essa aporrinhacao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tenho esse mesmo problema! Uso RAID e já tive vários problemas com o espelhamento se perdendo por conta disso! Já troquei os cabos, deixei os discos sozinhos(melhorou um pouco), mas ainda não me sinto tranquilo!

O que você chama de "melhorou um pouco"? Fiz essa mesma pergunta la no "Guia do Hardware" alguem postou que usou cola plástica. Estou esperando resposta dele de como ele fez isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem postou que usou cola plástica. Estou esperando resposta dele de como ele fez isso.
Já vi alguns micros com essa cola, só que em flat cable (cabo de dados) IDE e pelo que pude observar, parece ser algum tipo de borracha de silicone que após o encaixe do flat cable no HD e na placa mãe, é aplicada essa cola para manter as duas partes unidas ainda mais, não sei a finalidade disso, se é algum tipo de lacre porque quando você força a retirada do flat cable, a cola se solta e não tem como ser reutilizada, apenas colocando cola novamente.

Ou se realmente é para fixar bem o cabo afim de evitar algum mau contato.

Bom, o que fiz foi isolar a alimentação para os satas, deixando o conector(da fonte) que os alimenta sem alimentar outros drivers, PV, fans, etc!

Tem lógica esse procedimento, às vezes pode ser uma fonte de alimentação deficiente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi alguns micros com essa cola, só que em flat cable (cabo de dados) IDE e pelo que pude observar, parece ser algum tipo de borracha de silicone que após o encaixe do flat cable no HD e na placa mãe, é aplicada essa cola para manter as duas partes unidas ainda mais, não sei a finalidade disso, se é algum tipo de lacre porque quando você força a retirada do flat cable, a cola se solta e não tem como ser reutilizada, apenas colocando cola novamente.

Ou se realmente é para fixar bem o cabo afim de evitar algum mau contato.

Tem lógica esse procedimento, às vezes pode ser uma fonte de alimentação deficiente.

No meu caso tenho certeza não ser fonte. Ocorrem sempre quando movimento o gabinete coisa que sempre fiz antes quando usava IDE ATA e nunca deu esses problemas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, tudo indica que realmente seja mau contato.

Obs. Tenta trocar o cabo de força que vem da fonte e pega no HD, por um outro que esteja disponível, ou seja; que não esteja sendo usado, pois esse com certeza se fixará melhor.

Eu acho que o resultado não sera muito satisfatorio, pois tenho certeza que o mau contato e entre o plugue do(s) cabo(s) e o conector no(s) HD(s), pois voltam a funcionar quando adoto o que já expliquei. Percebo que essa conexao não e muito firme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cabos lógicos e de força foram projetados para, por si só, darem o contato necessário. No caso do uso desta cola, que pode ser cola de silicone ou então colas tipo hot melt (fusíveis a quentes) elas servem mais como lacre do que para outra coisa.

Veja bem a cola de silicone é uma borracha flexível, ou seja, ela, a principio, não teria rigidez suficiente para fixar o plug do cabo lógica impedidndo mau contato.

Será que não pode ser defeito no cabo? tenta trocar e vê no que dá.

Outra dica é usar aqueles sprays limpa-contatos vendidos em casas de eletrônica, dá uma borrifada nos contados do Hd e dos cabos e depois faz a conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cabos lógicos e de força foram projetados para, por si só, darem o contato necessário. No caso do uso desta cola, que pode ser cola de silicone ou então colas tipo hot melt (fusíveis a quentes) elas servem mais como lacre do que para outra coisa.

Veja bem a cola de silicone é uma borracha flexível, ou seja, ela, a principio, não teria rigidez suficiente para fixar o plug do cabo lógica impedidndo mau contato.

Será que não pode ser defeito no cabo? tenta trocar e vê no que dá.

Outra dica é usar aqueles sprays limpa-contatos vendidos em casas de eletrônica, dá uma borrifada nos contados do Hd e dos cabos e depois faz a conexão.

Os cabos, já troquei um pelo outro porém o resultado não foi satisfatorio, para um melhor teste o melhor seria se conseguisse outros cabos.

A sugestao do spray acho interessante, vou tentar essa. E informo o resultado. Mesmo assim muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo problema em um hd samsung IDE-ata 80gb. não e detectado , porém quando desconecto e reconecto os cabos de (força e flat) volta a ser detectado por determinado tempo.já troquei os cabos de força e deixando isolado a alimentação so para ele! tambem depois de um tempo deu o mesmo pro/

já troquei os cabos flat!! colocando o cabo flat do hd problematico em um pc bom e o cabo flat do pc bom no outro pc com hd problematico!! ate agora os 2 estão legal , o que mostra q não e problemas nos cabos de sinal!!! agora o que vou testar é colocar o drive de cd/dvd na IDE0 local onde esta o hd problematico e o hd na IDE1 onde esta o drive de cd/dvd funcionando normalmente.( esse mudança tem com fim apenas diagnosticar a falha) se o drive de cd/dvd der pro. e o hd ficar legal e provavel q o pro esteja na pl/mae!! bom não sei se vai adiantar algo mas espero ajudar alguem ,e se alguem tiver alguma sugestao ,estamos aí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Vocês não vão acreditar, so mesmo a informatica para determinadas coisas que nem se imagina ser possivel. Parece que encontrei a solucao depois de ter feito algumas observacoes no posicionamento do gabinete, isto e, quando deitado os HD´s eram reconhecidos normalmente, então conclui: inverti o posicionamento das instalacoes, ou seja, 90º em relação a antes, dai o problema deixou de ocorrer como antes, praticamente desapareceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb tinha esse problema quando usava apenas um HD, agora uso em RAID e nunca mais tive esse problema.

Notava que os conectores SATA, tanto de dados como o de energia não ficavam bem firmes...

O que eu fiz foi pegar um alicate e "amassar" um pouco as bordas do conector. Eles agora se encaixam e ficam bem firmes, não "balançam" quando se mexe nos cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!