Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alta temperatura.


Posts recomendados

Pessoal, qual é a temperatura máxima que um XP 2700+ pode atingir com segurança?  Pergunto isso pois acho que meu PC está aquecendo mais do que deveria.

Tenho aqui a seguinte configuração:

- Soyo KT400 Dragon Ultra Platinum Edition

- Proc. Athlon XP 2700+

- Cooler Thermaltake Volcano 7+

- 512 de RAM DDR 333 Spectek

- HD Maxtor 60 GB 7200 ATA 133

Meu gabinete é um Satellite de 4 baias e fonte de 400W.

Tenho uma FAN 8x8 atrás, jogando ar frio para dentro, quase em cima do cooler do processador. Tenho também um cooler específico para o HD (para diminuir o aquecimento no gabinete) e a temperatura do processador, com o cooler na velocidade máxima (~6200 RPM) e com o gabinete aberto, fica em torno de 50º.

Pelo menos acho que estou olhando a temperatura certa.

No programa Hardware Sensors Monitor tenho o seguinte:

Mainboard: 33º C

CPU 1: 29º C

CPU 2: 50º C

HDD1: 19º C

Qual é meu processador? CPU 1 ou 2?

Já no SmartGuardian (que acompanha a placa), está assim:

CPU: 33º C

CHA: 28º C

:/

Aguma dica? Espero que eu estenha olhando no sensor errado. :P

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Parece que o programa que você indicou não suporta minha placa-mãe. Em todo caso, tirei umas screen shots e acho que vai dar para entender melhor.

As minhas dúvidas são:

- Com base nas figuras, qual é a temperatura que eu devo realmente considerar?

- Qual é a temperatura máxima que esse processador suporta, com segurança?

- O que vocês acham da temperatura?

Bom, os links para as figuras são os seguintes:

T1

T2

T3

T4

Lembro que o processador está IDLE e o gabinete está aberto. A temperatura ambiente não é alta (Curitiba). Deve estar em torno de 20º aqui na sala onde estou.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No smart guardian, a temp d 32 graus é referente ao termistor presente no soquete da placa-mãe, a temperatura d 52 graus q você viu é referente ao sensor existente no DIE do processador (no núcleo) então a temperatura real é essa, 52 graus! é ta alto sim, o meu ta a 50 graus com um cooler barato, mas você cometeu um erro, aquele fan q você botou embaixo da fonte tem q jogar o ar quente q sai do disipador pra fora, e d preferência bote um cooler na parte inferior frontal do case, jogando ar pra dentro, faça isso e veja c a temperatura abaixa, mas também n sei qual a temp media d um xp2700, as vezes a temp ta na media e você ta c preocupando a toa!

inverte a ventoinha la e c possivel bota outra na frente como eu falei e ve a temp, dai da uma resposta

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, de fato a ideia da FAN de trás estava errada. Coloquei ela jogando ar quente para fora. Mas quanto a colocar uma FAN na frente, jogando ar frio para dentro, bem que eu gostaria. Mas isso só ajudaria realmente se na frente do gabinete tivesse alguma abertura. Na parte de dentro tenho on de fixá-la. Mas sem abertura na frente, não há como puxar o ar frio de fora e jogar para dentro. Ela ficaria simplesmente empurrando o ar que já está no gabinete. :/ Estou certo?

[] 's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Na parte frontal de fato não tem nada. Mas na parte de baixo da máscara realmente tem uma fenda. Vou colocar uma ventoninha lá também.

Ontem fechei a máquina e coloquei no lugar dela. É um pouco apertado. Entra quase justa. Mas a temperatura estabilzou em 57* C.

A temperatura da placa-mãe ficou em 40* C.

Quando mandei calcular um PI de 16M, a temperatura subiu para 61~63. Mas não passou disso. Vamos ver em dia de calor.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GentilJunior+28 Julho 2003,13:57-->
Deitos@28 Julho 2003,11:21

Athlon tem sensor de temperatura no DIE? Que eu saiba, não tinha, era só o P4 que tinha... talvez esteja enganado...

Bom, parece que agora tem. Ao menos a placa informa numa boa. E parece estar certo.

[]'s

Duron morgan e athlon XP em diante tem esse sensor, athlon t bird e anteriores e duron spitfire n tem esse sensor.

GentilJunior, também tem uma coisa, n adianta nd você botar um monte d ventoinha e seu gabinete ficar num local sem ventilaçao, ta estranho essa temp, seu cooler é bom, por acaso você eskeceu a pasta termica? c o cooler vier com aquele adesivo no meio do dissipador (n sei o nome dakilo) você n pode botar pasta, ou é um ou é outro ok, mas d preferência a pasta termica, de uma checada  nisso

t+  :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, realmente tenho que reconhecer que o gabinete não está em um lugar muito ventilado. As 2 ventoinhas de trás (a da fonte e uma 8x8) que jogam ar quente para fora estão muito perto de uma parede. E as laterais no gabinete também estão de certa forma apertadas.

