Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Verdade ou mentira


nanoreco

Posts recomendados

Bem galera eu tenho uma placa mãe msi ms 6368 que tinham mais ou menos 7 capacitores estufados, ai troquei, bem ai um colega meu que é técnico disse que a placa não vai muito longe porque ela vicia trabalhar errado e logo esses capacitores estufarão de novo , bem eu entendo um pouco de pc, mas confesso que eletrônica não manjo nada , será que ele ta certo, ah sei que umas das causas de estufamento é aquecimento, então botei um gabinete novo, quatro baias, fonte nova, cooler novo potente, aguardo a resposta de quem manja de eletrônica, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sinceramente nunca ouvir falar isso, q a placa ou qq outro equipamento vicia e continua a danificar os componentes, quem sabe mas algum de nossos amigos aqui do forum tem mas uma coisa pra dizer.

P.S CUIDADO com o VICIO, pode deixar ela na falencia...rsrsrs

Ronaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, em parte é certo esta tese mais não é q vicia são alguns componentes saturados! eu quando troco capacitores de placa mãe eu gosto de trocar os transistores, porque a causa nas maiorias das vezes q o capacitor estraga é por causa dos transistores e em alguns casos, nem sempre ou as vezes é bom colocar capacitores de maior tensão, eles sendo de 6,3V, coloco de 10V! valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara isso que esse cara ai disse é uma grande mentira, e provavelmente ele disse isso porque sabe so metade do caminho do defeito. por exemplo se teus capacitores eletroliticos deram defeito. so existem 2 reasoes pra isso, uma acabar vida util dele, que convenhamos nao é la essas coisas, e segunda opacao é porque alguma coisa esta fazendo com que esse capacitor estore. o vicio que esse teu conhecido disse, é que ele troca o capacitor mas o fator que fez ele estorar nao foi remediado logo ele ira estorar novamente. então nao basta trocar o capacitor, tem que se verificar todos os componentes perto daquele capacitor. ok.

normalmente para se fazer uma boa pericia comece na fonte, termine no capacitor, tente identificar em que fluxo ele vai, logo tente ver o que vem antes dele...e o que tem depois, repare que os capacitores eletroliticos tem polos negativos e positivos.

eu vejo muito capacitor eletrolitico dando defeito por causa da rede eletrica mal instala e sem fio terra. so com modulo isolador. novamente para tirar defeito total de um computador comece na alimentacao, e va dela para o restante. se foram poucos capacitores estufados, fique mais relaxado que so trocar tua placa dura muito. so um exemplo pra você, tenho uma placa sis 730, ela com 6 meses queimou varios capacitores, troquei e ja fazem 2 anos que a placa esta em perfeitas condicoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, em parte é certo esta tese mais não é q vicia são alguns componentes saturados! eu quando troco capacitores de placa mãe eu gosto de trocar os transistores, porque a causa nas maiorias das vezes q o capacitor estraga é por causa dos transistores e em alguns casos, nem sempre ou as vezes é bom colocar capacitores de maior tensão, eles sendo de 6,3V, coloco de 10V! valeu?

so uma coisa se for trocar teus capacitores se você nao entender bem de eletronica e nao souber fazer os calculos nao troque por outro maior ou etc.

um circuito foi projeto logo você pode estar ******* alguma coisa la na frente.

mas se você souber redimensionar todo circuito ai tudo bem.

mas enfim, redimensionar circuito na la estão bom assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,respondendo ao tópico,esta afirmação é incorreta,não existe vício de defeito,e sim defeito no reparo(como citou o amigo Ekgomes"meia boca"),o que afirmou o amigo Karell é de suma importância,capacitores ou condensadores eletrolíticos devem sim serem trocados ,se possível todos do setor defeituoso,por de tensão de trabalho maior?porquê não?

Agora,a vida útil de um circuito depende de seus componentes,aliás a vida útil é dos componentes e não do circuito como um todo ,e ao meu ver o mais propenso a danos é nosso amigo"eletrola".E como citou o amigo Soschip,vamos achar a causa do dano antes de substituir o componente defeituoso.

ps.Quantas vezes eu citei a palavra amigo neste post?

Bom,continuando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com todos do topico.Amigao esse seu amigo "tecnico" te falou uma baita de uma besteira.So nos da raça humana que somos bobos em viciar em porcarias como drogas, alcool..............Bem e como todos disseram com certeza tem que se reparar primeiro o causador dos danos aos capacitores para depois substitui los.Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

posso fazer uma piada, sou viciado em mulher por que sou tarado,...mas o que faria componentes eletronicos num circuito, viciarem em dar porrada nos capacitores eletroliticos, eles sao mais gordinhos e cebosos? talvez os outros componentes batam nele pra ver se sai oleo. trocar capacitor eletrotico é uma BOA, nao é uma OTIMA, você pega uma placa-mãe com defeito so de capacitor troca e ta funcionando, detalhe a placa-mãe dessa nao custa 10 a 20 reais. como falei antes, so verificar o defeito, normalmente tensão mesmo. valeu abracao, so to postando nesse topíco depois de seculos porque pode ser a duvida de alguem e so pra ratificar, e acabar com estes falsos tecnicos, que querem empurrar sempre componentes novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa, capacitor de placa mãe trabalha num stress danado, a ESR do capacitor é usada pra baixar o ripple da tensão e a capacitância se encarrega de manter um DC o mais limpo possivel, e capacitor tem a vida util extremamente reduzida em temperatura alta, que é o caso dos PC's, dependendo do caso passam 6 a 8 horas por dia a 50ºC, por estarem do lado do processador, aí o liquido eletrolíticos dos capacitores borbulhar e estufar não é NADA ALEM DO PREVISIVEL. Não há 'vício' nenhum na placa por isso, que há a possibilidade de haver problema futuro em outros capacitores isso há, mas também há a possibilidade deum avião cair em cima dessa placa, ou uma bala perdida, ou raio laser de um ET... enfim, não há motivo nenhum pra afirmar que uma placa com capacitores trocados vai dar problema, só há a possibilidade, não a certeza, e essa possibilidade é a MESMA que numa placa nova, já que numa placa nova sempre temos o problema da mortalidade infantil delas (Tem mais chances de morrer no 1º mes de vida do que nos 2 anos seguintes).

O único problema de não limpar a placa seguidamente e não cuidar da refrigeração interna do PC é justamente dar problema nos capacitores. Não é porque eles são pra 105ºC que durarão eternamente... o tempo de vida é dado no datasheet do capacitor, normalmente de 1000 a 3000 horas 105ºC, mas apenas 4000 a 6000 horas a 60ºC, e 6000 a 9000 horas a 50ºC, sabemos que muito doido joga o dia todo com o processador fervendo a 60ºC, como os capacitores estão a cerca de 1 ou 2cm do dissipador do processador a temperatura no capacitor pode ficar em 50ºC, e 6000 horas (No caso de capacitores meia boca, como o KZE da Chemicon que a Asus usou, ou os G-Luxon que a ECS/PCChips usa) significa menos de 2 anos nessas condições. Uma placa com 2 ou 3 anos de vida estufar capacitor é absolutamente previsível, trocar por um capacitor de qualidade, como Rubycon, é inclusive MELHOR que manter um capacitor meia boca como Ost ou nichicon... terá ripple menor por um Rubycon da vida ter ESR bem mais baixa, e terá uma vida mais tranquila, porque um Rubycon normalmente é pra umas 4000 horas a 105ºC (Ou 12mil horas a 50ºC)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!