Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Varistores da Seventeam ST-350BKV


wevertonsr

Posts recomendados

Olá pessoal,

alguém saberia a numeração dos varistores da fonte seventeam ST-350BKV!?

é que tive um problema de curto circuito e esses varistores literalmente "tostaram" não dando para identificar a numeração dos mesmos, já procurei diagrama da fonte, mas não encontrei nada, se alguém puder me ajudar, agradeço!!

[]'s

Weverton.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal,

alguém saberia a numeração dos varistores da fonte seventeam ST-350BKV!?

é que tive um problema de curto circuito e esses varistores literalmente "tostaram" não dando para identificar a numeração dos mesmos, já procurei diagrama da fonte, mas não encontrei nada, se alguém puder me ajudar, agradeço!!

Eu sou daqueles que defende a teoria de que fontes não devem ter varistores de proteção contra surtos. Pois o varistor é um insumo, tem vida efêmera e após determinada absorção de energia ele perde sua capacidade de proteger. Varistores devem estar dentro das réguas de tomadas com proteção. Nessa hora tu terias a tua fonte legal e a tua regua de proteção explodida, pegando fogo, seja lá o que for. Esse é o trabalho dela. Ai você conserta a régua ou substitui os varistores da mesma, sem ter que tirar a fonte do PC, sem ter que parar a sua máquina.

Quero te dizer que não existe a real necessidade de você repor esse varistor lá dentro de sua fonte. Ela pode muito bem trabalhar sem ele. Aliás, se você não repuser, na minha teoria a sua fonte até melhora.

Você tem sim é que se preocupar com a proteção de seu PC, contra esses surtos que acabaram por destruir o varistor de sua fonte. Não imagino que tenha sido um curto dentro da fonte. Esse tipo de curto, na fonte, não queima varistor. O que queima varistor é a entrada na fonte de uma tensão mais alta que a tensão normal, mesmo que de modo muito curto, instantaneamente. Nessa hora o Varistor baixa a sua resistência, forçando o aumento de corrente e forçando a queima do fusível, desde que esse fusível seja bom, rápido, adequadamente especificado. Essa tua fonte deve ter levado uma cacetada...

As boas proteções nem colocam fusíveis normais de cartucho em suas entradas e sim colocam fusíveis rápidos, de baixa temperatura de fusão. Veja ai um fusível típico de uma boa proteção. Ele tem sua temperatura de fusão em 103º C. ou seja, mal começa a aquecer e funde, de modo muito répido abrindo o circuíto para proteger todo o seu equipamento e não só a sua fonte.

DetalheFusvelbaixopontodefuso.jpg

Se quiseres aceitar um conselho, esquece de recuperar o varistor dessa tua fonte e coloca lá na entrada uma boa régua de proteção, robusta e com as proteções adequadas para toda a tua config. Nada mais é necessário para proteger seu PC. Você tem a prova em mãos de que essas proteções funcionam. Deixe toda a sua config protegida. Numa boa régua de proteções você não tem um Varistor. Dê uma olhadinha no banco de varistores da minha proteção:

5Protetores.jpg

Toda a minha config está ligada nessa régua. Gabinete, Monitor, Impressora, Router, Cable modem e até o amplificador. Todos protegidos e bem protegidos.

Leia:

Abraço...http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

o meu problema realmente não foi um curto como eu havia dito, e sim uma sobrecarga. uso um filtro de linha da clone e depois do acontecido fui conferir esse filtro e me surpreendi com os fusíveis dele o da linha telefonica é de 3A e o da linha de tensão era de 7A, estou pensando em trocar o da linha de tensão por um de uns 4 ou 5A, acho que 7A é muita coisa, quanto as suas dicas, vou tentar fazer o que você recomendou. muito obrigado pela ajuda!!!

[]'s

Weverton.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Evite gastar aonde não precisa. A maior parte dos internautas acaba adquirindo estabilizador, módulo isolador, ou mesmo no-break, na busca de proteção, quando na maioria das vezes não está ai a verdadeira proteção. Sei muito bem que todos esses elementos prometem proteção e lá dentro dos mesmos tem o que você viu ai nesse seu caso... um fusível normal, talvez nem seja de ação rápida. Resultado, o Varistor da fonte evaporou, explodiu, torrou eenquanto o fusível da sua régua de proteção ficou lá intacto.... Ela protegeu somente seu fusível, garantiu que ele (o fusível) não queimasse, se bem entendi.

Vou te dar duas dicas de boas proteções, uma nacional e outra importada;

Da Clamper, nacional:

PCModem_Clamper.jpg

Da Belkin, importada - Belkin F9M923-08

Belkin_F9M923-08.jpg

Proteção é uma coisa séria e pode valer o custo da tua config. Não bote dinheiro fora em estabilizador, por exemplo (me desculpa se você nem o tiver, estou generalizando) e compre uma boa régua de proteções.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dá uma olhada ai, nessa irmã mais forte da ST350...

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=16405

Essa dai é a ST420, pode ser que nada tenha a ver com a ST350, mas veja ai se alguma dessas peças são ou estão no mesmo lugar que estão na sua ST. Muitas vezes o fabricante usa o mesmo CI para uma linha inteira de fontes.

Quanto a denominação de ZNR1 e ZNR2, cabem bem para varistores sim. Veja ai um paper da Panasonic sobre varistores.. http://www.panasonic.com/industrial/components/pdf/AWA0000PE18.pdf

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!