Ir ao conteúdo

Qual a diferença de performance de 6800 XT e 8500GT

Posts recomendados

Postado

Estou migrando para PCI-X e Core 2 Duo. Pelos meus calculos ficarei com 350,00 para gastar em um PV. Dê inicio minha princiapal dúvida é si em jogos atuais (dx9c) a 8500 GT tem performance superior a 6800 XT. Qual é essa diferença?

Postado

Acho que você quis dizer uma 8600 XT e não uma 6800 XT né ?! rs rs rs

.

Tenho uma 6800 XT, é muito boa... mas uma 8500 GT é uma placa nova,

muito mais robusta, com uma tecnologia melhor !!!

Postado

Realmente a diferença pode ser muito grande mesmo, devido a primeira ser de outra geração, mais o que eu gostaria era de comparar com a 6800XT que eu já conheço. O Interessante é que a que estou vendo tem 256 mb de memoria ddr2 a 800mhz (a 6800 é ddr3 e tem 1000mhz). O que é o shader clock a 900 mhz? é um processador só pra shader? O dx9c tira proveito disso?

• Membro VIP
Postado

A memória não define o desempenho..

6800 suporta o shader 3, mas é ruim esse suporte, a 8500 suorta o shader 4, que ngm sabe se é bom ou ruim, mas no shader 3 ela é boa.

Pixel Shader 3 é uma instrução que a placa tem no chip dela que codifica melhorias bem legais nas imagens e efeitos visuais como o HDR, que é um efeito de iluminação.

8600XT não existe ainda..

Na séria 8 o clock do núcleo é dividido em partes, o que calcula os shaders trabalha mais alto.

Shader shader shader.. wtf né ?

É o hardware que transforma o objeto 3D do jogo pra tela 2D do monitor.. tem pixel shader, vertex shader.. vários, mas nas "DX10" elas não são separados como antes, são unificados, isso quer dizer que não tem mais um hardware específico pra cada shader, os "stream processors" são os shaders unificados, ele faz "qualquer" tipo de cálculo.

A 8500 deve ser um pouco mais rápida que a 6800, não tenho certeza porque não vi testes dela ainda, mas é mais moderna e bem menos gastona, sí dosso já derruba a 6800XT, que pra mim tá demorando pra morrer.

Postado

Evandro Xita, obrigado. Bem explicativo seu post. Me parece que, claro, além da diferença de desempenho, essas duas gerações são tecnicamentes bem diferentes. Pelo que eu entendi existe uma parte do núcleo só pra shader, será que no futuro terá placas com um núcleo só pra shader? Bem, imagino eu que nas dx10 terá um aproveitamento mais racional do núcleo, e isso influencia positivamente no desempenho. "Menos gastona" quer dizer ela gasta menos, não é?

Postado

"Menos gastona" quer dizer que ele consome muito menos energia.

Tenho uma 6800 Xtreme e gosto muito dela...

Porém, acho que a 8500GT tem um desempenho maior por ser duas

gerações a frente e, conseqüentemente, mais moderna !!!

• Membro VIP
Postado

8500gt pelos seguintes motivos:

Mais barata

Menor consumo de energia

Bom suporte ao shader 3

mais pipelines

desempenho 40% maior que a de uma 7300gt, ficando +- na casa da 7600gs ou mais.

Por 350 reais que é o preço dela no ML é um bom cuxtoXbeneficio, essa bixinha vai vender como agua aqui no Brasil.

• Membro VIP
Postado
Evandro Xita, obrigado. Bem explicativo seu post. Me parece que, claro, além da diferença de desempenho, essas duas gerações são tecnicamentes bem diferentes. Pelo que eu entendi existe uma parte do núcleo só pra shader, será que no futuro terá placas com um núcleo só pra shader? Bem, imagino eu que nas dx10 terá um aproveitamento mais racional do núcleo, e isso influencia positivamente no desempenho. "Menos gastona" quer dizer ela gasta menos, não é?

Pode ser que sim, tem boatos que a próxima geração (sim já está sendo desenvolvida) será com chips modulares, um pra shader, um pra controlar a memória, um pra TMU.. ou mais de um..

