Ir ao conteúdo

Circuito para piscar 5 leds aleatóriamente usando CI 555

Leandro_980

Posts recomendados

Postado

tenho 1 esquema para essa função, mas não tenho comigo agora. não sei se sao apenas 5 led's ou mais...

sei que usa um 555 e 1 CD4017, o 555 é montado como astável para criar a frequência com que os leds piscam, depois os ledes são ligados nas saidas do CD4017 e pronto...

assim que puder posto isso...ou se encontrar o datasheet do CD4017 na net deve ser fácil de montar. :P

• 1 ano depois...
Postado

U com u 555 e u 4017 funciona. porém não é aleatório. Você vai fazer uma sequencia que ele vai seguir, com alguns diodos da para fazer algumas alterações. Uma coisa que você pode aser é usar 2 CI 555 com cloks diferentes e usar um comparador, dai na saida vai ter um pulso bem anormal.

• 6 meses depois...
Postado
Já viram a data deste tópico?

... e foi re-vivido mais 2x ainda XD

Não tem como fazer aleatório, no final vai ter sempre a mesma sequencia.

Se eu não me engano, até com micro-controlador, usando a função rand, a sequencia de números gerados será igual!

O que você precisa fazer é uma sequencia grande, assim fica difícil perceber que o 'loop voltou ao começo' :D

Abraços!

• Membro VIP
Postado

É só fazer um gerador de ruído branco e injetar na entrada de clock de um contador 4017.

Com um 555 é só, ora liberar a contagem no pino 13 e ora liberar a vizualização do resultado, que pode ser feito usando um NPN no comum dos LEDs.

Isso se for de forma rápida, e sempre que tiver contando não acender os LEDs e tendo um tempo maior de vizualização do que de contagem (habilitação do pino 13 do 4017).

• 7 meses depois...
Postado

ola Cleimar..

estou procurando algo muito parecido com esse teu esqueminha aí.

porém eu preciso que ele apenas pisque em uma direção, e não bate e volta como este.

se você teria eu agradeceria.

att James

• 3 meses depois...
Postado

soschip você pode me ajuda estou tentando fazer um strobo com uns 32 leds de 10m/m com o ci 555 mas não estou conseguindo fazer que paressa uma luz estilo camera lenta vou anexa a imagem do circuito desde já grato....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!