Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre alguns símbolos do projeto "Vu de leds"


jota san

Posts recomendados

Estou com um projeto aqui "VU de leds" que eu peguei na net e como sou iniciante em eletrônica não estou entendendo bem o significado de uns símbolos, gostaria que vocês identificassem e me explique para que eles servem. Sei que tem algo a ver com corrente elétrica, no ponto 2 é onde vou ligar na fonte de 12V? E o ponto 1, onde ligo aquilo?

Outro símbolo que não está neste projeto, mais to com dúvida é una seta apontada para baixo, acho que o nome é terra. Para que serve? Onde deve ser ligado?

Abaixo, imagem do projeto marcando os pontos de dúvidas:

_projeto.JPG.xs.jpg

valeu, aguardo retorno.

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A saida de cada altofalante tem 2 fios .

Liga um ao gnd e o outro ao ponto A .

Tem é de ter cuidado pois se usar stereo os fios que vão aos altifalantes têm normalmente um ponto comum que é o ground do amplificador.

Deve verificar para que os fios de gnd do amplificador sajam ligados ao gnd do seu circuito .

Para experimentar pode usar apenas a saida de um altifalante.

Note que o circuito pode precisar de que o volume possa estar alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixiiiiiiii, agora complicou tudo rsrsrs. O ground do sistema não é aquela barinha horizontal (o ponto 1 da foto) ali não era para ligar ao negativo da bateria?

Vou ligar a um alto-falante de una caixinha de som dessas de pc (2x1. 10W+3W+3W RMS. 1200w PMPO.) Ou devo ligar o sistema ao cabo que sai do pc para a caixinha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu circuito tem um ground como indicado.

Mas as "caixinha de som " de som também têm .

Tem de verificar o gnd delas e quais os fios que vão aos altifalantes que estão ligados ao gnd das caixinhas .

Se ligar a saída do para as caixinas não vai ter sinal de tensão suficiente para actuar o circuito.

Faça o seguinte :

Experimente ligar os fios de apenas uma das caixinhas ao seu circuito de leds e veja o resultado .

OK ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, vou providenciar o material e contruir o projeto.

Mais como sei onde é ground das caixinhas?

Outra dúvida, nunca contruir nenhum circuito. Como faço a ligação entre os componentes? com fio? Tem que ficar em una plaquinha? como é o nome daquelas plaquinhas e onde as encontro a venda?

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,faca uma coisa bem feita,compre uma pci(placa de circuito impresso)vai precisar tambem de uma caneta pra desenhar o circuito na placa e percloreto de cobre,estanho e ferro de solda,e o layout do circuito.Eu fiz esse circuito e funciona bem,fiz numa pci fica um projeto mais acabado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode fazer o desenhio do circuito impresso ou ,como é simples, pode usar placa de circuito impresso com linhas de ligações já predefinidas.

Claro que ficará mais perfeito com o circuito desenhado, mas se não tem experiência pode ser mais fácil usar o segundo método dado que apenas irá fazer um protótipo.

Encontra ambos os tiposde placas nas casas da especialidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar fazer com a PCI e etc como jorgelsl falou. Agora to com una dúvidas? Posso comprar una placa grande e eu mesmo corto no tamnho nescessario? A caneta que uso é essas de retro projetor, tb usada para marca cds? E para fazer os furinhos na placa é nescesario algo especial ou pode ser com um alfinete ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, vamos chegar a una conclusão aqui. Se eu ligar esse troso direto ao fio do alto-falante das caixinha de PC, vai funcionar? Os leds vão piscar coretamente e com intenssidade?

Aqui na região não tem nenhum loja que tenha esses componentes, então tenho que comprar no mercadolivre. Ai se eu tiver um trabalhã gastar una boa grana para conseguir o material e troso não funcionar e tenho um treco aqui rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorgelsl, li seu poste sim, mais eu to querendo ligar é em una cainixha comum de pc com potencia de 3w, na propria discrição do circuito vem falando que dever ser estimulado por 12w. Essa é minha preucupação, séra se não vai piscar bem franquinho? por favor me explica como você fez a ligação do seu esquema, onde você ligou ele e como ligou.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So uma coisa... O circuito na realidade seria de uma "Luz Rítmica", ou seja, o conjunto de leds ligados a um mesmo canal vai piscar, conforme o som (todos os leds juntos, e não com o efeito progressivo de um VU de Leds)...

E quem for ligar o circuito no som do carro... Cuidado!

Lembrem-se que a saída de alguns aparelhos NÃO pode ser ligada ao chassi do automóvel, pois pode queimar o amplificador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...