Eu coloquei a pasta térmica corretamente. Acredito que não é isso.

Mas como você mesmo já disse, não sei qual é a temperatura média de um 2700+. Ainda não apareceu ninguém com o mesmo proc. para comparar.

Mas ontem, jogando um pouco e vendo alguns DivX, a temperatura do proc. não passou de 63*C e da da placa-mãe não chegou a 45*C.

Acho que está aceitável até.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N creio q esta temp esteja normal, o hanazono com um xp2800 ta com a temp +/- 40º, bem n tenho ideia do q seja isso.

estava pensando aqui, já li em uma revista um caso sobre temp. alta, so q era com um pentium c não me engano (pentium 1) o problema era com a tensão acima da media, da uma checada nisso, o vcore deve estar em 1.60/1.65 volts, c tiver a mais o processador esquenta mais, c estiver a 1.65 vai abaixando ate chegar em 1.60, mas cada vez q reduzir v c o sistema ta estável, c ficar instavel é so aumentar de novo.

N sei c vai dar certo ok, c tentar depois poste o resultado, num sei mais o q possa ser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GentilJunior@30 Julho 2003,17:45

Olá, Colega. O que você quer dizer com a 'temperatura do sistema'?

Que programa de monitoramento você utiliza? Pode postar algumas screen shot?

[]'s

temperatura do sitema digo a temperatura q é medida dentro do gabinete ou seja a temperatura interna q a bios mede uso ela para ver vou ver se consigo colocar um scren

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antes por falta de conhecimento em aplicação de pasta termica meu processador chegou a ficar na casa de 56~60 Graus , hoje com a aplicação correta trabalha a 46~50 Graus

Eu passava a pasta termina em cima do die e na base do cooler espalhando com o dedo  :(  , quando fui informado que a gordura e as pequenas particulas de sujeira que ficam no dedo influenciam no contato do cooler com o Die do processador , sendo assim tirei o cooler e o processador , limpei com uma flanela nova e bem macia , apliquei pequena quantidade de pasta termica no centro do Die e espalhei com o uso de um cartao telefonico(Devidamente limpo com alcool) e retirando todo o excesso de pasta do Die, montei o cooler e liguei o micro o resultado foi o que escrevi acima 10º a menos.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, mmarcelocsouza. Acho que no meu caso o problema não é a pasta térmica. Fiz a aplicação como você fez na sua segunda tentativa.

Coloquei uma quantidade de pasta no centro, espalhei um pouco com o canto de uma folha de papel e coloquei o cooler (sem passar pasta no dissipador).

Bom, hoje estarei recebendo 2 dessas (http://www.thermaltake.com/products/dcfan/a1357.htm) para ajudar na ventilação do meu gabinete que, infelizmente, não pode ficar num lugar muito ventilado.

Em todo caso, se nada mais resolver, acho que vou retirar o processador e ver como ficou a pasta. Nunca se sabe...  :tanta:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, rambo-GRUNGE-. Já olhei na BIOS sim. Lá a temp. é alta também. Depois de ler várias coisas sobre o assunto, estou desconfiado que no final das contas, errei na aplicação da pasta (primeira vez que aplico). Todos dizem que ter q ser uma camada bem fina e uniforme sobre o DIE. Mas coloquei relativamente bastante pasta. :/

Acho que vou ter q retirar o cooler, limpar o excesso... ou fazer uma aplicação bem feita de AS3 de uma vez. :)

Aliás, alguém pode me dizer qual é a maneira mais correta e segura de tirar a pasta do proc. e da base do cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GentilJunior@31 Julho 2003,08:34

Aliás, alguém pode me dizer qual é a maneira mais correta e segura de tirar a pasta do proc. e da base do cooler?

acho que pode ser com um pano bem seco, passe-o bem na base do dissipador e no processador passe de leve e rapidamente (e apenas a pontinha do pano)

bom essa é a forma que eu pensei, se alguem sabe alguma forma melhor fala aí...

mas pode ser também se seu cooler esta "frouxo"

talvez ele não esteja bem "apertado" junto ao processador. mas tem que tomar MUITO cuidado, um aperto a mais pode trincar o die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, colega. Agora tenho quase certeza que o problema foi excesso de pasta mesmo. O cooler parece estar muito bem apertado.

Mas estive olhando uns vídeos sobre aplicação de pasta e de fato eu coloquei muuuiito mais do que devia. Acho que é isso.

Vou tirar o cooler e, dependendo de como estiver, ou vou somente retirar o excesso ou limpo tudo e faço uma nova aplicação.

Meu medo agora é tirar o cooler com tudo montado. Detesto isso. Sempre tenho impressão que a placa vai trincar. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!