Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou com uma baita dúvida


02snake

Posts recomendados

Olá minha gente! Beleza?

Olha,

Eu prometo que li os artigos mas mesmo assim não entendi o assunto "direito". Seguinte, sobre este processadores da Intel como ficou? Tipo seria mais ou menos isto que vou colocar abaixo? Pergunto isto, porque minha irmã, meus colegas de trampo e outras pessoas conversam comigo sobre estes processadores, mas eu não est conseguindo entender ao certo a sequência deles, vejam só:

Perguntas:

1 - A Intel vai parar de produzir os processadores Pentium?

2 - O que vai acontecer com os Celerons?

3 - Esta sequência está certa? Celeron, Pentium 4, Celeron D, Pentium D, Core Duo, Core 2 Duo.

4 - Sobre esta sequência acima, tenho estas seguintes dúvidas:

A - O Pentium D (a grosso modo) seria UM processador com dois núcleos de Pentium 4?

B - O Pentium D usa a mesa tecnologia do Pentium M enquento o Core Duo us a tecnologia CORE com cache conpartilhado e tal? É isso?

C - O Core Duo seria dois processadores com dois núcleos cada?

Bom, tenho outras, mas dependem ds respostas destes acima. Alguém por favor poderia me ajudar? Não precisa "explicar muito" apenas dar uma "geral".

Desde já agradeço...

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Vai.

2- Quem tem coragem que compre.

3- + ou -, normalmente as empresas usar core duo pra o Pentium D.

4- segue esse estilo, embora seja mais complexo. já que você não faz engenharia tá bom.

C2D é um processador com 2 núcleos.

Veja se você entende, vou tentar ser o caro porssivel com termos vulgar.

O Pentium D é um processador com 2 núcleos só que os são separados em duas pastilhas.

O C2D é um de 2 nulceos com os 2 na mesma pastilha.

O C2Q é um de 4 núcleos só que 2 grupos cada um em 2 pastilhas. + ou - dois C2D.

A AMD vai lança o nativos com 4 núcleo em uma pastilha(barcelona). A intel disse que só no ano que vem.

Duvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente OBRIGADO pelas respostas.:)

Segundo, vamos as questões:

1 - Então quer dizer que o CORE 2 DUO é um processador com dois núcleos só que na mesma pastilha. Mas e o CORE DUO? Seria o que? Qual a vantagem do CORE DUO para o Pentium D?

2 - Então umas das grandes vantagens do CD para o C2D é que, o C2D tem comunicação interna entre os núcleos e o cache "compartilhado"?

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôpa!!

Bom, já a sua pergunta já foi respondida, mais quero respondê-la também! :D hehehehe

Vamos lá então...

Perguntas:

1 - A Intel vai parar de produzir os processadores Pentium?

2 - O que vai acontecer com os Celerons?

3 - Esta sequência está certa? Celeron, Pentium 4, Celeron D, Pentium D, Core Duo, Core 2 Duo.

4 - Sobre esta sequência acima, tenho estas seguintes dúvidas:

A - O Pentium D (a grosso modo) seria UM processador com dois núcleos de Pentium 4?

B - O Pentium D usa a mesa tecnologia do Pentium M enquento o Core Duo us a tecnologia CORE com cache conpartilhado e tal? É isso?

C - O Core Duo seria dois processadores com dois núcleos cada?

RESPOSTS: :lol:

1.) Sim. A Intel irá parar de produzir seus processadores Pentium. Agora o foco é processadores Dual Core, no caso, o Core2Duo.

2.) Os Celerons continuaram no mercado por um bom tempo e continuaram ser destinados à usuários que não precisam de tanto poder computacional.

3.) A seqüência correta é: Celeron, Celeron D, Pentium 4, Pentium 4 HT, Pentium 4 Extreme Edition, Pentium D, Pentium D Extreme Edition, CoreDuo e Core2Duo... Esses são os processadores destinados à desktops. Na linha de servidores temos: Xeon e em seguida Itanium 64. Hoje, até os processadores Celeron D têm a extensão x64, ou seja, são capazes de "lerem" programas em 64bits.

