Ir ao conteúdo

Consertar um Pendrive queimado

Posts recomendados

Postado

Tenho um Pendrive Kingston DataTraveler DTI 2GB. Estava funcionando normal, até que ontem eu fui colocar ele em um pc de um amigo e começou a aparecer intermitentemente uma mensagem no systray falando que havia um malfuncionamento no dispositivo usb.(_(

Quando eu fui tirar ele do pc, ele tava quente.

Depois disso nao funciona em mais nenhum pc, sempre dá o mesmo erro!:angry:

Acho q queimou, mas será q tem conserto????

Andei olhando na net pra ver se achava algo sobre mas sobre esse modelo e esse problema nao achei nada....

• 9 meses depois...
Postado
Tenho um Pendrive Kingston DataTraveler DTI 2GB. Estava funcionando normal, até que ontem eu fui colocar ele em um pc de um amigo e começou a aparecer intermitentemente uma mensagem no systray falando que havia um malfuncionamento no dispositivo usb.(_(

Quando eu fui tirar ele do pc, ele tava quente.

Depois disso nao funciona em mais nenhum pc, sempre dá o mesmo erro!:angry:

Acho q queimou, mas será q tem conserto????

Andei olhando na net pra ver se achava algo sobre mas sobre esse modelo e esse problema nao achei nada....

Colega você conseguiu resolver o seu problema estou com o mesmo caso e preciso dele pelo menos para recuprar os arquivos, sera que consigo?

obrigado

Postado

beleza pessoal...

Do relato de vocês o ponto comum foi que o pendrive sofreu uma sobrecarga, e nessa situação a possibilidade de correção é nula, vou explicar;

Basicamente no pendrive vocês irão encontrar dois chips ( em SMD ), um conectado a entrada de dados do barramento USB (interface USB ) e outro normalmente maior (E2PROM) responsável pela guarda dos dados.

Quando ocorre uma sobrecarga (quer seja por tensão acima do padrão /5Vdc, ou uma inversão de polaridade resultado de um estrapeamento errado na saida USB) o Pendrive tem os seus principais componentes comprometidos.

Existem alguns modelos que possuem um "IC regulador" ou um "fusistor" em série com a linha de alimentação do pen, no caso do mesmo "queimar" (abrir) podesse tentar a colocação de outro fusistor e verificar se o Pen "ressucitou".

De qualquer forma esta é uma operação que só deve ser realizada por pessoal qualificado, e que tenha as ferramentas necessárias , já que produzir "curto" nas linha de +5Vdc é extremamente perigoso e você se arrisca a produzir danos na controladora on board da MOBO.

FT abraço, cj :cool:

• 1 ano depois...
Postado
beleza pessoal...

Existem alguns modelos que possuem um "IC regulador" ou um "fusistor" em série com a linha de alimentação do pen, no caso do mesmo "queimar" (abrir) podesse tentar a colocação de outro fusistor e verificar se o Pen "ressucitou".

De qualquer forma esta é uma operação que só deve ser realizada por pessoal qualificado, e que tenha as ferramentas necessárias , já que produzir "curto" nas linha de +5Vdc é extremamente perigoso e você se arrisca a produzir danos na controladora on board da MOBO.

FT abraço, cj :cool:

Duas perguntas baseadas na sua muito útil respostas.

1ª) Como saber se o meu pen possui este regulador ou fusistor?

2ª) Onde encontrar mão de óbra qualificada para a tentativa de ressucitar o mesmo, sabe me informar?

O meu problema é o mesmo, contudo surgiu após eu mandar remover arquivos detectados como programas mal intencionados, ou seja lá que tipo, pelo avira.

Não sei se foi removido algum arquivo que inicialize ou compatibilize ele com o XP, ou se foi removido fisicamente enquanto a tarefa estava sendo executada. O que difere um pouco dos problemas citados acima, o que fazer, pois o windows sequer percebe a presença dele? Ou seja, não sei ao certo se foi arquivo removido que não deveria ter sido ou se é por queima mesmo pois não detecta. obs: ele aquece mais que o outro que tenho de 4gb o, o meu é kingston 8gb preto, aquece em poucos segundos.

:mad:

• Membro VIP
Postado

Uma dica para que isto não mais aconteça (no caso do eliasjsalves):

Sempre que forem em uma lan, ou em um PC de colega, coloquem o pendrive na parte traseira do computador, diretamente nas portas USB da placa mãe.

