Ir ao conteúdo

Ventuinha auxiliar

Fabio.ale

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá, eu tenho uma ventoinha retirada de uma fonte antiga, e gostaria de saber se alguem conhece, se existir, um esquema que eu possa fazer pra ligar ela na eletricidade "tomada" mesmo.

Meu computador anda travando muito, e todas as tomadas que ele possui está ocupada pois tenho muitos periféricos, 2 hds, 2 cds, 1 floppy alem de uma ventilador auxilar. Desta maneira não tenho como ligar uma nova ventoinha na fonte da placa, então se alguem souber qual o esquema e o material que seria nescessário para adaptar ela de modo que eu possa ligar em uma tomada convencional de 110 vlts.

Não sou técnico, e tão pouco tenho conhecimento de eletrônica, assim quem achar isso um absurdo, me desculpe, mas foi o que eu também achei quando vi o tópico "como ligar um cd-rom no carro" no site do clube.

Se isso for possível, por favor me ajudem.

Meu gabinete é um satellite, para Pentium4 e as demais configurações do meu computador está descrito mais abaixo.

Obrigado a todos.

Postado

Sem conhecimento tecnico fica difícil.

Antes de desmontar voce deve observar onde estão ligados os fios.

Se forem 4 de cores diferentes, para 110v deve-se ligar em pares, mas tudo depende da ligação na chave ou placa, antes de desmontar.

Se não existe um mapa colorido no centro da ventoinha ai a coisa é mais tecnica.

compre um ventoinha 12V por 8 reais (mercadolivre)e resolva seu problema sem explodir uma ventoinha usada e barulhenta(recomendação) :muro:

Postado

:)

Arrume aquelas fontes xingling quadradinhas de ~R$10,00 q transformam 110/220V c/a em 1,5/3/4,5/6/7,5/9/12V c/c e use a tensão que quiser. Deve aguentar uns 3 Fans.

[]s.

Postado

eu tive o mesmo problema..... comprei uma dakelas fontes com saída 12v e instalei...... deu certo..... mais fica mais barulhento que ligar na fonte do pc....

Postado

Existe, no mercado cabos extensores para fonte de alimentação, que permite a você aumentar a quantidade de dispositivos conectados:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.centrin.com.br/loja//images/adapt4x1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Mas, se você não quer ligar, pensando que vaí sobrecarregar a fonte, aí, então, a melhor opção é comprar uma fonte de 12v por 1 ampere já pronta em lojas de eletrônica.

Postado

Podes ligar esta ventoinha no mesmo plug no ventilador auxiliar, fazendo as pontas do fio da ventoinha colocando no plug e depois coloque o plug do ventilador auxiliar, ligue nos fios que dêem 12v (amarelo/preto)

• 4 meses depois...
Postado

você pode fazer uma ligação em paralelo com qualquer outra ventoinha do cpu, entretanto isso vai aumentar a demanda de fonte.... pode ser que ela se sobrecarregue.....

• Membro VIP
Postado

Obrigado galera.

Já tinha resolvido o meu problema, mas esqueci do meu topico aqui.

Eu resolvi comprar mesmo um cabo como o claudomirorl falou.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!