4.) O Pentium D é uma evolução do Pentium 4. De modo geral, o Pentium D é um processador Pentium 4 só que com núcleo duplo e mais memória cache.

5.) Bom, o Pentium D não usa a mesma arquitetura do Pentium M, pois o Pentium M é destinado à laptops e notebooks (M no caso significa Mobile). Não sei quanto a tecnologia utilizada no Core2Duo ou Core Duo.

6) Como nosso amigo "Emanuel.c" disse: "O Pentium D é um processador com 2 núcleos só que os são separados em duas pastilhas." e "O C2D é um de 2 nulceos com os 2 na mesma pastilha."

Eu não sei qual a real diferença entre o CoreDuo e o Core2Duo. Eu acho que "um é evolução do outro". hehehe :D

Vou pesquisar sobre o assunto e volto aqui para postar!

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu Rodolfo, muito obrigado pela respostas. Mas como você disse, estou aguradando sua "pesquisa" pois eu tentei e não deu certo. São esas abaixo:

_______________________________________________________________

1 - Então quer dizer que o CORE 2 DUO é um processador com dois núcleos só que na mesma pastilha. Mas e o CORE DUO? Seria o que? Qual a vantagem do CORE DUO para o Pentium D?

2 - Então umas das grandes vantagens do CD para o C2D é que, o C2D tem comunicação interna entre os núcleos e o cache "compartilhado"?

________________________________________________________________

Quanto ao nosso colega "durthvader", agradeço o link. Eu já o conhecia, mas ele não "explica direito". Aliás, lá faz uma diferenciação entre Pentium D e Pentium Dual Core. Porque? Como assim?

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem é a arquitetura.

A Pentium só se preocupava com os clocks. Até o lançamento do A64 que passou a ganhar do P4( é a AMD já dominou) a Intel teve que mudar seus conceitos e investir em uma nova arquitetura.

Interessante, então a "diferença" entre eles é a arquitetura, certo? Certo... agora, no site da intel (naquele link que o "durthvader" passou) eles diferenciam Pentium D (antiga tecnologia creio eu) e "Pentium Dual Core" (mas neste caso não seria Intel Core Duo) Porque isso?

Snake (Cheio de Dúvidas:huh:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pentium dual core é um novo processador totalmente diferente que se baseia no core 2 duo... basicamente ele é um core 2 duo com as seguintes especificaçoes:

menos clock que a maioria... 1.8, 2,0... + ou -, depende do modelo

fsb 800 (menos que 1333 dos 6x50 e 1066 dos 6x20 é igual aos 4x00)

cache de 1M (1/4 dos 6xxx e 1/2 dos 4xxx)

traduzindo: core 2 duo CAPADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá minha gente! Beleza?

1 - A Intel vai parar de produzir os processadores Pentium?

"Pentium" é uma marca, ja teve vários processadores diferentes com essa marca e vai continuar com os Pentium Dual Core.

Olá minha gente! Beleza?

2 - O que vai acontecer com os Celerons?

Continuam.

Olá minha gente! Beleza?

3 - Esta sequência está certa? Celeron, Pentium 4, Celeron D, Pentium D, Core Duo, Core 2 Duo.

Celeron, Celeron D, Pentium 4, Pentium D, Pentium Dual Core, Core Duo, Core 2 Duo.

Olá minha gente! Beleza?

4 - Sobre esta sequência acima, tenho estas seguintes dúvidas:

A - O Pentium D (a grosso modo) seria UM processador com dois núcleos de Pentium 4?

O Pentium D É dois Pentium 4 no mesmo envelope.

Olá minha gente! Beleza?

B - O Pentium D usa a mesa tecnologia do Pentium M enquento o Core Duo us a tecnologia CORE com cache conpartilhado e tal? É isso?

Não, o Pentium D usa uma arquitetura (o que você chamou de tecnologia) chama Netburst, a mesma do Pentium 4 e Celeron D 3xx, o Pentium M usa uma arquitetura que alguns chamam de "P6+", tambem usada pelos Celeron M 3xx e 4xx, Pentium Dual Core 20xx, Core Solo e Core Duo, o Core Duo e o Pentium Dual Core 20xx são basicamente dois Pentium M com cache compartilhado.