Isto porque nem sempre as conexões dianteiras do gabinete estão devidamente plugadas na placa por imperícia na montagem do sistema. Como disse o colega caljp46, uma inversão de polaridade pode causar a queima do componete. Já vi mouse USB e pendrives irem para o limbo por causa disto. O "cabeção" que montou a máquina não se deu ao trabalho de olhar o manual da placa para a instalação correta dos plugues USB.

[]'s

• mês depois...
Postado

Olá colegas,

meu pendrive Kingston DataTraveler DT100/2GB não funciona mais. Quando plugo ele na USB aparece "Dispositivo USB desconhecido", e o led dele não funciona. O chip dele não aparenta estar queimado. Preciso MUITO dos dados que têm nele, são muitíssimo importantes! Gostaria de saber como faço para ressuscitá-lo, nem que seja por meia hora, para pelo menos poder recuperar meus dados. Seguem algumas fotos dele. Obs.: o pendrive é original e já o uso há uns 8 meses.

post-375540-13884955251397_thumb.jpg

post-375540-1388495525204_thumb.jpg

Postado

Querias recuperar a memoria flash, correto? (onde esta os dados, naquele semicondutor preto). Eu nao tenho certeza, mas comprando um pendrive igual a esse que queimou, retirar a memoria flash dele e colocar a memoria flash do pendrive queimado no lugar do novo, nao teriamos uma chance de obter esses dados?

Postado
Querias recuperar a memoria flash, correto? (onde esta os dados, naquele semicondutor preto). Eu nao tenho certeza, mas comprando um pendrive igual a esse que queimou, retirar a memoria flash dele e colocar a memoria flash do pendrive queimado no lugar do novo, nao teriamos uma chance de obter esses dados?

Eu já li isso em algum lugar, e estou pensando em fazer, porém não sei se o pendrive tem que ser exatamente igual ao que possuo ou se basta ser da mesma marca e capacidade. Tem também o esquema do estanho que tem que ser de baixo ponto de fusão...preciso encontrar isso na minha cidade para poder fazer a troca dos chips.

eu o li inteirinho, até vou tentar algumas coisas, porém só encontrei um usuário com o pendrive igual ao meu, porém o post dele não teve resposta :(

• mês depois...
Postado

CONSERTEI MEU PEN QUEIMADO SEM INSTALAR NEM UM SOFTWARE!!

Estava em estado de choque porque todos trabalhos do semestre estavam armazenados e decidi radicalizar, vi algumas coisas sobre provocar Curto Circuito no chip do pen e tentei e foi em vão.

Então pesquisei sobre a estrutura da conexao USB e vi que dos quatro pinos aparentes da conexão é [+] Positivo [-] Negativo [+] Positivo [-] Negativo, conectei o pen com um extensor e alimentei de energia, peguei um grampo de grampeador e começei a provocar o Curto Circuito, sempre subia a bandeirinha no windows dizendo que não reconhecia o dispositivo, tentei varias vezes e foi quando finalmente o dispositivo foi reconhecido e recuperei TODOS os meus dados TODOS!, backupiei e to aqui compartilhando essa solução.

Mas detalhe quando fui utilizar de novo ele nao funcionou, creio que somente com outro curto provocado!!

Espero que funcione com vocês tambem! Abraço e boa sorte

• 3 meses depois...
Postado

Caro Amigo cicluz, Boa Tarde biggrin.gif

Se o pendrive não está nem ascendendo (led), provavelmete houve um curto que o queimara. Sugiro que de uma passada de olhos nestes dois Links abaixo, leia atentamente, acredito que possa ajudá-lo.

Como recuperar sua pendrive queimada

Consegui ressuscitar meu pendrive e quero compartilhar minha solução com todos

Ressalvo que o próprio Autor do Tutorial inclui este alerta, OK. >

>"Faça o procedimento por sua conta e risco".

Boa Sorte e aguardamos Resposta thumbsup.gif

Postado

posso sim o q aconteceu em seu pendrive ?

que talves posso te ajudar ...

Poxa cara eu também quero consertar o meu usb ...

poxa eu vou tentar assim desse seu jeito ...

valeu pela dica ...

• mês depois...
Postado

Olá,

Andei vendo muitos topicos a respeito de conserto de pen drives mais nenhum deles mostrava como era para o modelo da minha.:(

Minha Pen-Drive e uma Kingston DATA TRAVELER100 16GB.

Ela simplesmente nao da sinal nenhum de vida quando e lgiada em um pc mais abrindo ela (tirando a capinha) percebi q ela esquenta um pouco (nao muito) e resolvi fazer um esquema q vi aqui nesse forum q era de testa com a chave de fenda perna por perna de um chip menor que fica na placa da pen-drive ate achar um que acenda a luz vermelha. Achando a perna percebi que esse chip esquenta muuuuuuiiito quando a luz acente por meio desse jumpeamento das pernas .

