Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

post-677058-0-15720900-1435072654_thumb.

Santos,

As tensões do transformador estão coerentes.

Desligue as tensões do circuito do amplificador e como não vai ter nenhuma amplificação use um fone de ouvido para ouvir o sinal do pré.

Mantenha as alimentações dos reguladores para que o órgão funcione.

Acho que tem algum resistor em curto ou alguma trilha está com fechando curto com outra através de um pingo de solda indevido (ou aberta) ou de um pino de conector encostando em outro....

 

cara! tá russo hein?    rsrsrsrs

 

Não desanime!

Iriel

Ola Iriel bom dia.

Para retirar as tensões do amplificador? desculpe mas sou novo nisso, no caso como seria, teria que interromper as trilhas que para os transistores?

 

E no caso do fone de ouvido esse órgão não tem saída para fone de ouvido, o que tem aqui é uma saída para P10 acho que para caixa amplificada, pensei em colocar uma caixinha que tenho aqui mas esto una duvida de como tirar as tensões do amplificador. Se poder me dar uma forca agradeço  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santos,

Mais um link bem legal sobre reparos em amplificadores.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/4190

 

Dá uma outra visão sobre o uso de lampadas em serie.

valeu.

Bom dia Iriel, disse que não tem saída para fone de ouvido pois a saída que esta escrito PHONE, não e para fone de ouvido pois e uma P10 acredito que e para caixa amplificada.

 

Bom o defeito veio do seguinte: Fui dar uma olhada em outra placa de amplificador de outro órgão  que também esta parada, e  aqui em casa tem órgão um bom, ai fui conferir as tensões para comparar só que liguei sem o falante e começou a aquecer me disseram que não tem nada a ver que pode ligar sem o alto-falante então acho que fiz algo que não lembro. Ai to nessa briga desde então.

 

Os transistores aquecem muito já troquei os capacitores os transistores de potencia os do pre mas nada; to começando do zero agora com as dicas aqui do fórum.

Não entendi a parte que você disse para retirar as tensões do amplificador seria retirar os transistores fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 Bom testei com fone de ouvido continua o ruido (barulho).

 

Eu liguei para ver se estava aquecendo varias vezes sem o alto-falante, mas conferi e parece estar OK .

Vou ter que começar a trocar de novo pois testo com o multímetro ta ok mas continua aquecendo e com barulho da osso viu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Observe se as bases dos transistores pequenos que você trocou, se estão na mesma posição das bases dos antigos transistores, tem transistores de mesma numeração, que possuem bases na lateral e não no meio...

Um outro detalhe é, você fez alguma adaptação dos transistores, ou esta usando os de mesmo números dos originais...

Passe para nos, quais estão sendo usados ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iriel sou técnico eletrônico especializado em orgãos eletrônicos em geral, como Gambitt, Minami,Tocai,Tamie, Grace, etc..., moro em Osasco, SP e estou interessado em ajudar o pessoal que conserta orgãos eletrônicos, tenho 25 anos de experiência nesta area, se precisar conte comigo, boa noite.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iriel sou técnico eletrônico especializado em orgãos eletrônicos em geral, como Gambitt, Minami,Tocai,Tamie, Grace, etc..., moro em Osasco, SP e estou interessado em ajudar o pessoal que conserta orgãos eletrônicos, tenho 25 anos de experiência nesta area, se precisar conte comigo, boa noite.

Ola Jose Barbosa, como vai 

tem como você da uma olhadinha no material que postei ai sobre a placa do amplificador do gambit dx150r o pessoal estão me dando uma forca aqui no forum mais quanto mais gente melhor  dese de ja agradeço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite meu orgao so esta funciondando  duas notas si e la da pedaleira  e o som esta desafinado mais nao consigo regular

Boa noite Silvio, o modelo Dx 250R usa um CI M208 e o sinal "BASS" saí do pino 7, verifica se o técnico não inverteu o conector femea, que saí da placa osciladora e desce até a pedaleira, vou dar uma olhada no esquema e depois dou uma ajuda melhor, verifique o nº da pci e me informa, pois o 250r saiu com duas placas osciladora diferente, obrigado.

Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum mas pelo que vi acredito que conseguirei boas informações aqui. Bem, vamos ao problema. Estou com um órgão minami MD 6010 cujo o problema é não sair som algum. Verifiquei os reguladores de tensão (7805, 7915 e etc) e identifiquei um 7805 em pane. Troquei mas, continua sem som. Ainda falta verificar com um osciloscópio os sinais de áudio na entrada e saída do STK080, contudo, gostaria de saber se algum de vocês tem alguma sugestão de onde possa estar o problema. Desde já agradeço.

Raphael boa noite, verifique se no pino 7 do ci stk não está em curto com o terra(pino 2), esse orgão trabalha com ci 8255 na placa principal?

Olá estou com um órgão minami 7070 com som do teclado inferior muito baixo mesmo com volume no máximo, o que pode ser?

Karenvande boa noite, estou com 7070 com o mesmo defeito, estou trabalhando nele para descobrir o defeito, acredito que o preblema está na placa base melodia, pois o ci 1458 trabalham como pré dos teclados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

prazer estar aqui e poder compartilhar idéias com amigos que como eu amam a eletronica..............

sou estudios p.d ,e se quiserem ,podem comunicar se comigo a hora que quiserem........

tenho uma dúvida,,estou com um circuito para montar ,só que o ci MK 50240.gerador de tons,nunca ví e nem o acho........em lugar nenhum........

oresto é claro ,se pode arranjar.........

gostaria de saber se o ci M208B 1 pode subistitui lo .pois é só o que arranjei aqui neste momento ,também estou em busca da pinágem do ci M208B 1,pois assim posso substituir o MK 50240 pelo M208B 1.quem sabe!

se alquem conhece essa pinágem ,me avisem...pois esse ci vém no dx 180 da ganbitt, e não deve ser muito difícil,....e já obrigado..........

Amigo eu tenho o esquema do ci m50240,m50242,m082,m083 com o que pino faz, se precisar eu tiro uma foto e te envio.

Amigo eu tenho o esquema do ci m50240,m50242,m082,m083 com o que pino faz, se precisar eu tiro uma foto e te envio.

O ci m208 tem no pino 7 a saída do "BASS", só que para usar esse ci precisa ser feito algumas modificação na pedaleira, pois a gambitt por falta desses cis m50242 e 50240, lançou alguns orgãos com essa modificação e é complicada fazer ou voce terá fazer uma plaquinha com o  gerador de 2MHZ, eu tenho oesquema dessa pci.

Ola to com orgão Órgão Gambitt Dx 250r parou de fucionar as tecla e so fazia um xiado tirei uma placa ele voutou a fuciomar como nao tenho conhecimento nao sei se alterou o som ou a regulaçao do orgão vou colocar a foto da placa se alguem poder me falar para que ela serve e qual seria o posivel defeito ficaria grato pela ajuda

2013_09_18_18_21_12.jpg

Essa pci é do ritmo da gambitt, troque o capacitor c1 de 1 micro farad, pois este capacitor é que comanda o pulso do downbeat do ritmo.

Iriel,

 

estranho mais ele não tem outro M151B1, talves por economia o fabricante usou um M086B1 no teclado superior componente muito menor (16 pin ) se não ja tinha trocado p ver, ja desconectei tudo e limpei os contatos e nada.

Ate achei esse M151B1 p comprar mais tem gente pedindo ate 200 conto num CI desse, se alguem puder me indicar um lugar onde posso achar ele mais barato eu agradeço, pois to arrumando esse orgão por questão de honra kkkkkkk o dono e um senhor muito gente boa e simpatizei demais com ele.

 

Aliaz o topico ta de parabens !! muito bom mesmo !! 

Luiz boa noite, esse m086 é um gerador de tom, ele gera as 12 notas e envia a um divisor de frequencia, o M151 é gerador e ao mesmo tempo um divisor e trabalha com baixo automatico de alguns orgãos Gambitt, como dx700,dx400,bx30,bx500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colegas do Forum....

 

Gostaria de saber se alguém possui o data-sheet completo do CI M208B1 . Estou necessitando muito dele para estudos.

Desde já Deus abençoe a todos.

Boa noite, o que você está precisando, pois o ci M208 já está absoleto no mercado.

Boa noite, o que você está precisando, pois o ci M208 já está absoleto no mercado.

Andre eu tenho o desenho das pinagens do M208 e m108, se precisar eu te envio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos.