A arquitetura "Core" é uma evolução da "P6+", presente no Core 2 Duo, Celeron D 4xx, Celeron M 5xx e Pentium Dual Core 21xx.

Olá minha gente! Beleza?

C - O Core Duo seria dois processadores com dois núcleos cada?

Um processador com dois núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Pentium" é uma marca, ja teve vários processadores diferentes com essa marca e vai continuar com os Pentium Dual Core.

Continuam.

Celeron, Celeron D, Pentium 4, Pentium D, Pentium Dual Core, Core Duo, Core 2 Duo.

O Pentium D É dois Pentium 4 no mesmo envelope.

Não, o Pentium D usa uma arquitetura (o que você chamou de tecnologia) chama Netburst, a mesma do Pentium 4 e Celeron D 3xx, o Pentium M usa uma arquitetura que alguns chamam de "P6+", tambem usada pelos Celeron M 3xx e 4xx, Pentium Dual Core 20xx, Core Solo e Core Duo, o Core Duo e o Pentium Dual Core 20xx são basicamente dois Pentium M com cache compartilhado.

A arquitetura "Core" é uma evolução da "P6+", presente no Core 2 Duo, Celeron D 4xx, Celeron M 5xx e Pentium Dual Core 21xx.

Um processador com dois núcleos.

Me desculpem a demora, mas é que o servço aqui ficou pesado... heheeee... mas agora vamos lá!

Primeiramente, valeu mister "EduardoS" pela resposta.

Segundo, vamos as considerações baseadas nas suas respostas:

(Eu não sei se vocês então me entendendo, mas é que eu queria saber justamente o PORQUE de lançarem um novo processdor e as tecnologias/arquiteturas gerais sem muito detalhes técnicos)

1 - Então, em termos de "arquitetura", digamos que os processadores "DA MARCA" Pentium, "tentaram respirar" mais uma vez com o Pentium Dual Core, mas logo após levou um "tiro na testa" do novo "Intel Core 2 Duo" certo?

2 - Então quer dizer que a "diferença" entre INTEL CORE DUO e INTEL CORE 2 DUO é, entre outras coisa, a arquitetura CORE?

3 - Na verdade, então o Pentium não levou "um tiro na testa" pois, os modelos 21xx também sairam com esta "nova" tecnologia. Certo?

Cara, deve ser chato fica respondendo, mas antigamente eu gostava muito de responder, a diferença é que er sobre placas de vídeo. Tipo, para o pessoal entender bem eu contava, digamos, meio que uma "história" da evolução das placas e o que cada modelo de VGA "matava" o outro... valeu"

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 - Então, em termos de "arquitetura", digamos que os processadores "DA MARCA" Pentium, "tentaram respirar" mais uma vez com o Pentium Dual Core, mas logo após levou um "tiro na testa" do novo "Intel Core 2 Duo" certo?

Não, veja o ultimo item.

2 - Então quer dizer que a "diferença" entre INTEL CORE DUO e INTEL CORE 2 DUO é, entre outras coisa, a arquitetura CORE?

Sim, o Core 2 Duo (arquitetura Core) é uma evolução do Core Duo (arquitetura "P6+").

3 - Na verdade, então o Pentium não levou "um tiro na testa" pois, os modelos 21xx também sairam com esta "nova" tecnologia. Certo?

O Pentium D morreu para dar lugar ao Core 2 Duo, mas como a marca é muito famosa e vendia muito a Intel resolveu lançar os Pentium Dual Core, com outra arquitetura, e nem todos os Pentium Dual Core tem a mesma arquitetura, os modelos T20xx são apenas os Core Duo com menos cache, enquanto os T21xx são os Core 2 Duo com menos cache, eu sei, é confuso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... eu sei, é confuso mesmo.

Então, ERA confuso, agora deu pra entender mais com esta sua ultima explicação. Tipo, era exatmente isso que eu não estava conseguindo entender, o porque de tantos "vai-e-vem" de Pentium. Mas agora tá beleza...

Bom, muito obrigado pelo esclarecimento!!!:D

Snake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!