Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador a 67° C ! Cooler é a única solução?


Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um problema que eu tenho quase toda certeza que seja também ligada à falta de Coolers, meu processador é um DURON 1.2Ghz, tá certo que esses processadores esquentam bastante, mas o pc depois de ligado e estabilizado a temperatura do processador fica aos 67° C, temperatura assustadora!

> No processador tem um cooler simples com seu dissipador, a máquina está sem tampa de gabinete, está sem o cooler de gabinete (8x8) e o cooler da placa mãe(Soyo) está normal.

> Um amigo me disse que poderia ser porque meu gabinete é pequeno, mas eu creio que seja outra coisa.

Ai vem a pergunta, Porque meu processador está com essa temperatura tão elevada? O que devo fazer para reduzir essa temperatura?

Creio que um coolerzinho 8x8 e um gabinete maior não reduziria essa temperatura nem para 60° C. :(

Grato,

Fernando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende cara, eu não conhesso esse processador, mas tenta ver um cooler melhor, o que você ta usando e aquele que vem na caixa do processador provavelmente, então tenta ver um Zalman ou Thermaltake, Evercool, e por o maximo de coolers possiveis no seu pc, e sempre lembre de por cooler de entrada e de saida de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que com um cooler melhor, gabinete maior, a possibilidade de você coneguir reduzir a temperatura do processador existe, mas tenha em mente que esses processadores tem como temperatura maxima algo em torno de 95º, então os 67º que você tem ai, com esse calor doido desse verão não é nenhuma preocupação tão grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando

Me parece que esses coolers eram fracos demais.

Primeiro verifica se ele está bem firmezinho, ou com nada impedindo que ele rode normalmente.

Se isso tiver OK, o negócio vai ser voce trocar o cooler.

Os cooler box de muitos pentium mais novos também são ruins, mas parece que o dos pentium 940, 945 e 950 são excelentes.

No meu pc da assinatura, a temperatura do processador enquanto uso só a internet não passa de 27ºC, e quando jogo não passa de 33ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, pode ser o gabinete sim, se ele for menos de 3 baias a fonte pode ficar na frente do cooler do processador, ai já viu né, tive um problema com isso com um computador meu e quando troquei de gabinete melhorou. mas pode ser o cooler também, tenta comprar um novo, e compre uma pasta termica boa também que pode ajudar.

se você n quiser comprar outro cooler, veja se esse seu não está com muita poeira, isso atrapalha bastante (limpei o meu aqui uma vez e diminuiu mais de 10ºC) e passa uma pasta nova também.

e confira ai se a sa fonte não está muito perto do cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou com um problema parecido, mas no meu caso é um notebook acer.

Ele esta com processador Athlon64 3200+ (2.2) e o cooler é controlado pelo hardware.

Ele fica normalmente a 61 graus, mas, quando ta processando algo pesado em que a cpu fique em 100% muito tempo ele chega a bater nos 80/90 graus. então o cooler da aquela acelerada e a temperatura logo abaixa.

Alguem sabe se ta perigoso ? porque embora ela tenha esses picos, o cooler parece ser meio esperto e acelera e desacelera sozinho, a maquina nunca travou mesmo quando esta com 100% e "fritano" , mas, to ficando meio receoso porque não achei em lugar nenhum que isso é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa, seria interessante uma foto do gabinete aberto como ele está (sem retirar a fonte nem nada que obstrua para termos uma ideia geral da situação) e outra foto do processador com o cooler.

Em segundo lugar, devo informar-lhe, que é sadio para um PC que seja feita uma manutenção anual (ou semestral se for um PC que fique ligado por longos periodos) nessa manutenção, deve ser feita uma limpeza geral do gabinete, desmontagem, remoção da pasta termica velha, limpeza, e remontagem do cooler do processador usando pasta termica nova. Pois é comum que a pasta termica, depois de algum tempo de uso perca sua eficiência máxima (dizem que isso não se aplica as pastas térmicas que contem prata, e também para os fluidos de metal liquido), uma verificação da eficiencia da fonte e limpeza da mesma é algo que também influencia.

Outra coisa importante, é comum, se seu cooler já tiver mais de 2 anos de uso, que haja um desgaste do mesmo, isso diminui o desempenho, e acaba acarretando um aquecimento pois ele já não está mais trabalhando como deveria. Isso será resolvido com a troca do ventilador, mas pode ser feito uma gambiarra colocando umas gotinhas de óleo singer no Ventilador, mas se o ventilador já estiver muito desgastado o óleo singer não adiantará.

reinaldoluiz

No seu notebook o Cool in Quiet está habilitado? Se não leia o tutorial que tem no Clube do Hardware e habilite-o, pois essa tecnologia faz milagres em notebook's Athlon 64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!