 

Estou com um órgão SPARK SR 2000 que está mudo não sai som em nenhum dos teclados nem nas pedaleiras. Ele está parado há uns dez anos, e o que eu queria saber se tem conserto e se compensa consertar, eu não tenho experiência com esses órgãos mais antigos, se alguém tiver informações desse órgão, postem.

 

Desde já agradço

 

Edcarlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edcarlos,

Se compensa ou não vai depender do destino que você vai dar a ele.

Se o móvel estiver impecável até pode compensar, mas se os CIs musicais estiverem queimados então não.

 

Qto ao conserto, devido ao tempo parado iria precisar fazer uma revisão geral (limpeza), começando pelo circuito da fonte, ver se o transformador está funcionando, diodos, capacitores e os reguladores de tensão, ver os CIs musicais se estão funcionando, o circuito amplificador e até os alto falantes, etc...., isto é, como falei antes uma revisão geral.

 

É um "baita" desafio...

 

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de consertar orgãs eletrônicos tenho esquemas e peças trabalho a mais de 30 amos , mexo com quase todas as marcas estou em itaquera zona leste são paulo meu email [email protected] ou 11 20713106

Colega eu tenho esquemas e peças para orgão eletrônico ,trabalho a mais de 30 anos Meu email [email protected] 11-20713106

Olá pessoas gosto de mexer com orgão conserto a 30 anos tenho esquemas e peças  11 20713106

Olá pessoas gosto de mexer com orgão conserto a 30 anos tenho esquemas e peças  11 20713106

você tem o esquema do gambit dx-250r?

você tem o esquema do gambitt dx250r?

Segue M208B1 e M112 em anexo:

Já são "mosca branca".

Sds.

Iriel

aqui tem o datasheet

aqui tem o datasheet

m112.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos.

 

Estou com um órgão SPARK SR 2000 que está mudo não sai som em nenhum dos teclados nem nas pedaleiras. Ele está parado há uns dez anos, e o que eu queria saber se tem conserto e se compensa consertar, eu não tenho experiência com esses órgãos mais antigos, se alguém tiver informações desse órgão, postem.

 

Desde já agradço

 

Edcarlos

Boa noite, este orgão trabalha com o gerador m208 ou m10430?

Iriel...

 

Muito agradecido pelo datasheet... E pra quem precisar de M208B1 "novo"  eu tenho não foi feito o esquema eletrico do orgão DX250 R

 

A Gambitt não fêz o esquema eletrico do DX 250R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal bom dia, aqui sou eu de novo , desde ja agradeço a ajuda ate agora.

Mais ainda não consegui resolver o meu problema que ja citei na pagina 18.

Ja fiz o teste so com o fone de ouvido e o ruido continua e aquecendo muito os transistores agora troquei novamente os capacitores mas ainda esta aquecendo e com barulho. o órgão e um dx 150r ai esta a foto se alguém poder me ajudar com esquemas dicas já torrei meus bits .

post-677058-0-34472200-1436019638_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santos,

Por tudo que você já fez esse órgão tinha de estar funcionando.

 

Dei uma boa olhada nas trilhas da placa que estão bastante "machucadas".

 

Tem chance de ter solda fria e tb alguma trilha interrompida.

Como está o aterramento da placa?

Coloque a ponta preta do multimetro no pino de massa do plug o transformador e faça um "passeio" com a ponta vermelha em todas as trilhas da placa, componente a componente, assegurando de que tem massa não só nas trilhas mas nas pernas dos componentes também.

 

Qual o histórico do defeito desse órgão? Começou o ronco "do nada"? 

 

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o resistor não fui eu e original.

 em outras placas do gambitt  dx180r por exemplo vem um 7912 no lugar.

 

Pino massa  do transformador? não entendi direito.

 

Bom na verdade esse órgão estava bom, estava olhando outra placa a do dx180r que estava com um problema igual fui conferir nessa ai da foto que e um órgão aqui de casa no caso um dx150r só que eu liguei sem o falante desde então esta com o mesmo problema do que eu estava olhando.  Agora to olhando o de casa que é o dx150r o da foto.

Eu estou com um falante de 8 ohm sera que posso usar para não que ir toda hora no órgão, no o positivo do falante seria o que vem do transistor tip41c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!