Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Renware

[Resolvido] "Remover hardware com segurança" aparece para o meu HD

Recommended Posts

Bom pessoal, é o seguinte, montei um pc novo com um HD Samsung SATA II HD161HJ 160 GB numa placa mãe Asus M2V, daí quando instalei o drive do chipset através do CD da placa mãe, reiniciei e agora aparece do lado do relógio aquele ícone com uma setinha verde, só que eu não to com nenhum mp3 ou pendrive conectado na entrada USB, porque esse "Remover hardware com segurança" aparece para o meu HD?

Valeu! Aguardo resposta para essa minha dúvida. ^_^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai cara, beleza?!?! Bom quanto a sua duvida, nem esquenta porque isso é normal. O que acontece é que o HD SATA I/II é visto pelo sistema como se fosse pendrives ou outros dispositivos USB e assim como quando esses dispositivos sao conectados ao PC o HD SATA tambem aparece na lista "Remover hardware com segurança" quando conectado. Essa opção pode ser desabilitada no Setup em "modo de compatibilidade" (Legacy Mode ou Compatibility Mode, dependendo da placa), mas como eu acho que você usa pelo menos o WinXP é melhor deixá-la ativada por padrão, pois isso é aconselhavel para versões mais antigas de OS que ainda não oferecem um bom suporte a HDs SATA. Ate mais......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso acontece porque aquele icone, diferente do que as pessoas acham, não é para dispositovos USB, é para dispositivos de armazenamento Removivies que incluem, obviamente, os dispositivos de armazemanento USB, mas também os firewire, SATA, SCSI e etc...

No caso específico dos discos SATA isto está relacionado ao hot-swap/hot-plug que é uma caracteristica desses dipositivos que permite que os mesmos sejam plugados ou removidos com o computador ligado. Obviamente o disco que tem o sistema operacional não poderá ser removido nunca, mas outros discos podem.

Entretanto, você somente poderá remover esse disco se seu cabo de energia for realmente um cabo de energia SATA, não serve rabicho, se tentar com rabicho pode queimar o disco e a placa.

inté+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu pessoal! Ainda bem que é algo normal. ^_^

    Vivendo e aprendendo, obrigado pelas respostas.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Deixa ver se eu entendi: eu posso colocar um HD sata ou mesmo remove-lo mesmo estando com o PC ligado?

    mas o cabo de força dele tem que ser original da fonte se for um adaptador pode queimar o PC.

    e se eu tiver ligado ele no "rabicho" sem conectar o cabo de dados e depois do PC estar ligado eu conectar o cabo de dados, vai queimar do mesmo jeito?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sim, discos SATA, da mesma forma que os discos SCSI, podem ser removidos com o micro ligado sem problemas. É claro que você não poderá retirar o disco aonde está instalado o SO (seja windows ou linux) mas poderá tirar/colocar outros discos sem problemas.

    Entretanto a porta SATA de sua placa mãe tem que suportar hot-plug/hot-swap (algumas portas SATA não suportam) e, como já disse, você não pode ligar seu disco SATA em rabicho adaptador.

    O problema do rabicho é que ele não tem alimentação de 3,3v que é exigida pelos discos SATA para poderem fazer o hot-swap/hot-plug.

    Observe uma fonte que possua um conector de alimentação SATA que você vai ver, além dos cabos vermelho e amarelo, um cabo laranja que é a alimentação de 3,3v.

    Os discos SATA funcionam sem essa alimentação de 3,3v mas não fazem hot-swap, se tentar tirar vai queimar.

    inté+

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Resolvi o meu assim:

    em adicionar e remover programas

    1 gerenciador de dispositivo de plataforma

    2 clique em alterar/remover

    3 remover

    4 marcar opção: via sata ide driver package

    parece q esse pacote de drivers da placa mãe é q gera esse problema do icone do hd, o meu Master é um sata e o slave um Ide, placa mãe Gigabyte GA-VM900M 775

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×