Gostaria de saber se teria como me dizer qual dos componentes eu deveria jumpear para que voltasse a funcionar Neste modelo de pen-drive(segue as imagens abaixo).

http://img52.imageshack.us/i/img1834ap.jpg

http://img683.imageshack.us/i/img1843ar.jpg

Obrigado

• 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Meu pendrive funcionou normalmente em um DVD em uma festa que participei...

Dias depois quando ele começou a descarregar, fui colocá-lo nesse mesmo DVD para poder escutar as músicas contidas e também para recarregá-lo(pois ele fazia isso ao mesmo tempo), nesse dia ele não conectou mais no DVD.

Mas quando eu ligava normalmente para escutar música, funcionava porém estava descarregando, até que um dia não ligou mais, pois descarregou de vez e não consigo mais conectá-lo em nenhum lugar, ele não liga mais.

O q pode ter acontecido? Será que tem conserto? Adoro meu pendrive!

abraços

• 4 meses depois...
Postado
Olá,

Andei vendo muitos topicos a respeito de conserto de pen drives mais nenhum deles mostrava como era para o modelo da minha.:(

Minha Pen-Drive e uma Kingston DATA TRAVELER100 16GB.

Ela simplesmente nao da sinal nenhum de vida quando e lgiada em um pc mais abrindo ela (tirando a capinha) percebi q ela esquenta um pouco (nao muito) e resolvi fazer um esquema q vi aqui nesse forum q era de testa com a chave de fenda perna por perna de um chip menor que fica na placa da pen-drive ate achar um que acenda a luz vermelha. Achando a perna percebi que esse chip esquenta muuuuuuiiito quando a luz acente por meio desse jumpeamento das pernas .

Gostaria de saber se teria como me dizer qual dos componentes eu deveria jumpear para que voltasse a funcionar Neste modelo de pen-drive(segue as imagens abaixo).

http://img52.imageshack.us/i/img1834ap.jpg

http://img683.imageshack.us/i/img1843ar.jpg

Obrigado

o meu pendrive e uma data traveller 16 gb 102 e parou de funcionar sem mais nem menos, preciso recuperar os dados dele alguem pode me ajudar por favor ?

Olá colegas,

meu pendrive Kingston DataTraveler DT100/2GB não funciona mais. Quando plugo ele na USB aparece "Dispositivo USB desconhecido", e o led dele não funciona. O chip dele não aparenta estar queimado. Preciso MUITO dos dados que têm nele, são muitíssimo importantes! Gostaria de saber como faço para ressuscitá-lo, nem que seja por meia hora, para pelo menos poder recuperar meus dados. Seguem algumas fotos dele. Obs.: o pendrive é original e já o uso há uns 8 meses.

Conseguiu alguma coisa ai colega ? seu pendrive tem a mesmo arquitetura q o meu porém capacidade do meu e maior so isso ! se consegiuiu alguma coisa me envie o q fez por favor !

• 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
Postado

Olá,

O meu caso é o seguinte: - Chegou um pendrive de cliente que deseja recuperar dados, ele bateu com o pé quando estava espetado no pc e em seguida parou de funcionar.

Na oficina, verifiquei que os conectores de dados estavam soltos do circuito... com a pancada.

Tentei soldar, mas não deu certo pois os terminais já estavam soltos...

A pergunta é: - Tem algum esquema / procedimento onde possa me basear para ligar os conectores de dados no circuito corretamente.

Bem, agradeço o retorno dos colegas.

Tudo de bom.

Em 15/04 - Olá o windows identifica a unidade, mas não a reconhece...O led acende. Será que ainda possui alguma ligação / trilha ou componente com problemas... Já testei.

O pendrive é LEXAR já baixei drivers... mas ainda não reconhece.

Postado

Estou com um problema que toda vez que estou editando um arquivo do Word num pendrive, na hora que vai salvar ao fechar o arquivo, aparece uma mensagem do Word falando que assim: "verifique a unid. de disco flexível p/ certificar-se de que a porta esteja fechada e que tenha o disco correto". Isso acontece em outros computadores com todos os pen drives que tenho, já que uso dois como backup. Não sei o que fazer mais, já que não posso mais editar com confiança no pendrive. Detalhe que o arquivo se apaga depois que dou ok.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Tópico data muito antiga, abandonado pelo autor e onde o assunto está

completamente superado e fugindo do assunto original.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!