O resto o pessoár já esclareceu :D

Postado
Realmente a diferença pode ser muito grande mesmo, devido a primeira ser de outra geração, mais o que eu gostaria era de comparar com a 6800XT que eu já conheço. O Interessante é que a que estou vendo tem 256 mb de memoria ddr2 a 800mhz (a 6800 é ddr3 e tem 1000mhz). O que é o shader clock a 900 mhz? é um processador só pra shader? O dx9c tira proveito disso?

nao confunda a 6800XT com a 6800Xtreme!

a 6800Xtreme é GDDR3 e é 325/1000mhz

já a 6800XT é DDR2 e 325/700mhz na maioria das vezes, mas você encontra com 325/800mhz também!

Postado

Também estou pesquisando para escolher ("no meu orçamento") uma placa de vídeo. Olha tem alguns teste que mostram qua a 8500gt leva um banho da 7600gt, e como já foi dito acima, ela é +/- 30% melhor que a 7300gt. Eu estou pensando em compra uma 8500gt para depois (quando sobrar money) comprar mais uma para ligar sli, mas não sei se vale a pena, na minha opinião, custo benefício, iria de 8600 gt.

• Membro VIP
Postado
Também estou pesquisando para escolher ("no meu orçamento") uma placa de vídeo. Olha tem alguns teste que mostram qua a 8500gt leva um banho da 7600gt, e como já foi dito acima, ela é +/- 30% melhor que a 7300gt. Eu estou pensando em compra uma 8500gt para depois (quando sobrar money) comprar mais uma para ligar sli, mas não sei se vale a pena, na minha opinião, custo benefício, iria de 8600 gt.

Sim que leva um banho eu lembro, da 7600GT a 8600GT tá perto.. meio decepcionante porque a Nvidia costuma colocar a mediana da geração seguinta com o desempenho da TOP anterior, e não foi assim dessa vez..

Quem sabe a 9600 seja monster !

Meio do ano, aguardem..

Postado

8500GT ta com um preço muito bom! por volta de 300 reais, se você nao tiver mais q isso acho q vale a pena!

e na minha opinião acho q SLI nunca compensa!

• Membro VIP
Postado
8500GT ta com um preço muito bom! por volta de 300 reais, se você nao tiver mais q isso acho q vale a pena!

e na minha opinião acho q SLI nunca compensa!

Depende.. se as 8600 GTS custassem o preço justo, uns 170 dolares ou menos o SLI delas ia compensar em alguns casos..

Mas 300 conto pra um DX10 regaça o custo benefício que a 7600GS tinha..

Postado

acho a melhor opção a 8600 GT. acho a melhor placa custoXbenefício hoje. com um pouco mais pega a 8600 GTS que é melhor ainda, as 8800 estão muito caras ainda.

A 8500 gt mais barata q achei foi a R$330 no Mercado livre.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Uma fonte que aguenta uma 6800 xtreme, certamente aguentará uma 8500, mais será que aguentará uma 8600?

Aguenta uma 7900GS a fonte que aguenta uma 6800XTreme, 8600 consome pouco, a GT incluvive nem tem alimentação extra..

Postado

ainda não decidi, a 8500 mais barata é 300,00 e a 8600 é 498,00, quase 200,00 reais (39,75 %) de diferença, será que vale à pena?

Tô comprando junto com a placa um C2D 6420. Será que rodo o Crysis com ele e a 8500?

Postado

Simon, só por curiosidade, vai tem que ser este E6420 mesmo. Pois se você pegasse um athlon 64 X2, com a economia, daria para voce pegar uma vga bem melhor. Já que os athlon 64 X2 estão com um custo beneficio bem maior que os C2D, é não é só o processador que é mais barato, a laca mãe normalmente também é.

Estou dando só uma sugestão, e alias, o que você acha dela?

Postado

Estou pesquisando... esse "negoço" de montar pc é divertido mais dá um trabalho. De inicio pensei em um C2D pela alta performance nos beckmarq que ví, eu sei que um 6300 já tá de bom tamanho e que há opções boas nos AMD, mais quero um processador para não pensar em trocar por um bom tempo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!